Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16656666686706711561

Comentários

• AFGAFG Member
    Olá pessoal, tudo bem?
    Qual o valor atualizado para pagamento da atribuição da nacionalidade para filhos? vi algumas postagens com 175 Euros e outras com 250 Euros, podem me ajudar com esta dúvida?
    Obs: Pagamento será feito via Cartão de Crédito.
    Desde já, obrigado.
  • @AFG atribuição para menores de 18 anos é gratuita. O primeiro valor que mencionou corresponde ao pagamento para o processo de maiores, enquanto que o segundo valor é a aquisição da nacionalidade pelo casamento.
  • @daniel henriques e @JCCS, desculpem a demora em responder, mas estava com a filha doente! Também não entendi não pedirem a prova de vida de minha mãe! Estava preparada para leva-la ao Consulado! @JCCS, mandamos nossos processos no mesmo dia! Ainda não liguei para lá para saber se já foi numerado!
  • Bom dia a todos, estou com uma dúvida que não vi aqui.

Mulher requerendo a cidadania preenche formulario com nome de solteira ou casada?

Obs: o marido é brasileiro
  • @drpost se vc esta se referindo ao formulario 1C deve ser preenchido o nome atual como consta no documento de uso pessoal. Na transcrição de casamento e que se informa o kome de solteiro e em outro campo o nome de casado.
  • msdf92msdf92 Member
    editado April 2019
    boa tarde, pessoal. tudo bem?

recebi uma correspondência da conservatória dos registos centrais sobre o meu processo, entretanto, na carta constava apenas o aviso sobre o recebimento do processo e o número do mesmo... detalhe é que meu processo já está em Lisboa a 1 ano e 6 meses. foi recebido 3 de novembro de 2017, conforme constava no tracking dos correios. será que só agora o processo vai "andar"? fiquei bem frustrado.

desde ja agradeco !
  • Olá pessoal, muito obrigado por toda a ajuda do fórum. Fiquei com uma dúvida:
    Meu pai meu fez o processo pelo consulado em São Paulo, por atribuição, e ele recebeu uma carta dizendo que o processo foi deferido. Ele vai ter um certo trabalho agora para tirar o cartão cidadão pois precisa regularizar os casamentos / divórcio.

Minha dúvida é: pelo o que li, como ele me registrou e ele já teve a nacionalidade deferida, eu já tenho direito e poderia começar meu processo. Na carta que ele recebeu do consulado tem a seguinte parte:

"Estando o Assento de Nascimento integrado pela Conservatória de Registros Centrais, em Lisboa, sob o número XXX/2018 deste Consulado".

Essa informação basta para eu solicitar a minha nacionalidade ou preciso de alguma outra informação e/ou documento?

O processo de casamento e divórcio dele deve demorar um pouco e não queria ter que esperar...

Obrigado :)
  • blancoutblancout Member
    editado April 2019
    @ssrafa peca uma copia da certidao no civilonline e anexe com os documentos seus para envio a ACP.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2019
    @ssrafa

Vc também pode preencher o quadro 2 do formulário 1 C com esses dados e enviar junto com os documentos, uma cópia dessa carta que recebeu do Consulado

No quadro 2
    Marque pai português
    Freguesia/concelho/pais deixe em branco
    Data de nascimento DO SEU PAI
    Assento ( o que vc recebeu ) XXX com o nº do ano de 2018
    Marque Conservatória dos Registos Centrais
    Pretende manter a composição originária do seu nome? marque NÃO

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46

Se for fazer o pagamento por cartão de crédito,preencha o formulário que vc irá receber por e-mail

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-por-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Outros documentos vc encontra aqui

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12013/documentos-necessarios-para-atribuicao-de-nacionalidade#latest
  • @blancout, obrigada pela sugestão, vou por esse caminho, concordo com você, será mais prático. abs,
    Cecilia
  • Primeiro, desejo a todos uma feliz Páscoa.
    Depois, gostaria de saber se vocês viram que a IRN vai entrar em greve do dia 22 ao dia 26 de abril. Isso pode atrasar os processos de atribuição da ACP? Será que eles irão parar também?
  • Além disso, queria tirar uma dúvida:
    Minha tia está tirando a atribuição dela pela ACP. Quando sair, meus primos querem dar entrada na cidadania deles. Mas como a portuguesa é a mãe deles e não é a declarante do nascimento, imaginei que era necessário fazer a transcrição de casamento dela. No entanto, vi que algumas pessoas não fizeram a transcrição e enviaram para Porto, além dos documentos exigidos para a atribuição, a certidão de casamento de inteiro teor da portuguesa. Alguém já fez isso (só enviar a certidão de casamento, sem fazer a transcrição) e o processo caiu exigência pedindo a transcrição?
  • Boa noite.
    Estarei enviando meus documentos essa semana agora. Poderiam me confirmar se o endereço para envio esta correto?

Para o envio dos documentos:
    O que escrevo no envelope?

Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

Estão corretos os endereços? Obrigado a todos.
  • @Carolina no caso dos seus primos é obrigatória a transcrição de casamento da mãe deles .
  • @Luiz estão corretos.
  • smonsmon Member
    editado April 2019
    Processos N. 38XX, numerados presencialmente em 15/01, ainda em análise (em 22/04). Os documentos já foram digitalizados e eles estao "trabalhando" neles, no entanto ainda nao tem novidades.

Pelo o que dá pra perceber pela planilha, eles estao primeiramente soltando os processos de menores de idade.

Ah, sim: e as conservatórias de Portugal estao em greve nessa semana (provavelmente pq eles quiseram "emendar" o feriado do dia 25 ;) )
  • Fiquei 34 minutos para ser atendido e o atendente não conseguiu me ouvir, estranho pois no Skype estava reconhecendo a voz...
  • Liguei às 6.30h... 38 minutos de espera... Processo numerado dia 09/01 ainda em análise. Os documentos já foram digitalizados e já consta o nome da pessoa que irá trabalhar nele, mas não consta mais nenhuma novidade.
  • MatheusCFMatheusCF Member
    editado April 2019
    Infelizmente não dei lá muita sorte. Liguei por volta das 6:30 e também esperei por algo em torno de 40 minutos.

Só que a atendente não quis informar quando meu processo foi numerado. Só me deu o número, que - de acordo com a numeração da planilha - me indica que ele foi numerado em 01/04. Ela também não quis me passar informações sobre o processo da minha irmã.

Vou ver se dou mais sorte outro dia.
  • @smon Ao analisar a planilha, também reparei nisso: apenas os processos de menores de idade foram para registro. O resto ainda está em análise. Agora com essa greve, meu palpite é que os processos de janeiro comecem a sair no final da segunda semana de maio, sendo bem otimista (a partir de 09/05, mais ou menos).
  • @PauloBenith @smon 2 homens postaram hoje no grupo do Facebook que o processo deles (ambos numerados em 09/01) foram para registro, mas esqueceram de perguntar a data... então pelo visto eles chegaram a analisar outros processos sim, além dos menores de idade
  • @pedroAntonioPereiraJR

Obrigada pela resposta!!

Sabe me dizer se tondela aceita CNH ao invés de RG. Se não aceitar o RG tem que ter menos de 10 anos de emissão?

Como é feito a postagem?
    Pq adultos pagam o VP, e o processo de menor? como é feito?

Desculpa tantas perguntas é que eu estou ajudando uma amiga, e até então só tinha feito de adultos mesmo.
  • @Danielleexrei se bem me lembro eles aceitam.

Sim, o RG deve estar dentro da validade legal, de 10 anos.

A postagem é feita do jeito que lhe disse na minha postagem. Não irá pagar nada. É totalmente gratuito. Tanto que o formulário a ser usado para esse caso é diferente dos demais, por exemplo. É só seguir aquilo que estará tudo bem.
  • Bom dia, estou com uma preocupação... Enviei os documentos do processo do meu pai (filho de português - fiz o processo do meu avô no ano passado). Meu avô tem 90 anos, será que o processo pode cair em exigência solicitando prova de vida do meu avô, mesmo o processo sendo de atribuição do meu pai?
  • Bom dia.

Eu acabei de ligar na Linha de Registo da ACP e consegui o número do processo de cidadania da minha mãe, eu queria saber se tem que colocar numa planilha que eu já vi comentarem por aqui.

Obrigado.
  • @Carolina Seixas, se o processo é de seu pai, o seu avô português não precisa estar vivo. Seu pai, que é o requerente que precisa estar vivo, então se por ventura precisar de prova de vida, seria de seu pai, isso se ele for de idade avançada.
  • @luizaparada muito obrigada, estava bastante preocupada com o processo cair em exigência. Meu pai tem 60 anos, por isso não acredito que eles irão pedir prova de vida!
  • Amigos, acabei de ligar na linha de registro, meu processo 22/01 está em análise porém o atendente disse que os documentos já foram digitalizados, oque significa ? É um avanço ?
  • @igorbh13 significa que ainda está na fase de análise e terá um parecer dentro em breve.
  • Boa tarde
    É verdade que as conservatórias entraram em greve hoje e devem permanecer em greve a semana toda ?
    Vi essa notícia de um advogado em Portugal, agora a pouco no YouTube....
    É verdade ?
    Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.