@Lucas Rocha, essa exigência é muito recente para se ter certeza mas, aparentemente, não são todos os conservadores que estão exigindo a certidão de casamento. No seu caso como o nome da certidão de nascimento, o nome no 1C e no documento de identidade é o mesmo eu acredito que não caia sem exigência. Eu aguardaria para ver e, se for o caso, mandar a certidão de casamento mas, meu palpite é que terá problema.
Prezados, alguem poderia sanar minha dúvida por gentileza? Estive no consulado para reconhecimento de assinatura do meu pai. No ato do reconhecimento observei que o formulário era de gratuidade não contendo o campo de dados do vale postal. A funcionaria do consulado (RJ) disse que isso não teria importância. Isso procede? Estou com medo e quero fazer outro formulário através do link de pagamento por cartão de crédito (li aqui que enviam o formulário para nosso email com todos os dados do pagamento) e retornar ao consulado. Quero minimizar os riscos.
Boa noite! Minha mãe teve o processo de atribuição pelo consulado de SP finalizado esta semana e eu pretendo dar entrada no meu processo de atribuição via ACP Porto... é necessário eu transcrever o casamento dela com o meu pai ou eu posso entrar com a minha atribuição sem essa transcrição? Agradeço a atenção.
@Robson Figueira nesse formulário era de gratuidade. Nem consta opções. Eu vou fazer de novo por garantia. Sua dica já me deu mais certeza de que a informação está errada. Obrigada!
@Pessoal, boa noite! Tive um processo que chegou dia 24/02 no ACP, já é interessante ligar? Pois vejo que muitos só ligam pra pedir o número do processo, no caso de Exigência eles avisam antes ou no mesmo prazo de Registro?
@drakunder seu processo ja deve estar numerado. No caso de exigências, é avisado quando começarem a analisar o processo algum tempo depois de ser numerado.
Já consegui reunir os documentos e agora só preciso enviar. Alguém sabe se precisa ser naquele envelope transparente do correiro? Ou pode ser em qualquer envelope?
Boa noite,@ Mariapaulafernandes. Eu mandei o da minha sogra no próprio envelope da DHL. Mas se vc for enviar pelo correio coloca num envelope de papel mais durinho , dentro desse do correio de plástico, assim fica mais firme o envelope. O Endereço para envio é Arquivo Centro do Porto Rua Setúbal, 328 4200-498 Porto- Portugal
Gente, bom dia! Queria pedir um conselho. Meu processo é de Janeiro 2019 e está em registro (foi pra despacho em 26/04). No entanto, eu preciso ter tudo finalizado até início de Junho no máximo, ou corro risco de perder meu emprego aqui (já moro na Europa há 2 anos e estava com um visto de trabalho temporário, porém a empresa não faz renovação). Se fizer um pedido de urgência e mostrar o contrato de trabalho e a proposta de renovação com a condição de ser cidadão da UE, será que o assento sairia mais rápido? Estou com medo porque li relatos de gente que ficou quase 1 mês em fase de registro, e ainda preciso de uns dias pra providenciar o CC e PEP etc. Não sei se a urgência é aceita na fase final, alguém sabe? E se é válida pra empresa fora de Portugal (na Alemanha). Abs!
Gente... Há algum problema na Linha de registros? Acabei de ligar (às 9h), inicialmente, o tempo de espera era inferior a 5min e, pulou para "superior a 30min". Abraços!
@Guibm se já está na fase de registro, é provável que eles finalizem o assento antes de analisarem o teu pedido de urgência. O mais provável é que eles finalizem o assento até no máximo a semana que vem.
@smon obrigado! é essa a minha dúvida mesmo... pensei que talvez pudessem avaliar o pedido de urgência lá na hora caso eu entregasse pessoalmente no ACP, mas se for pra cair em alguma pilha de documentos daí é mais provável que nem vejam a tempo. Na planilha parece que só os processos do início de janeiro foram concluídos até agora e o meu é do dia 23 (mas talvez nao esteja 100% atualizada também)
Por favor, estou preparando a documentação para processo de atribuição da minha prima e pretendo fazer pela ACP do Porto. Verifiquei que na certidão de nascimento dela o sobrenome consta como Armenini e o correto e Arminini, trocaram o "i" pelo "e". Pergunto: Será necessário pedir a correção? Obs.: No RG o sobrenome esta correto "Arminini".
Gente bom dia! uma amiga nossa aqui do Forum não esta conseguindo logar e pediu para eu colocar uma duvida dela aqui:
Minha dúvida:
Enviei documento para transcrição de casamento minha e do meu pai no mesmo pacote da DHL. Chegou em ponta delgada em 06/03.
Minha transcrição saiu, vi pelo civil online. A do meu pai não tenho resposta de nada!!! Não recebi email do civil online dizendo que não foi encontrado e muito menos o código de acesso. Já mandei emails e não falam nada e encaminham pra ponta delgada e nada.
Nosso cartão cidadão está agendado para amanhã no consulado do Rio! O meu vai sair certinho com o estado civil atualizado... já o do meu pai vai sair como solteiro né isso!?
E aí depois altera e paga de novo correto!? E mais pra frente se ele quiser tirar o passaporte!? Também tem q estar o estado civil atualizado !?
Não sei mais o q fazer pra saber se deu tudo certo com o Processo dele...
Boa noite, gente. Entrei nos sites do consulado e datas para passaporte só à partir de agosto. Qual a média de dias ou meses para cidadania estar pronta?
Porque já agendei no consulado. Eu preciso esperar algum documento chegar? Ou eles conseguem confirmar a cidadania interiormente?
@mariapaulafernandes, ACP está levando cerca de 4 meses após o processo ser numerado. Você tem que solicitar o cartão do cidadão e estar com ele em mãos para poder fazer o passaporte. O cartão do cidadão urgente demora pelo menos um mês.
@DanielHenriques mas para pedir o cartão cidadão eu preciso já estar com algum documento de portugal (se eles mandarem). Ou o consulado tem no sistema deles assim que assinarem minha cidadania?
@mariapaulafernandes, dependendo do atendente solicita copia do assento de nascimento mas alguns nem pedem pois tem no sistema online. Quando o processo finalizar solicite uma certidão pelo civilonline e leve no dia do atendimento por garantia. Não é quando assinarem o processo, somente depois do assento ter sido registrado (normalmente uns 15 dias depois de assinado) que consegue fazer os outros documentos.
Escrevo para confirmar algo com vocês (e compartilhar uma frustração). Não vinha conseguindo falar com a LR há dias e dias. Como todos aqui, peguei tempos de espera de 1h30min ou mais para, seguidamente, cair a ligação.
Pois bem: hoje consegui, agora há pouco.
Liguei às 5h da manhã em ponto e, depois de 55 min, fui atendido pela Teresa:
Eu: “Bom dia, gostaria de obter, por favor, informação do n° e do andamento de um processo de atribuição de nacionalidade pelo art. 1-C. Tenho os dados da requerente minha mãe e a documentação foi entregue no Porto em 11/02/2019.”
Teresa: “Qual a data de nascimento da sua mãe?”
Eu: “17 de junho de 1951.”
Teresa: “Veja, as informações sobre processos só podem ser dadas aqui aos próprios. Ou por escrito.”
Eu: “Por e-mail?”
Teresa: “Apenas por carta”.
Daí em diante, expliquei a ela, com TODA EDUCAÇÃO, que eram 05 da manhã no Brasil e que minha mãe estava dormindo e não morávamos na mesma casa. Que não tínhamos sequer o número do processo, ainda, pois não era fácil conseguir ser atendido; que tinha recebido a referência de várias pessoas para ligar para a LR para obter essas informações...
Nada. Teresa apenas repetia: “As informações sobre processos só podem ser dadas aqui aos próprios.” Então, por que ela perguntou do nascimento da minha mãe para depois dizer que não podia me informar? Não deveria ter dito logo de saída?
Então, antes de mandar minha mãe de 67 anos acordar às 5h da manhã e ligar (ou pedir para minha esposa ligar dizendo ser ela) pergunto:
É isso mesmo? Só o próprio pode obter a informação? Aqui ninguém nunca ligou e obteve informação de um pai ou mãe, por ex.?
Depois de tanto insistir e ter este atendimento, fiquei frustrado, pois se tiver alguma exigência tenho apreensão de não ser informado a tempo para cumprir (por carta, já era).
A propósito: docs. entregues na ACP por volta de 11/02 já estão saindo?
@bruno Patricio eles só podem passar para o próprio ou a quem tenha a procuração! É uma questão de segurança claro que é frustrante, mas é assim sim! Muitas vezes eles não fazem essas perguntas todas, não sei se é aleatório, se a pessoa teve alguma desconfiança... Mas fácil vc pedir pra sua esposa falar com a atendente na próxima! Boa sorte! E. Não, processos de 11/02 ainda não estão saindo! O meu é próximo dessa data também, ainda não terminaram os de janeiro.
Comentários
No seu caso como o nome da certidão de nascimento, o nome no 1C e no documento de identidade é o mesmo eu acredito que não caia sem exigência. Eu aguardaria para ver e, se for o caso, mandar a certidão de casamento mas, meu palpite é que terá problema.
Isso procede? Estou com medo e quero fazer outro formulário através do link de pagamento por cartão de crédito (li aqui que enviam o formulário para nosso email com todos os dados do pagamento) e retornar ao consulado. Quero minimizar os riscos.
Minha mãe teve o processo de atribuição pelo consulado de SP finalizado esta semana e eu pretendo dar entrada no meu processo de atribuição via ACP Porto... é necessário eu transcrever o casamento dela com o meu pai ou eu posso entrar com a minha atribuição sem essa transcrição?
Agradeço a atenção.
Veja nas duas primeiras postagens todas as informações
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Obrigada!
Já consegui reunir os documentos e agora só preciso enviar.
Alguém sabe se precisa ser naquele envelope transparente do correiro?
Ou pode ser em qualquer envelope?
Alguém tem o endereço correto da ACP Porto???
Eu mandei o da minha sogra no próprio envelope da DHL. Mas se vc for enviar pelo correio coloca num envelope de papel mais durinho , dentro desse do correio de plástico, assim fica mais firme o envelope.
O Endereço para envio é
Arquivo Centro do Porto
Rua Setúbal, 328
4200-498
Porto- Portugal
Acabei de ligar (às 9h), inicialmente, o tempo de espera era inferior a 5min e, pulou para "superior a 30min".
Abraços!
Alguém com processo do final de Janeiro já ligou?
O meu é do dia 29/01, acredito que deva está saindo essa semana!!!
Obs.: No RG o sobrenome esta correto "Arminini".
uma amiga nossa aqui do Forum não esta conseguindo logar e pediu para eu colocar uma duvida dela aqui:
Minha dúvida:
Enviei documento para transcrição de casamento minha e do meu pai no mesmo pacote da DHL. Chegou em ponta delgada em 06/03.
Minha transcrição saiu, vi pelo civil online. A do meu pai não tenho resposta de nada!!! Não recebi email do civil online dizendo que não foi encontrado e muito menos o código de acesso. Já mandei emails e não falam nada e encaminham pra ponta delgada e nada.
Nosso cartão cidadão está agendado para amanhã no consulado do Rio! O meu vai sair certinho com o estado civil atualizado... já o do meu pai vai sair como solteiro né isso!?
E aí depois altera e paga de novo correto!? E mais pra frente se ele quiser tirar o passaporte!? Também tem q estar o estado civil atualizado !?
Não sei mais o q fazer pra saber se deu tudo certo com o Processo dele...
Aguardo uma ajuda do grupo! Desde já obrigada!
Rezando pra sair ate sexta!!
Lá no correio você escolheu envio por DHL?
Porque eu também quero.
Boa noite, gente.
Entrei nos sites do consulado e datas para passaporte só à partir de agosto.
Qual a média de dias ou meses para cidadania estar pronta?
Porque já agendei no consulado. Eu preciso esperar algum documento chegar? Ou eles conseguem confirmar a cidadania interiormente?
mas para pedir o cartão cidadão eu preciso já estar com algum documento de portugal (se eles mandarem).
Ou o consulado tem no sistema deles assim que assinarem minha cidadania?
Não é quando assinarem o processo, somente depois do assento ter sido registrado (normalmente uns 15 dias depois de assinado) que consegue fazer os outros documentos.
Escrevo para confirmar algo com vocês (e compartilhar uma frustração).
Não vinha conseguindo falar com a LR há dias e dias. Como todos aqui, peguei tempos de espera de 1h30min ou mais para, seguidamente, cair a ligação.
Pois bem: hoje consegui, agora há pouco.
Liguei às 5h da manhã em ponto e, depois de 55 min, fui atendido pela Teresa:
Eu: “Bom dia, gostaria de obter, por favor, informação do n° e do andamento de um processo de atribuição de nacionalidade pelo art. 1-C. Tenho os dados da requerente minha mãe e a documentação foi entregue no Porto em 11/02/2019.”
Teresa: “Qual a data de nascimento da sua mãe?”
Eu: “17 de junho de 1951.”
Teresa: “Veja, as informações sobre processos só podem ser dadas aqui aos próprios. Ou por escrito.”
Eu: “Por e-mail?”
Teresa: “Apenas por carta”.
Daí em diante, expliquei a ela, com TODA EDUCAÇÃO, que eram 05 da manhã no Brasil e que minha mãe estava dormindo e não morávamos na mesma casa. Que não tínhamos sequer o número do processo, ainda, pois não era fácil conseguir ser atendido; que tinha recebido a referência de várias pessoas para ligar para a LR para obter essas informações...
Nada. Teresa apenas repetia: “As informações sobre processos só podem ser dadas aqui aos próprios.” Então, por que ela perguntou do nascimento da minha mãe para depois dizer que não podia me informar? Não deveria ter dito logo de saída?
Então, antes de mandar minha mãe de 67 anos acordar às 5h da manhã e ligar (ou pedir para minha esposa ligar dizendo ser ela) pergunto:
É isso mesmo? Só o próprio pode obter a informação?
Aqui ninguém nunca ligou e obteve informação de um pai ou mãe, por ex.?
Depois de tanto insistir e ter este atendimento, fiquei frustrado, pois se tiver alguma exigência tenho apreensão de não ser informado a tempo para cumprir (por carta, já era).
A propósito: docs. entregues na ACP por volta de 11/02 já estão saindo?
Obrigado, desde já, pela ajuda e abraços.
E. Não, processos de 11/02 ainda não estão saindo! O meu é próximo dessa data também, ainda não terminaram os de janeiro.