Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16756766786806811551

Comentários

  • PaulaGPaulaG Member
    @vlad muuito obrigada, então entendi meu caso rs. Obrigada
  • @blancout como eu faço por cartão de crédito?
  • @mariapaulafernandes,
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Tem um tópico aqui no fórum que trata sobre o assunto http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    Vai aparecer apenas o endereço de Lisboa para envio dos documentos mas pode enviar pro ACP que é aceito normalmente.
  • Boa noite pessoal. Próxima semana estarei com minha mãe em Porto para dar entrada no processo de atribuição dela. Sobre comprovação de laços, ela têm apenas passagens de avião e carimbos nos passaportes. No entendimento de vocês, qual a probabilidade de dar certo a aprovação do processo dela? As demais documentações estão ok.
  • smonsmon Member
    @rodolpho_rocha2006 nao entendi. Ela é filha de portugues(a)? Ou neta?
    ACP nao aceita processo de netos.
    Processo de filho nao precisa de comprovacao de lacos com Portugal.
  • @smon Ela é neta de português. Minha avó já é falecida.
  • editado May 2019
    Por favor, tomem cuidado ao mexer na planilha. Nas últimas semanas diversas vezes entrei e ela estava com problemas, corrigidos por quem entende...
  • smonsmon Member
    @rodolpho_rocha2006 entendi. Tu podes dar entrada no Porto, mas eles vao enviar para Lisboa. Só a CRCentrais analisa processos de netos.
  • Ola, pessoal! Liguei na LR hoje e meu processo foi concluido em 30/04.
    Bruna Alves
    Numerado em 09/01
    Processo 2***/19
  • @Brunaabd Excelente notícia! Pensamentos positivos para que, até o fim dessa semana, sejam concluídos todos os processos de janeiro.
  • Olá, pessoal.
    Atualizando: Hoje de manhã liguei às 5h e minha esposa se identificou como minha mãe. Fomos atendidos às 5h50min pela Maria, que informou o número do processo depois de indagar a data de nascimento da requerente.
    Informou que o mesmo encontra-se "Em fase inicial, em análise". Os documentos foram recebidos no Porto em 11/02/2019. Esquecemos de indagar quando ganhou a numeração (culpa do sono e da longa espera)...

    Valeria ligar novamente (acordar minha esposa às 4:30/4:50 a.m) para perguntar esse dado (data da numeração)? Se for o caso, só semana que vem, pois eu é que não vou aguentar acordar 3 dias seguidos às 4:30 em vez das 6h, de hábito, rss... (sempre durmo após meia-noite e tenho filhos pequenos, então fica "puxado")
    Abraços a todos.
  • @Bruno Patricio, em uma próxima ligação tente perguntar a data, não precisa ligar somente para isso. Você sabe mais ou menos a data da numeração olhando na planilha os números de processo próximos do número que foi informado hoje.
  • para retificação de Assentos emitidos com algum erro, seria pelo rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt ?
  • @Renato_CPO, sim. Não esqueça de informar os dados do assento e qual a divergência.
  • Oi amigos! Tentei fazer o pagamento agora a tarde e não consegui. Mais alguém com esse problema ou será pontual?
  • Pessoal, quando há transcrição de casamento, já li que ACP exige a apresentação da referida certidão. Pode ser cópia simples ou precisa ser uma "original"?
  • Boa tarde!
    Recebi um email da Conservatória de Lisboa sobre o processo de atribuição do meu pai dizendo:

    "No seguimento de email infra Informo V.Exª que, o assento de nascimento nº 579/2016 correspondente ao processo acima referenciado lavrado no Consulado de Portugal em Santos já foi integrado nesta Conservatória e o processo arquivado.

    Assim, poderá V.Exª dirigir-se ao referido Consulado, apresentado cópia deste email, a fim de tratar de sua documentação."

    Porém, vou retirar o assento de nascimento do meu pai no Consulado em Santos, mas quero enviar minha documentação por conta para o ACP.
    Alguém pode me instruir com relação à minha certidão de nascimento? Me informaram que ela precisa ser em inteiro teor e apostilada.. Preciso também 'validar' no Consulado? Ou apenas apostilada já é suficiente?

    Outra coisa, enviar para o ACP tem sido a melhor opção? Ou seria Tondela?

    Sou nova no fórum, estou meio perdida, pois sempre fiz os processos através de Consulado.
    Desde já, obrigada!
  • @BrunoPatricio estranho isso de não te informarem nada. Fiz todo o processo do meu sogro e liguei inúmeras vezes para CRC Lisboa e sempre me deram informações.
  • @Millenagl,
    Não precisa ir até o escritório consular para pegar cópia do assento. Agora eles nem fazem mais esse serviço presencialmente, tem que fazer conforme as instruções do site do consulado de SP já que em Santos agora não é mais consulado honorário e sim um escritório consular subordinado ao consulado de SP.
    Peça a certidão de seu pai pelo civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    O apostilamento é a legalização do documento para Portugal, não é feito mais o processo de legalização pelo Itamaraty/consulado.

    ACP está mais rápida, atualmente tem demorado de 3 a 4 meses o processo.

    Para seu processo você vai precisar de
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada. Essa certidão contém uma xerox do livro de registro, não é aquela certidão em que os dados do livro são digitados e depois impresso.
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade em cartório
    - Cópia do assento de nascimento de seu pai ou indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C
    - Caso tenha casado e alterado o nome por conta disso terá que juntar também sua certidão de casamento inteiro teor apostilada
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
    Para pagamento por cartão o link é https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    ENDEREÇOS
    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

  • Daniel, muito obrigada pela ajuda!

    Este assento de nascimento do meu pai tem algum custo para eu solicitar? Pensei que precisava ir até o Consulado, pois foi a informação que me mandaram da Conservatória, sendo assim, já fica mais fácil :) já que não preciso ir até lá nem para 'validar' esta minha certidão de nascimento.

    Este assento de nascimento do meu pai, é interessante eu enviar uma cópia junto com a minha documentação? Ou não há a necessidade?

    Depois que eu reunir os documentos, efetuo o pagamento através do link e eles já me enviam através de email o formulário 1C? Então é só levar para ser preenchido em cartório? Ou posso preencher em casa e apenas assinar na presença do funcionário do cartório?
  • @Millenagl, a certidão por cada lugar que pedir tem um custo diferente, pelo civilonline é o mais barato fica 10 euros e você recebe a chave de acesso por e-mail. Pode imprimir o aquivo e mandar junto que é aceito normalmente.
    Eu recomendo pedir a certidão para ver se está tudo correto e já mande ela impressa para facilitar a identificação.

    Leve o formulário preenchido e apenas assine na presença do funcionário do cartório. Tem que reconhecer firma por autenticidade, firma reconhecida por semelhança não é aceito.

    O formulário você recebe após a confirmação do pagamento, as vezes questão de alguns minutos as vezes no dia seguinte.
    Esqueci de postar o link antes na mensagem anterior, formulário 1C e instruções de preenchimento em
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
  • blancoutblancout Member
    editado May 2019
    @Millenagl a certidão precisa ser reprográfica em inteiro teor e apostilada, assim não precisa do consulado, e caso não esteja legível é preciso mandar também a certidão digitada em inteiro teor, mas esta não precisa ser apostilada (servirá como referência). Tondela tem sido mais eficiente (pouca coisa) somente em processos de menores de idade. Se for maior de idade prefira a ACP. Desculpem @Daniel Henriques e @Millenagl depois que postei vi que já estava respondido. ;)
  • Minha filha está providenciando os documentos para a atribuição da cidadania portuguesa. Eu sou a progenitora portuguesa.

    Ela tem endereço residencial de correspondência no Brasil (na minha residência), onde recebe inúmeras correspondências. Porém, está há dois anos estudando na Austrália, onde não possui residência fixa.

    Dúvida: No formulário 1C, no campo”Residente em”, ela pode informar a residência no Brasil?
  • ola! escrevo de Lisboa, sou cidadã portuguesa nascida no Brasil e meu filho virá viver aqui e irá pessoalmente ao Porto para requerer sua cidadania, estou em duvidas em relação aos documentos necessarios pois as infos que vejo aqui referem-se aos pedidos feitos via correio ai do Brasil:
    -além de sua certidão de nascimento - copia reprografica apostilada, qual documento ele terá que apresentar? o passaporte serve? como ele ira pessoalmente terá que fazer uma copia de seu passaporte e ou rg e apostilar?( no -caso os documentos são recentes, tem menos de 1 ano)
    -o formulario 1c tbm devera ser autenticado mesmo com a entrega presencial?
    -em relaçao ao meu documento, devo enviar uma copia da minha certidao portuguesa ou apenas os dados do assento servem?
    agradeço desde ja!!!!!!
  • blancoutblancout Member
    editado May 2019
    @Cris Glória, se você foi casada no Brasil e o pai foi o declarante na certidão de nascimento dele, será necessário transcrever o casamento de vocês aí em Portugal primeiro, para depois fazer a atribuição do seu filho.

    Ele precisará levar do Brasil os seguintes documentos:
    - Certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada. Essa certidão contém uma xerox do livro de registro, se estiver ilegível levar também a cópia em inteiro teor digitada.
    - Cópia do documento de identidade (RG) emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Caso tenha casado e alterado o nome por conta disso terá que juntar também a certidão de casamento inteiro teor apostilada
    - Formulário 1C que preencherá e assinará na presença do atendente ou conservador ai em Portugal
    - Os dados do seu nascimento (mãe) ou cópia da sua certidão de nascimento portuguesa
    - 175 euros para pagamento da taxa do processo. Pagos pessoalmente.
  • @monicabranco se você foi casada com o pai da sua filha será necessário transcrever o casamento em Portugal antes da atribuição de sua filha. O endereço poderá ser o que for melhor para vocês receberem correspondências das conservatórias.
  • MillenaglMillenagl Member
    editado May 2019
    @Daniel e @blancout, mais uma vez, muito obrigada pela ajuda!

    Só de não precisar do Consulado, já me deixou mais tranquila, pois agora eles sequer atendem mais, eu estava muito preocupada de não conseguir agendar para retirar este assento do meu pai e dar continuidade na minha, agora estou mais tranquila ao saber que posso começar a reunir estes documentos.

    O fórum tem me ajudado bastante, agradeço muito.
  • @blancout, a transcrição do casamento já foi feita. Ela já está com toda a documentação para a aquisição da cidadania. Só resta essa dúvida sobre o endereço residencial, no preenchimento do formulário 1C. Grata.
  • @blancout, para envio da documentação, primeiro paga o vale postal numa agência dos correios e depois envia por DHL, certo?
  • Olá!
    Meus documentos chegaram em ACP no dia 29/04. Eu ainda não liguei para a LR, pois não tenho cartão com bandeira internacional por isso não consigo efetuar o pagamento no Skype.
    Já é ideal que eu ligue ou ainda é cedo? Espero quanto tempo para ligar?
    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.