Caso você esteja disposta a desembolsar os 10 euros, pode pedir pela civil online, talvez ele te informem o numero ou façam a checagem para você. As vezes vale mais a pena do que o desgaste das ligações.
@Fcamuri sua tia terá que primeiro transcrever o casamento da mãe dela, depois fazer o processo de atribuição e por fim fazer a transcrição de casamento dela para poder atribuir sua prima. Um processo de cada vez.
@viviane muitas dessas conservatórias são as chamadas "ciladas" que tem um péssimo atendimento e extremamente demoradas .Quem quiser arriscar..... Essa lista é do ano passado.
@Eneida Melo, que bom! Fico mais tranquila! Imaginei que era um erro simples, ainda mais que está apenas no nome do meu pai. Mas depois vi alguns foristas dizendo que os erros eram relevados quando não havia mudanças fonéticas. Por isso fiquei um pouco preocupada. Tomara que dê tudo certo!
@LaraAlonsoMoreira Eu vou ligar nessa quinta ou sexta-feira lá. Acho que o Sr Hermogenes, deve ter recebido varios processos ao longo da semana e deixou para numerar na sexta feira, dia 05.... No dia 05/04, quando liguei, ainda não havia numerado...Mas, pelo que vi na planilha, pode ser que o meu, tenha sido numerado no dia 05/04 a tarde.... Se vc olhar na planilha, vai ver que tem alguns processos recebidos dia 02/04, numerados dia 05... Também vai ver que a sequencia de numeração, tem uma sequencia e pula uns numeros, que pode ser os nossos e de outros que ainda não pegaram... Assim que eu ligar lá, tendo noticias eu coloco aqui.
Boa noite a todos, Desde já agradeço toda ajuda que obtive aqui no fórum. Vou enviar, em breve, o pedido de atribuição da minha avó para ACP Porto. Primeiro transcrevi o casamento dos meus bisavós em Ponta Delgada, que já está quase finalizado. Assim que terminarem eu enviarei o processo de atribuição. Gostaria que vocês que tem mais experiência pudessem me confirmar se os documentos que irei enviar estão corretos ou falta ainda alguma coisa:
- Assento de batismo da minha bisavó (enviado para mim, por correio, pelo Arquivo Distrital de Leiria) - Transcrição do casamento da minha bisavó e bisavô (feito em Ponta Delgada) - Certidão de nascimento da minha vó (Cópia de inteiro teor por cópia reprográfica - apostilada) - RG da minha vó (autenticado em cartório) - Formulário 1C (autenticado em cartório) - Vale postal de 175 euros
Sei que pode ser uma dúvida básica, mas estou com receio de mandar faltando alguma coisa.
@rafaeltrouble a lista está quase correta. Você precisa também apostilar a cópia autenticada do RG e certifique-se de que este documento esteja dentro de sua validade legal, que é de 10 anos.
Outra coisa: certifique-se de que o casamento da sua avó foi averbado na certidão de nascimento dela. Se não estiver lá peça para o cartório fazer a anotação. Caso contrário você terá que enviar uma cópia, em inteiro teor e apostilada, da certidão de casamento dela.
@rafaeltrouble se a sua avó tiver mais de 70 anos, aconselho fazer a prova de vida no consulado, pois ACP tem exigido. Não são todos os casos que pedem, mas é preferível pecar pelo excesso. Algumas pessoas mandaram a copia do RG com emissão há menos de 1 mês e foi aceito. Outros mandaram prova de vida feita em cartório ( que é caríssimo), e não aceitaram...
Eu agendei a prova de vida para o meu sogro no consulado de SP e foi bem simples, mas demorou pra conseguir agendamento ( 2 meses)
Pessoal. no meu skype nunca consigo sequer começar uma ligação. Avisa que o telefone +351211950500 está indisponível...alguém sabe de algo acontecendo com a linha ou é o meu skype mesmo?
Bom dia Acabei de ligar na LR.... Liguei as 7:15 hrs ( horario Brasil ) e demorei o tempo recorde de 54 minutos para ser atendido. Recebi o numero de meu processo... 289XX/2019 Jose Carlos Carvalho da Silva Eu inseri na planilha, conforme as instruções. Peço que os moderadores confirmem para saber se preenchi corretamente. Agora é acender velas... Obrigado
Bom dia, só para informação: vi uma mulher postando no grupo do Facebook dizendo que ligou hoje pra LR, processo numerado em 03/01/2019 ainda em análise... vamos torcer para que estejam trabalhando nos processos de janeiro essa semana e que comecem a "soltar" os processos na semana que vem!!
@almeidafabi Gostaria muito que isso acontecesse, mas acho difícil, ein... meu palpite é que os processos de janeiro começarão a pipocar na semana de 29/04.
@PauloBenith nem brinca com isso kkk eu e meu namorado temos passagem so de ida pro dia 12/05, a cidadania dele tem que sair até la! (a minha eu ja tenho)
Últimas dúvidas para o envio do processo a ACP: 1. Farei o pagamento com meu cartão, tanto do processo da minha mãe, quanto da minha tia (irmã da minha mãe). 2. Farei o apostilamento com SC, preço melhor e como alguns relatos aqui do Fórum, entrei em contato com o Sr. Sérgio pelo whatsapp, que informou valores, inclusive valor de sedex e orientação quanto seguro para envio. 3.Tendo todos os documentos em mãos: RG (autenticado e apostilado); Certidões de nascimento inteiro teor por cópia repográfica (apostiladas); formulário 1C (que será enviado via email, após pagamento efetuado via cartão, reconhecido por autencidade); cópia simples do assento de batismo por narrativa do meu avô português ( meu tio providenciou em 2011 esse assento quando realizou sua atribuição,onde conta toda a vida civil do meu avô, nascimento, batismo, casamentos,óbitos e foi feito pelo Arquivo da Universidade de Coimbra). 4.Vou enviar pela DHL, como indicaram aqui, mais rápido e seguro, incluso um valor de $16 pelo seguro, que cobre até $1000,00, serviço um pouco mais caro, que vale a segurança. Enviando no mesmo envelope os dois processos, da minha mãe e minha tia, pois são independentes um do outro, dentro em envelopes distintos. Preciso enviar algum envelope para devolução de algum informe/documento pela ACP? (pois pela lista do Consulado exigem um envelope extra). 5.Tendo a confirmação da chegada na ACP, devo ligar na LR (número que informam aqui e por Skype) para saber se foi enumerado? Se sim, após a chegada da documentação, após quanto tempo devo ligar? ou é desnecessário, qualquer exigência a ACP entra em contato? Como estou vendo que o prazo tem sido de 3 a 4 meses para a finalização dos processos, entendo que não há necessidade dessa angústia, de ligar, etc. 6.Como funciona essa planilha do fórum, que todos informam processos?
Pessoal liguei hoje na LR por volta das 9h30 (horário de brasilia) e fiquei 51 min para ser atendida.
Requerente Maria da Piedade K. Envio 08/03/2019 por EMS Processo recebido 21/03/19 por Ana Santos numerado 270xx/2019 em 01/04/19 pagamento por cartão
Podem inserir na planilha, por favor? Como só consegui fazer a prova de vida ontem no consulado (por questões medicas de minha avó), pensei em já mandar para anexar no processo, antes de cair em exigência. Ela tem 83 anos. O que acham? Obrigada!
Boa tarde pessoal!!! estou com problema fui autenticar i formulário 1C em são paulo (cartório da vila formosa zona leste ) disseram que teriam que riscar o formulário onde estava em branco. Alguém poderia me informar onde conseguiram autenticar o formulário sem riscar?aqui em são paulo?
@Amanda depois que o processo for numerado vc pede para alguém aqui do tópico ACP colocar seu processo na planilha e depois é só seguir os que forem concluidos.
Comentários
Caso você esteja disposta a desembolsar os 10 euros, pode pedir pela civil online, talvez ele te informem o numero ou façam a checagem para você. As vezes vale mais a pena do que o desgaste das ligações.
ESTOU ENVIANDO UM PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO PARA ACP DO PORTO
ESCREVO O QUE NO ENVELOPE?COMO TITULO?
ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE?
Eu vou ligar nessa quinta ou sexta-feira lá.
Acho que o Sr Hermogenes, deve ter recebido varios processos ao longo da semana e deixou para numerar na sexta feira, dia 05....
No dia 05/04, quando liguei, ainda não havia numerado...Mas, pelo que vi na planilha, pode ser que o meu, tenha sido numerado no dia 05/04 a tarde....
Se vc olhar na planilha, vai ver que tem alguns processos recebidos dia 02/04, numerados dia 05...
Também vai ver que a sequencia de numeração, tem uma sequencia e pula uns numeros, que pode ser os nossos e de outros que ainda não pegaram...
Assim que eu ligar lá, tendo noticias eu coloco aqui.
Desde já agradeço toda ajuda que obtive aqui no fórum.
Vou enviar, em breve, o pedido de atribuição da minha avó para ACP Porto.
Primeiro transcrevi o casamento dos meus bisavós em Ponta Delgada, que já está quase finalizado.
Assim que terminarem eu enviarei o processo de atribuição.
Gostaria que vocês que tem mais experiência pudessem me confirmar se os documentos que irei enviar estão corretos ou falta ainda alguma coisa:
- Assento de batismo da minha bisavó (enviado para mim, por correio, pelo Arquivo Distrital de Leiria)
- Transcrição do casamento da minha bisavó e bisavô (feito em Ponta Delgada)
- Certidão de nascimento da minha vó (Cópia de inteiro teor por cópia reprográfica - apostilada)
- RG da minha vó (autenticado em cartório)
- Formulário 1C (autenticado em cartório)
- Vale postal de 175 euros
Sei que pode ser uma dúvida básica, mas estou com receio de mandar faltando alguma coisa.
Desde já, agradeço.
Outra coisa: certifique-se de que o casamento da sua avó foi averbado na certidão de nascimento dela. Se não estiver lá peça para o cartório fazer a anotação. Caso contrário você terá que enviar uma cópia, em inteiro teor e apostilada, da certidão de casamento dela.
Não são todos os casos que pedem, mas é preferível pecar pelo excesso.
Algumas pessoas mandaram a copia do RG com emissão há menos de 1 mês e foi aceito. Outros mandaram prova de vida feita em cartório ( que é caríssimo), e não aceitaram...
Eu agendei a prova de vida para o meu sogro no consulado de SP e foi bem simples, mas demorou pra conseguir agendamento ( 2 meses)
Acabei de ligar na LR.... Liguei as 7:15 hrs ( horario Brasil ) e demorei o tempo recorde de 54 minutos para ser atendido.
Recebi o numero de meu processo...
289XX/2019
Jose Carlos Carvalho da Silva
Eu inseri na planilha, conforme as instruções.
Peço que os moderadores confirmem para saber se preenchi corretamente.
Agora é acender velas...
Obrigado
Obrigada pela informação!
Acredito que o do Rapha, meu filho tenha sido também.
O meu processo e do meu pai também foram com ele e foi tudo rápido! Tomara que esses também!
Últimas dúvidas para o envio do processo a ACP:
1. Farei o pagamento com meu cartão, tanto do processo da minha mãe, quanto da minha tia (irmã da minha mãe).
2. Farei o apostilamento com SC, preço melhor e como alguns relatos aqui do Fórum, entrei em contato com o Sr. Sérgio pelo whatsapp, que informou valores, inclusive valor de sedex e orientação quanto seguro para envio.
3.Tendo todos os documentos em mãos:
RG (autenticado e apostilado); Certidões de nascimento inteiro teor por cópia repográfica (apostiladas); formulário 1C (que será enviado via email, após pagamento efetuado via cartão, reconhecido por autencidade); cópia simples do assento de batismo por narrativa do meu avô português ( meu tio providenciou em 2011 esse assento quando realizou sua atribuição,onde conta toda a vida civil do meu avô, nascimento, batismo, casamentos,óbitos e foi feito pelo Arquivo da Universidade de Coimbra).
4.Vou enviar pela DHL, como indicaram aqui, mais rápido e seguro, incluso um valor de $16 pelo seguro, que cobre até $1000,00, serviço um pouco mais caro, que vale a segurança.
Enviando no mesmo envelope os dois processos, da minha mãe e minha tia, pois são independentes um do outro, dentro em envelopes distintos. Preciso enviar algum envelope para devolução de algum informe/documento pela ACP? (pois pela lista do Consulado exigem um envelope extra).
5.Tendo a confirmação da chegada na ACP, devo ligar na LR (número que informam aqui e por Skype) para saber se foi enumerado? Se sim, após a chegada da documentação, após quanto tempo devo ligar? ou é desnecessário, qualquer exigência a ACP entra em contato? Como estou vendo que o prazo tem sido de 3 a 4 meses para a finalização dos processos, entendo que não há necessidade dessa angústia, de ligar, etc.
6.Como funciona essa planilha do fórum, que todos informam processos?
Grata!!
Requerente Maria da Piedade K.
Envio 08/03/2019 por EMS
Processo recebido 21/03/19 por Ana Santos
numerado 270xx/2019 em 01/04/19
pagamento por cartão
Podem inserir na planilha, por favor?
Como só consegui fazer a prova de vida ontem no consulado (por questões medicas de minha avó), pensei em já mandar para anexar no processo, antes de cair em exigência. Ela tem 83 anos. O que acham?
Obrigada!
O formulário 1C deve ter a assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE.
estou com problema fui autenticar i formulário 1C em são paulo (cartório da vila formosa zona leste ) disseram que teriam que riscar o formulário onde estava em branco.
Alguém poderia me informar onde conseguiram autenticar o formulário sem riscar?aqui em são paulo?