@Lariverbug Sua mãe casou no Brasil ou Portugal. Se casou no Brasil é na transcrição em Portugal o nome ficou diferente é por causa da legislação de la. Aconteceu o mesmo. Cri CE reais informou q não atrapalha. Enviamos cópia apostilada da certidao de casamento brasileira c a informação do nome de casada e uma declaração reconhecida por autenticidade informando concordar q o nome da mae no assento de nascimento português fique confirme o registo português dela. Informaram não haver necessidade de alterar nome no Brasil. Mesma informação recebida da conservatória de Vila do Conde e de Gaia onde perguntei é responderam
@Teresafarias17 Muito obrigada!!! Ela casou no Brasil mesmo. Seria uma declaração de próprio punho? Tem algum texto padrão? Vou providenciar os documentos o quanto antes.
@Lariverbug, nao tem modelo. Coloque Declaracao e comecao Eu, fulano de tal se identica, concordo que o nome de minha mae conte no meu assento de nascimento como xxx conforme seu registo civil português. Algo assim
Boa noite, gente, tudo bem? Sei que os.documentos apostilados tem validade de 6 meses, certo? Tava aqui pensando... Meu documentos chegaram no Porto em Fevereiro. Eu fiz o apostimamento deles uns 3 ou 4 meses antes de mandar a papelada pra lá... o que significa que nesse ponto, os 6 meses ja estão terminando (ou já acabaram, dependendo de certos documentos). Como funciona isso ao certo? Eles podem exigir os msm docs de novo ou nem?
@MariaHernandes, não são 6 meses e sim um ano. Os documentos são verificados se estão na validade no momento que da abertura do processo e não posteriormente.
@Daniel Henrique, muito obrigada! Tinha me batido um leve (entenda IMENSO) desespero. lol E eles provavelmente só vão analisar meu pedido em maio... Fiquei ainda mais preocupada quando me dei conta disso.
@VladPen sobre essa questão da alteração do nome da mãe e o fato de ter que enviar a certidão de casamento em inteiro teor apostilada, isso é só no caso daqueles que fazem a atribuição através de pai português sem transcrever o casamento, certo?
No caso de interessados que fazem a atribuição através de mãe portuguesa cujo casamento foi transcrito e o nome já está alterado no seu assento de nascimento, isso ainda é necessário?
Bom dia, pessoal! Poderia me tirar uma dúvida sobre a planilha? Na coluna de Previsão de Conclusão, no meu caso, havia uma previsão de conclusão para dia 31/05. Agora a Previsão é para 14/06. Alguém sabe me explicar como é feito o calculo para essa previsão? Grata.
Entendi que é a data de numeração mais a média dos últimos 150 dias que está levando para a conclusão dos processos. Atualmente, 114 dias (coluna S1). Se as pessoas não atualizam o status para "concluído" este tempo pode aumentar e acabar distorcendo o resultado final.
Gente, uma pergunta sobre ligação pelo Skype: eu preciso cadastrar uma linha residencial (a que eu vouusar p ligar, no caso) ou posso cadastrar o num do meu celular? Desculpa se é/parece uma questão estúpida, mas nunca usei Skype pra ligações e não sei como funciona (e nós cancelamos o num de casa pq nunca usamos tbm hahahaha)
Acabei de atualizar o processo do meu pai (51XX/19 - numerado 18/01), liguei hoje e me informaram que ele foi para registro dia 22/04. E da minha tia (52XX/19) caiu em exigência, mas não me informaram o motivo.
Gostaria de saber se mesmo com o processo em despacho, já é possível fazer a solicitação da certidão pelo site do civilonline? Se eu pedir agora, eles enviam após a conclusão do processo ou, por estar em despacho ainda, eles vão dar como indeferido o pedido?
@PauloBenith o processo da minha tua caiu em exigência. Pediram a certidão de casamento dela brasileira para provar mudança do anime APESAR de termos enviado a certidão de nascimento dela com casamento é mudança de nome averbada. Fui pessoalmente no ACP ver porque isso é informaram que a instrução é mandar junto à certidão de casamento que só a averbação na certidão de nascimento não é suficiente mas que alguns conservadores relevem. Mas que é excessao aceitarem. A regra é pedir a de casamento tambem
@PauloBenith fiz confusao. Esse pedido é quando a requerente, filha do português ou portuguesa está pedindo nacionalidade é ela mudou de nome c casamento. Não tem a ver com os pais dela. Mas ela. Antes se mandava a certidão de nascimento brasileira c casamento averbado e mudança de nome p provar o nome de casada da requerente. Pelo visto não aceitam mais. Querem q mande a certidão de casamento tb. Aconteceu c minha tia
@MariaHernandes você não vai usar nenhum número de telefone pra ligar. Não sei como aparece o número para quem está recebendo a chamada, mas quem está efetuando a ligação (no caso você) vai ligar através do seu usuário skype (pelo computador ou celular) usando uma conexão de internet, como se fosse uma ligação de whatsapp.
Comentários
Ela casou no Brasil mesmo. Seria uma declaração de próprio punho? Tem algum texto padrão? Vou providenciar os documentos o quanto antes.
Obrigada,
Ana
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Boa tarde!
Por favor, incluir os meus dados para acompanhamento à quem possuir mais familiaridade com a planilha.
• Enviado em 04/02 via EMS.
• Forma de pagamento: Vale Postal
• Recebido em 13/02 por Isabel Ferreira
• Numerado em 20/02
• Nº Processo: 162XX/19
Obrigado e boa sorte pra todos!!!
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Sei que os.documentos apostilados tem validade de 6 meses, certo?
Tava aqui pensando... Meu documentos chegaram no Porto em Fevereiro. Eu fiz o apostimamento deles uns 3 ou 4 meses antes de mandar a papelada pra lá... o que significa que nesse ponto, os 6 meses ja estão terminando (ou já acabaram, dependendo de certos documentos).
Como funciona isso ao certo? Eles podem exigir os msm docs de novo ou nem?
Processos 03XXX/2019, numerados pessoalmente em 15/01/2019, estao em despacho/registro.
No caso de interessados que fazem a atribuição através de mãe portuguesa cujo casamento foi transcrito e o nome já está alterado no seu assento de nascimento, isso ainda é necessário?
Abraços.
Poderia me tirar uma dúvida sobre a planilha?
Na coluna de Previsão de Conclusão, no meu caso, havia uma previsão de conclusão para dia 31/05. Agora a Previsão é para 14/06. Alguém sabe me explicar como é feito o calculo para essa previsão? Grata.
Entendi que é a data de numeração mais a média dos últimos 150 dias que está levando para a conclusão dos processos. Atualmente, 114 dias (coluna S1). Se as pessoas não atualizam o status para "concluído" este tempo pode aumentar e acabar distorcendo o resultado final.
Gostaria de saber se mesmo com o processo em despacho, já é possível fazer a solicitação da certidão pelo site do civilonline? Se eu pedir agora, eles enviam após a conclusão do processo ou, por estar em despacho ainda, eles vão dar como indeferido o pedido?