documentos necessários para atribuição de nacionalidade

Eu e meu marido obtivemos a nacionalidade portuguesa no ano passado. Agora, meu filho maior de 25 anos está querendo tirar a nacionalidade dele enviando os documentos pelo correio, pois no Consulado do Rio de Janeiro está impossível de conseguir um agendamento. O passaporte brasileiro dele é de quando ele era menor, portanto perdeu a validade. Ele tem que tirar um novo passaporte brasileiro ou pode enviar cópia autenticada da carteira de identidade dele, apostilada. E para qual conservatória ele deve enviar?
«1

Comentários

  • @Beteon ele pode enviar a cópia da carteira de identidade apostilada com até 10 anos.Envie o processo para ACP.
  • Olá Bom dia! Sou nova no fórum e estou encantada com a boa vontade e a colaboração de tds por aqui!!! T Minha situação é a seguinte: meu marido recebeu a nacionalidade portuguesa agora e quero atribuí-la ao meu filho que fará 18 anos em junho, por isso tenho pressa e não posso fazer a transcrição do casamento em razão do custo que não dispomos no momento. Vi que tenho que enviar para as conservatórias de ACP ou Vila nova Gaia pois fazem a atribuição sem a transcrição do casamento. Minha duvida é : li num post antigo, acho de 2016, que essas duas conservatórias exigem que o RG seja autenticado e apostilado, mas li em vários outros posts que não precisa de apostilar o RG basta que seja autenticado, como esse custo vai pesar no nosso orçamento gostaria de confirmar com vcs se realmente é necessário? Muito obrigada!!!!
  • @crisfarroco

    FORMULÁRIO 1C - MENORES DE 18 ANOS


    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
  • @vladpen muito obrigada!!
  • Olá pessoal, boa tarde!

    Preciso tirar uma dúvida pois estou um pouco confuso eu fiz em 2016 alguns processos (Atribuição do meu sogro, da minha esposa, do meu filho e a minha transcriação de casamento) mas na época ainda não precisava apostilar e fiz por Ponta Delgada o meus processos foram um dos últimos de PD, agora existe essa questão do Apostilamento então:

    Vou ajudar minha cunhada, menor de idade (17 anos) a tirar a cidadania dela, eu moro em Portugal e a vó dela vem nos visitar no mês que vem e vem trazendo os documentos dela as dúvidas são:

    - O pai dela tem o assento de nascimento português que fizemos em 2016, MAS não tirou o cartão cidadão dele, ele vai precisar assinar o formulário 1C e enviar o documento dele de identificação com firma reconhecida, PODE ser o RG do Brasil mesmo? ou ele vai precisar tirar o Cartão cidadão?

    - É obrigatório apostilar a xerox do RG com firma reconhecida? ou basta ser só a firma reconhecida?

    Para confirmar os documentos necessários:

    1) - Assento de nascimento do pai dela.
    2) - Formulário 1C Preenchido e assinado pelos pais (já que ela é menor de idade), MAS como ela tem 17 anos ela precisa assinar também, (ACHO) que vamos precisar de dois formulários já que parece que não tem espaço para ela e os pais assinarem, OU ela não precisa assinar, se ela precisar no outro formulário ela preenche os dados e põe só a assinatura dela?Ou o pai dela vai precisar assinar nos dois?
    3) - Certidão de nascimento dela de inteiro teor.
    4) - Como vou fazer pelo ACP não vamos enviar a transcrição de casamento do pai dela que está separado e não fez a transcrição na época que fizemos a cidadania dele e ele já era separado.
    5) - Custo - Grátis por ser menor de idade

    Preciso de mais alguma coisa?

    Outra questão:

    Vou dar entrada na minha cidadania por casamento, essa vou tentar fazer aqui em Almada (preciso confirmar se posso fazer lá), minhas dúvidas são em relação aos documentos também:

    - Certidão de nascimento do requerente (a minha) em inteiro teor e apostilada.
    - Fotocópia da Certidão de nascimento portuguesa da minha esposa. ( Preciso da certidão de nascimento dela brasileira também? Acho que não)
    - Nossa transcrição de casamento (Precisamos da certidão de casamento do Brasil também?) há já temos 5 anos de casados, vamos fazer 6 anos em Dezembro desse ano.
    - Fotocópia do meu documento de identificação (essa não vai ser apostilada pois estou aqui em Portugal)
    - Fotocópia do meu cartão de residência
    E vamos enviar também outros documentos provando que moramos em Portugal, inclusive nossa filha nasce mês que vem aqui em Portugal então diferente do nosso primeiro filho, essa já nasce Portuguesa.
    - Acho que o valor é 250€
    - Preciso de mais algum documento?.

    Muito obrigado pela ajuda!
    Anderson Magalhães

  • editado April 2018
    @andersonmagalhaes

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46

    Para processo de nacionalidade pelo casamento, somente é feito na CRC de Lisboa.
  • Pessoal, bom dia.
    Uma duvida que não encontrei aqui, a assinatura por autenticidade dos pais tem validade no formulário para atribuição dos filhos menores?
    Obrigada
  • @Eliane, depende de quanto tempo tenha decorrido desde a assinatura até o envio do formulário!!
  • gfnetogfneto Member
    editado September 2018
    Bom dia, sou bisneto de Português e acabei de receber a transcrição do casamento deles da CRC de Ponta Delgada, agora darei continuidade com o processo da minha vó (filha). Ja estou com o fomulário C1, assinado presencialmente no cartório por autenticidade. Minha Duvida.

    Quais documentos preciso enviar junto ?

    Certidão de Nascimento da minha Avó de Inteiro Teor apostilada
    Certidão de Casamento dos Bisavós de Inteiro Teor apostilada
    Copia da transcrição de casamento (recebido de Ponta Delgada)

    Algo mais ? Preciso enviar uma certidão de casamento da minha avó ?

    Onde indicam o menor tempo de retorno ?

    Obrigado !!


  • @gfneto

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da sua avó
    Copia do RG ou CNH apostilada e mais os documentos citados acima. Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade. Envie tb a certidão de casamento de inteiro teor da sua avó apostilada se o nome dela mudou devido ao casamento.
    Envie para ACP do Porto.
  • Boa noite a todos.

    Quais documentos preciso para aquisição p filha maior?
    Vou enviar a transcrição dos meus avos e já quero ir providenciando as outras certidões.
  • editado December 2018
    @Bruno ja lhe respondi para vc acessar o tópico de ACP do Porto.
  • @Vlad Pen

    Desculpe, mas não achei.
  • @Bruno Marinho, para atribuição de filho(a)

    - Certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica do interessado, apostilada
    - Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade do interessado. Pode ser RG emitido há menos de 10 anos, passaporte dentro da validade. Se for mandar pro ACP também é aceita CNH dentro da validade.
    - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade do requerente. Tem que assinar o formulário no cartório, na presença do funcionário. Reconhecimento de firma por semelhança não é aceito.
    Se o assento do progenitor português estiver informatizado basta informar o número / ano / local do assento no formulário, caso queira pode juntar cópia simples do assento a documentação.
    - Comprovante de pagamento da taxa de 175 euros. Se for por vale postal juntar cópia do comprovante do vale, se pagar por cartão de crédito tem que obrigatoriamente mandar o formulário 1C que recebe por e-mail após a confirmação do pagamento, nele já consta o código de confirmação do pagamento

    Se houve alteração no nome do requerente pelo casamento terá que justificar essa mudança caso ela não esteja averbada na certidão de nascimento juntando também certidão de casamento inteiro teor apostilada do requerente. Pergunte no cartório quando for solicitar a certidão de nascimento se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar a certidão.


    Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    Sobre vale postal
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • @Daniel Henriques

    Obrigado.

    Vc sabe se é necessário transcrever o casamento ou posso pedir direto?
  • editado December 2018
    @Bruno Marinho, não sei qual a situação, o único caso em que não é necessário transcrever o casamento dos pais é quando o pai é português, casado com estrangeira e ele foi o declarante do nascimento do(a) filho(a). Qualquer outra situação tem que transcrever o casamento.
  • @Daniel Henriques

    Ela é filha de portugueses, nascida no Brasil, e acha que o pai foi o declarante.
  • @Bruno Marinho se ambos são portugueses e casaram fora de Portugal a transcrição de casamento é obrigatória.
  • @Daniel Henriques

    Muito obrigado!
  • Vou tirar a atribuição do meu pai pela ACP de Porto e pelo o que vi, o endereço para mandar os doc é R. do Visc. de Setúbal 328.
    Tenho um amigo que vai para Portugal e vai passar por Porto, ele poderia deixar o envelope com os documentos lá? se sim, tem que pagar algo pessoalmente ou enfrentar alguma fila? Obrigada
  • @larisseloureiro ele terá que chegar bem cedo e pegar senha.Sugiro que vc faça o pgto por cartão de crédito e deixe a cargo dele, apenas a entrega dos documentos.
  • Poderiam me informar se é necessário atestado de bons antecedentes ? Preciso terminar o processo da minha mãe que é filha de Portugues e, veio essa dúvida .
    Obrigada
  • @Mammamia não precisa.
  • Boa noite,
    Gostaria de uma informação. Estou procedendo a atribuição da nacionalidade para minha avó que tem 90 anos, para posteriormente tentar a da minha mãe e a minha.
    Já localizei e solicitei aos AD Bragança e Vila Real os assentos de meus bisavós portugueses, que se casaram no Brasil. Também disponho da certidão de casamento dos meus bisavós que se casaram aqui no Brasil.
    Sei que preciso realizar a transcrição de casamento deles e aí começam minhas perguntas. Além das certidões de nascimento, preciso das certidões de óbito deles também? Ponta Delgada ainda é o local mais rápido para a transcrição do casamento? Seria viável encaminhar o processo de transcrição do casamento juntamente com o pedido de atribuição para minha avó?
    Estava lendo que também preciso encaminhar a cópia de identidade dela, mas que o documento tem que ter sido emitido há menos de 10 anos, é isso mesmo? Precisarei solicitar uma segunda via então.
    Outra pergunta é que já li em um post acima, que ACP e Vila Nova não exigem transcrição de casamento nos processos de atribuição. Isso procede ou eu entendi errado?
    Desde já agradeço!!
    Abraço a todos!
  • @Heloisa não precisa enviar a certidão de óbito dos avós.Ponta Delgada só aceita transcrição de casamento, não faz atribuição de nacionalidade. O documento de identidade para transcrição pode ser o da filha ou neta.Se for neta tem que enviar junto a certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco.Quando ambos são portugueses é obrigatória a transcrição de casamento independente da conservatória. Quando for atribuir a nacionalidade da sua avó terá que enviar tb uma prova de vida feita no consulado. O R.G é aconselhável tirar um novo.
  • Boa tarde, pessoal!
    gostaria de confirmar os documentos para atribuição de filho menor de idade:

    - Certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica do interessado, apostilada
    - Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade do interessado. Pode ser RG emitido há menos de 10 anos, passaporte dentro da validade. Se for mandar pro ACP também é aceita CNH dentro da validade.
    - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade do requerente. Tem que assinar o formulário no cartório, na presença do funcionário. Reconhecimento de firma por semelhança não é aceito.
    Se o assento do progenitor português estiver informatizado basta informar o número / ano / local do assento no formulário, caso queira pode juntar cópia simples do assento a documentação.

    Como atribuição de menor é gratuita, não preciso enviar vale postal, correto? apenas os documentos, correto?

    Muito obrigada quem puder ajudar!

  • Qual o melhor lugar para enviar os documentos para atribuição de filho menor de idade?
    ACP Porto?
    Obrigada!
  • @PAC a documentação está correta.Envie para ACP do Porto.
  • Obrigada @Vlad Pen ! ACP Porto é melhor que Tondela?
    Meu filho tem menos de 14 anos. Eu preciso enviar cópia do meu RG e do meu marido autenticada?
    Obrigada mais uma vez!
  • PAC para menores pode enviar para Tondela.

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.