Vou falar da experiência que tivemos. A mãe da minha esposa tem mais de 70 anos. Não enviamos prova de vida para o ACP, entretanto, como tivemos que fazer algumas alterações em certidões, ela teve que tirar segunda via do RG.. Enviamos este RG recente e acredito que a assinatura do 1C por autenticidade também conte a favor. Afinal, ela foi até o cartório assinar. A atribuição dela foi concluída este mês, sem qualquer tipo de exigência.
Se conseguisse fazer a prova no Consulado, seria uma garantia de que não enfrentará este problema no futuro, atrasando a conclusão do processo. No nosso caso, o RG recente e o 1C foram considerados.
Bom dia, tenho 3 processos para lançar a lanilha mas não esotu conseguindo editar. Alguem poderia, por gentileza, lança-los lá? são 3 irmãos 1) Waldemar Rodriges de lIma - enviado DHL - recebido em 11/3/19 por Isabel Ferreira. Numerado em 15/3/19 processo numero 225XXX 2) Wilma da Conceição Miranda de Lima - enviado DHL- recebido 11/3/19 por Isabel Ferreira. Numerado em 15/3/19 - processo numero 226XX/19 3) Valdir Miranda de LIma - enviado DHL - recebido 11/3/19 por Isabel Ferreira. Numerado 15/3/19 - processo numero 225XX/19 Obrigada
@kaole e @cleberson123 o processo de meu irmão foi recebido no fim de Dezembro/2018, porém numerado somente em 03/01/2019, na segunda-feira ligamos na LR e ainda não tinha despacho.
@anacloyola, 4 meses após a numeração, sendo que vc foi pessoalmente? Nossa, está demorando muito mais que antigamente... Antes, 3 meses no total era muito tempo, agora pelo visto é o mínimo.
Pessoal, estou com uma dúvida, pedi minha certidão de inteiro teor por cópia reprográfica no cartório e solicitei que reconhecessem firma do escrivão, mas não especifiquei o reconhecimento, precisava ser reconhecimento por autenticidade? Vou buscar as certidões hoje e ver qual reconhecimento foi feito, se não for por autenticidade terei que solicitar outra? Ou posso pedir para que façam na mesma? Desculpem as mil perguntas, mas só me atentei a isso agora. Obrigada!
@gabrielmachadors É que começou o horário de verão no final de março. Então, pra ligar para a linha de registros agora, tem que ser entre 5 da manhã e 1 da tarde.
@gabrielmachadors no domingo entramos no horário de verão aqui em Portugal. Agora são 4h de diferença para o BR, ou seja, ligue para LR entre 5h e 13h do Brasil.
Liguei hoje para LR (aprox 9:20h no Brasil) e após 1:11h aguardando fui atendida e me informaram o número do processo da minha sogra enviado no começo de fevereiro. O processo está em análise e a atendente informou que estão trabalhando nos de dezembro no momento.
@robsonfigueira, não tem problema nenhum, no campo "Nome Próprio" coloque o(s) nomes do titular do cartão e no "Apelido" os sobrenomes e, em "Nome de Requerente", o seu nome completo.
Pessoal, O processo de atribuição de nacionalidade de meu pai foi concluído. Quero dar entrada no meu, é necessário transcrição de casamento dos meus pais? E poderiam me apontar o link com a relação de documentos, para o processo de atribuição de nacionalidade pela ACP do Porto. Obrigado!
@BiancaAbreu é necessário sim o reconhecimento de firma do notário que assina a certidão, porém, não há reconhecimento de firma por autenticidade nesse caso, apenas por semelhança.
@PauloBenith ah entendi, sabia que eu tinha visto que precisava de reconhecimento em algum lugar, quando fiz o da minha mãe, mas não recordava se era por autenticidade ou semelhança. Peguei os documentos no cartório e foram feitos por semelhança mesmo, estou aliviada por estar correto. Muito Obrigada!
Comentários
Vou falar da experiência que tivemos. A mãe da minha esposa tem mais de 70 anos. Não enviamos prova de vida para o ACP, entretanto, como tivemos que fazer algumas alterações em certidões, ela teve que tirar segunda via do RG.. Enviamos este RG recente e acredito que a assinatura do 1C por autenticidade também conte a favor. Afinal, ela foi até o cartório assinar. A atribuição dela foi concluída este mês, sem qualquer tipo de exigência.
Se conseguisse fazer a prova no Consulado, seria uma garantia de que não enfrentará este problema no futuro, atrasando a conclusão do processo. No nosso caso, o RG recente e o 1C foram considerados.
1) Waldemar Rodriges de lIma - enviado DHL - recebido em 11/3/19 por Isabel Ferreira. Numerado em 15/3/19 processo numero 225XXX
2) Wilma da Conceição Miranda de Lima - enviado DHL- recebido 11/3/19 por Isabel Ferreira. Numerado em 15/3/19 - processo numero 226XX/19
3) Valdir Miranda de LIma - enviado DHL - recebido 11/3/19 por Isabel Ferreira. Numerado 15/3/19 - processo numero 225XX/19
Obrigada
Alguém que ligou depois das 5 da manhã daqui (umas 6 ou 7 horas, por exemplo) conseguiu ser atendido? Quanto tempo demorou?
@philippassos Aqui o link.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
O Apostilamento, se vc fizer em Santa Catarina, sai $37,00 por documento......
abs
Liguei hoje para LR (aprox 9:20h no Brasil) e após 1:11h aguardando fui atendida e me informaram o número do processo da minha sogra enviado no começo de fevereiro. O processo está em análise e a atendente informou que estão trabalhando nos de dezembro no momento.
Não é permitida a divulgação de grupos de whatsapp, facebook, etc... aqui no fórum.
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
O processo de atribuição de nacionalidade de meu pai foi concluído.
Quero dar entrada no meu, é necessário transcrição de casamento dos meus pais?
E poderiam me apontar o link com a relação de documentos, para o processo de atribuição de nacionalidade pela ACP do Porto.
Obrigado!