Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16446456476496501547

Comentários

• @Marcia
    @Lilianfs13

Muito obrigado pelas informações, irei lá no cartório amanhã para ver se resolvo essa questão de averbar o casamento na certidão.

Agradeço muito!
  • @julianabcorreia O Civil Online de fato tem apresentado problemas na hora de fazer o pagamento por cartão de crédito. Eu estava tentando conseguir a certidão de nascimento atualizada da minha mãe para verificar a transcrição de casamento e não estava conseguindo.

Mas no dia 17/03 parece que o problema foi consertado, como discutido aqui nesse tópico abaixo, tanto que eu consegui a certidão.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/191532

Não sei se agora o problema voltou ou se você está caindo nesse erro por outro motivo.
  • Ola! Pretendo encaminhar o pedido de atribuição da minha AVÓ (filha de portuguesa) pela ACP Porto, a fim de poder dar início à atribuição de minha mãe e, posteriormente, de mim mesma.

Pedi a certidão (em meio físico) de nascimento da minha bisavó portuguesa porque era muito antiga (de 1905), conforme orientaram aqui no fórum. A certidão de nascimento da portuguesa está ok, com transcrições já de casamento e óbito.

Minha dúvida: com as transcrições de casamento e óbito da portuguesa já averbadas em seu assento de nascimento em Portugal, minha avó de fato precisa apresentar, no pedido de atribuição, a "certidão autenticada e apostilada, inteiro teor, de casamento da sua mãe, a portuguesa"? Vi mencionarem aqui que esse documento seria pra comprovar a adoção do nomes dos pais, mas como o casamento da portuguesa já está averbado não sei se é imprescindível.

Se alguém puder esclarecer, agradeço. Obrigada.
  • @Andre vc pode pedir o CC no consulado de SP , mas terá q fornecer o e endereço de um amigo ou parente q more no estado e é claro, comparecer no consulado de SP.
  • @MatheusCF, @julianabcorreia,

ainda está instável.
  • @Renatasr85,

basta encaminhar o assento português que possui, uma vez que o casamento já está averbado nele.

Os demais documentos são necessários.
    Se sua avó mudou de nome ao casar, e este casamento não estiver averbado na certidão de nascimento reprográfica de sua avó, terá que enviar também a certidão de casamento dela (avó), de inteiro teor digitada e apostilada.
  • Prezados e Prezadas, boa tarde!

Gostaria de solicitar a atribuição de minha mãe qual o método mais rápido e o que seria necessário ?

• @MatheusCP e @Marcia, na sexta eu mandei um email para o suporte do Civil Online e me responderam que ainda estão com problemas, mas a sugestão do pessoal lá no outro tópico parece ter funcionado, que é usar um cartão virtual! Acabei de tentar e apareceu a página do próprio Civil Online confirmando o pagamento! \o/ Agora é aguardar pra ver se vão enviar!
    Muito obrigada pelo retorno de vocês!
  • @Marcia obrigada, Márcia.
    Vou providenciar a prova de vida também junto ao consulado porque a solicitante é idosa (85 anos) e quero evitar exigência futura. Tomara que dê tudo certo. Obrigada a todos, mantenho-os informado sobre o andamento.

• MatheusCFMatheusCF Member
    editado March 2019
    @julianabcorreia De nada! Que bom que funcionou! No meu caso acabei nem precisando usar um cartão virtual. Devo ter dado sorte e feito a transação num momento em que o sistema tava de bom humor.
  • O processo da minha esposa foi encaminhado para registro no dia 04/03/2019, até agora não saiu o assento de nascimento no civil online, recebei até um e-mail falando que não foi achado e que irão aguardar surgir no sistema.
    Tem algum lugar que possa ligar para ver o que está acontecendo? Passagens compradas e mais esse problema ocorrendo, muito tempo para a realização do registro.
  • O formulario 1C, o campo 3 , não preenche mesmo ........????? Está escrito "Preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado"
    Como o interessado sou eu e eu quem vou assinar e reconhecer firma autentica, deve ser isso mesmo...???
    obrigado
  • @daniel henriques
    Era somente essa dúvida.
    Tudo preenchido, agora só levar na DHL e aguardar.
    Como sempre, muito obrigado.
  • @diegomendes23 eu tô na mesma situação, muito chateada, processo aprovado desde 03/03 aguardando registo.
    Já mandei email pra tudo quanto é lugar reclamando.
  • @JCCS,

Esse campo é destinado ao procurador. Não preencher.

Boa sorte!
  • ANDREROLFSENANDREROLFSEN Member
    editado March 2019
    Boa tarde.. recentemente(mês 11) mandei o processo do meu tio 87 anos "o que fiz para não cair em exigência de prova de vida" pedi para ele tirar uma segunda via(devido a idade é de graça) do R.G. com data de 10 adias antes de enviar o processo no poupatempo... processo deferido em janeiro 2019 sem exigencia ... fica a dica ...ou seja enviando um documentos com data atual entendem que o solicitante esta vivo né... mas não sei se todos la pensam assim...boa sorte a todos....
  • @ANDREROLFSEN, fiz o RG da minha avó de 98 anos no RJ e não foi de graça, paguei um Duda de 38 reais.
  • ANDREROLFSENANDREROLFSEN Member
    editado March 2019
    @Eneida Melo em SPO a isenção esta valendo veja ....O governador xxxxxxxxxxxxxpromulgou, no início deste mês, lei que isenta da taxa relativa à emissão da segunda via da carteira de identidade as mulheres com mais de 60 anos e os homens com mais de 65 anos de idade. Também ficam isentas as pessoas que se encontrarem desempregadas há mais de três meses etc.... OBS: isto desde 2001...
  • Meus amigos, alguém do começo de Janeiro, alguma novidade sobre os processos ?
  • O processo de meu filho chegou na ACP em 03/12/2018. Ficou pronto em 22/03/19.
  • Quero tirar uma dúvida: meu processo chegou em Porto em 25/03, agora qual é o procedimento? eu espero uns 20 dias para ligar lá, e pegar a numeração do processo, é isso?
  • @Fellipe Silva

É isso. Aguarde 21 dias. (E se ainda estiver complicado por lá e na LR, aguarde uns 28.)
  • @Renata ACP continua recebendo processos.
  • @SAMANTHA3 o seu já foi numerado? o meu chegou em 22/02/2019
  • @ANDREROLFSEN Enviei do meu avô também, mas toda documentação dele era recentíssima, também não caiu em exigência

• @drakunder o meu chegou dia 14/02, segundo eles foi numerado dia 20/02 . Achei rápido rs rs agora é conter a ansiedade. Boa sorte para nós !!!
  • lisandracflisandracf Member
    editado March 2019
    Bom dia! Queria chamar atenção pra diferença entre os status de registro e concluído. Tem gente fazendo confusão na planilha.
    Obs.: Continuo aguardando o registro, desde 03/03.
  • Pessoal, bom dia.

Tenho um amigo português que quer solicitar atribuição da filha brasileira.

ACP ainda aceita solicitações sem transcrição de casamento?

O caso dele é complicado pois esta filha é de um segundo casamento e o primeiro está averbado.

Adicionalmente, informo que ele foi o declarante do nascimento na certidão desta filha brasileira.

Obrigado!

• @Marcello Moraes se o pai é o português, ACP aceito o pedido de atribuição sem problemas, não é necessário transcrever casamento nem justificar nada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.