Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

116211622162316241626

Comentários

• editado December 2025

@M_Alcantara

o procedimento deve ser, a Mae assinar, por autenticidade no cartorio, o formulario 1C da nossa filha como declarante, enviar para mim, fazer o mesmo em uma conservatoria, e encaminhar por CTT todo o processo? seria isso?

Exatamente.

Somente eu tenho a Cidadania Portuguesa, a mae dela nao tem.

Não faz diferença alguma. Estrangeira ou não, pela lei portuguesa ela é sua "sócia" como representante legal da filha menor. Ambos precisam assinar para que a declaração (form 1c) tenha validade como sendo a vontade da menor. A alternativa seria ela passar uma procuração te dando poderes para isso, mas como a procuração teria que ser também assinada presencialmente num cartório, é mais fácil ela assinar o formulário direto.

• Oi gente, boa tarde, vocês estão enviando para Arquivo Central do Porto

Rua do Cunha, 404

4200-250 Porto

? pq vi que eles mudaram de endereço recentemente, queria só confirmar se os envios estão para la ainda

• Boa tarde!

Acabei de preencher o formulário 1-C que vem pelo e-mail após pagamento pelo cartão de crédito. Minha dúvida, posso enviar para o ACP Porto? Aproveitando a dúvida acima do colega, poderiam confirmar o endereço correto do ACP Porto? Obrigado pela gentileza pessoal!

• @PCB Entendi. Obrigada.

• @juliabc, @Marcelob

O endereço é esse mesmo, pode mandar pra lá sim.

• @SergioM muito obrigada!

• Oi, pessoal! Incluí dois processos iguais na planilha, como faço pra apagar um? Não achei a opção. Obrigada a todos

• Olá pessoal, boa noite!

Queria saber se após receber o formulário 1-C, se existe um prazo para enviar, pois gostaria de pagar a taxa primeiro e depois solicitar as certidões.

• Bom dia a todos.

Alguém sabe um canal mais " fácil " de contatar e agendar serviços no Consulado de Portugal em Belo Horizonte?

E-mail... nunca responderam. Site do MNE nunca tem data disponível pra agendar.

Estava querendo fazer meu CC agora em Janeiro, e depois uma outra data, o PEP

Obrigado!

• @jpvecchi boas conterrâneo! Geralmente a agenda para CC no consulado de BH abre por volta do fim do mês. Não sei se por causa das festas de fim de ano esse mês mudou, mas basta cadastrar no site do consulado, criar senha e login e te enviam a senha pra validar no e-mail cadastrado. Vi agora no site que a agenda de janeiro vai ser aberta duas 30/12.... Boa sorte!

• @PCB Oi! Quando seu processo for concluído você avisa aqui por favor ? Como temos a mesma conservadora e ambos nossos processos tiveram exigência, só vou ter esperanças quando o seu for concluído. 😬😩

• @Izafreirem Com certeza. A ACP ja deve estar farta dos meus emails de insistencia kkkk

• Hoje o meu processo (60.xxx), no qual dei entrada em abril de 2022, finalmente foi concluído!

Aparentemente a procuradora do Porto decidiu encerrar o ano fechando algumas pendências 😄 Começarei 2026 sendo português!

• Boa tarde prezados, tudo bem? Gostaria de desejar um otimo 2026 pra voces! Tenho uma duvida em relacao a qual tipo de cidadania tirar e gostaria de saber se voces podem me ajudar. Eu estou ajudando um amigo a tirar a cidadania portuguesa, e o caso dele é o seguinte, o bisavô dele é portugues (falecido) e o avô e pai dele estao vivos. Queria confirmar se é mais logistico tirar cidadania de filho (1C) de cada um, ai seriam 3 processos 1C, ou se tiraria 1 de neto (1D) e depois 1 de filho (1C). Nao sei se deu pra entender, é porque ai seriam 2 processos ao inves de 3 (mais barato) mas o de neto demora muito, entao nao sei se compensa isso. Ai a outra duvida seria, se fosse melhor fazer 3 processos de 1C, eu poderia enviar todos os 3 juntos, apensados? Ou teria que fazer um de cada vez, esperando acabar o de cada um pra enviar o outro?

Agradeço desde ja a ajuda!

• @Giulia1609

Apesar de sair mais caro e demorar um pouco mais, o mais recomendável é fazer os processos separadamente, um de cada vez.

Faz o do seu avô (processo 1C, filho de portugues)

Depois de concluído,

Faz o do seu pai (processo 1C, filho de portugues)

Depois de concluído,

Faz o seu (processo 1C, filha de portugues)

Correndo tudo bem, você será portuguesa em algo entre 30 e 36 meses.

Infelizmente as conservatórias tem uma tendéncia a rejeitar pedidos de apensação, mas se você estiver disposta a tentar, o único risco mesmo é perder o dinheiro das taxas e das certidões.

Mas se pegar um conservador que se disponha a fazer, você deve se tornar portuguesa em cerca de 12-14 meses.

Eu elaborei um guia sobre apensações, você pode consultar no link abaixo, mas alerto que é por sua conta e risco.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos

• Bom dia! Preciso de ajuda! Minha sobrinha foi ao cartório autenticar a assinatura no modelo 1c e assinou duas vezes. A etiqueta de autenticação ficou atrás da folha,depois das instruções de preenchimento. Tudo foi orientado por mim,mas infelizmente no cartório o funcionário fez com que ela fizesse diferente. O que devo fazer? Agradeço toda a ajuda!

• @Beatriz Tupper

Não acredito que isso cause algum problema. O formulário 1c do meu irmão foi exatamente dessa forma e o processo foi aprovado sem problemas.

O importante é que a assinatura esteja reconhecida por autenticidade.

• Boa tarde. Espero que todos tenham um excelente Ano novo!

O processo (de neto) da minha mãe deu entrada em março de 2024. Apesar de ter recebido o número identificador em uma semana, não houve mais progresso. Gostaria de saber se ainda há a regra de prioridade para os que tem idade superior a 75 anos. Vocês poderiam me informar o e-mail da ACP Porto? Já devo iniciar a "aporrinhação"ou ainda tem pouco tempo para isso? Obrigada

• @Dforny, não existe mais prioridade por idade, acabou acho que em 2022. Lisboa começou a analisar os processos de netos que deram entrada em janeiro de 2022, ou seja, ainda faltam alguns anos pro da sua mãe começar a ser analisado.

• editado January 5

Bom dia. Atualização PROCESSO 1C MENOR ACP...

Processo da minha filha submetido em 20/05/2025 e concluído em 05/01/2026. Objetivo principal conquistado!!

Planilha atualizada.

Obrigado a cada um que me deu retorno e àqueles que estão sempre preocupados em alimentar o Fórum com informação.

• @mcabrita

Parabéns! Nada como começar o ano com uma ótima notícia.

• Obrigado @ecoutinho . Esperava ser mais rápido ano passado mas vimos que estão atrasando cada vez mais. Importante que finalizou! Bom 2026!

• @jpvecchi

Caso ainda não tenha conseguido, tente as permanências consulares, porém em Juiz de Fora. Tem algumas datas ao longo do ano.

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/permanencias-consulares#consulado-de-portugal-em-belo-horizonte

• @mcabrita, Parabéns!

Anima saber que já há processos 1c menor- de Maio de 2025, a serem concluidos.

Bom ano para todos.

• Processo de menor de um familiar na ACP.

Chegou lá dia 20/05/2025 e andou agora 05/01/2026 - caiu em exigência.

Pelo que li da exigência, parece que os dados obtidos através daquele código de validação que vem na certidão de nascimento BR estão em desacordo com o conteúdo da certidão. Se for isso mesmo, foi erro do cartório que emitiu a certidão de nascimento reprográfica. A exigência pedindo nova certidão diz isso no fim:

".... porque a junta o selo de fiscalização da certidão devolve outra data de nascimento."

De quebra, pediram o documento de identidade (mesmo tendo menos de 14 anos):

Juntar cópia certificada, nos termos da lei ,de um documento de identificação da requerente, onde conste a filiação

Desconfio que, se há mesmo uma divergência sobre a data de nascimento, resolveram pedir um RG para ajudar a resolver essa discrepância. Ou vai saber se a data que aparece pelo "selo de fiscalização" coloca o menor como tendo mais de 14 anos.

Eu tinha dito para meu parente fazer uma cópia de tudo que enviou, justamente para poder verificar essas coisas em caso de necessidade. Ainda aguardando para ver se fizeram mesmo, para ter mais certeza de onde pode estar o "erro".

• Atualizando a postagem acima.

Vi a cópia da certidão de nascimento que foi mandada originalmente.

Realmente o raio do cartório colocou a data de nascimento errada nos dados que se verificam através do "selo de fiscalização eletrônico" que consta na certidão. Botaram a data do registro ao invés da de nascimento!

• @CarlosASP

Onde fica esse selo?

• @carlasimone

Nesse caso, bem no alto à esquerda da certidão de nascimento, ao lado do código QR, com o seguinte texto:

Poder Judiciário - TJERJ

Corregedoria Geral da Justiça

Selo de Fiscalização Eletrônico

XXXXXXXX (aqui tem um código)

Consulte a validade do selo em:

https://www3.tjrj.jus.br/sitepublico

Quando entrei com o código no site, pude verificar os dados da certidão (nomes, datas etc). Aí vi que tinham entrado a data de nascimento incorreta.

Não sei se é igual para todos os estados e certidões.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.