Como você preencheu seu nome no 1 C...? Se estiver conforme a Certidão enviada...É provável que "passe"...
Mesmo assim...Difícil prever se "passa" ou não ...Depende muito do Conservador ao qual seus documentos serão destinados para análise...(Alguns são mais flexíveis que outros...)...
Se você ainda não tivesse enviado o processo seria mais correto solicitar a retificação antes de enviar...(É o tipo de retificação feita administrativamente pelo próprio Cartório que emitiu a Certidão de Casamento...É geralmente rápido e sem custo...!!! Pelo que você relatou...O erro foi deles...)...!!!
Como já enviou o processo...Creio que seja melhor aguardar pra ver o que acontece... ***Importante você procurar acompanhar o andamento pela LR...
Ocorre que se seu processo "passar" como está...Seu nome no Assento de Nascimento Português sairá com a divergência também...!!! Por essa razão talvez fosse melhor consultar um dos moderadores pra ver se seria o caso de já enviar uma Certidão corrigida para a Conservatória junto com uma carta explicando o problema...Dessa forma seu documento Português sairia certinho...!!!
No caso dos seus filhos...A divergência é a mesma...? (Vitoi x Vitor)...? Se for...A questão é basicamente a mesma... Se o nome de seus filhos na Certidão de Nascimento deles estiver com a grafia errada...o Assento de Nascimento Português vai sair errado também...!!!
@Pedro Antonio Pereira Jr. eu enviei via sedex mundi 29/03 paguei por vale postal, pois meu cartao o banco nao suportava a segurança do site ( caixa) , me tira uma duvida, ja que ja foi numerado o vale ja foi sacado tb ne?...
@Nilton Hessel. Na realidade, apenas o sobrenome do meu pai está incorreto. Esse sobrenome não foi passado para mim, e nem adotado pela minha mãe, que é a portuguesa, com o casamento. Porém, o R.G. traz a filiação, e nele o sobrenome do meu pai está incorreto. Na minha certidão de nascimento todos os nomes estão sem erro. E em nenhum documento há erro quanto ao meu nome e sobrenome.
Assim, preenchi o formulário com o mesmo nome que consta na minha certidão de nascimento e no meu R.G. E, na parte referente à filiação do formulário 1C, preenchi o sobrenome do meu pai com a grafia correta, que é a forma que consta na minha certidão de nascimento e na certidão de casamento portuguesa dos meus pais.
Quanto aos meus filhos, os nomes e sobrenomes deles estão corretos. Só que a certidão de nascimento traz o nome dos avós, e o sobrenome do meu pai está incorreto. O da minha mãe, a portuguesa, está correto.
@Gisela H para a sua atribuição não é necessário o envio da sua certidão de casamento. Esse documento será necessário mais a frente quando você fizer a transcrição do seu casamento. Nesse meio tempo você pode realizar as retificações que ficam prontas em algumas semanas.
Obrigada @Nilton Hessel e @blancout. Vou providenciar as retificações desde já, para que eu não tenha problemas na transcrição do casamento.
@blancout, eu citei a minha certidão de casamento porque ela foi o documento que usei quando fui tirar meu RG, e por essa razão o sobrenome do meu pai está errado na filiação da minha identidade. Não mandei a certidão de casamento para o ACP, mas mandei cópia da identidade. Vou torcer para o processo não cair em exigência.
Como faço para retificar as certidões? Basta ir ao cartório e pedir para o atendente?
Oi pessoal! Espero que estejam todos bem. Vim aqui compartilhar que meu processo foi concluído. Como eu não tinha pressa, acabei não consultando quando foi numerado, e quando foi concluído, só sei mesmo porque recebi uma cartinha hoje em casa.
Data que chegou a documentação em Portugal: 06/12/2018 (recebido por MARIA CEU) A carta informando que o processo foi concluído foi enviada em 21/03/2019.
@Gisela H isso mesmo, você precisa levar a certidão de nascimento e de casamento de seu pai com o nome correto ao cartório onde foi realizado seu casamento e solicitar a retificação.
Pois é @Gisela H... O que mais preocupa é essa divergência no seu sobrenome quando compararem....Cópia Apostilada do RG...Certidão de Nascimento e o seu nome como requerente no 1C... Mas você está certa...Faça a solicitação ao Cartório que emitiu a sua Certidão de Casamento seguindo a orientação do @blancout... Essa divergência não é tão importante...Na pior das hipóteses pode cair em exigência...Atrasa uns meses a sua Atribuição...E gasta um pouquinho a mais também...Mas no final dá tudo certo...!!!
Boa tarde pessoal, Disseram que meu vale postal caducou, porque tinha feito em meu nome e a atribuição era para minha mãe. Mandei outro vale dia 01/04 e queria saber se já o encontraram, porque estou com medo de passar muito tempo e o processo ser cancelado. Liguei no +351225573840 mas não atendem. Já mandei emails também. Existe alguma outra forma de saber se já pegaram o vale? Obrigado.
@kustavo não envie e-mails (salvo casos realmente extremos) ou ligue para o número que você digitou. As próprias Conservatórias não recomendam tal ação.
Se quiser saber como anda o andamento do seu processo você deve ligar para +351 211 950 500. Tecle 1, e em seguida, a tecla 1.
Se você recebeu um emal notificando o problema...Digitalize o comprovante do novo VP e ENVIE COMO RESPOSTA DO EMAIL QUE TE ENVIARAM anexando um pequeno texto informando o nome do requerente e o motivo de emissão do novo VP... Coloque em letra maiúscula no "assunto" do email algo como...: "NOVO VALE POSTAL EMITIDO CONFORME SOLICITADO"...
Como o @Pedro disse...Não deve enviar e-mails para as Conservatórias sem que seja realmente necessário...!!!
Se você foi notificado por email creio que deva responder como descrevi acima...Caso contrário...Faça como o @Pedro orientou e tente obter alguma informação na LR ou no ctt.pt...
@GiselaH, minha mãe entregou a documentação da minha avó pessoalmente, e a pessoa que recebeu disse que ela não teria problema em relação aos erros no nome do meu bisavô, que eram maiores que o seu. Tomara!
Será que alguém poderia me ajudar e me dar uma orientação ou alguma dica?
Meus documentos foram recebidos na ACP por Maria Ceu no dia 28 de fevereiro 2019... Ocorre que eu ligo na LR (+351 211950500) e eles não encontram nada, ou seja, dizem que não foi numerado. Já fazem 42 dias... Eu tendo ligar no telefone que me passaram [APAGADO PELA MODERAÇÃO]E NÃO TÁ DISPONÍVEL. Como eu poderia entrar em contato com essa Maria Ceu?
@Eliana2019 tenta enviar os dados do requerente, no caso os seus dados, para o email rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e questione sobre a falta de informações de andamento do processo.
@Eliana2019 repetimos a exaustão para que não se ligue no telefone que você postou, pois se trata do número da ACP. E não apenas isso, mas também não enviar e-mail a eles. E o motivo? Eles são poucos para lidarem com um alto número de processos.
A LR é o único jeito de você saber o andamento dum processo. E, conforme as postagens do @LUIZ FABIANO SOARES e do @smon, eles sequer começaram a analisar os processos de Janeiro. Portanto, o jeito é ter paciência.
@blancout é uma alternativa que pode funcionar. Porém, eles redirecionam essas mensagens para o ACP. Eu pensaria duas vezes antes de mandar mensagem para esse e-mail também.
Pode ficar sossegado quanto à sua preocupação porque o número que eu informei eles nunca atendem mesmo, e mais ainda, nem sequer chama...apenas aparece como indisponível.
@Eliana2019 não me leve a mal, não quis ser indelicado. Ocorre que é justamente a demanda é que é proibitiva para um contato direto com eles (exceto se for em pessoa, o que uma minoria por aqui faz). Além disso, os próprios conservadores e funcionários costumam monitorar este espaço. É por isso que a moderação costuma lembrar o pessoal para evitarem certas críticas. No mais, é isso.
@blancout eles fazem isso que você falou. Inicialmente, funcionava quando você pedia alguma informação a respeito. Mas aí eles acabaram mudando isso, passaram a redirecionar as mensagens para a Conservatória.
@Eliana2019, entendo sua preocupação, pois não acho que seja normal ACP demorar 42 dias para numerar um processo. Nunca vi demorar esse tempo todo. Boa sorte! Tente procurar por outros meios, informando o nome do português e sua data de nascimento para ver se assim eles encontram. Será que não colocaram seu nome errado?
Liguei hoje para linha de registros... minha mãe já é Portuguesa!!! Depois de 1h05m de ligação... consegui falar com a Isabel.
Alguém pode incluir na planilha, por favor...
Documentos enviados dia 28/11/2018 Documentos recebidos dia 10/12/2018 por Hemogenes Dia 19/12/2018 consegui o número de registro 88xxx-18 E ligando hoje, a atendente Isabel me informou que no dia 26/03/2019 o processo foi concluído com sucesso.
Comentários
Como você preencheu seu nome no 1 C...?
Se estiver conforme a Certidão enviada...É provável que "passe"...
Mesmo assim...Difícil prever se "passa" ou não ...Depende muito do Conservador ao qual seus documentos serão destinados para análise...(Alguns são mais flexíveis que outros...)...
Se você ainda não tivesse enviado o processo seria mais correto solicitar a retificação antes de enviar...(É o tipo de retificação feita administrativamente pelo próprio Cartório que emitiu a Certidão de Casamento...É geralmente rápido e sem custo...!!!
Pelo que você relatou...O erro foi deles...)...!!!
Como já enviou o processo...Creio que seja melhor aguardar pra ver o que acontece...
***Importante você procurar acompanhar o andamento pela LR...
Ocorre que se seu processo "passar" como está...Seu nome no Assento de Nascimento Português sairá com a divergência também...!!!
Por essa razão talvez fosse melhor consultar um dos moderadores pra ver se seria o caso de já enviar uma Certidão corrigida para a Conservatória junto com uma carta explicando o problema...Dessa forma seu documento Português sairia certinho...!!!
No caso dos seus filhos...A divergência é a mesma...? (Vitoi x Vitor)...?
Se for...A questão é basicamente a mesma...
Se o nome de seus filhos na Certidão de Nascimento deles estiver com a grafia errada...o Assento de Nascimento Português vai sair errado também...!!!
Eles não dão número a processos cujo pagamento não tenha sido confirmado...
Eu já atualizei seus dados lá.
Assim, preenchi o formulário com o mesmo nome que consta na minha certidão de nascimento e no meu R.G. E, na parte referente à filiação do formulário 1C, preenchi o sobrenome do meu pai com a grafia correta, que é a forma que consta na minha certidão de nascimento e na certidão de casamento portuguesa dos meus pais.
Quanto aos meus filhos, os nomes e sobrenomes deles estão corretos. Só que a certidão de nascimento traz o nome dos avós, e o sobrenome do meu pai está incorreto. O da minha mãe, a portuguesa, está correto.
Bom que está de volta ao Fórum ...!!!
Teve noticias?
O do meu filho também foi recebido pelo HERMOGENES em 03/04/2019.
Nossa data é super parecida.:)
@blancout, eu citei a minha certidão de casamento porque ela foi o documento que usei quando fui tirar meu RG, e por essa razão o sobrenome do meu pai está errado na filiação da minha identidade. Não mandei a certidão de casamento para o ACP, mas mandei cópia da identidade. Vou torcer para o processo não cair em exigência.
Como faço para retificar as certidões? Basta ir ao cartório e pedir para o atendente?
Como eu não tinha pressa, acabei não consultando quando foi numerado, e quando foi concluído, só sei mesmo porque recebi uma cartinha hoje em casa.
Data que chegou a documentação em Portugal: 06/12/2018 (recebido por MARIA CEU)
A carta informando que o processo foi concluído foi enviada em 21/03/2019.
O que mais preocupa é essa divergência no seu sobrenome quando compararem....Cópia Apostilada do RG...Certidão de Nascimento e o seu nome como requerente no 1C...
Mas você está certa...Faça a solicitação ao Cartório que emitiu a sua Certidão de Casamento seguindo a orientação do @blancout...
Essa divergência não é tão importante...Na pior das hipóteses pode cair em exigência...Atrasa uns meses a sua Atribuição...E gasta um pouquinho a mais também...Mas no final dá tudo certo...!!!
Depois de 1h 08 minutos na fila ( liguei às 11:40 do brasil), fui atendida.
Segue atualização sobre o processo do meu sogro. Quem puder atualizar a planilha, agradeço pois tenho medo de mexer e alterar algo que não devo:
Requerente: Rubens P Pinto
Envio via DHL: 01/04/2019
Recebido por HERMÓGENES MOÇO: 04/04/2019
Numerado em: 08/04/2019
Numeração: 28***/2019
Obrigada!
Disseram que meu vale postal caducou, porque tinha feito em meu nome e a atribuição era para minha mãe. Mandei outro vale dia 01/04 e queria saber se já o encontraram, porque estou com medo de passar muito tempo e o processo ser cancelado. Liguei no +351225573840 mas não atendem. Já mandei emails também. Existe alguma outra forma de saber se já pegaram o vale? Obrigado.
@kustavo não envie e-mails (salvo casos realmente extremos) ou ligue para o número que você digitou. As próprias Conservatórias não recomendam tal ação.
Se quiser saber como anda o andamento do seu processo você deve ligar para +351 211 950 500. Tecle 1, e em seguida, a tecla 1.
Quem "Disse" que seu Vale caducou...?
Se você recebeu um emal notificando o problema...Digitalize o comprovante do novo VP e ENVIE COMO RESPOSTA DO EMAIL QUE TE ENVIARAM anexando um pequeno texto informando o nome do requerente e o motivo de emissão do novo VP...
Coloque em letra maiúscula no "assunto" do email algo como...:
"NOVO VALE POSTAL EMITIDO CONFORME SOLICITADO"...
Como o @Pedro disse...Não deve enviar e-mails para as Conservatórias sem que seja realmente necessário...!!!
Se você foi notificado por email creio que deva responder como descrevi acima...Caso contrário...Faça como o @Pedro orientou e tente obter alguma informação na LR ou no ctt.pt...
#ansiosa
Será que alguém poderia me ajudar e me dar uma orientação ou alguma dica?
Meus documentos foram recebidos na ACP por Maria Ceu no dia 28 de fevereiro 2019...
Ocorre que eu ligo na LR (+351 211950500) e eles não encontram nada, ou seja, dizem que não foi numerado.
Já fazem 42 dias...
Eu tendo ligar no telefone que me passaram [APAGADO PELA MODERAÇÃO]E NÃO TÁ DISPONÍVEL.
Como eu poderia entrar em contato com essa Maria Ceu?
Att,
Eliana
A LR é o único jeito de você saber o andamento dum processo. E, conforme as postagens do @LUIZ FABIANO SOARES e do @smon, eles sequer começaram a analisar os processos de Janeiro. Portanto, o jeito é ter paciência.
Pode ficar sossegado quanto à sua preocupação porque o número que eu informei eles nunca atendem mesmo, e mais ainda, nem sequer chama...apenas aparece como indisponível.
Liguei hoje para linha de registros... minha mãe já é Portuguesa!!!
Depois de 1h05m de ligação... consegui falar com a Isabel.
Alguém pode incluir na planilha, por favor...
Documentos enviados dia 28/11/2018
Documentos recebidos dia 10/12/2018 por Hemogenes
Dia 19/12/2018 consegui o número de registro 88xxx-18
E ligando hoje, a atendente Isabel me informou que no dia 26/03/2019 o processo foi concluído com sucesso.
Obrigado a todos pelas orientações.