Bom dia a todos, alguém ja teve ou sabe de algum caso de pais brasileiros com filho nascido no exterior?? meu filho é brasileiro, mas nasceu na Espanha. Tenho dúvidas a respeito da documentação que devo enviar pra ACP. obrigado
Os processos meu e do meu irmão foram concluídos dia 22/03/19!!! BEM FELIZ! Engraçado, a Teresa não deixou eu saber informações dele nuns dias atrás, mas o moço e a outra moça que tem lá, sempre deixam. Para ele, sempre friso que moro com o meu irmão. Então, não sei se é isso.
Enfim, bem feliz! Vou atualizar a planilha
Edit: muito obrigada, @Marcia que me ajudou muito no final de 2017 e início do ano passado com o processo do meu avô , ao Pedro e a todos os outros que me ajudaram nessa saga
Estou querendo dar entrada no processo de atribuição da minha filha pela ACP porto, estarei no Porto em abril, será que posso entregar os documentos e o formulario já assinado por ela pessoalmente? Alguem sabe?Obrigado
Gente, Acabei de pegar meu assento no civil online e vieram com dois errinhos:
Minha naturalidade veio apenas como: São Paulo, República Federativa do Brasil em vez de São Paulo, São Paulo, República Federativa do Brasil. E o sobrenome da minha avó paterna (não é minha linha) veio como Montini em vez de Montin.
Tem como solicitar essas duas correções? Para onde que peço? É demorado? Preciso apresentar algum documento, além dos que já mandei? Queria deixar tudo certinho :B
Meu assento foi emitido !!! Muito boa essa alternativa de mandar e-mail p RCentraisinformatizacoes . Poupei pelo menos 1hora do meu dia aguardando ser atendido pela LR.
Só não informaram o dia exato em que foi concluído. Quando eu receber a carta com as copias em casa atualizo a planilha. Por ora , para fechar a linha da planilha , vou considerar como ontem..
Olá @Luis Carlos! Eu tenho o cartão do AR com o recebido! Tem os carimbos do ACP e dos Correios de lá, porém só tem a rubrica! Eles receberam, mas de acordo com o atendente está parado o processo desde janeiro! Temo que por algum motivo não tenha sido anexado ao processo o documento solicitado e o prazo acabar!
@CarolinaALeite, escreva para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt passe os dados do assento e relate os erros. Após receber confirmação por e-mail que foram feitas as retificações escreva para civilonline@irn.mj.pt passando os dados da certidão, diga que na certidão emitida haviam erros e que já foram retificados, peça para que, se possível, atualizarem a imagem da certidão. Normalmente o processo de retificação é rápido, poucos dias para estar tudo corrigido e em mãos.
@Daniel Henriques, muito obrigada! Vou seguir assim, então. Eu estava procurando sobre assunto, mas não achava de jeito nenhum onde tinha visto como era a retificação desses casos
Dia 16/04, vou ao consulado de SP fazer meu CC. Deve estar pronto até lá, ne?
Vou dá até mais uma conferida para ver se não faltou nada rs
@Clinhares Os documentos dos meus filhos eu entreguei sem procuracao, eles ja me mandaram o formulario assinado, com reconhecimento presencial da assinatura.
@Daniel Henriques, lendo o comentário do @CarolinaALeite, surgiu uma dúvida.. Na certidão de minha vó veio igual ao dela (São Paulo Republica Federativa do Brasil) , deveria ter vindo como São Paulo, São Paulo?
@Andre de Sá, na minha, por exemplo, está como "Santos, São Paulo, República Federativa do Brasil". Acredito que deveria vir cidade, estado e país escrito.
@acpoeta ACP só exige transcrição de casamento no caso do pai e da mãe serem portugueses.
Documentos:
1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada; 2. Cópia devidamente autenticada do RG(menos de 10 anos de emissão) ou CNH e apostilada; 3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório; 4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento 5. Vale postal ou cartão de crédito (175 euros)
Boa tarde! Enviei meu processo para ACP no fim de janeiro e ainda não consegui contato para saber o andamento, mas vou continuar tentando pela LR. A minha dúvida é: caso haja alguma exigência ou quando o processo for concluído, eles avisam por email? Carta? Obrigada!
Oi gente, tudo bem? Recebi um email confirmando que meu vale foi sacado, isso quer dizer que ele ta em analise ? Não liguei ainda pra LR pq so chegou em março e ainda estão nos processos de dezembro...
Tenho uma dúvida, se alguém puder me ajudar agradeço muito... Caso o vale postal já tenha expirado no momento da numeração, a ACP nos comunica por email, ou simplesmente devolve toda a documentação?
Boa tarde Já tenho outras dúvidas... 1- Tão logo chegue meu assento portugues, meu filho, maior de idade, vai fazer o mesmo processo que eu fiz, para ter a Nacionalidade Portuguesa. Como eu serei o Português e sou o pai e fui eu quem foi o declarante na certidão de nascimento dele, eu , mesmo assim, preciso averbar meu casamento com a mãe dele ( que no caso é minha ex-esposa )..... 2- Na sequencia, pretendemos, assim que meu filho tiver o assento Portugues, fazer o do meu neto, que vai seguir a mesma linha....(pai portugues, que foi o declarante na certidão de nascimento )... Pergunto....Meu neto está com 2 anos de idade... Poderia mandar o processo dele, junto com o do meu filho ou teria que aguardar o meu filho ter o assento portugues antes ? Obrigado.....
@JCCS 1) Pela ACP não precisa transcrever o casamento, mesmo que tenha se divorciado; 2) Precisa aguardar o processo do seu filho finalizar para depois fazer o do seu neto.
Comentários
Muito obrigado!
MAIS 2 TUGAS NO PEDAÇO!
Os processos meu e do meu irmão foram concluídos dia 22/03/19!!! BEM FELIZ!
Engraçado, a Teresa não deixou eu saber informações dele nuns dias atrás, mas o moço e a outra moça que tem lá, sempre deixam. Para ele, sempre friso que moro com o meu irmão. Então, não sei se é isso.
Enfim, bem feliz! Vou atualizar a planilha
Edit: muito obrigada, @Marcia que me ajudou muito no final de 2017 e início do ano passado com o processo do meu avô , ao Pedro e a todos os outros que me ajudaram nessa saga
Finalmente, certidão em mãos.
Obrigada pessoal,
Acabei de pegar meu assento no civil online e vieram com dois errinhos:
Minha naturalidade veio apenas como: São Paulo, República Federativa do Brasil em vez de São Paulo, São Paulo, República Federativa do Brasil. E o sobrenome da minha avó paterna (não é minha linha) veio como Montini em vez de Montin.
Tem como solicitar essas duas correções? Para onde que peço? É demorado? Preciso apresentar algum documento, além dos que já mandei? Queria deixar tudo certinho :B
Muito boa essa alternativa de mandar e-mail p RCentraisinformatizacoes . Poupei pelo menos 1hora do meu dia aguardando ser atendido pela LR.
Só não informaram o dia exato em que foi concluído.
Quando eu receber a carta com as copias em casa atualizo a planilha. Por ora , para fechar a linha da planilha , vou considerar como ontem..
Mais uma vez MT obrigado a todos !
Eu tenho o cartão do AR com o recebido! Tem os carimbos do ACP e dos Correios de lá, porém só tem a rubrica! Eles receberam, mas de acordo com o atendente está parado o processo desde janeiro! Temo que por algum motivo não tenha sido anexado ao processo o documento solicitado e o prazo acabar!
Dia 16/04, vou ao consulado de SP fazer meu CC. Deve estar pronto até lá, ne?
Vou dá até mais uma conferida para ver se não faltou nada rs
Não entendi muito bem essa parte ..
Que venham os de Janeiro!
A ACP Porto esta exigindo a transcricao de casamento dos pais do requerente. mesmo sendo o pai portugues e declarante do seu nascimento?
Qual os documentos que a ACP Porto exige atualmente?
Obrigado a todos!!
Documentos:
1. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
2. Cópia devidamente autenticada do RG(menos de 10 anos de emissão) ou CNH e apostilada;
3. Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório;
4. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
5. Vale postal ou cartão de crédito (175 euros)
Obrigada!
Enviei hoje a documentação para ACP Porto, via DHL .
Previsão de chagar entre dia 01 e 02/04 lá.
Aguentar a ansiedade agora.....
abs
Tenho uma dúvida, se alguém puder me ajudar agradeço muito...
Caso o vale postal já tenha expirado no momento da numeração, a ACP nos comunica por email, ou simplesmente devolve toda a documentação?
Att,
Eliana
Já tenho outras dúvidas...
1- Tão logo chegue meu assento portugues, meu filho, maior de idade, vai fazer o mesmo processo que eu fiz, para ter a Nacionalidade Portuguesa. Como eu serei o Português e sou o pai e fui eu quem foi o declarante na certidão de nascimento dele, eu , mesmo assim, preciso averbar meu casamento com a mãe dele ( que no caso é minha ex-esposa ).....
2- Na sequencia, pretendemos, assim que meu filho tiver o assento Portugues, fazer o do meu neto, que vai seguir a mesma linha....(pai portugues, que foi o declarante na certidão de nascimento )...
Pergunto....Meu neto está com 2 anos de idade... Poderia mandar o processo dele, junto com o do meu filho ou teria que aguardar o meu filho ter o assento portugues antes ?
Obrigado.....
1) Pela ACP não precisa transcrever o casamento, mesmo que tenha se divorciado;
2) Precisa aguardar o processo do seu filho finalizar para depois fazer o do seu neto.