Boa tarde, consegui falar na linha de Registros agora e consegui pegar os dados do processo de meu pai, se alguem consegui adicionar a planilha por favor segue
Tipo de pagamento : Cartão Marcio Artur Godoi Enviado : 12/02/2019 (EMS) Chegada : 18/02/2019 (recebido por Hermogenes Moço) Numerado em: 27/02/2019 Processo 183XX/2019 Situação : Analise
Tem sido muito bom ter conhecido o fórum, todas as informações e ajuda tem facilitado minha busca para o sonho da nacionalidade portuguesa...agradeço a todos pela grande ajuda!
Estou preparando os documentos para atribuição do meu pai , pela ACP. Fiquei com uma dúvida, a certidão do meu avô português me foi enviada pelo Arquivo de Coimbra, é uma folha simples constando .... "que é uma fotocópia, com valor de certidão, reprodução fiel do assento de batismo de Manuel, filho de...freguesia....concelho e ano 1889."... na outra folha tem a foto do livro.
Minha dúvida....: devo anexar essa certidão junto com os documentos enviados, ou tiro uma cópia e envio a cópia?
Carlos Fonseca TIMELINE 01/02/2019 - Envio 04/02/2019 - Chegada em Portugal 08/02/2019 - Entrou em análise 18/02/2019 - Processo 126xx/19 Situação - Em Analise.
@diegomendes23, q história é essa? Caramba, nunca vi um caso assim...rsrsrs. Portuguesa desde 1982 e não sabia!! Ainda bem que foi indeferido por uma boa causa...Parabéns!
Nem me fale, quando escutei a minha mulher falando a palavra indefirido eu quase tive um infarto, fiz tudo com tanto carinho, eu que preenchi tudo, paguei e enviei.
Mas se minha mulher não tivesse brigado pelo telefone a atendente não teria falado que ela tinha um assento de nascimento e o número, os portugueses que só respondem o que foi perguntado, não consigo entender isso ahuahuahu
Podem me tirar uma dúvida. Atualmente eu moro em Dublin, alguém sabe me dizer se a ligação sai cara para Portugal? ou, compensa eu fazer o plano pelo skype?
@lisandracf, Gostei muito da sua historia de tenacidade. Voce foi uma desbravadora, passando por caminhos que ninguem tinha trilhado ainda. Imagino como deve ter sido navegar com vento contrario e notas de desencorajamento por todo lado. Pode "ventilar" um pouco que faz parte.
Nao acredito que voce tenha perdido o entusiasmo e agora que recebeu os louros da vitoria vai amolecer. Claro que nao. Sera uma motivação para o recomeço.
Va em frente, buscar por novos desafios e por outros mares nunca dantes navegados, pois como dizia Camoes: Que da Ocidental praia Lusitana Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram...
E aqueles, que por obras valerosas Se vão da lei da morte libertando; Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte
gostaria de tirar 2 dúvidas sobre transcrição de casamento / atribuição de cidadania para menor pelo ACP.
Caso: adquiri minha cidadania recentemente. Sou casado no Brasil e tenho interesse em transmitir a cidadania para meus filhos (um menino e uma menina, ambos menores e ambos declarados por mim no registro de nascimento; não vou transmitir a cidadania para minha esposa porque ela já é espanhola).
1a pergunta: sei que posso seguir por dois caminhos (1) solicitar primeiro a transcrição do casamento (por Ponta Delgada) e depois solicitar a atribuição da cidadania (pelo ACP), (2) ou ainda realizar a atribuição da cidadania diretamente pelo ACP sem a transcrição do casamento. No entanto, na intenção de não ter nenhum problema futuro, existe alguma diferença entre esses duas vias? Ou algum é mais indicado?
2a pergunta: eu e minha esposa estamos cadastrados no processo de adoção (mas sem prazo para conclusão). Nesse caso, seguir uma dessas vias é obrigatório para que eu possa transmitir a cidadania? Caso não seja obrigatório, qual das duas possibilidades é a mais indicada?
@Samir já que vc tem intenção de adotar uma pessoa, sugiro que vc faça a transcrição de casamento em Ponta Delgada (será exigida no caso de futuro pedido de nacionalidade para o filho adotado)e depois a atribuição dos filhos no ACP do Porto ou Tondela.
Gente, bom dia. Consegui ligar para linha de registros hoje cedo depois de 1h e 15 minutos mais ou menos e meu processo foi numerado!!!! Enviei dia 18/01 Foi recebido dia 29/01 pela Hemogenes Me disseram que está em análise e que era para ligar daqui a dois meses para saber se foi finalizado, sendo que o meu processo completou 2 meses hoje. O que eu faço a partir de agora? Espero mais 1 mês e peço a certidão pelo civil online?
@Angela Moreira. Sugiro que vc ligue daqui uns 20 ou 30 dias para saber se nao teve alguma exigencia etc... Se tudo correr bem acredito que só deva sair o assento la metade de maio entao nao vale a pena pedir no civil online sem a certeza do despacho!
Mas se tivesse tido alguma exigência eles já não entrariam em contato ou então mandariam a documentação de volta nesse prazo de 2 meses que se passaram? Eu mandei a documentação certa. A documentação passa por essa fase de análise quando eles julgam que há a possibilidade de alguma divergência ? Por exemplo: se outro documento não tiver divergência nem falta de documentação, esse processo “pula” essa etapa de análise ou independente se tá certa ou não a documentação tem que passar por essa fase de análise por que é procedimento padrão? É que eu fiquei nervosa agora pelo oq você disse de q possa haver exigência. Obrigada
@Angela Moreira, o processo é numerado e vai para a fila aguardar a análise, somente quando o conservador pegar os documentos para analisar é que pode ocorrer alguma exigência. Se não tiver nenhum problema o conservador da o despacho favorável e vai para registro, se tiver algum problema é solicitada alguma informação ou documento adicional (exigência).
@AngelaMoreira o processo de análise é independente se está correta ou não a documentação, eles só informam a exigência no final do processo. Já que seu processo foi recebido em 29/01, provavelmente ele foi numerado em fevereiro (aconselho perguntar a data da numeração do processo na proxima vez que ligar), e você deve contar o prazo a partir da data da numeração e não da data que o processo chegou em Portugal. Supondo que seu processo tenha sido numerado no meio de fevereiro (que é o prazo médio, umas duas semanas após a chegada dos documentos em Portugal), é provável que seu processo demore agora de 3 a 4 meses para conclusão (prazo que está demorando atualmente), então deve ficar pronto lá pra maio ou junho.
Finalmente conseguimos ter o processo da mãe da minha esposa concluído. Foram 3 anos entre busca de certidões em Portugal e no Brasil, processos para retificação, transcrições de casamentos, e a ansiedade destes últimos 3 meses. A ajuda deste forum tem papel fundamental no nosso sucesso. Gostaríamos de compartilhar com todos a nossa alegria!
Agora, é transcrever o casamento, iniciar o processo da minha esposa e posteriormente dos nossos filhos. Nos parece que será mais tranquilo pois todas as certidões estão localizadas e sem erros. Mas em caso de problemas, já sabemos para onde correr rs
Mais uma vez, muito obrigado a todos que nos proporcionaram este momento.
Planilha atualizada.
Numerado em 27/12/2018 Registro em 12/03/2019 Concluído em 27/03/2019
Meu pai é o português e ele foi o declarante. Na minha certidão de inteiro teor (que já está apostilada) consta inclusive que os dois eram solteiros quando fui registrada. Nasci em 1974 e meus pais só casaram em 1981.
Ainda não dei entrada porque como em Maio vou à Portugal, estava esperando para dar entrada pessoalmente mas... com essa nova exigência de documentos creio que não seja possível... Ainda tenho esperança de ter havido um equívoco e a documentação necessária ser a inicialmente mencionada: 1- Original da minha certidão de nascimento por fotocópia do livro, emitida pelo Cartório e legalizada com apostilha (JÁ PRONTA) 2- Cópia autenticada do seu documento de identificação e legalizado com apostilha (JÁ PRONTA) 3- O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório (FARIA DIRETAMENTE NA ACP) 4- Vale postal no valor de 175,00 €, emitido em nome de IRN-Instituto dos Registos e do Notariado, IP Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto
Obrigada pelas respostas. Vou aguardar mais 30 dias e na próxima vez q ligar perguntarei a data da numeração e como está o andamento. O atendente não foi muito solicito.
Bom Dia !! Gostaria de tirar uma dúvida com vcs . Através desse fórum consegui tirar a cidadania do meu pai . Agora vamos tirar dos filhos ( minha , da minha irmã e do meu irmão ) Ai vai a duvida !! Minha irmã é casada e tem um filho : E la precisa enviar a certidão de nascimento dela ou a de casamento ? Por que pergunto isso: Ela apos tirar a cidadania dela ela vai pedir a o filho e no nome do filho consta o sobrenome do pai . ( só para não ter problema para tirar a do filho depois ) OBS: O nome de casamento dela acrescentou o nome do marido ( como é de tradição )
@Fabio h s, ela tem que mandar obrigatoriamente a certidão de nascimento dela. Se não estiver averbado o casamento e alteração de nome na certidão de nascimento terá que mandar também a certidão de casamento inteiro teor apostilada, isso para justificar a alteração do nome entre a certidão de nascimento e o documento de identidade. No cartório peça para verem se está averbado o casamento e, caso não esteja, para ser averbado o antes de ser emitida a certidão de nascimento dela assim economiza nessa certidão de casamento e apostilamento. Depois de sua irmã ter o processo de nacionalidade finalizado terá que transcrever o casamento em Portugal para, somente depois, poder passar a nacionalidade para o filho.
@Fabio h s, depende. Se ele foi o declarante do nascimento pode fazer pelo ACP sem transcrever o casamento mas, caso não tenha sido, terá que transcrever o casamento dele antes.
Comentários
se alguem consegui adicionar a planilha por favor
segue
Tipo de pagamento : Cartão
Marcio Artur Godoi
Enviado : 12/02/2019 (EMS)
Chegada : 18/02/2019 (recebido por Hermogenes Moço)
Numerado em: 27/02/2019
Processo 183XX/2019
Situação : Analise
Alivio e raiva ao mesmo tempo...kkkkkkk
ainda bem....
parabens
Tem sido muito bom ter conhecido o fórum, todas as informações e ajuda tem facilitado minha busca para o sonho da nacionalidade portuguesa...agradeço a todos pela grande ajuda!
Estou preparando os documentos para atribuição do meu pai , pela ACP. Fiquei com uma dúvida, a certidão do meu avô português me foi enviada pelo Arquivo de Coimbra, é uma folha simples constando .... "que é uma fotocópia, com valor de certidão, reprodução fiel do assento de batismo de Manuel, filho de...freguesia....concelho e ano 1889."... na outra folha tem a foto do livro.
Minha dúvida....: devo anexar essa certidão junto com os documentos enviados, ou tiro uma cópia e envio a cópia?
Dados do processo do meu pai para registro:
Carlos Fonseca
TIMELINE
01/02/2019 - Envio
04/02/2019 - Chegada em Portugal
08/02/2019 - Entrou em análise
18/02/2019 - Processo 126xx/19
Situação - Em Analise.
Seguimos aguardando...
Você deve enviar esta certidão certificada que vc recebeu.
Nem me fale, quando escutei a minha mulher falando a palavra indefirido eu quase tive um infarto, fiz tudo com tanto carinho, eu que preenchi tudo, paguei e enviei.
Mas se minha mulher não tivesse brigado pelo telefone a atendente não teria falado que ela tinha um assento de nascimento e o número, os portugueses que só respondem o que foi perguntado, não consigo entender isso ahuahuahu
Pode "ventilar" um pouco que faz parte.
Nao acredito que voce tenha perdido o entusiasmo e agora que recebeu os louros da vitoria vai amolecer.
Claro que nao. Sera uma motivação para o recomeço.
Va em frente, buscar por novos desafios e por outros mares nunca dantes navegados, pois como dizia Camoes:
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca dantes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram...
E aqueles, que por obras valerosas
Se vão da lei da morte libertando;
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte
gostaria de tirar 2 dúvidas sobre transcrição de casamento / atribuição de cidadania para menor pelo ACP.
Caso: adquiri minha cidadania recentemente. Sou casado no Brasil e tenho interesse em transmitir a cidadania para meus filhos (um menino e uma menina, ambos menores e ambos declarados por mim no registro de nascimento; não vou transmitir a cidadania para minha esposa porque ela já é espanhola).
1a pergunta: sei que posso seguir por dois caminhos (1) solicitar primeiro a transcrição do casamento (por Ponta Delgada) e depois solicitar a atribuição da cidadania (pelo ACP), (2) ou ainda realizar a atribuição da cidadania diretamente pelo ACP sem a transcrição do casamento. No entanto, na intenção de não ter nenhum problema futuro, existe alguma diferença entre esses duas vias? Ou algum é mais indicado?
2a pergunta: eu e minha esposa estamos cadastrados no processo de adoção (mas sem prazo para conclusão). Nesse caso, seguir uma dessas vias é obrigatório para que eu possa transmitir a cidadania? Caso não seja obrigatório, qual das duas possibilidades é a mais indicada?
Muito obrigado desde já pelas respostas!
Esse campo de alteração de nome pode deixar em branco.
O vale postal internacional é feito nas agências do correios. Existem vários tópicos aqui no forum sobre como e onde fazer.
Entretanto, o meio de pagamento cartão de crédito internacional é melhor e menos problemático pois não tem prazo para resgate como há no VP.
Sobre o pagamento com cartão:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-por-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa
Foi recebido dia 29/01 pela Hemogenes
Me disseram que está em análise e que era para ligar daqui a dois meses para saber se foi finalizado, sendo que o meu processo completou 2 meses hoje. O que eu faço a partir de agora? Espero mais 1 mês e peço a certidão pelo civil online?
Finalmente conseguimos ter o processo da mãe da minha esposa concluído. Foram 3 anos entre busca de certidões em Portugal e no Brasil, processos para retificação, transcrições de casamentos, e a ansiedade destes últimos 3 meses. A ajuda deste forum tem papel fundamental no nosso sucesso. Gostaríamos de compartilhar com todos a nossa alegria!
Agora, é transcrever o casamento, iniciar o processo da minha esposa e posteriormente dos nossos filhos. Nos parece que será mais tranquilo pois todas as certidões estão localizadas e sem erros. Mas em caso de problemas, já sabemos para onde correr rs
Mais uma vez, muito obrigado a todos que nos proporcionaram este momento.
Planilha atualizada.
Numerado em 27/12/2018
Registro em 12/03/2019
Concluído em 27/03/2019
Bom fim de semana!
Meu pai é o português e ele foi o declarante.
Na minha certidão de inteiro teor (que já está apostilada) consta inclusive que os dois eram solteiros quando fui registrada. Nasci em 1974 e meus pais só casaram em 1981.
Ainda não dei entrada porque como em Maio vou à Portugal, estava esperando para dar entrada pessoalmente mas... com essa nova exigência de documentos creio que não seja possível...
Ainda tenho esperança de ter havido um equívoco e a documentação necessária ser a inicialmente mencionada:
1- Original da minha certidão de nascimento por fotocópia do livro, emitida pelo Cartório e legalizada com apostilha (JÁ PRONTA)
2- Cópia autenticada do seu documento de identificação e legalizado com apostilha (JÁ PRONTA)
3- O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório (FARIA DIRETAMENTE NA ACP)
4- Vale postal no valor de 175,00 €, emitido em nome de
IRN-Instituto dos Registos e do Notariado, IP
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto
Gostaria de tirar uma dúvida com vcs . Através desse fórum consegui tirar a cidadania do meu pai . Agora vamos tirar dos filhos ( minha , da minha irmã e do meu irmão )
Ai vai a duvida !!
Minha irmã é casada e tem um filho : E la precisa enviar a certidão de nascimento dela ou a de casamento ?
Por que pergunto isso: Ela apos tirar a cidadania dela ela vai pedir a o filho e no nome do filho consta o sobrenome do pai . ( só para não ter problema para tirar a do filho depois )
OBS: O nome de casamento dela acrescentou o nome do marido ( como é de tradição )
Não sei se deu para entender ?
Fico no aguardo de uma ajuda
Obrigado
antes de ser emitida a certidão de nascimento dela assim economiza nessa certidão de casamento e apostilamento.
Depois de sua irmã ter o processo de nacionalidade finalizado terá que transcrever o casamento em Portugal para, somente depois, poder passar a nacionalidade para o filho.
Obrigado pelas informações