Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16076086106126131547

Comentários

  • Uma duvida, estamos para enviar 3 processos, de 3 irmãos para o ACP. O pai deles , português, nascido em Viseu, 1907. Já recebemos 3 certidões certificadas do Arquivo de Viseu. Todas as informações batem, nome dele, local de nascimento, nome da mãe (mãe solteira), nome dos avós etc.. a única diferença é a data do nascimento, no assento de batismo diz 15 de dezembro de 1907,porém, a certidão de casamento brasileira (que vamos enviar junto para comprovar o nome deles), tem a data como 13 de dezembro de 1907, que sempre foi a data que ele comemorou o aniversário dele. Ao que parece no assento de bastimo quem escreveu anotou errado 15 ao invés de 13. Acreditam que ACP pode implicar com isso? A certidão e casamento está indo para comprovar o sobrenome dele pois o assento de batismo só vem com o nome proprio José. Inclusive na certidão de casamento diz que ele é filho natural de Maria de LIma, exatamente como no assento de batismo. Obrigada
  • @carlos eu fiz por cartório por muita gente comentar que pelo RG ser novo, mais a prova de vida, poderia ser aceito, e pela dificuldade de levar a minha avó ate o consulado, e foi só atraso de vida e dinheiro jogado fora!
    fica ai o alerta pra quem pensa em fazer em cartório, não vale a pena arriscar!!
  • @Jefferson souza,

    Verdade!
  • @teresa acredito que o ideal seja retificar, mesmo que a diferença pareça pequena! retificar datas não deve ser tão "simples" quanto retificar pequenos detalhes nome, ainda assim eu o faria!
  • acompanhando a planilha o ultimo processo finalizado por acp foi em 05/02/19
    alguem tem noticias de la? o porque dessa pausa nos processos
  • TeresaFarias17, boa tarde!

    A Isabel Ferreira recebeu dois processos no dia 28/01 e numerou no dia 04/02. Eu acho que ela numerou o seu também nessa data (04/02).

    Dados incluídos na planilha com sucesso. Segue link da planilha pra fazer o acompanhamento.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/htmlview#gid=0
  • Boa tarde!

    Alguém poderia me ajudar...
    Verifiquei a certidão de nescimento da minha prima e veio errado, veio com nome de solteira, mas ela é casada e o RG foi de casada!
    como faço para corrigir isso?? Alguém saberia me informar?
  • @danieli qual a certidão que veio errada? brasileira ou você ta falando do assento portugues?
    se for o português ela deve fazer a transcrição de casamento
  • @Daniellexrei o nome de casada só passa a constar após a transcrição de casamento em Portugal.
  • editado February 2019
    Gente, além de poder pagar a taxa por cartão de crédito, mudou mais alguma coisa nos documentos exigidos pela ACP nos últimos meses? O processo da minha avó foi finalizado em outubro/2018 pela ACP e a transcrição do casamento dela saiu esta semana pelo Consulado. Agora vou enviar o processo da minha mãe e gostaria de saber se é só repetir tudo igual... Obrigada!
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @TeresaFarias17,

    Portugal certamente vai considerar a data informada no assento de nascimento (15/12/1907).

    Em relação a certidão de casamento com erro de data de nascimento (13/12/1907), acredito que a ACP não vai encrencar com esse detalhe. Esse erro não vai mudar o nome e a nacionalidade do pai deles.

    O objetivo da ACP com a certidão de casamento é simplesmente fazer a conferência e confirmação do nome do pai deles pra fazer a fixação de nome, justamente pelo motivo do assento de batismo não expressar claramente o sobrenome do português.

    Eu particularmente tive um problema na certidão de casamento do meu avô, que nasceu em 1906, quando fui pedir a nacionalidade pro meu pai. O nome da mãe do meu avô na certidão de casamento estava errado (T sem o H, com S em vez de Z e com sobrenome que não constava no assento de nascimento dele.

    Repare a sequencia de erros na certidão de casamento do meu avô:
    Assento Nascimento: Thereza de Jesus;
    Certidão de casamento: Teresa Ferreira de Jesus.

    Percebeu o problema? Fiquei muito chateado com isso na época. A única solução pra resolver o problema da certidão de casamento do meu avó era fazer pedido de retificação no livro através da abertura de um processo administrativo no cartório, que levaria tempo e me custaria uns 160 reais. Olha a trabalheira. Deixei pra lá e mandei assim mesmo a certidão de casamento pra Portugal. ACP analisou e nem fez questionamento. Tanto é que o pedido de cidadania do meu pai foi aprovado e ele foi reconhecido português.

    Qual a opinião de vocês, @Vlad Pen e @Maria Nélida?
  • Olá @marcuspergentino!
    Obrigado pela orientação!
    Semana que vem vou enviar a certidão!
  • Junto aos documentos enviados da minha mãe para cidadania, anexei uma declaração de vida feita no cartório, pois ela está com 85 anos.
    Li em alguns comentários, que o processo caiu em exigência pois estão exigindo a declaração de vida feita no consulado. Isso procede? Acontece com todos?
    Caso seja necessário, como proceder? Existe algum formulário para levar ou eles entregam no próprio local? Se existe esse formulário, onde consegui-lo?
    No Consulado do Rio de Janeiro, é necessário agendar?
    Já posso enviar antes de cair em exigência para que não haja atraso?
    Obrigada...
  • @TeresaFarias17

    Creio não haver problemas entre 15 de dezembro de 1907 e 13 de dezembro de 1907
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Sandra barros, boa noite!

    Acredito que não terá problemas. Esse erro não influência em nada. Minha vizinha fez a mesma coisa. O processo dela ainda está em análise.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @pessoal,

    De acordo com a mídia portuguesa (Euronews e Visão), amanhã vai ter greve geral da função pública em Portugal. Espero que não parem totalmente. Nossos processos precisam seguir.
  • Boa noite colaboradores do fórum
    Quero agradecer por todas informações que aqui encontrei e também por todas a orientações fornecidas pelos moderadores, em especial ao @VladPen e @Pedro Antônio Pereira Jr. .
    Conseguimos!!!! minha sogra já e Tuga!
    Demos entrada pessoalmente no ACP de Porto em Outubro e no dia 28 de Janeiro saiu o seu registro. Se todos estiverem com a documentação certinha, tudo corre conforme o esperado. Agora meu marido vai começar o processo para aquisição da cidadania dele e em seguida a minha. Vamos precisar de ajuda agora para esse novo processo. Conto com a ajuda de vcs, Mais uma vez o meu muito obrigada, vcs são nota "1000".
  • editado February 2019
    @eliane figueiredo, falo por experiencia propria, faça a prova de vida no consulado, não tenho ideia de como funciona no rio de janeiro, mas em são paulo foi necessario agendar, e chegando la no horario leva menos de 3 minutos pra fazer a prova de vida!
    eu tentei economizar fazendo pelo cartório a prova de vida e ACP não aceitou, disseram que com o RG da minha avó novo eles aceitariam, balela, foi perda de dinheiro e principalmente de tempo!
    não sei se deve enviar antes de cair em exigencia, mais acredito que deve se antecipar e fazer a prova de vida no consulado! depois nos conte a sua experiencia, se aceitaram sua prova de vida feita em cartório, tem varios relatos de que foi aceito! boa sorte!
  • @Carlos Romão obrigada pela inclusão. Quanto a data da numeração do processo a própria LR me informou que foi dia 1 de fevereiro não 4. Obrigada
  • @Carlos Romão obrigada pelo seu relato. Vamos arriscar enviar pois todo resto está certinho. Tb tive um processo que no assento de batismo o apelido era Philipe e nos dos do Brasil era Felippe e ACP aceitou sem problemas . A certidão portuguesa ficou como no Brasil Felippe
  • @Maria Nélida obrigada!
  • RafaFCunhaRafaFCunha Member
    editado February 2019
    @Jefferson souza... por que disse economizar fazendo a prova de vida no cartório? a prova de vida em são paulo adequada para a ACP é uma escritura publica de prova de vida....custa 425 reais....é uma facada....Será que vc não enviou aquela com fins previdenciários que custa 80 reais?
    Vou mandar a escritura pública de prova de vida....antecipado....depois mando aqui o resultado.
    De qualquer forma já marquei para início de abril no consulado para realizar uma prova de vida presencialmente, caso venham a pedir
    ....
  • Olá, bom dia.
    Estou ajudando uma amiga a fazer a atribuição dela e estou com algumas dúvidas.
    O pai dela é brasileiro e acabou de ter o processo de atribuição concluído na ACP do Porto. Os documentos que ela irá precisar são:
    1) cópia autenticada e apostilada do RG dela (precisa ser recente?);
    2) certidão de nascimento dela de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada;
    3) assento do pai que teve o processo de atribuição concluído (serve a certidão emitida pelo civil online? é necessário enviar também a certidão de nascimento brasileira dele?);
    4) modelo 1C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade.

    Esses documentos estão certos?
    Além disso, o que vocês sugerem: pagar através de vale postal ou cartão de crédito?
    Se for por cartão de crédito, eu (que não tenho nada a ver com o processo) poderia pagar com o meu cartão?
    Muito obrigada.
  • @rafafcunha o economizar que me refiro foi primeiro ao tempo, uma vez que o cartório faz na hora a procuração, e segundo eu esqueci de mencionar, moro a mais de 300 km do consulado, minha avó ja bem velhinha, saude debillitada... a prova de vida que fiz foi uma que me passaram dizendo ter sido aceita por ACP, mas não tive sorte,e como eu disse não recomendo a ninguem fazer por cartório!!
    consulado é gratuito e 100% de certeza que não terá problemas!
  • @pauladalgo,
    1 - RG emitido há menos de 10 anos. Pode também ser CNH ou passaporte (modelo novo, que consta filiação) ambos dentro da validade
    2 - OK, se ela casou e teve alteração no nome verificar se consta averbado senão terá que enviar a certidão de casamento inteiro teor apostilada para justificar a mudança no nome
    3 - Serve o emitido pelo civilonline sim. Certidão brasileira dele não, para todos os efeitos ele é português e é isso que importa para o processo.
    4 - ok
    Melhor por cartão que não tem problema o stress de achar uma agência para fazer o VP e não tem prazo de validade. Pode pagar com cartão de terceiros sim. Se optar por pagamento por cartão utilizar o 1C que vai receber por e-mail.
  • @eliane figueiredo, @Jefferson souza, ACP antes aceitava a prova de vida feita em cartório agora não está aceitando mais. Essas mudanças ocorrem de um momento para o outro e não tem como ser previstas.
    Podem reparar os relatos que processos de menores de idade pelo ACP recentemente estão caindo em exigência da certidão de nascimento reprográfica, o que até pouco tempo não era exigido.
  • @Daniel Henriques
    Obrigada pelas informações. Se o RG estiver com mais de 10 anos, posso enviar a CNH?
    Além disso, se eu pagar com cartão, um formulário é enviado automaticamente para o meu e-mail? Eu iria pagar para essa amiga e mais dois irmãos, isso é possível?
    Tenho algum prazo para enviar os documentos após efetuar o pagamento?
  • @pauladalgo, pode optar pelo documento de identidade que preferir. ACP aceita qualquer um dos três.
    O formulário será enviado para o e-mail que colocar no momento do pagamento, normalmente chega na hora mas as vezes atrasa um pouco. O relato mais demorado que vi foi chegar no dia seguinte ao pagamento. Pode fazer o pagamento para todos sim, não tem problema.
    Não existe prazo determinado da validade, acredito que apenas se tiver alteração nas taxas dos processos teria algum problema.
  • @carlos Romão obrigada, acabei fazendo outro requerimento.

  • Bom dia , alguém sabe me dizer se esta com problema para pagamento no cartão de crédito.
    Estou tentando e está dando erro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.