Bom dia a todos! Liguei hoje na linha de registros e meu processo numerado 28/01/2019 foi assinado ontem e vai para registro.
Tenho uma duvida depois que averbar o meu casamento posso despachar a solicitação da minha esposa para CRC do Porto assim como fiz o meu? não há nenhum impeditivo( ja sou casado a mais de 7 anos e temos uma filha)
Boa tarde. Levei pessoalmente no dia 29/4 A certidão de casamento p cumprir exigência no ACP. Liguei hj é consta q a certidão foi anexada ao processo mas q continua em análise. Alguém tem ideia se essa demora em dar baixa na exigência é normal. Tem mais de uma semana q entreguei. Um processo de 4/1! Já tem processo do final de janeiro saindo. Obrigada
@BrunoPatricio Tive o mesmo problema há algumas semanas quando liguei para saber sobre o meu processo e o da minha irmã. A pessoa que me atendeu não quis me passar nada sobre o processo dela, só sobre o meu.
Mas, há alguns meses, quando liguei para saber sobre o processo da minha mãe, obtive informações sem problema. Acho que, apesar de existir essa regra de que só a própria pessoa pode obter informações sobre o seu processo, alguns atendentes passam as informações. É questão de sorte.
@TeresaFarias17, que eu saiba, ao cumprir uma exigência, o processo volta pro fim da fila. Deve ser concluído junto com os processos que deram entrada em 29/4.
Oi Eneida, não volta p fim da fila não. Já tive outros casos. É a atendente mesmo disse que ia entregar logo p liberarem o processo. Pelo jeito eles ainda demoram p rever olas exigência mas não voltam pro fim da fila.
Realmente as informações dos processos só podem ser passadas para o próprio. No processo do meu sogro e marido, mandei junto uma carta "tipo procuração" assinada por eles, me autorizando a solicitar informações dos processos através da Linha de Registros, a atendente perguntava quem eu era e eu avisava que tinha essa autorização, ela confirmava no sistema e me passava as informações.
O que as pessoas fazem é quando são do mesmo sexo do requerente ligam como se fossem o próprio, mas aviso que a atendente tem feito perguntas variadas para saber se realmente é a pessoa, perguntas tais como; endereço, data de nascimento, nome dos avós...tudo para ter certeza que é a pessoa mesmo.
Eu sempre liguei nos processos da minha avó e mãe e só questionavam o grau de parentesco e me passam todas as informações. Eu acho que é questão de sorte mesmo.
@BrunoPatricio, eu sei que o pessoal tem falado bastante aqui, mas vou reiterar: é pura questão de sorte. Eu já cheguei a ligar e pedir o número do processo e do assento de uma tia-avó e da minha própria avó sem problemas (em ambas as ocasiões, na mesma ligação, inclusive). O rapaz que me atendeu em uma das vezes, inclusive, mencionou que o procedimento correto seria omitir essa informação, uma vez que eu não era o procurador delas, mas abriu uma exceção. Incrivelmente, isso aconteceu. Quem lida com o pessoal de Portugal sabe que eles não abrem exceção às regras.
Eu sei que é frustrante depender de algo que que foge do nosso controle, mas estamos lidando com pessoas que podem ser mais ou menos conservadoras, logo, a sorte reside justamente no fato de "cairmos na mão" de agentes do IRN menos legalistas.
Você pode "driblar" o fator "sorte" solicitando à sua esposa que ligue ao IRN e se passe por sua mãe. Pense nisso. Depois dê a ela um buquê com as flores prediletas dela para compensar o sacrifício de acordar às 04:50 da manhã rsrs
Liguei agora para a LR o de meu primo numerado em 25/01 foi assinado ontem. Liguei me passando pela irmã dele e o Luiz me deu a informação. Foi sorte de ele ter me passado informações!
Pessoal, MUITO obrigado pelo rápido e útil retorno. Amanhã ligarei às 5h com minha esposa e os dados da minha mãe em mãos, com cópia do 1-C dela preenchido, para o caso de eventual sabatina. Abraços a todos e, novamente, obrigado pela ajuda.
Olá, pessoal. Estou com algumas dúvidas em relação à documentação para pedir minha atribuição pelo ACP:
1) Preciso anexar o assento da minha mãe, ou posso apenas indicar o número/ano dele? 2) O meu documento de identificação pode ser a CNH? Precisa apostilar ou basta ser cópia autenticada? 3) A minha certidão de nascimento deve ser em cópia reprográfica apostilada? 4) A minha certidão de casamento deve ser em inteiro teor apostilada?
Estou tentando desde cedo ligar na LR porem no meu skype esta dando numero nao disponivel! Se algumas pessoas conseguiram ligar hoje creio que o problema seja no meu telefone.
@Thiago K, hoje logo cedo, antes das 6:00 hs precisei tentar umas 10 x até conseguir dar linha....continue tentando que uma hora dá certo. Só acho q ñ vale mais a pena tentar hj, pq o expediente é até às 13 hs daqui.
Hoje liguei na linha de registro para saber a numeração do processo de minha mãe... a atendente Tereza foi super eduacada, porém se negou a informar o numero do processo ou qualquer informação... Disse que somente minha mãe pode obter informações sobre o processo.. Não dei sorte hoje... Vou tentar amanhã logo cedo...
Boa tarde Pessoal!!! Acabei de atualizar a planilha. Meu processo numerado dia 29/01 foi para registro hoje. Graças a Deus!!! Abraço e Sorte para todos!
Olá pessoal boa tarde, eu gostaria de saber como posso acompanhar algum tipo de informação do pedido de atribuição para minha mãe, como uso essa planilha? desde ja muito obrigado.
Para acompanhar o pedido de atribuição deve-se ligar para a LR (Linha de Registo) em Portugal, das 9 até às 17 horas horário de Lisboa (das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasilia).O atendimento demora. Há diversos casos com espera superior a 1 hora.
+351 211 95 05 00 opção 1 depois 1 novamente. Ligar pelo Skype, pois é uma opção mais barata.
A planilha é usada para acompanharmos as informações obtidas através da LR. Não é oficial, nem atualizada automaticamente.
@TeresaFarias17 e @Lilianfs13, que bom! Porque tem uma chance razoável do processo da minha avó cair em exigência por conta de divergência de nome, embora a pessoa que recebeu tenha dito que não.
Gente, hoje rodei Barueri/SP e não achei UM lugar que fizesse Vale Postal. Achei uma Dhl que manda os documentos, mas não sabiam informar onde fazem o vale.
Alguém sabe de algum site? Alguma lista? Que eu consiga encontrar um lugar por aqui que faça vale Postal. Passei por dois correios hoje e nada.
@mariapaulafernandes está muito difícil mesmo, só consigo vale postal na agência da Rua Boa Vista no centro de São Paulo, perto da Sé. Mas e por cartão de crédito ? Você não tem como ?
@daniel henrique (e todos que puderem ajudar!rs).. vi vc falando uns posts atras aqui sobre transcrever casamento dos pais para depois entrar com o pedido de nacionalidade da pessoa (filho). Mesmo fazendo pela ACP do porto precisaria? li varias vezes aqui que a ACP do porto seria a unica que nao exigiria o casamento dos pais para passar a nacionalidade pros filhos (desde q o portugues (pai ou mae) tenha registrado o filho na certidão dele! Estou tirando a cidadania do meu pai pela ACP do porto e havia perguntado aqui exatamente isso, pois assimq ue sair o assento dele, quero entrar com a minh cidadania e foi ele que me registrou!
@PaulaG, ACP aceita sem precisar fazer a transcrição quando o português é o homem e foi o declarante do nascimento do filho.Quando for a mulher ou ambos forem portugueses é obrigatória a transcrição de casamento.
Comentários
Liguei hoje na linha de registros e meu processo numerado 28/01/2019 foi assinado ontem e vai para registro.
Tenho uma duvida depois que averbar o meu casamento posso despachar a solicitação da minha esposa para CRC do Porto assim como fiz o meu? não há nenhum impeditivo( ja sou casado a mais de 7 anos e temos uma filha)
Mas, há alguns meses, quando liguei para saber sobre o processo da minha mãe, obtive informações sem problema. Acho que, apesar de existir essa regra de que só a própria pessoa pode obter informações sobre o seu processo, alguns atendentes passam as informações. É questão de sorte.
Realmente as informações dos processos só podem ser passadas para o próprio. No processo do meu sogro e marido, mandei junto uma carta "tipo procuração" assinada por eles, me autorizando a solicitar informações dos processos através da Linha de Registros, a atendente perguntava quem eu era e eu avisava que tinha essa autorização, ela confirmava no sistema e me passava as informações.
O que as pessoas fazem é quando são do mesmo sexo do requerente ligam como se fossem o próprio, mas aviso que a atendente tem feito perguntas variadas para saber se realmente é a pessoa, perguntas tais como; endereço, data de nascimento, nome dos avós...tudo para ter certeza que é a pessoa mesmo.
Depois de cumprir exigência o processo não volta para o fim não, o do meu tio foi concluído em menos de 1 mês após receber a documentação exigida.
Eu sempre liguei nos processos da minha avó e mãe e só questionavam o grau de parentesco e me passam todas as informações. Eu acho que é questão de sorte mesmo.
Abraços!
Quando liguei para perguntar sobre o processo do meu avô nao tive problema nenhum, mas isso foi em janeiro.
Eu sei que é frustrante depender de algo que que foge do nosso controle, mas estamos lidando com pessoas que podem ser mais ou menos conservadoras, logo, a sorte reside justamente no fato de "cairmos na mão" de agentes do IRN menos legalistas.
Você pode "driblar" o fator "sorte" solicitando à sua esposa que ligue ao IRN e se passe por sua mãe. Pense nisso. Depois dê a ela um buquê com as flores prediletas dela para compensar o sacrifício de acordar às 04:50 da manhã rsrs
Abraço.
Amanhã ligarei às 5h com minha esposa e os dados da minha mãe em mãos, com cópia do 1-C dela preenchido, para o caso de eventual sabatina.
Abraços a todos e, novamente, obrigado pela ajuda.
1) Preciso anexar o assento da minha mãe, ou posso apenas indicar o número/ano dele?
2) O meu documento de identificação pode ser a CNH? Precisa apostilar ou basta ser cópia autenticada?
3) A minha certidão de nascimento deve ser em cópia reprográfica apostilada?
4) A minha certidão de casamento deve ser em inteiro teor apostilada?
Agradeço desde já.
Se algumas pessoas conseguiram ligar hoje creio que o problema seja no meu telefone.
Hoje liguei na linha de registro para saber a numeração do processo de minha mãe... a atendente Tereza foi super eduacada, porém se negou a informar o numero do processo ou qualquer informação... Disse que somente minha mãe pode obter informações sobre o processo.. Não dei sorte hoje...
Vou tentar amanhã logo cedo...
Acabei de atualizar a planilha.
Meu processo numerado dia 29/01 foi para registro hoje.
Graças a Deus!!! Abraço e Sorte para todos!
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
@DioCerejo,
Para acompanhar o pedido de atribuição deve-se ligar para a LR (Linha de Registo) em Portugal, das 9 até às 17 horas horário de Lisboa (das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasilia).O atendimento demora. Há diversos casos com espera superior a 1 hora.
+351 211 95 05 00 opção 1 depois 1 novamente. Ligar pelo Skype, pois é uma opção mais barata.
A planilha é usada para acompanharmos as informações obtidas através da LR. Não é oficial, nem atualizada automaticamente.
Alguém sabe de algum site? Alguma lista? Que eu consiga encontrar um lugar por aqui que faça vale Postal. Passei por dois correios hoje e nada.
Estou tirando a cidadania do meu pai pela ACP do porto e havia perguntado aqui exatamente isso, pois assimq ue sair o assento dele, quero entrar com a minh cidadania e foi ele que me registrou!
1- Se tiver o assento em mãos tire um cópia simples e envie
2-Pode ser CNH e precisa apostilar.
3-Sim
4-sim
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13363/indicacao-de-agencia-do-correio-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo-que-aceita-o-vale-postal-para-irn-ip#latest