Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16526536556576581547

Comentários

• Liguei hj p LR pelo Skype logo as 9 hs de Portugal. Atendida em 20 minutos!
  • Processo de :

Raphael Moreira ( menor, 15 anos )
    SEDEX EMS 25/03/2019
    Objeto entregue ao destinatário HERMOGENES 03/04/2019
  • @vitorpivato, pode fazer seu processo pelo ACP sem transcrever o casamento de seu pai.
    Para seu processo você vai precisar de
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade, se pagar por cartão utilize o formulário que vai receber por e-mail.
    - Pagamento da taxa de 175 euros que pode ser feito por vale postal ou cartão de credito

Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

ENDEREÇOS
    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

Para pagamento com cartão de crédito
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
  • Olá pessoal!

Estou preenchendo o formulário 1C, fiquei com dúvida

- na filiação: a certidão de batismo portuguesa do meu avô o nome está Manoel e na certidão de nascimento do meu pai (requerente) o nome do meu avô está Manuel.

Como devo colocar?

obrigada.
  • Pessoal, me surgiu uma dúvida igual a do Gabriel (posts acima):

1 - Paguei pelo cartão de crédito, e o no formulário que eles enviaram por e-mail está escrito:
    "Entregue ou enviado por correio para: Conservatória de Registros Centrais - Rua Rodrigo da Fonseca, 200 - 1099-003 Lisboa". Isso quer dizer que eu não posso enviar para o arquivo central de Porto?

Se vocês puderem me ajudar mais uma vez, agradeço!
  • @Rita C,

coloque como está na certidão portuguesa.
  • @rafaelperonn,

não há problema de encaminhar desse jeito ao ACP. Fique tranquilo.
  • @Daniel Henriques, muito obrigado!
  • Agora eu fiquei com dúvida....
    Meu pai, em sua certidão de nascimento portuguesa, veio Manuel ....
    Porém, todos os outros documentos em que ele aparece ( minha certidão de nascimento e meu RG ) , ele
    está como Manoel....
    A orientação que recebi aqui, foi a seguinte...
    Como era eu o solicitante e a nacionalidade seria para eu mesmo, que eu colocasse no Formulário 1C, como estava o nome do meu pai, nos meus documentos...
    Agora vendo essa orientação da @marcia, para a @Rita C, que seria para colocar como estava na certidão de nascimento, agora fiquei preocupado...
    Será que terei problemas ?
    Grato
  • @TeresaFarias17 aquele processo que vc mencionou em que o nome da portuguesa ficou como de solteira porque no Brasil foi retirado todos os sobrenomes de solteira foi concluído?
  • @JCCS,

não terá problema algum.
    Esta diferença de Manoel para Manuel é foneticamente admissível.
    Na verdade, tanto faz se coloca o nome da certidão portuguesa ou dos seus documentos, porque o nome teria que ser igual (se não é, mas cai na regra aceita pela fonética, então tanto faz).

Na prática, no seu assento terá o nome do sei pai como está registrado em Portugal.
  • @marcia
    OK, muito obrigado pelo retorno.
  • Obrigada pelo esclarecimento @Marcia.
  • Bianca FreireBianca Freire Member
    editado April 2019
    Boa noite, Pessoal! Estou ajudando uma amiga a tirar a cidadania da avó dela e surgiu uma dúvida. Como o bisavô dela nasceu antes de 1911 ela solicitou a certidão de nascimento dele pelo Arquivo Distrital, porém mandaram uma certidão digitada certificada. Não mandaram a cópia do livro. A digitada serve ou ela deve pedir a reprográfica?
    Outra dúvida: A certidão de óbito para comprovar a composição do nome pode ser a digitada ou também precisa ser reprográfica?
    Muito obrigada pela ajuda!
  • @Bianca a certidão portuguesa digitada tem a mesma serventia q a certidão reprográfica .A certidão de óbito não precisa ser reprográfica.
  • Boa noite !
    uma pequena duvida a ACP do Porto aceita a CNH para processo de atribuição ?
  • @robsonfigueira,

Não é uma boa ideia. Modelo 1C será aceito, mas essa diferença de tempo poderá ser encarada como algum tipo de fraude (não sei a idade de seu avô, mas aí correrá o risco de pedirem prova de vida).

Pague só quando tiver os documentos em mãos e for envia-los.
  • @eduardo lopes,
    Sim, aceita
  • usuário novousuário novo Member
    editado April 2019
    @eduardolopes pode ser habilitação,RG ou passaporte ! Deve ter data de emissão até 10 anos, cópia autenticada com apostilamento. Caso seja passaporte,deve indicar-se o nome completo do pai e da mãe.
  • @andersonpereiragomes , ainda não. Processo foi numerado em 3/2 ainda em análise.
  • @VLADPEN muito obrigada pelas informações!
  • Bom dia! Alguém sabe quanto tempo demora pra sair o cartão cidadão/passaporte pelo consulado de São Paulo como pedido urgente?
  • Bom dia pessoal!

Para atribuição pela ACP é preciso fazer o reconhecimento do tabelião nas certidões antes de apostilar?

Existe essa exigência?
  • Só para atualizar vocês.

Solicitei a retificação da minha certidão de nascimento portuguesa, que veio com um errinho no sobrenome da minha avó e foi bem rápido mesmo.

Agradeço às orientações do @Daniel Henriques.

Sobre a minha naturalidade, veio apenas "São Paulo, República Federativa do Brasil" em vez de "São Paulo, São Paulo, República Federativa do Brasil", mas a moça da ACP (para quem a CRC redirecionou o e-mail) informou que quando a "Freguesia e o conselho são a mesma, eles não duplicam.

Então, é normal vir só um dos nomes, certo?

• Bom dia por favor incluam na planilha
    Atribuiçao Maira Lima, enviada via sedex mundi 29/03, recebido no ACPorto por Hermógenes 04/04 , alguem tem o link da planilha?
  • @maira lima
    segue o link....
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
    O meu processo foi recebido dia 01/04, por esse mesmo Hermógenes....
    Vamos torcer
  • O processo do meu sogro também chegou em ACP.

Alguem poderia por favor incluir na planilha?

REQUERENTE: Rubens P. P.
    VP Cartão de crédito 29/03/2019
    ENVIADO Via DHL 01/04/2019
    RECEBIDO por Hermogenes Moço 04/04/2019
  • Bom dia pessoal.
    O processo da minha mãe foi concluído com sucesso.
    Ontem, recebemos a certidão pelo correio.
    N: 858xx / Maria Eilia.
    Recebido no porto: 03/12/2018
    Finalizado: 21/03/2019

• Como eu faço pra Add meus dados na planilha? Não estou conseguindo
  • @FellipeSilvaSantos Tem uma aba na planilha chamada "Instruções de preenchimento". Dá uma olhada lá. É bem completa e ajuda bastante a fazer a inclusão da maneira correta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.