Se sua certidão por cópia repografica, tiver aquelas anotações manuais no livro, com letra meio "garrancho", sugiro que vc mande junto a certidão nascimento por inteiro teor ( a digitada ). Assim, o conservador, se não entender algo que está escrito, ele confere pela digitada..... A minha , nem eu conseguia entender o garrancho das anotações, então, por segurança, pedi a digitada também e mandei tudo junto semana passada....
Bom dia! Liguei na LR hj às 7h e depois de 1h e 5min de espera fui atendida.. O processo da minha mãe (Rose Araujo), de 10/12, foi finalizado. Já me passaram o número do assento. Muito obrigada!
Quanto ao processo de adoção, a sentença brasileira deverá ser homologada em Portugal através da revisão e reconhecimento de sentença estrangeira para que tenha validade em Portugal.
Vale lembrar que em Portugal faz distinção entre filhos legítimos e adotados. Os legítimos obtém a nacionalidade originária (atribuição) e os adotados a nacionalidade derivada (naturalização), devendo comprovar efetiva ligação com a comunidade nacional portuguesa.
Acp exigiu a certidão de casamento do pai do meu amigo que é português e casou no Brasil,ele mandou o processo em Novembro e essa semana chegou a carta na exigência na casa dele, porque eles não mandaram um e-mail? , mandam carta registrada que chega quase no tempo de vencer o prazo que eles dão, mandamos vários e-mail perguntando do processo, e eles nunca respondem ,ele pegou a certidão de batismo do pai Português no consulado , enviou toda a documentação e caiu na exigência da certidão de casamento.
@Simeia Lobato ACP nunca atende o telefone, e MUITO RARAMENTE responde e-mail. Praticamente a ÚNICA forma de verificar se o processo caiu em exigência ou nao, além de esperar a carta, é ligando para a Linha de Registos. Eles NUNCA enviam exigência por email. De certa forma, a culpa é dos correios brasileiros, que levam 4 meses pra entregar uma carta vinda de Portugal. Aqui na Europa eu já recebi carta deles, e chega em no MÁXIMO 1 semana.
parabéns pelo lindo gesto de amor ao próximo, seu e de sua esposa. Complementando o @Vlad Pen, lembro que a adoção deve ser plena, para que a criança tenha acesso à nacionalidade, e por decisão transitada em julgado. Caso venha a adotar fora de Portugal, esta decisão terá que ser homologada em tribunal português.
Eu vou entrar com um pedido de nacionalidade por atribuição para neto (meu avô era português). Juntei todos os documentos (além de autenticar e apostilar). Mas fiquei com algumas dúvidas:
- Posso enviar o processo (de atribuição para neto de português) para o ACP do Porto? - Caso possa, o endereço seria este abaixo? Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 - Porto
- Por último. Sou casado (com uma brasileira). É necessário enviar a certidão de casamento? Ou posso averbar o casamento após o processo?
@robsonfigueira, essa certidão do seu avó é de batismo? Se for terá que juntar a certidão de casamento ou óbito dele, inteiro teor apostilada, para comprovação da fixação do nome completo na maioridade uma vez que no registro de batismo consta(m) apenas o(s) nome(s) próprios. Todas as certidões brasileiras tem que ser originais e apostiladas. A certidão de nascimento de sua mãe tem que ser modelo reprografia e apostilada.
@fernandomsilva, processos de netos somente em Lisboa. A averbação do casamento só é feita após o processo de nacionalidade concluído, é um outro processo.
@Robson tire todas as dúvidas em um unica postagem.Vc tem que pedir um assento certificado junto ao Arquivo da Madeira no endereço do Link que vc passou acima. Se vc possuir o assento de batismo, não precisará preencher o quadro 2. OBS: antigamente não existiam certidões de nascimento.Os nascidos eram registrados em PARÓQUIAS e então chamados de assentos de batismo.
@robsonfigueira, pelo link que você passou me parece que já estão averbados tanto o casamento como o óbito no registro em Portugal. Espere o documento chegar para conferir, se já estiver averbado não precisa enviar a certidão para comprovação da fixação do nome na maioridade.
A lista dos documentos para o processo de atribuição: 1. Certidão de nascimento do interessado por cópia reprográfica e apostilada; 2. Cópia devidamente autenticada e apostilada do RG(menos de 10 anos de emissão) ou CNH na validade ou Passaporte na validade, desde que contenha filiação; 3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório; 4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento. No caso da sua mãe o original que vai chegar de Portugal. 5. Pagamento por vale postal ou cartão de crédito (175 euros)
Se sua mãe teve alteração no nome pelo casamento e isso não estiver averbado na certidão de nascimento dela ou peça para averbar antes da emissão da certidão ou terá que enviar também certidão de casamento de sua mãe inteiro teor para justificar a alteração do nome.
Duvida no preenchimento do 1C usando a CNH. Qual o numero devo usar? O que esta impresso em negrito na lateral a esquerda da foto ou numero de registro em vermelho Obrigado pela ajuda
Bom dia a todos Lembrando que a partir de hoje, entrou o horário de verão em Portugal e aumentou em uma hora o fuso....Agora são 4 horas.... Vamos ter que cair da cama as 5 da manhã, para poder ter chances de ligar na conservatória.....
@Bruno Marinho, 1 - Não, uma geração de cada vez. As conservatórias não acetam processos que dependem um da conclusão do outro juntos. 2 - Sim, terá que transcrever o casamento para depois fazer seu processo 3 - Transcrição por Ponta Delgada, atribuição pelo ACP.
Estou auxiliando dois amigos a fazerem seus processos (já que fiz o do meu pai, meu e da minha irmã com toda essa informação maravilhosa dos moderadores, principalmente, e usuários). Enviaremos pra ACP, como fiz com os nosso.
Porém, o processo deles tem a mãe portuguesa (e não o pai). Lembro que li algo sobre saber quem foi o declarante e quanto tempo depois da criança nascer foi feita a certidão de nascimento. Qual seria a diferença sendo a mãe? Precisam acrescentar alguma documentação?
Eles já tem a transcrição de casamento dos pais. Precisa enviar cópia (qual tipo)?
Li alguns (muitos) posts, mas não achei informação. Obrigada!
Boa noite, Poderiam tirar uma dúvida, por favor! Minha atribuição e do meu irmão, saíram em jul/18, do meu irmão chegou, mas não o assento, apenas uma correspondência informando o registro, meu nem isso. Li aqui no fórum, em outra discussão, que não estão mais enviando os assentos, por causa de extravios. Isso significa que tanto eu, como meu irmão teremos que tirar no civil on line? Se sim, alguém poderia informar como se faz?
Aguarde a transcrição de casamento dos seus avós e peça a atribuição da sua mãe Depois faça a transcrição de casamento dos seus pais e,finalmente,a sua atribuição
Comentários
Se sua certidão por cópia repografica, tiver aquelas anotações manuais no livro, com letra meio "garrancho", sugiro que vc mande junto a certidão nascimento por inteiro teor ( a digitada ). Assim, o conservador, se não entender algo que está escrito, ele confere pela digitada.....
A minha , nem eu conseguia entender o garrancho das anotações, então, por segurança, pedi a digitada também e mandei tudo junto semana passada....
Obrigada @Adrianaian pela informação.
Quanto ao processo de adoção, a sentença brasileira deverá ser homologada em Portugal através da revisão e reconhecimento de sentença estrangeira para que tenha validade em Portugal.
Vale lembrar que em Portugal faz distinção entre filhos legítimos e adotados. Os legítimos obtém a nacionalidade originária (atribuição) e os adotados a nacionalidade derivada (naturalização), devendo comprovar efetiva ligação com a comunidade nacional portuguesa.
Alguém sabe dizer se preciso levar aquele formulário de averbação de casamento preenchido e autenticado do Brasil ou lá em Portugal são outros 500?
Muito obrigado.
Eles NUNCA enviam exigência por email.
De certa forma, a culpa é dos correios brasileiros, que levam 4 meses pra entregar uma carta vinda de Portugal. Aqui na Europa eu já recebi carta deles, e chega em no MÁXIMO 1 semana.
parabéns pelo lindo gesto de amor ao próximo, seu e de sua esposa.
Complementando o @Vlad Pen, lembro que a adoção deve ser plena, para que a criança tenha acesso à nacionalidade, e por decisão transitada em julgado. Caso venha a adotar fora de Portugal, esta decisão terá que ser homologada em tribunal português.
Eu vou entrar com um pedido de nacionalidade por atribuição para neto (meu avô era português). Juntei todos os documentos (além de autenticar e apostilar). Mas fiquei com algumas dúvidas:
- Posso enviar o processo (de atribuição para neto de português) para o ACP do Porto?
- Caso possa, o endereço seria este abaixo?
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 - Porto
- Por último. Sou casado (com uma brasileira). É necessário enviar a certidão de casamento? Ou posso averbar o casamento após o processo?
Agradeço desde já.
Todas as certidões brasileiras tem que ser originais e apostiladas.
A certidão de nascimento de sua mãe tem que ser modelo reprografia e apostilada.
OBS: antigamente não existiam certidões de nascimento.Os nascidos eram registrados em PARÓQUIAS e então chamados de assentos de batismo.
A lista dos documentos para o processo de atribuição:
1. Certidão de nascimento do interessado por cópia reprográfica e apostilada;
2. Cópia devidamente autenticada e apostilada do RG(menos de 10 anos de emissão) ou CNH na validade ou Passaporte na validade, desde que contenha filiação;
3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório;
4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento. No caso da sua mãe o original que vai chegar de Portugal.
5. Pagamento por vale postal ou cartão de crédito (175 euros)
Se sua mãe teve alteração no nome pelo casamento e isso não estiver averbado na certidão de nascimento dela ou peça para averbar antes da emissão da certidão ou terá que enviar também certidão de casamento de sua mãe inteiro teor para justificar a alteração do nome.
Qual o numero devo usar?
O que esta impresso em negrito na lateral a esquerda da foto ou numero de registro em vermelho
Obrigado pela ajuda
Abs
Lembrando que a partir de hoje, entrou o horário de verão em Portugal e aumentou em uma hora o fuso....Agora são 4 horas....
Vamos ter que cair da cama as 5 da manhã, para poder ter chances de ligar na conservatória.....
Estou aguardando a transcrição do casamentos dos meus avós, para tirar da minha mãe e meu filho. Duvidas:
1- Posso enviar todas juntas?
2- Terei que transcrever o casamento da minha mãe, que é divorciada?
3- A melhor opção é ACP?
Grato.
1 - Não, uma geração de cada vez. As conservatórias não acetam processos que dependem um da conclusão do outro juntos.
2 - Sim, terá que transcrever o casamento para depois fazer seu processo
3 - Transcrição por Ponta Delgada, atribuição pelo ACP.
Estou auxiliando dois amigos a fazerem seus processos (já que fiz o do meu pai, meu e da minha irmã com toda essa informação maravilhosa dos moderadores, principalmente, e usuários). Enviaremos pra ACP, como fiz com os nosso.
Porém, o processo deles tem a mãe portuguesa (e não o pai). Lembro que li algo sobre saber quem foi o declarante e quanto tempo depois da criança nascer foi feita a certidão de nascimento. Qual seria a diferença sendo a mãe? Precisam acrescentar alguma documentação?
Eles já tem a transcrição de casamento dos pais. Precisa enviar cópia (qual tipo)?
Li alguns (muitos) posts, mas não achei informação. Obrigada!
Poderiam tirar uma dúvida, por favor!
Minha atribuição e do meu irmão, saíram em jul/18, do meu irmão chegou, mas não o assento, apenas uma correspondência informando o registro, meu nem isso. Li aqui no fórum, em outra discussão, que não estão mais enviando os assentos, por causa de extravios. Isso significa que tanto eu, como meu irmão teremos que tirar no civil on line? Se sim, alguém poderia informar como se faz?
obrigada
Veja como solicitar a certidão em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
E tenho que esperar concluir aquisição dela, para depois fazer a transcrição do casamento dela, e depois fazer a minha, correto?
Aguarde a transcrição de casamento dos seus avós e peça a atribuição da sua mãe
Depois faça a transcrição de casamento dos seus pais e,finalmente,a sua atribuição
Sendo a mãe portuguesa e casada,basta transcrever o casamento e isso,pelo que entendi,já foi feito
Então,basta enviar os documentos normalmente