Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16616626646666671547

Comentários

• Olá, para solicitar o averbamento de um casamento em uma certidão de batismo basta entrar em contato com o arquivo distrital? E eu preciso de uma versão certificada pelo arquivo distrital, isso significa que eu não posso mandar uma cópia ou somente o número da certidão para fazer a atribuição?
    Agradeço desde já
  • @Felippe se o assento não estiver informatizado, vai precisar de uma cópia original certificada. Para o averbamento, vc terá que fazer a transcrição de casamento.
  • @Marcia
    Muito obrigado Marcia por me esclarecer.
  • Por favor, sei que li, porém já revirei os tópicos e não encontrei.
    Formulário 1C, ao levar no cartório, li sobre a questão dos selos que colam lateralizados ou abaixo do formulário, alguém lembra onde tem essa informação aqui no fórum. Grata.
  • @Amanda282,

sim, eram os selos de fiscalização. Não eram colados, erma impressos nas certidões.
    Agora você tem que apostilar a certidão (pela Apostila de Haia).

Com relação ao 1C, a assinatura tem que ser reconhecida por autenticidade, como antes.
  • @Marcia
    Nos campos que não são preenchidos no modelo 1C deixo em branco ou risco eles?
    No quadro 5 Tem duas vezes "Assinatura do declarante reconhecida presencialmente". Tenho que assinar duas vezes é isso?
    Obrigado.
  • @LuizFerrao, não risque! Tem conservadores que não aceitam formulário com os campos em branco riscados. Se o cartório quiser riscar procure outro cartório que faça o reconhecimento sem riscar os campos.
    Assine somente uma vez.
  • Boa noite.

Realizei a transcrição de casamento dos meus avós, e agora vou enviar a atribuição de minha mãe.
    Dúvidas:

1- no formulário, estado civil, não cabe "separada judicialmente", seria outro termo?
    2- Certidão de nascimento do português, serve a impressa no Civilonline? Servindo, não preciso preencher no restante do quadro 2, correto?
    3- Sendo os dois portugueses, tem diferença em pedir por algum? não tendo diferença, vou pedir pelo Pai (meu avó).

Separei todos os documentos e pretendo enviar esta semana.
    Se tiverem algum dica importante, mandem aqui, pfvr.

Grato
  • Pessoal, a planilha não está sendo atualizada ou a LR deu uma parada nos processos? A última data de registro é 27/03.
  • @Eomine
    Pelo que vi no consulado, pode pedir os dois juntos , Cartão Cidadão e Passaporte Portugues...
    Vou dar uma verificada aqui em São Paulo, se é somente para Julho e qualquer coisa, agendo para Agosto, pois meu assento deve sair no começo de Julho....
  • @Bruno Marinho,

1. separada
    2. serve sim. Se vai enviar a certidão, não precisa preencher os dados do assento.
    3. não há diferença.
  • @JCCS No meu caso solicitamos transcrição do casamento+CC+Passaporte. Acontece que é feito em sequência, primeiro a transcrição (levou pouco mais de um mês), depois liberaram o agendamento pro CC (pouco mais de 1 mês tb pra conseguir data), depois precisamos esperar chegar o PIN (carta com código) do CC em casa pra agendar o passaporte, aí só conseguimos data pra 2 meses depois.
    Pelo que eu percebi as datas são liberadas por semana, então no momento você não consegue agendar pra agosto, quando acaba os horários de uma semana eles abrem a próxima (exceto em casos de remarcação que aparecem uns horários aleatórios em períodos já fechados).
    O que você pode também fazer é já agendar um horário e se vc vir que o assento não vai ficar pronto a tempo vc reagenda mais pra frente (antes de chegar na data).
  • Olá Pessoal!!
    Ligamos hoje na LR as 5h28 e demorou 57 min para nos atender

- Requerente Maiquel R da Silva
    - Envio 21/03/2019 por EMS
    - Processo recebido 01/04/19
    - Numero do Processo 289xx/2019
    - Pagamento por Cartão

Podem inserir na planilha, por favor?
  • olá..... alguém com processo enviado no inicio de Janeiro com informações de que já foi para registro ou despacho ao menos ???
  • Bom dia amigos do fórum,
    Estou ajudando meus sobrinhos com a atribuição deles. Conseguimos entregar os dois primeiros (são seis...). Já coloquei na planilha, foram entregues pessoalmente no dia 02/abril, um deles foi numerado na hora e o outro logo depois. Um foi pago com dinheiro e o outro com cartão de crédito.
    - Laura P. Schneider e
    - Miguel P. Schneider
    - Número dos processos: 276XX/19 e 277XX/19
    Obrigada mais uma vez a este fórum maravilhoso com sua ajuda preciosa.
  • Boa tarde

Alguem sabe dizer se os processos de janeiro já estão sendo concluídos?

A acp ainda é a mais rapida ?
  • @Marcia,
    Que já li e reli o fórum, e pensei que eram selos referentes a fazer o reconhecimento por autenticidade do formulário 1C.
    Gratidão!
  • @marcia

Obrigado!
  • @AndredeSá Processos de janeiro ainda em análise.

Até onde se sabe, ACP continua sendo a conservatória mais célere.

Abs.
  • GizaGiza Member
    Boa Noite dei entrada hoje no processo do meu marido , fiz via Correios ems e fiquei na dúvida em relação ao vale postal , eu paguei em dinheiro e coloquei o recibo junto com todos os documentos e com o formulário ,
    Era pra enviar o recibo?
    O próprio correio fez as contas dos valores mas na dúvida eu pedi para ser no valor de 178 euros
    E outra dúvida tinha que ter enviado um envelope a mais?
    Obrigada
  • Bom dia/tarde/noite,
    Sou casado a mais de 9 anos com minha esposa que é filha de português falecido e temos um filho de 3 anos.
    O pai a registrou assim que ela nasceu.
    Entramos em contato com a conservatória da cidade que ele nasceu e conseguimos o número do acento e o mesmo já está informatizado.
    Com isso nossos passos são os seguintes:
    Estando no Brasil:
    - Atribuição da minha esposa vai ser pelo Arquivo Central do Porto (ACP)
    - Transcrição do casamento
    - Atribuição do meu filho por Tondela ou Arquivo Central do Porto (ACP)

Em Portugal:
    - Solicitar meu cartão de residência
    -Após receber meu cartão de residência vou dar entrada na minha aquisição em Lisboa, pra finalmente receber meu assento e solicitar meu Cartão Cidadão \o/

Minhas dúvidas são as seguintes:
    1 - Para começar o processo de atribuição da minha esposa basta eu preencher o formulário 1-C, certo?
    2 - Quais documentos preciso enviar junto e quais apostilar?
    3 - Não precisamos de nenhum documento do pai dela, já que temos o número do assento, certo?
    4 - Qual a melhor forma de enviar e pagar?

Já agradeço a quem puder ajudar.
  • Boa noite.
    Estou tentando fazer a minha dupla cidadania portuguesa , Minha mãe é portuguesa mas foi meu pai quem assinou minha certidão de nascimento.

Podem me ajudar com algumas dúvidas
    1 - Referente ao Preenchimento do Formulário Mod 1 C.
    No quadro 2 eu preciso preencher todos os dados, mesmo enviando a cópia de Registro de Nascimento do Português?
    Tem alguns dados que não consegui identificar na certidão da minha mãe (nascida em Portugal). O número de assento e a conservatória do registro civil. Estou com o registro original dela em mãos, mas não consegui identificar esses dados.
    Ela nasceu em 1951.

2 - Ainda é necessário levar a certidão de inteiro teor do requerente para o consulado português legalizar?

3 – A transcrição de Casamento precisar ser original e autentica em cartório ?

Obrigado.
  • @drpost quase todas as ultimas perguntas que vc fez ja foram respondidas para vc mesmo.Veja suas discussões anteriores.
  • @Vlad Pen sim. Tenho anotado tudo o que me informaram, foi de imensa ajuda. Mas no caso aquelas dúvidas eram referentes a qual seria a ordem do que fazer (atribuição, transcrição, atribuição filho e aquisição). E pra onde mandar cada solicitação.

No caso agora as dúvidas que mandei são como fazer a transição, formulário, quais documentos apostilar e enviar, forma de pagamento mais segura e etc...
    E só temos também o número do assento do pai dela (mas que já informaram que está informatizado).

Valeu @Vlad Pen. Sou grato pela ajuda.
  • Pesquisando aqui no fórum já consegui tirar algumas dúvidas que tinha dessas acima, mas ficaram algumas infelizmente...

Os documentos para atribuição da minha esposa (pai português e mãe brasileira - não casados e ambos falecidos) são:

1 - Certidão de Inteiro teor de nascimento, cópia reprográfica do livro, devidamente autenticada e com apostilamento de HAIA;
    3 - Cópia da Identidade dela, devidamente autenticada e apostilada-HAIA;
    4 - Formulário de pedido de nacionalidade 1-C, com firma reconhecida por autenticidade;
    5 - Pretendo pagar por cartão
    6 - Vamos colocar somente o número do assento do pai dela no formulário que me foi enviado pela conservatória onde o mesmo nasceu e informaram que está informatizada.
    7 - Cópia da certidão de nascimento da mãe dela devidamente autenticada e apostilada-HAIA (não em inteiro teor)

Tudo certo ou falta algo?
    Obrigado @Vlad Pen e demais pessoas.
  • Alguém de janeiro já ligou hoje para linha de registros?? A ACP Porto ainda está parada?
  • @drpost,
    4 - se vai pagar por cartão de credito utilize o formulário 1C que vai receber por e-mail.
    7 - Não é necessário envio de documento do progenitor que não seja português

Quem consta como declarante na certidão de nascimento de sua esposa?
  • editado April 2019
    @Ricardo Barbosa,
    1 - conforme consta no próprio formulário o quadro 2, parte 1 só é necessário ser preenchido caso não envie a certidão de nascimento do progenitor. Se vai enviar a certidão assinale "mãe portuguesa" e "sim" em pretende manter a composição originária de seu nome
    2 - A legalização de documentos é feita pelo apostilamento de Haia em cartório. Não é mais feita legalização de documentos brasileiros no consulado de Portugal / Itamaraty
    3 - Trancrição de casamento é um processo a parte, se seus pais foram casados terá que primeiro transcrever o casamento deles em Portugal para depois fazer seu processo. Se já fez a transcrição ou você junta xerox da certidão de casamento portuguesa (se recebeu ela ao final do processo de transcrição de casamento) ou pede uma certidão de nascimento nova de sua mãe que virá com o casamento averbado, assim evita que o processo cais em exigência pedindo a transcrição de casamento.

Lembrando que um fator importante aqui é saber se seus pais eram casados e o ano em que você nasceu para poder saber exatamente tudo que terá que ser feito / enviado no seu processo.
  • Bom dia! Primeiramente gostaria de agradecer a todos os participantes e idealizador do blog pois tem sido muito esclarecedor acompanhar os posts.
    Estou nos últimos passos para envio do vale postal mas me ocorreram 2 dúvidas ao ler os documentos listados neste link https://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/

1. "Certidão de nascimento do português " - Nesse caso pode ser cópia simples? Minha tia mora em Portugal e foi até Leiria buscar a certidão do meu avô. Eles forneceram apenas xerox do livro de nascimento. Uma xerox simples sem autenticação é aceita pelo ACP?

2. "Cópia do RG ou passaporte do requerente. Autenticada em cartório" - O apostilamento não é realmente necessário?

Me perdoem pelas dúvidas, mas a insegurança é grande por fazer o trâmite de forma independente.

Desde já agradeço a todos. Abraços!
  • editado April 2019
    @Monique Forte vamos às respostas:

1 - Se for um assento digitalizado, não haverá problema. Porém, se o seu avô nasceu antes de 1911 aí você terá de tirar uma cópia autenticada.

2 - O apostilamento é obrigatório. Ele só não é obrigatório se fosse um processo para menores de idade, por exemplo. Você também deve se certificar se o RG está dentro da sua validade legal, que é de 10 anos. Caso contrário, terá que tirar outro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.