Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16646656676696701561

Comentários

• @Cecilia_Helena o único documento que será necessário a presença dele é o formulário 1C, ele poderia preencher esse formulário presencialmente no consulado do Brasil ou de Portugal lá na Austrália e autenticar e depois enviar para vocês aqui no Brasil para juntar com os demais documentos e enviar a ACP.
  • @Kaole,
    Em março meu marido foi dar entrada no cartão cidadão em Faro e levou com ele apenas um documento do Brasil (CNH) e o papel do agendamento, nem o número do assento ele levou. A pessoa que o atendeu tirou a certidão dele na hora apenas com o nome. Não sei se ele deu sorte de quem o atendeu ou é normal para eles.
  • KaoleKaole Member
    @Eliane Figueiredo, mas ele pagou pela certidão também ou somente o cartão cidadão?
  • @Pedro Antonio Pereira Junior obrigado pelas respostas
    2- Cópia reprográfica ( aquela que tem uma copia original na parte de trás da folha)
    3- É transcrição brasileira , com o ano do casamento e nome dos meus pais. ( inclusive cita a mudança de nome da minha mãe, que é a portuguesa)
    6- como funciona esse pagamento por cartão de crédito? O que eu posso solicitar nos correios que eles vão entender ?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.
  • @Ricardo Barbosa,
    2 - OK, é essa certidão mesmo
    3 - O que é essa transcrição brasileira??? A transcrição de casamento que falamos é pegar o casamento feito no Brasil e registrar em Portugal. Eles casaram aonde? O que falamos aqui não é um documento brasileiro e sim uma certidão de casamento portuguesa.
    6 - para pagamento por cartão https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    Neste caso utilize o formulário que vai receber por e-mail após a confirmação do pagamento, os dados do pagamento vem escritos no cabeçalho
  • editado April 2019
    @Daniel Henriques
    O documento que eu tenho é esse aqui: h

Aonde eu consigo pegar essa certidão portuguesa?
    Meu irmão já fez a transcrição no passado para retirar a dupla cidadania dele, mas ele fez tudo pelo consulado.
  • @Ricardo Barbosa, isso não é a transcrição de casamento e sim uma certidão de casamento inteiro teor brasileira. Se seu irmão já fez o processo você pode solicitar ou uma certidão de nascimento de sua mãe ou uma certidão de casamento pelo civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    Se o casamento foi transcrito vai ter uma averbação sobre isso na certidão de nascimento dela.

sugiro que retire o acesso público da certidão que você postou para sua segurança
  • Excelente @Daniel Henriques.
    Vou fazer a solicitação de certidão de nascimento. Acho que fica mais Fácil.
    Você tem experiencia do tempo que pode demorar o envio?

Eu fiz essa semana os apostilamentos HAIA dos documentos e eles são validos por 180 dias certo?

OBS: Ja retirei o link, obrigado.
  • editado April 2019
    @Ricardo Barbosa, todas certidões que solicitei no civilonline foram disponibilizadas em cerca de 4 horas úteis. Você vai receber um código de acesso e aí é só baixar e imprimir a certidão.
    As certidões são aceitas até um ano da data de emissão.
  • @Daniel Henriques, Se eu soubesse disso, hoje eu teria poupado bastante tempo e 200,00 reais hoje. Mas faz parte. Faltou paciência e atenção.
    acabei de solicitar aqui no site e já paguei.
    Solicitei a certidão de Nascimento da minha. Como você disse , deve vir uma averbação na certidão dela.

Qualquer novidade eu falo aqui. Muito obrigado pela ajuda.
  • editado April 2019
    @Viktor para nascidos na antiga colonia portuguesa de Moçambique os processos tem q ser enviados para a CRC de Lisboa.Não tenho como te afirmar se ACP aceitaria seu processo.
  • Processos de 18 de Janeiro indo pra registro. Ta indo...
  • Maravilha!!!! o meu é de 29 de Janeiro. Acho então que na próxima semana deve ir para registro.
  • @tecnoland 18/01, foi o seu, sai para registro hoje ? O meu é do dia 22, ligarei semana que vem. Valeeeeeeeeu
  • Pessoal, segue as informações dos processos dos meus filhos.

Liguei hoje na Linha de Registro para consultar!

Importante foram enviados juntos e não tinha enviado cópia reprográfica para nenhum deles apenas Inteiro teor digitada e apostilada!

Andre - processo 2xxx/19 numerado 09/01/19 - foi para Despacho em 11/04/19 (ou seja aprovado)
    Eloisa - processo 2xxx/19 numerado 09/01/19 - Exigência (solicitação da cópia reprográfica)

por enquanto é isso, obrigado!
  • @tecnoland o do meu pai chegou lá 21/02, vai demorar ainda então..
  • Boa tarde Pessoal!

Alguém saberia me informar onde está mais rápido o processo de crianças?
    E se os documentos são os mesmo que fiz a minha?

Obrigada!
  • editado April 2019
    @Daniellexrei Tondela é uma ótima opção para processos de menores.

Os documentos são praticamente os mesmos, mas com algumas exceções:
    - Cópia simples do assento de nascimento do português ou portuguesa
    - Certidão de nascimento do menor em inteiro teor, por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada do RG dos pais (e do menor, caso ele seja maior de 14 anos)
    - Formulário 1C assinado pelos pais e reconhecido por autenticidade (não se esquecendo de que o formulário deve ser impresso em cores e na frente e verso da folha)

Segue o link do formulário utilizado para este tipo de processo: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf

E neste link você poderá ver um tutorial de como preencher o formulário para este tipo de processo: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458

Finalmente, o endereço deles é:

CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584
    Tondela
  • Processo de 18/01, x55xx, segue em análise. Liguei a pouco.
  • Acabei de ligar para LR

Meu processo 20XX/2019 de 09/jan foi enviado para despacho ontem.
  • PROCESSOS DOS MEUS FILHOS CHEGOU NO ACP 17/01
    NUMERADO 18/01
    REGISTRO 17/04

NUMEROS 56XX E 56XX
  • Galera, Sexta-feira Santa também é feriado em Portugal, né?
  • @Paulo Benith é, sim. E ainda há o feriado do Dia da Liberdade, no dia 25.
  • Enviei hj a seguinte documentação para a ACP:

- certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia do assento de nascimento do pai, impresso do civilonline

E agora o que acontece como fico sabendo se já receberam, e o que é mais importante, se está tudo certo ??
    Desculpe se já fizeram esta pergunta antes, sempre procuro achar a resposta mas neste tópico especifico fica difícil
  • editado April 2019
    @Marco Memoria sua documentação está toda correta.

Para saber se o processo foi numerado, e consequentemente foi para análise, você deve ligar na LR. O telefone deles é: +351 211 950 500. O horário de atendimento deles é das 9:00 até às 17:00 (5:00 até às 13:00, hora de Brasília). Ao ser atendido você deve apertar a tecla 1, e em seguida, a tecla 1 novamente. A demora na linha é normal (a média de espera costuma ser de 1 hora). Diga a eles seu nome completo e sua data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que o seu processo já entrou em análise, além de comprovar que o vale postal foi usado, pois eles somente iniciam um processo ao usá-lo.

Uma boa alternativa, caso não queria gastar muito, é usar o pacote de minutos ilimitados para linhas fixas portuguesas do Skype. Custa só R$ 10,50 e você pode adquirir ele neste link: https://secure.skype.com/my/rates/international-calls/pt

Sugiro que espere umas duas semanas após a chegada da documentação por lá para ligar.

Por fim, este é o único meio para saber notícias de seu processo. Enviar e-mail ou ligar diretamente para o ACP não é recomendado, por conta deles serem poucos para lidarem com uma alta demanda de pedidos.
  • Atribuição de minha avó já nas mãos da ACP Porto! Recebido 18/4, por Hermogenes Moço. Já preenchi na tabela. Obrigada a todos pelo auxílio!

To aqui otimista já me programando pro futuro. É possível mandar na mesma leva (na mesma correspondência) mais de um pedido de atribuição de nacionalidade? Não to falando de pedidos de atribuição que dependem um do outro...tô falando por exemplo de irmãos. Algum problema em usar o mesmo frete da DHL pra isso?
  • @Renatasr85 não há nenhum problema. Você pode enviar os processos de seus irmãos na mesma remessa, desde que contenham os documentos necessários para cada pedido e em envelopes separados.
  • Ótima notícia de que os processos de Janeiro estão começando a sair! O meu é do dia 29/01.
  • @Kaole
    Ele pagou só pelo cartão cidadão
  • Marco MemoriaMarco Memoria Member
    editado April 2019
    Obrigado pela pronta resposta com os esclarecimentos @pedroantonio..., vou aguardar então
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.