Você esteve no ACP...Deve ter percebido que se trata de uma repartição pequena...Com um número reduzido de funcionários... Eles estão recebendo um grande número de processos diariamente...O volume de trabalho é enorme...
Eu também já estive em diferentes Conservatórias em Portugal e vou tomar a liberdade aqui de discordar de seu comentário postado acima...
Infelizmente isso já está se tornando "normal": ao acabar os processos de um mês, eles analisam outros processos, provenientes de outros locais, e depois de algumas semanas "parados" eles voltam a analisar os "nossos" processos. Se eles seguirem o modo de trabalho das outras vezes (já é a quarta vez que eu vejo essa mesma situacao desde Maio/2018), eles devem ficar Abril sem analisar os processos de janeiros, e provavelmente voltarao a eles em Maio. Quando nós demos entrada presencialmente em processos em Janeiro desse ano, eles falaram que nem adiantaria PERGUNTAR do processo antes de 4 MESES (o que seria em Maio).
@LuizFabianoSoares, me perdoe, mas discordo de vc totalmente, a ACP é uma Conservatória, competente e de uma agilidade incrível, tenha um pouco mais de paciência, logo os processos finalizados surgem, muito boa sorte para vc.. beijinhos
Já estou nessa tem mais de 1 ano. Nesse período eu obtive com sucesso duas nacionalidades, a do meu pai e a minha. E uma das coisas que aprendi logo de cara foram: Conservatórias estão sujeitas a trabalhar com um largo número de requisições e que as pessoas que as tratam são em pequeno número.
Resolvi fazer um levantamento no Portal da Justiça (http://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas#&organismo=irn) para dar-lhes uma noção de que o trabalho deles é uma tarefa hercúlea: entre Janeiro e Dezembro do ano passado foram feitos 96943 pedidos de atribuição e 29136 pedidos de aquisição. No total, foram 126079 pedidos de nacionalidade!
Deve-se entender que Portugal é um país sério e que costuma levar tudo na risca na maior parte do tempo. E, se houve uma celeridade relâmpago na conclusão dos processos, isso foi meramente uma exceção. O problema é que por conta disso é que muitos acabam se iludindo e aí começam alguns atritos.
Tenham paciência e não culpem os funcionários das Conservatórias. Conseguir a nacionalidade em menos tempo do que em relação a realizá-la com um auxílio de um advogado, ou até mesmo não precisando passar por Lisboa, é um bônus. Além, é claro, da já conhecida economia no custo de se fazer um processo por essa via.
As vezes, penso que a tabela faz o papel do mocinho e do vilão: ao mesmo tempo que dá coragem para quem deseja apostar nesse modo, por outro, acaba trazendo dor de cabeça se o prazo de conclusão não corresponde ao que é mostrado ali.
@Pedro Antonio Pereira Jr, exatamente, as pessoas querem pressionar a ACP enquanto a gente nem imagina como eles estão "tirando leite de pedra", to vendo amigos fazendo processos italianos que demoram 4 anos no mínimo. Já estamos quase com 1 cidade portuguesa por mês de pedidos de nacionalidade, complicado
Fiz dois processos pela ACP (marido e filha) em 2018 e fiquei super satisfeita. E, se me permitem, o funcionalismo público brasileiro também é atolado de processos e não funciona tão mal assim, na maioria das repartições. Afinal, os documentos brasileiros foram obtidos em cartórios brasileiros (que são concessões públicas).
Consegui contato com a L.R. Liguei por volta de 8.30h (horário Brasil). Aguardei 1h15min. Processo da minha mãe numerado em 9/01/19 ainda está em análise.
@AngelicaPrioste para ter acesso às informações sobre os processos é necessário ligar na LR. As cartas costumam chegar com os avisos de conclusão de processos, porém existem extravios e demoram muito.
Quero ajudar a minha prima a tirar a cidadania dela. Mas para isso preciso fazer o processo da mãe dela, minha tia. Minha tia é separada, filha de portuguesa atribuída e não possui certidão de casamento, apenas da separação. Ela chegou a alterar o nome após o casamento, mas quando se separou permaneceu com o mesmo.
Minha dúvida seria nas etapas do processo. Primeiro seria a atribuição e depois a transcrição, certo? E depois eu poderia já fazer da minha prima? Ou preciso comunicar a Portugal sobre a separação? Se alguém puder me esclarecer, eu agradeceria : )
Oi Gente, bom dia! Hoje entrei no site do IRN e encontrei na página inicial, em "notícias", uma lista de balcões de nacionalidade. O texto diz que essa rede irá melhorar os serviços. O q vcs acham, seria viável buscar outras alternativas à ACP? Aí vai o link http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2019/balcoes-de-nacionalidade
Bom dia a todos! Sou nova no fórum, mas utilizei informações colhidas aqui para enviar meus documentos para fazer minha atribuição para o ACP. Porém, fiquei com uma pequena preocupação.
A minha mãe já fez a atribuição dela há alguns anos. Inclusive, ela já transcreveu o casamento com o meu pai, que foi o declarante no meu registro de nascimento. É por ela que eu estou pedindo a minha atribuição.
Acontece que um dos sobrenomes do meu pai está incorreto na minha certidão de casamento, e, por consequência, no meu R.G. (era Vitoi e ficou Vitor). Apesar de haver diferença na fonética, enviei o processo mesmo assim, pois o nome está correto na minha certidão de nascimento. Me parece um erro simples, e por isso resolvi arriscar. Vocês acham que é provável que meu processo caia em exigência por essa razão? Nesse caso, terei que corrigir minha certidão de casamento e fazer uma nova identidade?
A minha segunda preocupação é que, na certidão de nascimento dos meus filhos, o sobrenome do meu pai também está grafado incorretamente. Essa situação atrapalhará a futura atribuição deles, mesmo ele não sendo o português? Devo tentar fazer as correções nas certidões desde já?
A planilha voltou.... Percebi que processos recebidos pelos Hermogenes em 03/04, foram numerados 05/04...... 2 dias... Penso que o meu, que foi recebido pelo mesmo Hermogenes dia 01/04 , já deve ter sido numerado então. Vou dar uma ligada lá....
@vivianeviviane Não sei se estou certo, mas a data de publicação ou de efetivação é de 30/05/18.... Teria que tentar descobrir como andam os prazos nesses locais... Como é de 30/05/18, pode ser que estejam tomados de serviço também...
@maira lima adicionei seus dados na planilha. Você poderia informar quando e por qual empresa você fez o envio e qual foi o método de pagamento utilizado?
Comentários
Você esteve no ACP...Deve ter percebido que se trata de uma repartição pequena...Com um número reduzido de funcionários...
Eles estão recebendo um grande número de processos diariamente...O volume de trabalho é enorme...
Eu também já estive em diferentes Conservatórias em Portugal e vou tomar a liberdade aqui de discordar de seu comentário postado acima...
Cara acho que se informou errado o meu que é de fevereiro ja foi numerado.
E outra mesmo que demore 6 meses ja é muito melhor do que fazer pelo consulado onde a espera chega a quase um ano e meio
Conheço algumas pessoas que fizeram processos de outras nacionalidades(italiana e alemã) e demora MUITO mais..
Lembrando que essa história de haver pausas/atrasos nas trocas de meses (como aconteceu entre novembro/dezembro, onde eles ficaram "parados" durante um mes, e agora novamente entre dezembro/janeiro): a partir de Maio/2018 o ACP comecou a analisar também processos de naturalizacao (nao apenas atribuicao), processos oriundos da conservatória de Lisboa e demais conservatórias do distrito do Porto, e de outros distritos (Fonte: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/doutrina/pareceres/cd/despachos/2018/desp2018/downloadFile/attachedFile_f0/06CD2018.pdf?nocache=1527868557.68).
Infelizmente isso já está se tornando "normal": ao acabar os processos de um mês, eles analisam outros processos, provenientes de outros locais, e depois de algumas semanas "parados" eles voltam a analisar os "nossos" processos. Se eles seguirem o modo de trabalho das outras vezes (já é a quarta vez que eu vejo essa mesma situacao desde Maio/2018), eles devem ficar Abril sem analisar os processos de janeiros, e provavelmente voltarao a eles em Maio. Quando nós demos entrada presencialmente em processos em Janeiro desse ano, eles falaram que nem adiantaria PERGUNTAR do processo antes de 4 MESES (o que seria em Maio).
Resolvi fazer um levantamento no Portal da Justiça (http://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas#&organismo=irn) para dar-lhes uma noção de que o trabalho deles é uma tarefa hercúlea: entre Janeiro e Dezembro do ano passado foram feitos 96943 pedidos de atribuição e 29136 pedidos de aquisição. No total, foram 126079 pedidos de nacionalidade!
Deve-se entender que Portugal é um país sério e que costuma levar tudo na risca na maior parte do tempo. E, se houve uma celeridade relâmpago na conclusão dos processos, isso foi meramente uma exceção. O problema é que por conta disso é que muitos acabam se iludindo e aí começam alguns atritos.
Tenham paciência e não culpem os funcionários das Conservatórias. Conseguir a nacionalidade em menos tempo do que em relação a realizá-la com um auxílio de um advogado, ou até mesmo não precisando passar por Lisboa, é um bônus. Além, é claro, da já conhecida economia no custo de se fazer um processo por essa via.
As vezes, penso que a tabela faz o papel do mocinho e do vilão: ao mesmo tempo que dá coragem para quem deseja apostar nesse modo, por outro, acaba trazendo dor de cabeça se o prazo de conclusão não corresponde ao que é mostrado ali.
Já estamos quase com 1 cidade portuguesa por mês de pedidos de nacionalidade, complicado
E, se me permitem, o funcionalismo público brasileiro também é atolado de processos e não funciona tão mal assim, na maioria das repartições. Afinal, os documentos brasileiros foram obtidos em cartórios brasileiros (que são concessões públicas).
Processo da minha mãe numerado em 9/01/19 ainda está em análise.
Quando vc enviou os documentos, quer dizer, quando chegaram la ?
Para ver se já está na hora de eu ligar para pegar numeração...
Desculpe, fiz confusão....
Conforme postei anteriormente, a documentação da minha mãe chegou no ACP dia 11/03/19, porém até agora não entraram em contato.
O número para obter informações é este +351 22 557 3840 ?
Obrigado.
O telefone da LR é +351 211 950 500. Esse é o único meio para saber como anda seu processo, pois eles não entram em contato.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11670/regras-deste-forum#latest
Quero ajudar a minha prima a tirar a cidadania dela. Mas para isso preciso fazer o processo da mãe dela, minha tia.
Minha tia é separada, filha de portuguesa atribuída e não possui certidão de casamento, apenas da separação.
Ela chegou a alterar o nome após o casamento, mas quando se separou permaneceu com o mesmo.
Minha dúvida seria nas etapas do processo.
Primeiro seria a atribuição e depois a transcrição, certo? E depois eu poderia já fazer da minha prima? Ou preciso comunicar a Portugal sobre a separação? Se alguém puder me esclarecer, eu agradeceria : )
Hoje entrei no site do IRN e encontrei na página inicial, em "notícias", uma lista de balcões de nacionalidade. O texto diz que essa rede irá melhorar os serviços. O q vcs acham, seria viável buscar outras alternativas à ACP?
Aí vai o link http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2019/balcoes-de-nacionalidade
A minha mãe já fez a atribuição dela há alguns anos. Inclusive, ela já transcreveu o casamento com o meu pai, que foi o declarante no meu registro de nascimento. É por ela que eu estou pedindo a minha atribuição.
Acontece que um dos sobrenomes do meu pai está incorreto na minha certidão de casamento, e, por consequência, no meu R.G. (era Vitoi e ficou Vitor). Apesar de haver diferença na fonética, enviei o processo mesmo assim, pois o nome está correto na minha certidão de nascimento. Me parece um erro simples, e por isso resolvi arriscar. Vocês acham que é provável que meu processo caia em exigência por essa razão? Nesse caso, terei que corrigir minha certidão de casamento e fazer uma nova identidade?
A minha segunda preocupação é que, na certidão de nascimento dos meus filhos, o sobrenome do meu pai também está grafado incorretamente. Essa situação atrapalhará a futura atribuição deles, mesmo ele não sendo o português? Devo tentar fazer as correções nas certidões desde já?
Percebi que processos recebidos pelos Hermogenes em 03/04, foram numerados 05/04...... 2 dias...
Penso que o meu, que foi recebido pelo mesmo Hermogenes dia 01/04 , já deve ter sido numerado então.
Vou dar uma ligada lá....
Não sei se estou certo, mas a data de publicação ou de efetivação é de 30/05/18.... Teria que tentar descobrir como andam os prazos nesses locais... Como é de 30/05/18, pode ser que estejam tomados de serviço também...
Seria possível incluir um processo na Planilha do ACP , por favor ? Ou indicar alguém que possa me ajudar?
Processo 288XX/19 ( artigo 1C)
Wilson Alves
Protocolado 08/04/2019 pessoalmente e pago em dinheiro
Grata
Maira L. R. de Lima
recebido ACP 04/04
numerado 08/04
XXX87/19
Obrigadaa