Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16556566586606611547

Comentários

• outra coisa: alguém daqui do fórum já usou os serviços de apostilamento do cartório de Santa Catarina? Como foi a experiência?
  • @andrezza ja tivemos informações q o serviço é bem competente.
  • Prezados, dúvida que surgiu aqui enquanto preencho o formulário: a portuguesa é nascida antes de 1911 e então vou anexar a certidão que obtive junto ao Arquivo Distrital do Porto. É uma certidão NARRATIVA, com todos os averbamentos já feitos (óbito e casamento). Vou ter problema por ser narrativa e não cópia integral?
    Tinha lido em algum lugar que poderia seria até melhor ser a narrativa pela questão da legibilidade, mas agora fiquei em dúvida.
  • @Renatasr85, não tem problema.
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado April 2019
    @Daniel Henriques, o livro onde se encontrava a certidão da minha mãe estava danificado e o cartório não queria me dar cópia reprográfica! Tive que entrar com um processo judicial para que um juiz autorizasse o fornecimento da cópia. Levou 5 meses, mas consegui. Para mim, a cópia estava ilegível, mas acho que eles devem usar lupa. Entrei com o processo por Tondela em junho do ano passado e a cidadania dela foi concedida, por atribuição, e a certidão chegou aqui em casa no final de dezembro! Minha mãe tem 88 anos e eles não pediram prova de vida, talvez por causa do reconhecimento por autenticidade do formulário! Dia 4 de janeiro enviei os documentos para transcrição do casamento, pelos correios, e chegaram em Tondela dia 21 de janeiro e dia 25 de março a certidão transcrita ficou pronta. Dia 1 de abril meu processo chegou ao ACP do Porto, mandei pela DHL e levou 4 dias úteis. Foi recebido pelo Hermógenes Moço.
  • Boa tarde!
    Poderiam me ajudar com duas dúvidas, por favor:
    1. Para pedir a cidadania de filhos cujo projenitor nasceu em Portugal, submeter pela ACP seria o mais indicado ou por alguma conservatória? Qual seria o mais rápido e seguro?
    2. Li em alguns comentarios do forum que o envio da documentaçao do Brasil para Portugal e de Portugal para o Brasil é bem demorada. Eu moro na Espanha e estou ajudando minha mãe na solicitação da cidadania. Eu poderia enviar os documentos dela da Espanha para a ACP e pedir para receber o documento final na Espanha também, pelo fato do tempo de envio ser mais rápido?
  • @Liane Alegria, logo seu processo fica pronto, a etapa mais difícil de conseguir a certidão de sua mãe já encerrou e o processo dela também está pronto.
    Na verdade não acredito que a prova de vida não tenha sido requisitada por conta da assinatura do formulário pois o reconhecimento por autenticidade é exigência para todos os processos, ACP está solicitando prova de vida regularmente e, nas outras conservatórias, é algo esporádico.
  • @Ana Carol Vieira,
    1 - ACP é o local mais rápido atualmente
    2 - Basta preencher no 1C o endereço da Espanha que toda correspondência será enviada para esse endereço.
  • @andrezza
    Eu usei os serviços do Cartório de Santa Catarina e são muito bons. Não deve nada aos de São Paulo ou outra cidade grande...
    Mandei documentos via Sedex na quinta-feira e recebi na terça-feira seguinte.
    Como mandei para ACP Porto em Março e eles receberam em 01/04, não sei dizer se deu algum problema.
    Mas, pelo que vi , estão todos dentro do padrão.
  • @liane alegria
    Parece que o Hermogenes estava de plantão nesse dia.
    Meus documentos também foram via DHL e chegaram dia 01/04 e foram recebidos por ele...
    Liguei dia 05/04 la ( 1:20 Hrs aguardando na linha, via Skype), mas, disseram que ainda era cedo para ter numeração e mandaram ligar semana que vem, que provavelmente teria....
    Agora vou esperar uns dias e ligo lá pela sexta-feira...
  • Robson

Se vc mandar a certidão marque o X no quadro 4.

Já no quadro 2 vc apenas marca o X nas opções mãe ou pai português. E tbm no quadrinho se vc pretende manter o mesmo nome, caso não queira mudar seu nome.

Quanto ao envio da folha com o código eu já vi pessoas que mandaram apenas a certidão em word (sem a folha com o código) e não tiveram problemas e tbm já vi pessoas mandando duas folhas pra ficarem mais seguras de que nada vai dar errado
  • Bom dia!
    Notícias de algum processo de Janeiro?
    @ANDREZZA alguém te respondeu?
  • Para fazer minha atribuição, posso preencher os dados do pai com o numero do assento somente? Ou enviar os numeros do cartao cidadao do pai? Ou do passaporte portugues? Obrigada
  • @luizanaferreira, os dados são do assento de nascimento somente, não são utilizados números de outros documentos portugueses no processo.
  • Conrado MRHConrado MRH Member
    editado April 2019
    Bom dia!

Eu enviei a documentação da minha mãe para o ACP (atribuição de nacionalidade) e o mesmo chegou dia 11/03, porém até agora não tive nenhuma resposta.

O que devo fazer?

Obrigado.
  • @ConradoMRH, o pessoal aqui costuma recomendar ligar para a Linha de Registo para conseguir o número do processo.
  • Uma pergunta pro pessoal que é responsável pela edição da planilha: vocês inserem apenas processos já numerados?
  • @Eneida Melo Sim, o preenchimento é realizado somente após obter o número do processo.
  • om dia amigos. Tendo concluído minha nacionalidade e da minha irmã com sucesso, agora estou ajudando meu primo a fazer a dele.
    A cidadã portuguesa é minha tia.
    Na certidão de nascimento portuguesa dela consta nome próprio "Isabel Mariana" de família de "Jesus Machado".
    Na cédula de identidade de estrangeiro dela consta nome "Isabel Mariana de Jesus Machado"
    No passaporte do meu primo consta na filiação "Isabel Mariana de Machado Campos"
    Na certidão de nascimento do meu primo consta "Isabel Mariana de Machado Campos", sendo que o pai (não português) foi o declarante.

Ele pode enviar os documentos assim? Ou é necessário fazer alguma retificação do nome da minha tia portuguesa, ou enviar certidão de casamento/divórcio deles?
    Obrigado!
  • Olá pessoal,
    Gostaria de informar que consegui ser atendida na ACP depois de quase duas horas de espera e fui informada que já tenho a cidadania portuguesa!!!
    Mas uma TUGA

Fiquei meio confusa, achei que eles mandariam uma carta ou e-mail informando, pois meu requerimento foi atendido em setembro...
    Cheguei a duvidar que a cidadania iria sair, mas felizmente deu tudo certo.
    Muito Obriga ao fórum, sem vocês e esse monte de informações aqui disponibilizados, não seria possível fazer sozinha, Muito obrigada...
  • @Daniel Henriques obrigada
  • KaoleKaole Member
    @AngelicaPrioste o seu processo era de quando?
  • @andrezza

Me tira uma duvida? Você é de SC?

Meu filho está em Florianópolis, sabe se o consulado de la faz CC? Agendei para ele aqui no Rio mas queria tentar em Florianópolis.
  • @Kaole mandei dia 9/5, caiu em exigência em 28/6, mandei o documento revisado dia 9/7 e saiu em setembro.
    Mas ninguém me avisou, isso é normal?
  • @Pedro precisa enviar junto ao processo a certidão de casamento ou óbito da ISABEL MARIANA para comprovar o nome completo ISABEL MARIANA DE MACHADO CAMPOS.
  • @robson a certidão de nascimento por cópia reprográfica é um documento apenas.
  • @robson a certidão por cópia reprográfica ja é uma certidão de inteiro teor..
  • editado April 2019
    Boa tarde (boa noite) a todos.
    Estive hj na acp do Porto para me informar sobre o processo da minha esposa q foi dado entrada em 05/02/19.
    Infelizmente obtive a informação que ainda nem começaram a trabalhar com os processos de janeiro.
    [APAGADO PELA MODERAÇÃO].
    Só resta mesmo esperar agora.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.