@vitorpivato, pode fazer seu processo pelo ACP sem transcrever o casamento de seu pai. Para seu processo você vai precisar de - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade, se pagar por cartão utilize o formulário que vai receber por e-mail. - Pagamento da taxa de 175 euros que pode ser feito por vale postal ou cartão de credito
Estou preenchendo o formulário 1C, fiquei com dúvida
- na filiação: a certidão de batismo portuguesa do meu avô o nome está Manoel e na certidão de nascimento do meu pai (requerente) o nome do meu avô está Manuel.
Pessoal, me surgiu uma dúvida igual a do Gabriel (posts acima):
1 - Paguei pelo cartão de crédito, e o no formulário que eles enviaram por e-mail está escrito: "Entregue ou enviado por correio para: Conservatória de Registros Centrais - Rua Rodrigo da Fonseca, 200 - 1099-003 Lisboa". Isso quer dizer que eu não posso enviar para o arquivo central de Porto?
Se vocês puderem me ajudar mais uma vez, agradeço!
Agora eu fiquei com dúvida.... Meu pai, em sua certidão de nascimento portuguesa, veio Manuel .... Porém, todos os outros documentos em que ele aparece ( minha certidão de nascimento e meu RG ) , ele está como Manoel.... A orientação que recebi aqui, foi a seguinte... Como era eu o solicitante e a nacionalidade seria para eu mesmo, que eu colocasse no Formulário 1C, como estava o nome do meu pai, nos meus documentos... Agora vendo essa orientação da @marcia, para a @Rita C, que seria para colocar como estava na certidão de nascimento, agora fiquei preocupado... Será que terei problemas ? Grato
@TeresaFarias17 aquele processo que vc mencionou em que o nome da portuguesa ficou como de solteira porque no Brasil foi retirado todos os sobrenomes de solteira foi concluído?
não terá problema algum. Esta diferença de Manoel para Manuel é foneticamente admissível. Na verdade, tanto faz se coloca o nome da certidão portuguesa ou dos seus documentos, porque o nome teria que ser igual (se não é, mas cai na regra aceita pela fonética, então tanto faz).
Na prática, no seu assento terá o nome do sei pai como está registrado em Portugal.
Boa noite, Pessoal! Estou ajudando uma amiga a tirar a cidadania da avó dela e surgiu uma dúvida. Como o bisavô dela nasceu antes de 1911 ela solicitou a certidão de nascimento dele pelo Arquivo Distrital, porém mandaram uma certidão digitada certificada. Não mandaram a cópia do livro. A digitada serve ou ela deve pedir a reprográfica? Outra dúvida: A certidão de óbito para comprovar a composição do nome pode ser a digitada ou também precisa ser reprográfica? Muito obrigada pela ajuda!
Não é uma boa ideia. Modelo 1C será aceito, mas essa diferença de tempo poderá ser encarada como algum tipo de fraude (não sei a idade de seu avô, mas aí correrá o risco de pedirem prova de vida).
Pague só quando tiver os documentos em mãos e for envia-los.
@eduardolopes pode ser habilitação,RG ou passaporte ! Deve ter data de emissão até 10 anos, cópia autenticada com apostilamento. Caso seja passaporte,deve indicar-se o nome completo do pai e da mãe.
Sobre a minha naturalidade, veio apenas "São Paulo, República Federativa do Brasil" em vez de "São Paulo, São Paulo, República Federativa do Brasil", mas a moça da ACP (para quem a CRC redirecionou o e-mail) informou que quando a "Freguesia e o conselho são a mesma, eles não duplicam.
Bom dia por favor incluam na planilha Atribuiçao Maira Lima, enviada via sedex mundi 29/03, recebido no ACPorto por Hermógenes 04/04 , alguem tem o link da planilha?
Bom dia pessoal. O processo da minha mãe foi concluído com sucesso. Ontem, recebemos a certidão pelo correio. N: 858xx / Maria Eilia. Recebido no porto: 03/12/2018 Finalizado: 21/03/2019
@FellipeSilvaSantos Tem uma aba na planilha chamada "Instruções de preenchimento". Dá uma olhada lá. É bem completa e ajuda bastante a fazer a inclusão da maneira correta.
Comentários
Raphael Moreira ( menor, 15 anos )
SEDEX EMS 25/03/2019
Objeto entregue ao destinatário HERMOGENES 03/04/2019
Para seu processo você vai precisar de
- Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
- Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade, se pagar por cartão utilize o formulário que vai receber por e-mail.
- Pagamento da taxa de 175 euros que pode ser feito por vale postal ou cartão de credito
Formulário 1C e instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
ENDEREÇOS
Para o vale postal:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Para pagamento com cartão de crédito
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Estou preenchendo o formulário 1C, fiquei com dúvida
- na filiação: a certidão de batismo portuguesa do meu avô o nome está Manoel e na certidão de nascimento do meu pai (requerente) o nome do meu avô está Manuel.
Como devo colocar?
obrigada.
1 - Paguei pelo cartão de crédito, e o no formulário que eles enviaram por e-mail está escrito:
"Entregue ou enviado por correio para: Conservatória de Registros Centrais - Rua Rodrigo da Fonseca, 200 - 1099-003 Lisboa". Isso quer dizer que eu não posso enviar para o arquivo central de Porto?
Se vocês puderem me ajudar mais uma vez, agradeço!
coloque como está na certidão portuguesa.
não há problema de encaminhar desse jeito ao ACP. Fique tranquilo.
Meu pai, em sua certidão de nascimento portuguesa, veio Manuel ....
Porém, todos os outros documentos em que ele aparece ( minha certidão de nascimento e meu RG ) , ele
está como Manoel....
A orientação que recebi aqui, foi a seguinte...
Como era eu o solicitante e a nacionalidade seria para eu mesmo, que eu colocasse no Formulário 1C, como estava o nome do meu pai, nos meus documentos...
Agora vendo essa orientação da @marcia, para a @Rita C, que seria para colocar como estava na certidão de nascimento, agora fiquei preocupado...
Será que terei problemas ?
Grato
não terá problema algum.
Esta diferença de Manoel para Manuel é foneticamente admissível.
Na verdade, tanto faz se coloca o nome da certidão portuguesa ou dos seus documentos, porque o nome teria que ser igual (se não é, mas cai na regra aceita pela fonética, então tanto faz).
Na prática, no seu assento terá o nome do sei pai como está registrado em Portugal.
OK, muito obrigado pelo retorno.
Outra dúvida: A certidão de óbito para comprovar a composição do nome pode ser a digitada ou também precisa ser reprográfica?
Muito obrigada pela ajuda!
uma pequena duvida a ACP do Porto aceita a CNH para processo de atribuição ?
Não é uma boa ideia. Modelo 1C será aceito, mas essa diferença de tempo poderá ser encarada como algum tipo de fraude (não sei a idade de seu avô, mas aí correrá o risco de pedirem prova de vida).
Pague só quando tiver os documentos em mãos e for envia-los.
Sim, aceita
Para atribuição pela ACP é preciso fazer o reconhecimento do tabelião nas certidões antes de apostilar?
Existe essa exigência?
Solicitei a retificação da minha certidão de nascimento portuguesa, que veio com um errinho no sobrenome da minha avó e foi bem rápido mesmo.
Agradeço às orientações do @Daniel Henriques.
Sobre a minha naturalidade, veio apenas "São Paulo, República Federativa do Brasil" em vez de "São Paulo, São Paulo, República Federativa do Brasil", mas a moça da ACP (para quem a CRC redirecionou o e-mail) informou que quando a "Freguesia e o conselho são a mesma, eles não duplicam.
Então, é normal vir só um dos nomes, certo?
Atribuiçao Maira Lima, enviada via sedex mundi 29/03, recebido no ACPorto por Hermógenes 04/04 , alguem tem o link da planilha?
segue o link....
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
O meu processo foi recebido dia 01/04, por esse mesmo Hermógenes....
Vamos torcer
Alguem poderia por favor incluir na planilha?
REQUERENTE: Rubens P. P.
VP Cartão de crédito 29/03/2019
ENVIADO Via DHL 01/04/2019
RECEBIDO por Hermogenes Moço 04/04/2019
O processo da minha mãe foi concluído com sucesso.
Ontem, recebemos a certidão pelo correio.
N: 858xx / Maria Eilia.
Recebido no porto: 03/12/2018
Finalizado: 21/03/2019