Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16626636656676681547

Comentários

• Oi, gente!
    Acabei de ligar na LR e o processo do meu pai foi assinado ontem! O processo dele é do inicio de Janeiro (não sei exatamente o dia que foi numerado)
  • @JuFSantos Excelente notícia! O processo do meu pai é de 18/01, mas só vou ter disponibilidade para ligar na segunda-feira que vem (22/04). Mando notícias assim que o fizer.

Abraços.
  • @JuFSantos excelente notícia! Com isso se confirma o que já foi falado por aqui sobre eles começarem a olhar os processos do início do ano.

E parabéns pelo seu pai!
  • Monique ForteMonique Forte Member
    editado April 2019
    @Pedro Antonio Pereira
    Obrigada pelo esclarecimento. Vou agilizar estas pendências.

Quanto a validade do documento eu optei pelo RG, então preciso tirar outro RG do meu pai. Eu não sabia disso! Muito útil sua informação!

Ele nasceu antes desta data. O documento não é digitalizado, é escrito à mão. Vou providenciar. Muito obrigada! Abraço
  • @JuFSantos ebaaaa!!! Obrigada pela noticia e parabéns pelo processo!!
  • editado April 2019
    @Monique Forte fico grato em poder lhe ajudar.

De facto, observar a validade legal do RG é importante não só para este tipo de processo, mas para o seu uso aqui mesmo no país. E, dependendo da idade do seu pai, tirar uma segunda via desse documento pode servir como uma prova de vida alternativa (requerida para quem tem mais de 70 anos).

Os documentos dessa época são assim mesmo, escritos à mão e com uma caligrafia complicada de se ler à primeira vista. Você também notará que o nome registrado na certidão não consta o sobrenome. Isso é absolutamente normal. Por conta disso você terá de adicionar um documento complementar ao processo, para provar que a pessoa em questão é aquela. Pode ser ou a certidão de casamento ou a de óbito. A cópia deve ser em inteiro teor, por cópia reprográfica e devidamente apostilada. Caso essas cópias não estiverem legíveis, ou seja, não serem de fácil leitura, você deve enviar uma cópia em inteiro teor digitada. Esta última não é necessária o seu apostilamento.

Um último detalhe: documentos portugueses são dispensados de serem apostilados (salvo algumas raras exceções).
  • @JuFSantos que excelente notícia!
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.
    Verdade, a leitura é complicada mas consta o nome completo dele. Então, provavelmente não necessito de anexar outros documentos, correto?!
    Suas respostas são muito claras. Muito grata!
  • @Monique Forte procuro apenas ser objetivo, hehe. Mas obrigado!

No segundo parágrafo eu me referia ao assento do seu avô, pois você tinha dito, e dando a entender, que ele nascera antes de 1911. Isso procede? Se for esse o caso aquilo que eu disse se aplica, de enviar um documento complementar, etc.
  • @Pedro Antonio tem razão. O nome do meu bisavô que consta completo. O do meu avô só consta o primeiro nome. Vou anexar sim. Grata pelas elucidações. Incrível ajuda. ♡
  • @Monique Forte disponha! Se precisar, estamos aqui! ;)
  • Pessoal, bom dia! Pelo visto a conclusão do meu processo não vai sair tão cedo, acredito que não vá dar tempo de tirar meu CC e passaporte ja que estou com viajem marcada para Agosto.
    Gostaria de saber se alguém sabe se eu tirar minha certidão online eu consigo viajar sem passagem de volta.
    Obrigado!
  • @Andrevelhodacosta é possível tirar uma cópia através do Civil Online. Te custará 10 euros e você terá acesso ao arquivo por 6 meses.

Os processos de Janeiro estão sendo concluídos somente neste mês, conforme você pôde ver nas postagens mais recentes. E é possível, sim, viajar para Portugal portando o assento apenas.
  • Também liguei hoje para LR e o meu processo que foi numerado no dia 18/01/2019 ainda se encontra em analise.
  • @PedroAntonioPereiraJr obrigado pela resposta! Meu processo é de fevereiro, espero que pelo menos até agosto já tenha saído.

Valeu!
  • @Daniel Henriques o pai português dela é o declarante.

Você disse que não precisa enviar o documento do projenitor que não é português (no caso a mãe). Mas por via das dúvidas não teria problema se eu enviasse, só pra prevenir algo. Certo?

Como faço para receber o formulário 1-C para o pagamento por cartão?

Obrigado
  • Paulo BenithPaulo Benith Member
    editado April 2019
    @drpost Você deve preencher esse formulário >> https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Ao fazê-lo, o IRN enviará um e-mail a você contendo um formulário 1C com os dados de autenticação do pagamento no cabeçalho. Esse é o formulário que deve ser preenchido e enviado ao ACP.

Abraços.
  • Boa tarde
    Alguém tem conseguido resposta pelo email de Porto? enviei meu pedido e do meu filho, no final de Março eles retornam o vale postal do meu pedido dizendo que o do meu filho é isento.. estou achando que não viram que tem o meu pedido junto. Tenho enviado vários emails e nada, mas nem o número do processo tenho pois não respondem
    Como posso solucionar? obrigada
  • @drpost, mande apenas a documentação necessária. Tenha em mente que tudo que enviar será analisado e, caso tenha alguma divergência, cairá em exigência por causa de um documento que nem deveria ter sido enviado.

O formulário você recebe depois que fizer o pagamento por esse link que o @Paulo Benith te passou.
  • editado April 2019
    @Norma Tonellatti enviar e-mails para eles não é aconselhado. Falamos isso a exaustão por aqui, pois isso não só desvia o pouco pessoal que eles possuem para trabalhar com os processos, bem como atrasa todo o andamento dos mesmos. Se quiser saber algo sobre o andamento do processo você deve ligar para a LR.
  • @Norma Tonellatti, informações sobre andamento dos processos não são respondidas por e-mail e sim pela linha de registos

Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.

Você mandou seu processo de atribuição e de seu filho juntos? Até aonde sabemos ACP não aceita processos que dependem um da conclusão do outro juntos.
  • Oi pessoal, obrigada

Mas eles respondem mesmo sem eu ter o número do processo? pois não tenho.

A nacionalidade veio do meu marido, ele ja tem e também ja averbamos o casamento.

Agora enviei o meu e do meu filho @Daniel Henriques
  • @Norma Tonellatti se você ligar na LR, informando o nome e a data de nascimento eles te passam o número do processo. Isso se este estiver sob análise.

No seu caso, você teria de ter feito primeiro o seu processo e, após concluído este, ter enviado a do seu filho.
  • @Daniel Henriques @Paulo Benith muito obrigado pelos esclarecimentos.

Vou separar os documentos essa semana, torcer para não ter dificuldade pra minha esposa solicitar a cópia reprográfica da certidão, apostilar tudo e assim que estiver com tudo isso em mãos, vou entrar no link que mandou e fazer o pagamento para receber o formulário 1-C com os dados da autenticação do pagamento e enviar.

Valeu gente. =)
  • oi @Pedro Antonio Pereira Jr.
    mas mesmo com a averbação de casamento ok? porque quando requeri do meu marido, enviei no mesmo pedido a averbação de casamento dos pais dele e atribuição dele e foi, Ovar fez certinho.. a atribuição do meu sogro so foi requerida agora.
    vou tentar ligar
  • editado April 2019
    @Norma Tonellatti sim, mesmo assim. Só daria para enviar tudo na mesma remessa se fossem filhos ou filhas do português ou portuguesa. Como no seu caso se trata do seu filho você teria de ter esperado o seu processo ter concluído para ter enviado a documentação dele.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr então acredito que somente do meu filho será analisado, pois devolveram o meu vale postal dizendo que o pedido de menores são isentos.
  • @Norma Tonellatti, quantos vales postais você fez e de quais valores?
  • editado April 2019
    @Daniel Henriques dois e de 175 euros cada, pelo que deu a entender.

@Norma Tonellatti processos para menores de 18 anos são gratuitos. Inclusive, há um formulário 1C especificamente designado para este tipo de pedido (não consta a parte referente ao pagamento). Por isso é que eles devolveram o VP. Mas, por conta do seu processo não estar pronto, penso que a documentação dele também pode voltar.
  • Creio que a @norma esteja falando de processo de AQUISIÇÃO pelo casamento. Foi o que entendi.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.