Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16606616636656661547

Comentários

• @PedroAntonioPereiraJr. entendi. Então, eu fiquei justamente "pensando com meus botões" que seria mais seguro enviar o dossiê já com a prova de vida ao invés de mandar os documentos separados, mas fiquei na dúvida se o Consulado estava demorando muito para agendar esse tipo de serviço, por isso perguntei.

Com relação à prova de vida, não sei se o procedimento mudou na ACP desde então, mas eu enviei o processo de uma tia minha que tem 76 anos em maio de 2018 sem prova de vida e foi deferido certinho, sem exigência. Detalhe importante: o RG dela tinha sido emitido 2 meses antes da numeração do processo.
  • @Vladpen

Entendi....primeiro a atribuição e depois a transcrição. Mas a minha tia sendo separada do marido, vai ser necessário fazer algum outro processo antes de fazer da minha prima? Ou não teria necessidade.
    Agradecida.
  • @Fcamuri somente a transcrição de casamento
  • @Vladpen

Otimo, Vlad, muito obrigada!
  • @Paulo Benith com certeza! Pelo que deu pra notar, o recomendado agora é enviar a prova de vida junto com a documentação necessária do processo. Dá um pouco mais de trabalho, mas enfim...

Aqui também! Meu pai, que tinha 73 anos em Abril do ano passado, teve seu processo deferido normalmente. O RG dele havia sido emitido no dia 2 daquele mês e enviamos a documentação no dia 13.
  • @MatheusCF e @Eomine, obrigado! Que droga, horário péssimo para começar a ligar...
    Putz, ainda estão em dezembro? Só dou azar, mando para uma conservatória e ela começa a demorar bem mais que o normal. O meu processo chegou no início de janeiro, então talvez eu deixe pra ligar só em maio...
  • Boa tarde
    Alguém sabe dizer, para quando (que data ) está tendo agendamento para Cartão Cidadão, no Consulado de São Paulo.... Para quando estão agendando...
    grato
  • Demora bastante o agendamento tanto em sp como no rio
  • @JCCS...

Veja a dica da @Mayra Sales sobre agendamento de Prova de Vida no Consulado Geral de Portugal em São Paulo...:

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/189859/#Comment_189859
  • Olá pessoal, eu novamente.
    Procurando no google, o CEP do ACP consta 4200-292, diferente do que vi aqui: 4200-498...
    Procede?
    E agora? Mandei no que achei aqui, será que pode dar algum problema?
  • @blancout
    Entendi, no site acho q não tem essa informação.
    Valeu
  • editado April 2019
    @vivianeviviane, provavelmente no Google está errado. Só pegar direto no site do IRN a lista das conservatórias e conferir que o CEP consta como 4200-498
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos4052/
    arquivo pdf entitulado "registro civil", página 8, última linha a qual reproduzo aqui:
    Tipo Concelho Tipo Serviço Morada Maps Cod. Postal Localidade Telefone Faxe Email Feriado
    Civil PORTO Arquivo Central R. Visconde de Setúbal, 328 4200-498 PORTO 225573840 225573849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt 24 de junho
  • @VladPen, Obrigada pela informação.
    Apenas para complementar; o divórcio já está averbado na certidão de nascimento dela.
    A filha nasceu em 1991, os pais dela, no caso minha prima e seu companheiro não se casaram e não possuem união estável.
    Ainda sim, a filha precisa esperar a transcrição da mãe para pedir sua atribuição?

Obrigada pela ajuda.
  • SamuelVianaSamuelViana Member
    editado April 2019
    Boa Noite a todos! sou novo no fórum, porém fiz algumas busca e me surgiram algumas dúvidas, sei que destas perguntas que estou fazendo muitas estão no fórum, sendo que verifiquei que foram respondidas de maneiras diferentes, por essa questão preferir postar as perguntas abaixo:

Assunto Principal: ATRIBUIÇÃO PARA MENORES DE IDADE! (2 FILHOS)

(SOU O PAI DECLARANTE NA CERTIDÃO DOS FILHOS E JÁ POSSUO ASSENTO PORTUGUÊS, CARTÃO CIDADÃO E DEI ENTRADA HOJE (12/04/19 NO PASSAPORTE PORTUGUÊS - VAI CHEGAR EM ATÉ 6 DIAS ÚTEIS NA MINHA RESIDÊNCIA)

Confirmação da Documentação para cada Filho:
    1 - Assinatura dos pais no Formulário 1C com as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório?
    2 - xerox autenticadas dos RG de ambos os pais. (Eu já tenho o Cartão Cidadão – sou o pai, preciso enviar xerox autenticada também ou simples junto com a RG)
    3 - É necessário apostilhar as xerox da RG? Ou pode somente mandar AUTENTICADAS?
    4 – Certidão de Nascimento em inteiro Teor dos filhos, precisar ser por cópia reprográfica e apostilada?

Informações para Envio:
    1 - O que devo escrever no envelope? (Atribuição para MENORES ou ARQUIVO CENTRAL DO PORTO e colocar o endereço da ACP e Telefone?
    2 - Qual o endereço completo da ACP e Telefone?
    3 - São duas atribuições para filhos menores – 1 com 4 anos e outro com 11 anos, posso colocar em envelopes separados a documentação de cada filho e para enviar colocar os 2 envelopes em um único envelope?
    4 - O envio é melhor pelos CORREIOS SEDEX EMS, SEDEX INTERNACIONAL OU DHL?

Muito obrigado desde já.

Samuel Viana
  • Olá, pessoal!
    Já fiz algumas atribuições pelo ACP seguindo as orientações daqui, em todas elas utilizando assento de nascimento para o português. Porém, estou ajudando a um amigo que possui apenas certidão de batismo, de 1889. Além dela, possui certidão de casamento, óbito, e a certidão de batismo da esposa, também portuguesa. A versão que ele tem dessas de batismo é de 2004, digitada, lá do Arquivo Distrital da Guarda. O que ele deve mandar junto ao processo dele, todos esses docs ou só o batismo do português? Porque não tem transcrição de casamento né?

Além disso, uma dúvida com relação à prova de vida. O solicitante tem 80 anos. Em outro tópico, estava escrito que só precisa da prova quando não é o solicitante, pelo fato de reconhecer presencialmente a assinatura. É verdade isso? RG recente serve ou prova de vida no consulado mesmo?

Desde já, agradeço a atenção
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.,

Que bom ver vc por aqui!!
    Sugiro que envie junto aos documentos, para agilizar.
  • @Monise Noe,

A informação do divórcio é irrelevante, tendo em vista que não houve outro casamento.

Ela deve aguardar a conclusão da transcrição do casamento, para evitar que caia em exigência.
  • @Felippe,

Precisa antes da transcrição do casamento, se este foi realizado fora de Portugal, pois a esposa era portuguesa tb.

Tb precisa da prova de vida do requerente.
  • @marcia, obrigado pela resposta. Na verdade, o casamento foi em Portugal mesmo. Envio só a certidão de batismo ou envio junto o casamento? Porque só tem o primeiro nome na certidão de batismo.
  • editado April 2019
    @JCCS no consulado de Santos está para 2 meses e meio (hoje - 13/04 - tem data para 26/06). Para SP a próxima data aberta é dia 08/07. No meu caso já estamos na etapa do passaporte, não sei se é um calendário diferente do cartão cidadão.
  • @Felippe,
    Veja se na certidão de batismo, o casamento já está averbado. Caso esteja, basta ela., certificada pelo Arquivo Distrital (nao vale print da tela).
  • Bom dia Pessoal,
    Estou com duvidas no preenchimento do formulário 1C.
    No Quadro 1.1 Diz Nome próprio e logo abaixo Apelidos. O que preencho? Coloco meu nome inteiro em Nome próprio e não preencho nada em Apelidos? Ex: João Jose das Couves Neto
    No Quadro 1.6 Emitido por: No caso meu RG coloco SSP-SP ou tenho que colocar Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo?
    No Quadro 2 Eu solicitei o Assento de Nascimento dos meus pais ambos portugueses e recebi em casa agora dia 27/03/2019 onde consta averbado o casamento deles. Se eu tirar copia do Assento de nascimento do meu pai e enviar junto preciso preencher o quadro 2 ou não? Vale a pena eu enviar a copia do Assento da minha mãe também? Caso mesmo assim tenha que preencher preencho com os dados do meu pai ou da minha mãe?
    Quadro 3 Como eu vou preencher e assinar o formulário não preciso preencher esse quadro?
    Quadro 4.3 Como vou enviar copia do meu RG autenticado e apostilhada marco um X nesse campo ou deixo em branco e assinalo com X em "Outros Documentos, Indicar quais"?

Obrigado e desculpem pelo incomodo mas estou com receio nesse preenchimento.
  • Boa tarde, @LuizFerrao,

Quadro 1:
    Apelidos são sobrenomes.
    Nome próprio: João José
    Apelidos: das Couves Neto

Quadro 2:
    Pode ser SSP-SP
    Pode enviar cópia simples do assento do seu pai. E neste caso, não precisa preencher informações do número do assento dele. Não há necessidade da cópia do assento de sua mãe.

Quadro 3:
    Deixar em branco

Quadro 4:
    Marcar opções 1, 2 e 3.
  • Olá pessoal!!
    Os documentos do meu filho menor que enviei no dia 27/03/19 por documento prioritário chegou no dia 12/04 e foi recebido por Glória Costa.
    Agora é aguardar 15 dias e ligar para linha de registro para pegar o número...
    Agradeço a todos do grupopelas dicas e por mas essa etapa...Obrigado!!!!
  • Quando o vale postal foi sacado.Isso Significa que já foi numerado?
  • @SamuelViana,

favor não duplicar suas dúvidas. Isso atrapalha a organização do fórum.
    Já te respondi em:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/194759/#Comment_194759
  • @usuário novo,

significa que o processo foi aberto e numerado.
  • @Marcia Muito obrigado!

@Marcia Eu poderia entrar em contato com a LR, após a média de término, para me informar sobre o número de assento? Ou existe obrigatoriedade de saber o número do processo?
  • @Usuario o nr do processo serve para vc acompanhar o andamento e o status do mesmo.
  • @VladPen Obrigado pela resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.