Boa tarde Feito contato com a LR, meu processo foi para despacho em 24/04/2019. (recebido em 18/01, número 52xx/19.) Pediram para retornar de 2 a 3 semanas para obter número do assento.
@TeresaFarias17 meu processo foi para despacho em 22/04 e também tive alteração de nome (averbado na minha certidão de nascimento). Acredito que depende do conservador que avalia o processo, e também da letra (se está legível ou não) o registro na certidão (ja que é copia reprográfico e registro feito a mão. Também estava apreensiva achando que iria cair em exigência e acabei não caindo. Enviei junto ao processo uma cartinha informando essa questão da alteração do nome (já averbado na certidão de nascimento) e uma copia autenticada da minha certidão de casamento de inteiro teor (não mandei a original), fiz isso por conta própria, não houve orientação desse fórum para que se fizesse dessa maneira - (não foi nada oficial e não sei te dizer se ajudou no processo).
@lucianavega. A averbação está feita como uma etiqueta digitada não está manuscrita. Está bem legível. Em novembro fiz de uma senhora de 86 anos e saiu sem problemas. Em dezembro de uma prima do mesmo jeito. Sempre orientaram aqui no fórum p averbar o casamento na certidão de nascimento p não precisar enviar a de casamento. Acredito q quem analisou comeu mosca. Estamos enviando um email sobre isso
Pessoal, graças a vcs consegui enviar os documentos para ACP do meu filho, Emanuel F P Ribas.
Envio por: Correios (documento prioritário) Data envio: 27/03/19 Recebido na ACP por Glória Costa em: 12/04/19 Pagamento: Gratuito (Menor) Já incluí na planilha.
OBRIGADO A TODOS!!! agora é aguardar uns 3 meses.....
Passando para informar que hoje liguei na Linha de Registro, às 08:31h - Horário de Brasília, e fui atendido após 1h e 17m de espera (dentro do esperado),e o meu processo que foi enviado em 21/03/2019, via EMS/Correios, recebido no ACP em 05/04/2019, pagamento via Cartão de Crédito, sendo numerado em 16/04/2019 - N° 33XXX/2019, encontra-se em Análise. Já inclui na planilha. Obrigado pela atenção e paciência.
Pessoal gostaria de comunicar que o processo de atribuição no ACP de Porto dos meus filhos levou 1 mês e 15 dias para ser concluído , ainda é o lugar mais rápido.
bom dia, mandei o processo da minha mãe que é filha de portuguesa...ja fizemos a transcricao de casamento da minha avó tambem mas é preciso colocar uma copia no processo? mandamos com o numero do assento da minha avó, quando eles forem acessar o assento dela já vao ver que esta trancrito o casamento tambem?
@Bruna o ideal seria ter mandado uma cópia..mas com certeza eles podem acessar o sistema e verificar q o casamento ja foi transcrito e no assento de nascimento da sua avó deve constar.
Boa noite Senhores, Meu processo chegou a ACP do porto em 26/04/2019 e também foi recebido pela Sra. GLORIA COSTA. Agora eu aguardo uns 3 meses até o processo ser enumerado, correto? Eles me avisam de alguma forma, e-mail, sms, ou preciso ligar para saber?
@Marcelo Machado, daqui uns dez a quinze dias ligue na LR para ver se o processo já foi numerado. A estimativa da conclusão do processo pelo ACP é cerca de 3 a 4 meses. Eles só mandam correspondência caso tenha algum exigência ou após a conclusão do processo mas, as vezes, a carta nunca chega.
Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1. Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.
Quando a mulher mudar de nome após o casamento ,não BASTA somente constar na certidão de nascimento a averbação do casamento.É NECESSÁRIO enviar tb a certidão de casamento de inteiro teor apostilada.
Boa tarde! Meus documentos foram enviados via DHL em 04/04/19, recebido em ACP pelo sr Hermógenes em 08/04/19. Liguei na LR e já tem numero de processo. Como acompanho agora? Através da LR digito o numero do processo e ouço qual o andamento ou devo aguardar atendimento e falar com funcionário para verificar a informação? e existe uma planilha com os processos aqui no fórum? temos acesso? Obrigada
Gente, vou fazer uma pergunta bem idiota... Mas é que dei entrada no processo de cidadania de minha avó (há mais de 6 meses) pela Acp do Porto. Queria saber se, quando é concluído, a Acp envia algum documento pelo correio??? Pois até hoje não chegou nada, uma amiga foi presencialmente na Acp e eles informaram que chegaria no começo do ano. Lamento a pergunta meio leviana aqui! Mas de fato não sei... quando fiz a transcrição de minha bisavó, chegou a certidão da transcrição...
@VladPen essa exigência é recente pois tive 2 familiares uma em dezembro e outra em janeiro que saíram sem problemas é enviamos só de nascimento c casamento transcrito.
@Vladpen, esse exigência da certidão de casamento quando tiver alteração de nome é nova, né? Quando enviei no final de dezembro, lembro de ter questionado aqui e a orientação era que se estivesse averbado o casamento seria suficiente.
@VladPen@TeresaFarias17 Realmente, a atribuição da minha avó foi finalizada em outubro/2018 e também não enviei certidão de casamento (só constava anotação na certidão de nascimento). Em março enviei o processo da minha mãe, também sem certidão de casamento. Vamos ver se será aprovado, estamos aguardando! Mas acho que depende muito do conservador mesmo. Minha avó tem 81 anos, não enviamos prova de vida (RG com 4 anos de expedição), sem certidão de casamento e na certidão de nascimento um dos sobrenomes da mãe brasileira estava errado. Estava super receosa, mas não caiu em exigência.
@carolinmmpereira e @VladPen estive no ACP hj por causa desse exigência da certidão de casamento mesmo c casamento averbado c a mudança de nome na certidão de nascimento. Fui atendida por Glória que disse q a instrução é apresentar sim certidão de casamento, só a averbação não é suficiente embora alguns conservadores recebem. É excesso não regra. Levei a original e uma cópia. Ela autêntico a cópia e ficou com ela. Informou q seria entregue a conservadora p dar baixa na exigência e nos próximos dias já sairia o deferimento. Então quem tiver mande a certidão de casamento logo. Original ou cópia apostilada para evitar exigência.
Bom dia. Alguém poderia me confirmar os documentos necessários para atribuição via acp de Porto.
Maior de idade Formulário Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada Cópia do RG autenticada Certidão em cópia simples do português Vale postal no valor de 125 euros
Menor de idade Formulário Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada Cópia do RG autenticada dos progenitores Certidão em cópia simples do português
É isso mesmo ou me esqueci de algo? Posso enviar tudo em um único pacote do Correios, separados em envelopes?
Pessoal, podem incluir na planilha minhas informações ?
Enviado em 15/01 por EMS Forma de pagamento: Vale Postal Recebido em 24/01 por Hermógenes Moço Numerado em 25/01 Nº Processo: 77XX/19
Liguei há 15 dias e falei com Teresa que disse que ainda estava em análise e sem prazo para conclusão. Liguei novamente hoje e falei de novo com Teresa que passou exatamente a mesma informação.
1- Tem diferença do prazo para o atendimento presencial ou por Correio (tirando o prazo de entrega é claro)? 2- Tenho pai declarante do nascimento (feito antes de 1 ano de idade) e mãe Portuguesa (atribuição feita esse ano), isso no ACP seria um problema? Pois tenho aocmpanhado informações diversas, que depende do local ou atendente.
@raphaelcorujo acredito que seja como em qlq lugar 175 o valor do vale postal.
@raphaelcorujo as unicas coisas q mandei a mais no processo da minha mãe, foi eviado a em Braga, foi uma copia simples de um comprovante de um residência, uma do RG e certidão de óbito da minha vó (Brasileira), só por mandar mesmo.
Bom dia! Estava em vias de enviar meu processo de atribuição para o ACP Porto, mas aconteceu o seguinte. O nome da minha mãe na averbação de casamento está diferente do nome atual dela. Aqui no Brasil, minha mãe eliminou o sobrenome do meio e incluiu o do marido ao fim...Na certidão portuguesa consta esse sobrenome do meio e o do marido no fim... pensei que era um simples erro de Portugal, mas liguei no consulado e explicaram que Portugal só aceita a inclusão de nome, não a eliminação. Com isso, o funcionário disse que ela precisa trocar o nome dela aqui no Brasil e tanto ela quanto eu teríamos que fazer TODOS os documentos de novo. Alguém sabe se isso procede???
Comentários
Feito contato com a LR, meu processo foi para despacho em 24/04/2019. (recebido em 18/01, número 52xx/19.)
Pediram para retornar de 2 a 3 semanas para obter número do assento.
Envio por: Correios (documento prioritário)
Data envio: 27/03/19
Recebido na ACP por Glória Costa em: 12/04/19
Pagamento: Gratuito (Menor)
Já incluí na planilha.
OBRIGADO A TODOS!!!
agora é aguardar uns 3 meses.....
Passando para informar que hoje liguei na Linha de Registro, às 08:31h - Horário de Brasília, e fui atendido após 1h e 17m de espera (dentro do esperado),e o meu processo que foi enviado em 21/03/2019, via EMS/Correios, recebido no ACP em 05/04/2019, pagamento via Cartão de Crédito, sendo numerado em 16/04/2019 - N° 33XXX/2019, encontra-se em Análise. Já inclui na planilha. Obrigado pela atenção e paciência.
Meu processo chegou a ACP do porto em 26/04/2019 e também foi recebido pela Sra. GLORIA COSTA.
Agora eu aguardo uns 3 meses até o processo ser enumerado, correto?
Eles me avisam de alguma forma, e-mail, sms, ou preciso ligar para saber?
Eles só mandam correspondência caso tenha algum exigência ou após a conclusão do processo mas, as vezes, a carta nunca chega.
Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.
Quando a mulher mudar de nome após o casamento ,não BASTA somente constar na certidão de nascimento a averbação do casamento.É NECESSÁRIO enviar tb a certidão de casamento de inteiro teor apostilada.
Obrigada
Alguém poderia me confirmar os documentos necessários para atribuição via acp de Porto.
Maior de idade
Formulário
Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada
Cópia do RG autenticada
Certidão em cópia simples do português
Vale postal no valor de 125 euros
Menor de idade
Formulário
Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada
Cópia do RG autenticada dos progenitores
Certidão em cópia simples do português
É isso mesmo ou me esqueci de algo? Posso enviar tudo em um único pacote do Correios, separados em envelopes?
Enviado em 15/01 por EMS
Forma de pagamento: Vale Postal
Recebido em 24/01 por Hermógenes Moço
Numerado em 25/01
Nº Processo: 77XX/19
Liguei há 15 dias e falei com Teresa que disse que ainda estava em análise e sem prazo para conclusão. Liguei novamente hoje e falei de novo com Teresa que passou exatamente a mesma informação.
Agora é aguardar.
2- Tenho pai declarante do nascimento (feito antes de 1 ano de idade) e mãe Portuguesa (atribuição feita esse ano), isso no ACP seria um problema? Pois tenho aocmpanhado informações diversas, que depende do local ou atendente.
@raphaelcorujo acredito que seja como em qlq lugar 175 o valor do vale postal.
Lendo as mensagens acima .. fiquei na dúvida...
Enviei os documentos para atribuição da minha mãe:
Certidão Reprografica
certidão Digitada (pq a reprografica está ruim para ler)
RG atualizado
certidão do portugues
formulario autenticado.
Eu precisaria também ter enviado a certidao de casamento da minha mãe?