@Marco Memoria, Para seu processo você vai precisar de - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade - Cópia do assento de nascimento de seu pai, pode ser esse impresso do civilonline mesmo. - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
Pessoal Estou ajudando uma pessoa, imaginem a hipotese: Fui casado e tive um filho em 2006, ai me separei em 2014 e nao me casei mais, agora em 2019 consigo a atribuicao por parte da minha mae que foi atribuida tb. A pergunta é: Para a atribuicao do meu filho hj com 13 anos, preciso averbar meu casamento e depois meu divorcio? Grato pela ajuda
No caso de meu tio. ele é o português. Casou pq foi obrigado eplo pai da moça e se separou após 3 meses...rs. Não teve filhos desse casamento. Depois disso ele nunca mais casou, mas teve 2 filhos de relacionamentos diferentes. Os filhos foram registrados por ele com menos de 1 ano e ele foi o declarante. Para atribuição desses filhos precisa transcrever o casamete homologar divórcio?
Vamos lá @danielhenriques, vou aproveitar a sua boa vontade e tirar 2 duvidas que podem também servir a outros:
1. Meu RG (carteira de Identidade) tem mais de 10 anos, pode ser a carteira de motorista ?
2. Como nunca usei o vale postal, entrei no site do correios para me informar como proceder e logo a primeira informação é esta abaixo:
"Quem pode usar: Clientes que necessitem enviar ou receber dinheiro cuja finalidade seja Manutenção de Residentes ou Manutenção de Estudantes. As remessas que não se enquadram nessas finalidades, tais como pagamento de compras, pagamentos diversos, envio destinados a empresas, entre outros, não poderão ser aceitas."
Para obter informações mais precisas liguei para central de atendimento dos correios, a principio a atendente não soube a resposta mas após uma longa espera ela me retornou pedindo desculpas pela demora e disse que foi consultar a supervisão e confirmaram que agora este tipo de pagamento não pode mais ser feito com vale postal. Será que alguém tem um relato que fez esse tipo de pagamento neste últimos dias e conseguiu ??
Lembrando que, se possível, prefira efetuar o pagamento por cartão de crédito que não tem o problema de ter algum atraso na entrega dos documentos e o vale postal expirar.
@Marco Memoria Fiz o Vale Postal na Ag. General Osório aqui do Rio sem o menor problema. Só tem que tomar cuidado com o valor do EURO. NÃO pode ser EURO EXPORTAÇÃO, ou chegará em Portugal com o valor menor que 175 euros! Tive esse problema na transcrição de casamento da minha mãe, por Tondela. Recebi um email avisando que faltavam 3 euros!! Fui correndo nos correios, fiz um outro VP de 6 euros e avisei, em resposta ao mesmo email que me mandaram, incluindo cópia do VP. O processo de transcrição levou 2 meses e já mandei minha documentação para a ACP do Porto. Você diz na agência dos Correios que o vale é para manutenção de residente, para o Sr. IRN- IP
Quem puder fazer o pagamento por cartão de crédito, melhor. Mesmo que seja um cartão de crédito de terceiro. O vale postal, as vezes da problema, seja pela cotação do Euro ou pelo prazo de retirada que a ACP tem...
@Marco Memoria, boa tarde! Fiz dois vales postais para a transcrição do casamento das minhas duas irmãs na 3a feira passada, dia 02 sem problema algum. Fiz na agência central dos correios no centro do Rio de Janeiro. Inclusive já postei aqui que lá o atendente já sabe até os detalhes que deve colocar. Mas antes tentei na agência do Largo do Machado pois aqui no fórum alguém comentou que lá faziam, mas desta vez não aceitaram fazer, nem eu falando com a supervisora da agência.
@Eliana2019, os correios do Brasil não tem informação sobre o saque do vale postal. Entre em contato com o CTT Portugal informando todos os dados do vale (aquele monte de informações que tem no vale como data, local, ag, caixa, matricula, ID tiquete, remetente, destinatário, etc...) e pergunte se o vale foi sacado. https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Boa Noite pessoal, já juntei todos os documentos, e formulário 1-c preenchido e pago com cartão de crédito.
Eu coloco todos os documentos em um mesmo envelope e envio para o endereço abaixo.
Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto Portugal
Preciso enviar algum resumo do que estou enviando ou algo mais além dos documentos exigidos.
Estou preocupado com as certidões por cópia reprográfica, elas não estão bem legíveis. Eu consegui ler com um esforço. Caso o pessoal da ACP não consiga ler a certidão inteira, eles iram indeferir o processo?
@Marcelo Machado, se a certidão reprográfica não está legível mande também a inteiro teor digitada. Se não estiver legível vai cair em exigência solicitando o envio da certidão novamente. As informações do que está sendo enviado já consta no formulário 1C. O endereço está correto.
@Daniel As informações que eles precisam eu consegui visualizar, porém, se eles quiserem ler a certidão inteira, não vai dar. É melhor eu enviar a digitada por segurança? Esta eu não preciso apostilar né? Eu tenho uma cópia do livro também no computador e esta mais legível. Mas acredito que eles só aceitem a certidão reconhecida em cartório.
@Marcelo A minha certidão repográfica, não estava lá essas coisas para ler. Quem fez as notações, não caprichou muito. Achei por bem mandar a inteiro teor. Como eu mandei apostilar em Santa Catarina e lá o preço é de 37,00 por apostilamento, resolvi pecar pelo excesso e apostilei a inteiro teor também, embora, não precise apostilar as duas, só a repográfica já é suficiente. Chegou dia 01/04 lá, mas ainda não tive numeração. abs
Pessoal, para nacionalidade de maior de idade, casado, é preciso juntar a certidão de casamento? Já vi alguns processos caindo em exigência porque a certidão de casamento não foi juntada, mas isso é quando a pessoa mudou de nome e o casamento não consta da certidão de nascimento? Obrigada.
Comentários
Ela nasceu em 1984.
Para seu processo você vai precisar de
- Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
- Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
- Cópia do assento de nascimento de seu pai, pode ser esse impresso do civilonline mesmo.
- Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
Formulário 1C e instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Para pagamento com cartão de crédito (Apesar de indicar o endereço de Lisboa para envio dos documentos pode ser enviado pro ACP que é aceito sem problemas.)
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
ENDEREÇOS
Para o vale postal, se optar por esse meio de pagamento:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
4200-498 – Porto
Portugal
Fui casado e tive um filho em 2006, ai me separei em 2014 e nao me casei mais, agora em 2019 consigo a atribuicao por parte da minha mae que foi atribuida tb. A pergunta é:
Para a atribuicao do meu filho hj com 13 anos, preciso averbar meu casamento e depois meu divorcio?
Grato pela ajuda
1. Meu RG (carteira de Identidade) tem mais de 10 anos, pode ser a carteira de motorista ?
2. Como nunca usei o vale postal, entrei no site do correios para me informar como proceder e logo a primeira informação é esta abaixo:
"Quem pode usar:
Clientes que necessitem enviar ou receber dinheiro cuja finalidade seja Manutenção de Residentes ou Manutenção de Estudantes. As remessas que não se enquadram nessas finalidades, tais como pagamento de compras, pagamentos diversos, envio destinados a empresas, entre outros, não poderão ser aceitas."
Para obter informações mais precisas liguei para central de atendimento dos correios, a principio a atendente não soube a resposta mas após uma longa espera ela me retornou pedindo desculpas pela demora e disse que foi consultar a supervisão e confirmaram que agora este tipo de pagamento não pode mais ser feito com vale postal. Será que alguém tem um relato que fez esse tipo de pagamento neste últimos dias e conseguiu ??
1 - ACP aceita RG (menos de 10 anos de emissão), CNH na validade ou passaporte na validade e que contenha filiação.
2 - Oficialmente não existe o serviço de vale postal para pessoa jurídica mas tem agências que fazem normalmente. Veja http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
e http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13363/indicacao-de-agencia-do-correio-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo-que-aceita-o-vale-postal-para-irn-ip#latest
Lembrando que, se possível, prefira efetuar o pagamento por cartão de crédito que não tem o problema de ter algum atraso na entrega dos documentos e o vale postal expirar.
Fiz o Vale Postal na Ag. General Osório aqui do Rio sem o menor problema. Só tem que tomar cuidado com o valor do EURO. NÃO pode ser EURO EXPORTAÇÃO, ou chegará em Portugal com o valor menor que 175 euros! Tive esse problema na transcrição de casamento da minha mãe, por Tondela. Recebi um email avisando que faltavam 3 euros!! Fui correndo nos correios, fiz um outro VP de 6 euros e avisei, em resposta ao mesmo email que me mandaram, incluindo cópia do VP. O processo de transcrição levou 2 meses e já mandei minha documentação para a ACP do Porto. Você diz na agência dos Correios que o vale é para manutenção de residente, para o Sr. IRN- IP
O vale postal, as vezes da problema, seja pela cotação do Euro ou pelo prazo de retirada que a ACP tem...
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Eu coloco todos os documentos em um mesmo envelope e envio para o endereço abaixo.
Arquivo Central do Porto
4200-498 – Porto
Portugal
Preciso enviar algum resumo do que estou enviando ou algo mais além dos documentos exigidos.
Estou preocupado com as certidões por cópia reprográfica, elas não estão bem legíveis. Eu consegui ler com um esforço.
Caso o pessoal da ACP não consiga ler a certidão inteira, eles iram indeferir o processo?
As informações do que está sendo enviado já consta no formulário 1C.
O endereço está correto.
Eu tenho uma cópia do livro também no computador e esta mais legível. Mas acredito que eles só aceitem a certidão reconhecida em cartório.
A minha certidão repográfica, não estava lá essas coisas para ler. Quem fez as notações, não caprichou muito.
Achei por bem mandar a inteiro teor.
Como eu mandei apostilar em Santa Catarina e lá o preço é de 37,00 por apostilamento, resolvi pecar pelo excesso e apostilei a inteiro teor também, embora, não precise apostilar as duas, só a repográfica já é suficiente.
Chegou dia 01/04 lá, mas ainda não tive numeração.
abs
Nome: Martins
Enviado EMS no dia: 28/03/19
Recebido dia: 04/04/19 por Hermogenes.
Pagamento: vale postal