Olá pessoal, tudo bem? Qual o valor atualizado para pagamento da atribuição da nacionalidade para filhos? vi algumas postagens com 175 Euros e outras com 250 Euros, podem me ajudar com esta dúvida? Obs: Pagamento será feito via Cartão de Crédito. Desde já, obrigado.
@AFG atribuição para menores de 18 anos é gratuita. O primeiro valor que mencionou corresponde ao pagamento para o processo de maiores, enquanto que o segundo valor é a aquisição da nacionalidade pelo casamento.
@daniel henriques e @JCCS, desculpem a demora em responder, mas estava com a filha doente! Também não entendi não pedirem a prova de vida de minha mãe! Estava preparada para leva-la ao Consulado! @JCCS, mandamos nossos processos no mesmo dia! Ainda não liguei para lá para saber se já foi numerado!
@drpost se vc esta se referindo ao formulario 1C deve ser preenchido o nome atual como consta no documento de uso pessoal. Na transcrição de casamento e que se informa o kome de solteiro e em outro campo o nome de casado.
recebi uma correspondência da conservatória dos registos centrais sobre o meu processo, entretanto, na carta constava apenas o aviso sobre o recebimento do processo e o número do mesmo... detalhe é que meu processo já está em Lisboa a 1 ano e 6 meses. foi recebido 3 de novembro de 2017, conforme constava no tracking dos correios. será que só agora o processo vai "andar"? fiquei bem frustrado.
Olá pessoal, muito obrigado por toda a ajuda do fórum. Fiquei com uma dúvida: Meu pai meu fez o processo pelo consulado em São Paulo, por atribuição, e ele recebeu uma carta dizendo que o processo foi deferido. Ele vai ter um certo trabalho agora para tirar o cartão cidadão pois precisa regularizar os casamentos / divórcio.
Minha dúvida é: pelo o que li, como ele me registrou e ele já teve a nacionalidade deferida, eu já tenho direito e poderia começar meu processo. Na carta que ele recebeu do consulado tem a seguinte parte:
"Estando o Assento de Nascimento integrado pela Conservatória de Registros Centrais, em Lisboa, sob o número XXX/2018 deste Consulado".
Essa informação basta para eu solicitar a minha nacionalidade ou preciso de alguma outra informação e/ou documento?
O processo de casamento e divórcio dele deve demorar um pouco e não queria ter que esperar...
Vc também pode preencher o quadro 2 do formulário 1 C com esses dados e enviar junto com os documentos, uma cópia dessa carta que recebeu do Consulado
No quadro 2 Marque pai português Freguesia/concelho/pais deixe em branco Data de nascimento DO SEU PAI Assento ( o que vc recebeu ) XXX com o nº do ano de 2018 Marque Conservatória dos Registos Centrais Pretende manter a composição originária do seu nome? marque NÃO
Primeiro, desejo a todos uma feliz Páscoa. Depois, gostaria de saber se vocês viram que a IRN vai entrar em greve do dia 22 ao dia 26 de abril. Isso pode atrasar os processos de atribuição da ACP? Será que eles irão parar também?
Além disso, queria tirar uma dúvida: Minha tia está tirando a atribuição dela pela ACP. Quando sair, meus primos querem dar entrada na cidadania deles. Mas como a portuguesa é a mãe deles e não é a declarante do nascimento, imaginei que era necessário fazer a transcrição de casamento dela. No entanto, vi que algumas pessoas não fizeram a transcrição e enviaram para Porto, além dos documentos exigidos para a atribuição, a certidão de casamento de inteiro teor da portuguesa. Alguém já fez isso (só enviar a certidão de casamento, sem fazer a transcrição) e o processo caiu exigência pedindo a transcrição?
Processos N. 38XX, numerados presencialmente em 15/01, ainda em análise (em 22/04). Os documentos já foram digitalizados e eles estao "trabalhando" neles, no entanto ainda nao tem novidades.
Pelo o que dá pra perceber pela planilha, eles estao primeiramente soltando os processos de menores de idade.
Ah, sim: e as conservatórias de Portugal estao em greve nessa semana (provavelmente pq eles quiseram "emendar" o feriado do dia 25 )
Liguei às 6.30h... 38 minutos de espera... Processo numerado dia 09/01 ainda em análise. Os documentos já foram digitalizados e já consta o nome da pessoa que irá trabalhar nele, mas não consta mais nenhuma novidade.
Infelizmente não dei lá muita sorte. Liguei por volta das 6:30 e também esperei por algo em torno de 40 minutos.
Só que a atendente não quis informar quando meu processo foi numerado. Só me deu o número, que - de acordo com a numeração da planilha - me indica que ele foi numerado em 01/04. Ela também não quis me passar informações sobre o processo da minha irmã.
@smon Ao analisar a planilha, também reparei nisso: apenas os processos de menores de idade foram para registro. O resto ainda está em análise. Agora com essa greve, meu palpite é que os processos de janeiro comecem a sair no final da segunda semana de maio, sendo bem otimista (a partir de 09/05, mais ou menos).
@PauloBenith@smon 2 homens postaram hoje no grupo do Facebook que o processo deles (ambos numerados em 09/01) foram para registro, mas esqueceram de perguntar a data... então pelo visto eles chegaram a analisar outros processos sim, além dos menores de idade
Sim, o RG deve estar dentro da validade legal, de 10 anos.
A postagem é feita do jeito que lhe disse na minha postagem. Não irá pagar nada. É totalmente gratuito. Tanto que o formulário a ser usado para esse caso é diferente dos demais, por exemplo. É só seguir aquilo que estará tudo bem.
Bom dia, estou com uma preocupação... Enviei os documentos do processo do meu pai (filho de português - fiz o processo do meu avô no ano passado). Meu avô tem 90 anos, será que o processo pode cair em exigência solicitando prova de vida do meu avô, mesmo o processo sendo de atribuição do meu pai?
Eu acabei de ligar na Linha de Registo da ACP e consegui o número do processo de cidadania da minha mãe, eu queria saber se tem que colocar numa planilha que eu já vi comentarem por aqui.
@Carolina Seixas, se o processo é de seu pai, o seu avô português não precisa estar vivo. Seu pai, que é o requerente que precisa estar vivo, então se por ventura precisar de prova de vida, seria de seu pai, isso se ele for de idade avançada.
@luizaparada muito obrigada, estava bastante preocupada com o processo cair em exigência. Meu pai tem 60 anos, por isso não acredito que eles irão pedir prova de vida!
Amigos, acabei de ligar na linha de registro, meu processo 22/01 está em análise porém o atendente disse que os documentos já foram digitalizados, oque significa ? É um avanço ?
Boa tarde É verdade que as conservatórias entraram em greve hoje e devem permanecer em greve a semana toda ? Vi essa notícia de um advogado em Portugal, agora a pouco no YouTube.... É verdade ? Abs
Comentários
Qual o valor atualizado para pagamento da atribuição da nacionalidade para filhos? vi algumas postagens com 175 Euros e outras com 250 Euros, podem me ajudar com esta dúvida?
Obs: Pagamento será feito via Cartão de Crédito.
Desde já, obrigado.
Mulher requerendo a cidadania preenche formulario com nome de solteira ou casada?
Obs: o marido é brasileiro
recebi uma correspondência da conservatória dos registos centrais sobre o meu processo, entretanto, na carta constava apenas o aviso sobre o recebimento do processo e o número do mesmo... detalhe é que meu processo já está em Lisboa a 1 ano e 6 meses. foi recebido 3 de novembro de 2017, conforme constava no tracking dos correios. será que só agora o processo vai "andar"? fiquei bem frustrado.
desde ja agradeco !
Meu pai meu fez o processo pelo consulado em São Paulo, por atribuição, e ele recebeu uma carta dizendo que o processo foi deferido. Ele vai ter um certo trabalho agora para tirar o cartão cidadão pois precisa regularizar os casamentos / divórcio.
Minha dúvida é: pelo o que li, como ele me registrou e ele já teve a nacionalidade deferida, eu já tenho direito e poderia começar meu processo. Na carta que ele recebeu do consulado tem a seguinte parte:
"Estando o Assento de Nascimento integrado pela Conservatória de Registros Centrais, em Lisboa, sob o número XXX/2018 deste Consulado".
Essa informação basta para eu solicitar a minha nacionalidade ou preciso de alguma outra informação e/ou documento?
O processo de casamento e divórcio dele deve demorar um pouco e não queria ter que esperar...
Obrigado
Vc também pode preencher o quadro 2 do formulário 1 C com esses dados e enviar junto com os documentos, uma cópia dessa carta que recebeu do Consulado
No quadro 2
Marque pai português
Freguesia/concelho/pais deixe em branco
Data de nascimento DO SEU PAI
Assento ( o que vc recebeu ) XXX com o nº do ano de 2018
Marque Conservatória dos Registos Centrais
Pretende manter a composição originária do seu nome? marque NÃO
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Se for fazer o pagamento por cartão de crédito,preencha o formulário que vc irá receber por e-mail
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-por-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Outros documentos vc encontra aqui
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12013/documentos-necessarios-para-atribuicao-de-nacionalidade#latest
Cecilia
Depois, gostaria de saber se vocês viram que a IRN vai entrar em greve do dia 22 ao dia 26 de abril. Isso pode atrasar os processos de atribuição da ACP? Será que eles irão parar também?
Minha tia está tirando a atribuição dela pela ACP. Quando sair, meus primos querem dar entrada na cidadania deles. Mas como a portuguesa é a mãe deles e não é a declarante do nascimento, imaginei que era necessário fazer a transcrição de casamento dela. No entanto, vi que algumas pessoas não fizeram a transcrição e enviaram para Porto, além dos documentos exigidos para a atribuição, a certidão de casamento de inteiro teor da portuguesa. Alguém já fez isso (só enviar a certidão de casamento, sem fazer a transcrição) e o processo caiu exigência pedindo a transcrição?
Estarei enviando meus documentos essa semana agora. Poderiam me confirmar se o endereço para envio esta correto?
Para o envio dos documentos:
O que escrevo no envelope?
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Para o vale postal:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Estão corretos os endereços? Obrigado a todos.
Pelo o que dá pra perceber pela planilha, eles estao primeiramente soltando os processos de menores de idade.
Ah, sim: e as conservatórias de Portugal estao em greve nessa semana (provavelmente pq eles quiseram "emendar" o feriado do dia 25 )
Só que a atendente não quis informar quando meu processo foi numerado. Só me deu o número, que - de acordo com a numeração da planilha - me indica que ele foi numerado em 01/04. Ela também não quis me passar informações sobre o processo da minha irmã.
Vou ver se dou mais sorte outro dia.
Obrigada pela resposta!!
Sabe me dizer se tondela aceita CNH ao invés de RG. Se não aceitar o RG tem que ter menos de 10 anos de emissão?
Como é feito a postagem?
Pq adultos pagam o VP, e o processo de menor? como é feito?
Desculpa tantas perguntas é que eu estou ajudando uma amiga, e até então só tinha feito de adultos mesmo.
Sim, o RG deve estar dentro da validade legal, de 10 anos.
A postagem é feita do jeito que lhe disse na minha postagem. Não irá pagar nada. É totalmente gratuito. Tanto que o formulário a ser usado para esse caso é diferente dos demais, por exemplo. É só seguir aquilo que estará tudo bem.
Eu acabei de ligar na Linha de Registo da ACP e consegui o número do processo de cidadania da minha mãe, eu queria saber se tem que colocar numa planilha que eu já vi comentarem por aqui.
Obrigado.
É verdade que as conservatórias entraram em greve hoje e devem permanecer em greve a semana toda ?
Vi essa notícia de um advogado em Portugal, agora a pouco no YouTube....
É verdade ?
Abs