Pessoal, boa noite, podem me tirar uma dúvida? O ACP não exige transcrição do casamento em processos de atribuição de pai para filho apenas quando o português é o declarante do nascimento? No meu caso, a minha avó portuguesa, mãe do meu pai também português que declarou meu nascimento. Ainda assim preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais? Muito obrigado
@Juliano_fabris, se sua avó que declarou seu nascimento terá que fazer a transcrição de casamento dos seus pais. ACP só não exige transcrição quando o pai português é casado com estrangeira e o pai foi o declarante do nascimento do filho(a).
Boa noite, estou preenchendo o formulario 1c para minha atribuicao, e me surgiu uma duvida, o nome da minha mae, no meu RG ( que é o que vou mandar) esta o nome de casada, e a certidao de casamento que o consulado enviou tambem fala que ela alterou o nome, so que ela se divorciou, mas para preencher o formulario 1c mantenho o nome de casada? Como no meu RG e certidao de nascimento?
@Eliana2019, @marcuspergentino Normalmente quando os documentos chegam a conservatória é feita uma conferência para ver se o processo é viável (se tem as certidões, formulário, etc...) e logo após é sacado o vale e os documentos vão para a fila de numeração do processo. Quando tem algum problema e os documentos demoram muito a chegar e o vale expira as conservatórias tem devolvido pelo motivo do vale ter expirado. Antigamente até guardavam a documentação e entravam em contato solicitando envio de novo vale mas, com o aumento do número de processos, não tem sido mais esse o procedimento. Por isso agora recomendamos fazer o pagamento por cartão de crédito, que não tem prazo de validade definido, ou envio por DHL, entregue em 3 a 4 dias úteis, assim não corre o risco do VP expirar já que os correios volta e meia tem problemas de atraso na entrega.
@JPPedrosa Não, foi pago com cartão do Banco do Brasil da minha esposa... Mas, segundo o e-mail que eu enviei a IRN na semana passada e respondido muito rapidamente, disseram que a bandeira Mastercard, funciona bem, mas que a Bandeira Visa é a que apresenta mais problemas... O meu, foi VISA. Tentei 3 vezes, na quarta foi.... Curiosamente que quando foi e consegui pagar, era até bem cedo o horário.... Umas 7:00 hrs da manhã, horário Brasil. abs
Bom dia @igorelaura, estou com 3 processos dos meus filhos numerados em Janeiro, um no dia 03/01 e outros dois no dia 18/01, amanhã irei ligar na linha de registros e informo aqui o andamento, se houve novidades ou não... Abraço,
Bom dia, só pra avisar que o processo da minha irmã que foi despachado dia 19/03/2019, foi registrado dia 27/03/2019, já temos o número de assentamento, saiu ontem. Recebemos a informação através de email.
Processo sem urgência, ela deu entrada pessoalmente no dia 07/12/2018.
Fica um obs: já é a segunda vez que eles enviam o número do assentamento com o /2018, sendo que na verdade é /2019, pois foi registrado esse ano. No meu eles enviaram /2018, assim como da minha irmã.
Desde pequena eu sonhava com essa oportunidade. Sempre quis morar na Europa, mas tinha em mente que precisaria da cidadania pra fazer sentido. Dizem que isso é coisa de português. Que brasileiro daria um jeitinho e iria nem que fosse ilegalmente.
Mas eu não direito à cidadania portuguesa, que era restrita ao meu pai ( neto de português).
Existia muita especulação sobre uma possível alteração na lei, que me beneficiaria. Eu já passava dos 20 anos, “velha” segundo uns e outros.
Mas a teimosia ( de portuguesa, ora pois) era grande e eu revirava esse assunto dias e noites. Minhas amigas indo morar fora, e eu aqui sonhando e alimentando esse projeto.
Fiz diversos orçamentos com especialistas no assunto, e tive o desprazer de chegar em um advogado muito malandrinho, que além de querer que eu entregasse tudo pronto na mão dele cobraria honorários absurdos, sempre com o alerta de que despesas extras poderiam acontecer a qualquer momento. Ele viu que meu caso não era simples, pois existiam erros de grafia nas certidões. Muito grosseiro e sem nenhuma cerimônia, me bloqueou nas redes sociais e deixou de responder aos meus e-mails. Eu já tinha enviado todos os documentos digitalizados. Foi carinhosamente apelidado de Dr. Urubu.
Acabei encontrando alguem nos fóruns e discussões, ele me deu o maior apoio e um contato muito especial no ACP que esclareceu tudo o que o Dr Urubu me omitiu, sempre lembrando sobre a possibilidade da lei nunca alterar e o direito nunca chegar até minha geração.
Pois bem, em 04/2015 eu mandei o processo de AQUISIÇÃO do pai pro ACP.
10/2015 Caiu em exigência ( Figueiredo x Figueredo e Pellegrini x Pellegrino)
01/2017 Atendimento da exigência ( 1 ano e 3 meses em processo judicial de retificação de registro civil)
07/2017 Foi ADQUIRIDA a nacionalidade do pai.( 2 anos e 3 meses)
07/2017 pedi a CONVOLAÇÃO dele, que ficou pronta ( ATRIBUIÇÃO) em 12/2018 ( 17 meses), quando pedi a minha atribuição, que ficou pronta em 3 meses.
Realmente demorou e eu fiquei velha, chegando aos 40, mas durante essa saga eu tive uma filha maravilhosa e com ela hoje eu comemoro a possibilidade de leva-la pra viver num lugar melhor.
Demorou mas valeu cada noite em claro. Cada centavo investido. Cada grosseria recebida, cada parente que me mandou parar de encher o saco.
Pessoal, deixaram um recado na planilha, para a ACP, criticando-a.
Importante frisar que a planilha foi criada e é preenchida e acompanhada pelos foristas, para nos ajudar e tentar prever a data de conclusão dos processos.
Como já foi repetido várias vezes aqui, a ACP não responde e-mails, o acompanhamento é feito pela Linha de Registros (telefone). A mesma pessoa que analisa e trabalha nos processos teria que parar para responder e-mails.
Fiz dois processos pela ACP, que saíram rapidamente e sem problemas e recomendo a quem precisar.
Pessoal, uma dúvida, consegui ligar na LR hoje e com muita atenção no atendimento, consegui as informações dos processos dos meus irmãos [ o que é muito raro]. O assento deles saiu em Novembro/2018, dei entrada em 13/09/2018, mas como a ACP não fez a comunicação até hoje [ sim, eles tem acesso até a esta informação] ela me passou o n° de assento. Alguém mais também não recebeu nenhuma informação?
@lisandracf muita perseverança ! Parabéns pela conquista e aproveite sim, vá para lugares melhores pois, infelizmente, o nosso querido país está fadado a um futuro nada bom. Estou atrás da nacionalidade para os meus filhos, e aguardo a minha nacionalidade espanhola, que infelizmente, o destino está nas mãos dos políticos daquele país, pois sou neto. Siga em frente e desfrute desse novo sentimento de ser um cidadão de um país sério, integro e que respeita seus contribuintes.
O processo da minha esposa foi despachado para registro no dia 04/03/2019, hoje minha esposa ligou e recebeu a bela notícia que o processo foi anulado (indeferido) e para nossa surpresa, a atendente informou que foi indeferido pois minha esposa já era uma portuguesa desde 1982, o pai dela registrou ela e não falou nada e faleceu tem 11 anos, peguei o assento dela hj pelo civil online, portuguesa desde 1982. Apenas perdemos tempo e dinheiro porque não sabíamos que ela já era uma portuguesa.
Comentários
Obrigado
O ACP não exige transcrição do casamento em processos de atribuição de pai para filho apenas quando o português é o declarante do nascimento?
No meu caso, a minha avó portuguesa, mãe do meu pai também português que declarou meu nascimento. Ainda assim preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais?
Muito obrigado
A dúvida da @Eliana2019 é pertinente.
"Caso o vale postal já tenha expirado no momento da numeração, a ACP nos comunica por email, ou simplesmente devolve toda a documentação?"
Caso alguém puder ajudar, obrigado.
Normalmente quando os documentos chegam a conservatória é feita uma conferência para ver se o processo é viável (se tem as certidões, formulário, etc...) e logo após é sacado o vale e os documentos vão para a fila de numeração do processo.
Quando tem algum problema e os documentos demoram muito a chegar e o vale expira as conservatórias tem devolvido pelo motivo do vale ter expirado. Antigamente até guardavam a documentação e entravam em contato solicitando envio de novo vale mas, com o aumento do número de processos, não tem sido mais esse o procedimento.
Por isso agora recomendamos fazer o pagamento por cartão de crédito, que não tem prazo de validade definido, ou envio por DHL, entregue em 3 a 4 dias úteis, assim não corre o risco do VP expirar já que os correios volta e meia tem problemas de atraso na entrega.
Muito obrigado!!!
O formulário 1 c tem que ser impresso em cores para o encaminhamento ao ACP?
O pagamento por cartão de crédito voltou a funcionar? Tentei na semana passada, mas está aparecendo um erro no final do procedimento.
Obrigado
Eu paguei nesta terça feira, via cartão de crédito bandeira Visa e foi normal.
O seu cartão é do banco Santander?
Muito obriagado pelo esclarecimento.
Não, foi pago com cartão do Banco do Brasil da minha esposa... Mas, segundo o e-mail que eu enviei a IRN na semana passada e respondido muito rapidamente, disseram que a bandeira Mastercard, funciona bem, mas que a Bandeira Visa é a que apresenta mais problemas... O meu, foi VISA. Tentei 3 vezes, na quarta foi.... Curiosamente que quando foi e consegui pagar, era até bem cedo o horário.... Umas 7:00 hrs da manhã, horário Brasil.
abs
Temos algum processo de janeiro que já foi para registro?
Abraço,
Processo sem urgência, ela deu entrada pessoalmente no dia 07/12/2018.
Fica um obs: já é a segunda vez que eles enviam o número do assentamento com o /2018, sendo que na verdade é /2019, pois foi registrado esse ano. No meu eles enviaram /2018, assim como da minha irmã.
Mas eu não direito à cidadania portuguesa, que era restrita ao meu pai ( neto de português).
Existia muita especulação sobre uma possível alteração na lei, que me beneficiaria. Eu já passava dos 20 anos, “velha” segundo uns e outros.
Mas a teimosia ( de portuguesa, ora pois) era grande e eu revirava esse assunto dias e noites. Minhas amigas indo morar fora, e eu aqui sonhando e alimentando esse projeto.
Fiz diversos orçamentos com especialistas no assunto, e tive o desprazer de chegar em um advogado muito malandrinho, que além de querer que eu entregasse tudo pronto na mão dele cobraria honorários absurdos, sempre com o alerta de que despesas extras poderiam acontecer a qualquer momento. Ele viu que meu caso não era simples, pois existiam erros de grafia nas certidões.
Muito grosseiro e sem nenhuma cerimônia, me bloqueou nas redes sociais e deixou de responder aos meus e-mails. Eu já tinha enviado todos os documentos digitalizados.
Foi carinhosamente apelidado de Dr. Urubu.
Acabei encontrando alguem nos fóruns e discussões, ele me deu o maior apoio e um contato muito especial no ACP que esclareceu tudo o que o Dr Urubu me omitiu, sempre lembrando sobre a possibilidade da lei nunca alterar e o direito nunca chegar até minha geração.
Pois bem, em 04/2015 eu mandei o processo de AQUISIÇÃO do pai pro ACP.
10/2015 Caiu em exigência ( Figueiredo x Figueredo e Pellegrini x Pellegrino)
01/2017 Atendimento da exigência ( 1 ano e 3 meses em processo judicial de retificação de registro civil)
07/2017 Foi ADQUIRIDA a nacionalidade do pai.( 2 anos e 3 meses)
07/2017 pedi a CONVOLAÇÃO dele, que ficou pronta ( ATRIBUIÇÃO) em 12/2018 ( 17 meses), quando pedi a minha atribuição, que ficou pronta em 3 meses.
Realmente demorou e eu fiquei velha, chegando aos 40, mas durante essa saga eu tive uma filha maravilhosa e com ela hoje eu comemoro a possibilidade de leva-la pra viver num lugar melhor.
Demorou mas valeu cada noite em claro. Cada centavo investido. Cada grosseria recebida, cada parente que me mandou parar de encher o saco.
Obrigada a todos vocês
Importante frisar que a planilha foi criada e é preenchida e acompanhada pelos foristas, para nos ajudar e tentar prever a data de conclusão dos processos.
Como já foi repetido várias vezes aqui, a ACP não responde e-mails, o acompanhamento é feito pela Linha de Registros (telefone). A mesma pessoa que analisa e trabalha nos processos teria que parar para responder e-mails.
Fiz dois processos pela ACP, que saíram rapidamente e sem problemas e recomendo a quem precisar.
obrigado por compartilhar.
Espero que aproveite a nova etapa de vida.
Abraços.
Que alívio.