Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16666676696716721551

Comentários

• Então vamos aumentar a ansiedade em uns 8 dias....
    Abs
  • Boa tarde. Tenho um processo numerado em 4/1 Que até agora está em análise. Tenho visto processos de 9/1 q foram p registro. Temos ligado perguntando se tem exigência mas dizem q não consta nada. Só análise. Alguém tb do início de Janeiro sem resposta. O processo tava certinho. Sem letras ou nomes trocados. Casamento transcrito etc...obrigada
  • @TeresaFarias17, não tem nada de estranho nisso. ACP tem vários conservadores e é normal eles despacharem os processos em seu próprio ritmo. Lembre que os conservadores pegam um lote de processos para trabalhar e, um conservador que tenha terminado seu lote anterior e pego um novo pode despachar processos com alguns dias de diferença dos outros.
    Aguarde que logo terá notícias. Lembrando que esta ocorrendo uma greve, o que pode atrasar um pouco a conclusão.
  • Sobre a documentação, 2 dúvidas:
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade precisa ser apostilhado?
    - Assento de nascimento do portugues, devo enviar uma cópia simples ou o original?
  • @DanielHenriques, obrigada. Deve ser isso mexmo. Ansiedade grande!
  • @Ana Carol Vieira,
    1 - Não precisa apostilar o 1C.
    2 - Depende, se o assento estiver informatizado uma cópia simples agora se não estiver (em geral registros anteriores a 1911) tem que enviar cópia certificada solicitada ao arquivo distrital que esteja com os livros de registro, Se for assento de batismo, aonde era registrado apenas o(s) nome(s) próprio(s) terá que juntar também certidão de casamento ou óbito inteiro teor apostilada para comprovar a fixação do nome na maioridade.
  • Boa noite! Enviei a atribuição ao Porto da minha mãe e chegou em 21/02/19, como posso saber se já foi concluído e pedir no civil online para agilizar a Transcrição se Casamento. Obrigada!
  • @ChrisQuerino para saber se o processo dela foi numerado, e consequentemente foi para análise, você deve ligar na LR. O telefone deles é: +351 211 950 500. O horário de atendimento deles é das 9:00 até às 17:00 (5:00 até às 13:00, hora de Brasília). Ao ser atendida você deve apertar a tecla 1, e em seguida, a tecla 1 novamente. A demora na linha é normal (a média de espera costuma ser de 1 hora). Diga a eles o nome completo dela e sua data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que o processo entrou em análise, além de comprovar que o vale postal foi usado, pois eles somente iniciam um processo ao usá-lo.

Uma boa alternativa, caso não queria gastar muito, é usar o pacote de minutos ilimitados para linhas fixas portuguesas do Skype. Custa só R$ 10,50 e você pode adquirir ele neste link: https://secure.skype.com/my/rates/international-calls/pt

Sugiro que espere umas duas semanas após a chegada da documentação por lá para ligar.

Este é o único meio para saber notícias de seu processo. Enviar e-mail ou ligar diretamente para o ACP não é recomendado, por conta deles serem poucos para lidarem com uma alta demanda de pedidos.

Levando em conta que você enviou seu processo em Fevereiro, e de que os processos de Janeiro começaram a sair agora, é improvável que eles tenham aprovado o processo de sua mãe.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. Muito obrigada pelas informações! Acredito então que demore um pouco mais o da minha mãe já que ainda estão saindo os de janeiro. Mas vou tentar informações. Agradeço sua ajuda!
  • @ChrisQuerino por nada!

Creio que os processos de Fevereiro comecem a sair já no mês que vem. O que você poderá conseguir é o número do processo, visto que a documentação da sua mãe se encontra lá há 2 meses.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. Será que com o número eu já consiga fazer a transcrição do casamento?No meu caso terei que transcrever pelo Consulado visto meu pai falecido não ter certidão de nascimento.
  • @ChrisQuerino, com o número do processo não. Só consegue fazer a transcrição depois que estiver finalizado o processo e com o número do assento de nascimento.
  • @Daniel Henriques Muito obrigada pela informação!
  • editado April 2019
    Boa noite, há alguns anos a ACP tem sido a conservatória mais rápida para o envio de processos de atribuição. No entanto, tendo em vista que, atualmente, tais processos estão levando cerca de 120 dias para serem concluídos, gostaria de saber se, dando entrada PESSOALMENTE, existe alguma conservatória (mesmo no interior) mais rápida atualmente. Obrigada.
  • @Carolina ja respondida sua pergunta. Favor não duplicar perguntas em vários tópicos.
  • Processo numerado em 18/01 foi para registro. Ligamos agora a pouco, espera de. 45 minutos.
  • Mais dois Tugasss!!!
    Meu processo e da minha irmã (ambos não estavam na planilha), que chegaram no ACP em 02/01 foram para registro dia 17/04. Liguei hoje as 5 da manhã e esperei cerca de 30 minutos.

Só agradecer a todos nesse fórum e, principalmente, ao @Vlad Pen, por todo apoio nas dúvidas que surgiram ao longo dos processos. Algo que vinha do meu bisavô e que parecia impossível de conseguir, se realizou depois de 1 ano e 3 meses. Foram 3 processos de atribuição e 2 de transcrição de casamento.

Boa sorte a todos!!!
  • Mais dois tugas aqui também!
    Liguei hoje às 8:10, 1h de espera e a atendente me informou que o processo do meu irmão numerado em 08/01 foi assinado em 17/04 e o meu numerado em 18/01 foi assinado hoje 23/04.
    Achei estranho devido à informação de que estavam de greve mas aparentemente estão olhando os processos essa semana sim.
    Muito feliz! Obrigada a todos que colaboraram e boa sorte aos que estão na luta!
  • Pessoal, processo do meu namorado numerado em 18/01 (527X/19) foi assinado hoje (23/04). Que felicidade!!!!!
  • @PaulaBastos intrigante isso... no site do IRN são citados diversos serviços assegurados durante a greve, mas não fazem menção a pedidos de nacionalidade. Eu também tenho um processo numerado em 18/01, mas estava descrente sobre seu desfecho durante essa semana. Agora, com o seu depoimento, a coisa mudou. Vou ver se ligo na LR amanhã e passo o feedback aqui no tópico.
  • Parabéns aos novos Tugas!!! ACP não decepciona! Mesmo na greve está trabalhando!!! Feliz por todos!
  • Gente, vcs poderiam incluir seus processos na planilha? Fica mais fácil de acompanhar a quantas andam os processos da ACP pela planilha, e vcs incluindo lá, ajudaria quem também está na espera por noticias.
  • Oi gente, tudo bem?
    O processo da minha avó chegou em fev 7 em Pt.
    Tô pensando em ligar essa semana na LR pra ver como anda. O vale postal foi sacado, então acho q o início do processo tá ok. Vocês acham que é viável ligar agora ou esperar um pouco mais pra saber em q pé anda (considerando a greve, e q ainda tão analisando os processos de Jan)?
  • @MariaHernandes Vc já tem o número do processo? Caso ainda não tenha, eu acho interessante ligar para pegá-lo. Do contrário, entendo que vá perder tempo ligando, uma vez que os processos de janeiro ainda não foram concluídos (ainda que tenham ido para registro, os assentos não foram emitidos).
  • Não, ainda não tenho. Eu achei melhor esperar no começo, considerando que ainda era cedo pra ligar.
    Vou fazer isso amanhã cedo então. Muito obrigada!
  • @Matheus, parabéns e boa sorte.
  • Pessoal, meu processo numerado em 09/01 (2XXX/2019) foi despachado e assinado hoje (23/04) ..... agora é aguardar o registro....por favor, alguém que tenha acesso, acerte a planilha. Sds a todos.
  • Pessoal, boa tarde! sei que este tópico é sobre a ACP, mas alguém teria informações sobre a conservatória de Lisboa? Saberiam dizem em qual mês de entrada estão processando? muito obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.