Oi, gente. Liguei hoje pra LR, às 12h (16h em Portugal), fui atendida em 23 minutos. O processo da minha mãe ainda está em análise (dia 25/01), mas a atendente informou que os processos de janeiro já começaram a sair e que é pra retornar em poucos dias.
@Pedro Antonio Pereira Jr., pelo que eu entendi o marido dela é filho de português e já fez a atribuição. O processo do filho acredito que tenha sido numerado pois a nacionalidade não viria dela e sim do pai. Perguntei o valor do vale pois ela disse que o vale dela foi devolvido pois o processo do filho é gratuito mas o processo de nacionalidade pelo casamento não é um valor diferente, 250 euros, se não me engano?
Fiz 2 pedidos e enviei 2 formulários, o meu com um vale postal de 175, e do meu filho enviei sem taxa e fiz o formulário que não consta a parte referente ao pagamento. Contudo, no final de março agora eles devolveram o meu vale de 175 dizendo que o processo do meu filho é gratuito, isso que vou tirar duvida ao ligar amanhã, pois desconfio que eles não viram o meu, ou como o @Pedro Antonio Pereiro Jr disse vão considerar somente um pedido, que será do meu filho
@Daniel Henriques obrigado pelas informações . Sobre a transcrição de casamento, meu irmão mais velho já fez a alguns anos atrás . Eu tenho uma cópia. Gostaria de saber se preciso ir no cartório e solicitar uma segunda via original autenticada ?
Boa noite. Pessoal. Dei entrada no ACP dia 25/03/2019. Luiz Carlos Rodrigues da Fonseca Proc. 25302/2019. Poderiam colocar na planilha. Nao sei como fazer. Grato.
Bom dia Transcrições em Portugal, de divorcio no Brasil, são feitas apenas em Lisboa ou tem outras conservatórias que fazem ? Sabem dizer quais seriam ? Obrigado
@JCCS, divórcio tem que ser feito via judicial, nenhuma conservatória faz diretamente. Vai ter que contratar advogado que atue em Portugal para fazer a revisão da sentença brasileira do divórcio para essa ter validade em Portugal.
@DanielHenriques Me expressei errado... Eu sei que precisa de um advogado. Como pretendo estar em Portugal, vou fazer por lá. Apenas tinha essa dúvida de local, pois alguns advogados que contactei aqui pelo Brasil, sempre dizem que precisa ser feito em Lisboa e está demorando.... Por isso perguntei, se somente em Lisboa faz isso.... obrigado
Boa tarde pessoal, venho informar que a nacionalidade do meu filho (menor) foi aprovada hoje 17/04. Não estava na planilha, mas se quiserem incluir... Enviado via DHL, recebido dia 26/12/2018 por Maria Céu e numerado dia 03/01, processo número 8xx/2019 (Nome Mateus). Foi para registro hoje. Mais um portuguesinho na área, e boa sorte a todos! Processos de janeiro a todo vapor.
Agora tenho uma dúvida. Estou em Portugal, quando tiver o número do assento posso ir a loja do cidadão e solicitar o cartão cidadão (somente com o número do assento) ou preciso solicitar a certidão de nascimento antes?
1- RG autenticado e apostilado (HAIA) 2- Certidão de Nascimento Inteiro Teor apostilado ( HAIA) 3- Transcrição de Casamento dos meus pais – DUVIDA: Precisa enviar o original e apostilado ou apenas a cópia autenticada? 4- Certidão de Nascimento do Português (copia Simples) 5- Formulário 1 C preenchido – Falta reconhecer firma por autenticidade 6- Vale postal – Tem que ser o original certo? ( vi no grupo que é interessante fazer um valor de 178 euros)
Esta faltando alguma coisa?
Desculpa as muitas dúvidas, estou com receio de enviar errado.
1 - Correto 2 - É por cópia reprográfica ou apenas em inteiro teor (digitada)? 3 - Se for a transcrição de casamento portuguesa somente uma cópia simples bastará 4 - Correto 5 - Correto (mas reconheça a firma por autenticidade) 6 - Uma cópia do comprovante bastará. Não é necessário assinalar no formulário que está adicionando ele. De facto, adicionar uns euros a mais é sempre bom. Segue uma calculadora boa para lhe ajudar com isso: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/
É sempre bom lembrar que há a opção por pagamento por cartão de crédito, que é mais rápida e até um pouco mais barata que pagando por VP.
Bom Dia, Sou filho de cidadão Português e estou preste a entrar com o meu processo de cidadania. Já fiz todos os apostilamentos necessários, documentos autenticados. Só falta o envio. Mas antes de preencher, tenho 1 dúvidas:
1. Ouvir dizer que só posso enviar para Arquivos Centrais de Lisboa / Lisboa, visto que meu pai é Português mas nasceu em Moçambique em 1959 - quando ainda era território português. Procede ? Posso enviar para Porto ? Já li de pessoas que conseguiram fazer por Porto mesmo com o progenitor nascido fora de Portugal ...
Estou a necessitar até o final do ano, pelo menos do Registro Civil, visto que tenho uma oferta de emprego. Alguma recomendação ? Desde já, agradeço.
Amigos do fórum, boa tarde! Tenho uma dúvida nova... estou ajudando meus sobrinhos com a atribuição deles. Um deles mora atualmente na Austrália e tem bastante necessidade dessa nacionalidade. Como os documentos necessários (dele) estão todos aqui no Brasil, fiquei pensando se não seria melhor ele fazer uma procuração para a minha irmã (mãe dele) dar entrada no processo por ele, enviando daqui direto para ACP. Qual a sugestão de vocês? Super obrigada, desde já!
Comentários
Perguntei o valor do vale pois ela disse que o vale dela foi devolvido pois o processo do filho é gratuito mas o processo de nacionalidade pelo casamento não é um valor diferente, 250 euros, se não me engano?
Isso mesmo, 250 euros.
Contudo, no final de março agora eles devolveram o meu vale de 175 dizendo que o processo do meu filho é gratuito, isso que vou tirar duvida ao ligar amanhã, pois desconfio que eles não viram o meu, ou como o @Pedro Antonio Pereiro Jr disse vão considerar somente um pedido, que será do meu filho
Sobre a transcrição de casamento, meu irmão mais velho já fez a alguns anos atrás . Eu tenho uma cópia. Gostaria de saber se preciso ir no cartório e solicitar uma segunda via original autenticada ?
Dei entrada no ACP dia 25/03/2019.
Luiz Carlos Rodrigues da Fonseca
Proc. 25302/2019.
Poderiam colocar na planilha.
Nao sei como fazer.
Grato.
Estou passando para avisar que minha cidadania já saiu. Recebi o documento em casa (não estava conseguindo falar na LR).
Gostaria de agradecer imensamente a ajuda de todos deste fórum, que foi essencial para que eu obtivesse sucesso!
Não estou conseguindo atualizar a tabela online, alguém que tem acesso poderia atualizar os dados do meu processo:
Alvaro Costa Neto
Data da numeração: 19/12/2018
Data da conclusão: 26/03/2019
Estado: Concluído.
Tenho diversas outras dúvidas agora que já estou me preparando para mudar, mas as colocarei em outra seção adequada.
Abraços e muito obrigado novamente!
Transcrições em Portugal, de divorcio no Brasil, são feitas apenas em Lisboa ou tem outras conservatórias que fazem ? Sabem dizer quais seriam ?
Obrigado
Me expressei errado... Eu sei que precisa de um advogado. Como pretendo estar em Portugal, vou fazer por lá. Apenas tinha essa dúvida de local, pois alguns advogados que contactei aqui pelo Brasil, sempre dizem que precisa ser feito em Lisboa e está demorando.... Por isso perguntei, se somente em Lisboa faz isso....
obrigado
Enviado via DHL, recebido dia 26/12/2018 por Maria Céu e numerado dia 03/01, processo número 8xx/2019 (Nome Mateus). Foi para registro hoje.
Mais um portuguesinho na área, e boa sorte a todos!
Processos de janeiro a todo vapor.
Feito contato com a LR, meu processo segue em analise, recebido em 18/01, número 52xx/19.
Seguimos ansiosos...
Vlw pela resposta.
Aproveitando, tem algum tópico aqui que ensine a fazer pagamento da taxa do cartório através de cartão de crédito ??
@sergio...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-por-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa#latest
Estou com os seguintes documentos:
1- RG autenticado e apostilado (HAIA)
2- Certidão de Nascimento Inteiro Teor apostilado ( HAIA)
3- Transcrição de Casamento dos meus pais – DUVIDA: Precisa enviar o original e apostilado ou apenas a cópia autenticada?
4- Certidão de Nascimento do Português (copia Simples)
5- Formulário 1 C preenchido – Falta reconhecer firma por autenticidade
6- Vale postal – Tem que ser o original certo? ( vi no grupo que é interessante fazer um valor de 178 euros)
Esta faltando alguma coisa?
Desculpa as muitas dúvidas, estou com receio de enviar errado.
Obrigado a quem puder ajudar.
1 - Correto
2 - É por cópia reprográfica ou apenas em inteiro teor (digitada)?
3 - Se for a transcrição de casamento portuguesa somente uma cópia simples bastará
4 - Correto
5 - Correto (mas reconheça a firma por autenticidade)
6 - Uma cópia do comprovante bastará. Não é necessário assinalar no formulário que está adicionando ele.
De facto, adicionar uns euros a mais é sempre bom. Segue uma calculadora boa para lhe ajudar com isso: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/
É sempre bom lembrar que há a opção por pagamento por cartão de crédito, que é mais rápida e até um pouco mais barata que pagando por VP.
Sou filho de cidadão Português e estou preste a entrar com o meu processo de cidadania.
Já fiz todos os apostilamentos necessários, documentos autenticados. Só falta o envio.
Mas antes de preencher, tenho 1 dúvidas:
1. Ouvir dizer que só posso enviar para Arquivos Centrais de Lisboa / Lisboa, visto que meu pai é Português mas nasceu em Moçambique em 1959 - quando ainda era território português. Procede ? Posso enviar para Porto ? Já li de pessoas que conseguiram fazer por Porto mesmo com o progenitor nascido fora de Portugal ...
Estou a necessitar até o final do ano, pelo menos do Registro Civil, visto que tenho uma oferta de emprego.
Alguma recomendação ?
Desde já, agradeço.
Alguém saber informar se a LR vai abrir na segunda feira normal?
Tenho uma dúvida nova... estou ajudando meus sobrinhos com a atribuição deles. Um deles mora atualmente na Austrália e tem bastante necessidade dessa nacionalidade. Como os documentos necessários (dele) estão todos aqui no Brasil, fiquei pensando se não seria melhor ele fazer uma procuração para a minha irmã (mãe dele) dar entrada no processo por ele, enviando daqui direto para ACP. Qual a sugestão de vocês?
Super obrigada, desde já!