Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

116211622162316251627

Comentários

• Pessoa, estou com uma dúvida. Meu marido acabou o processo dele pelo Artigo 1 c. Eu gostaria de dar entrada para o meu pedido por ser casada com ele, porém, ele era divorciado quando se casou comigo. Começo pelo primeiro casamento, certo? A averbação posso fazer via consulado? E o divórcio?

• Bom dia a todos os amigos do fórum,

Eu gostaria de tirar uma dúvida. Estou para enviar os meus documentos e o do meu irmão hoje para a ACP Porto, porém, me surgiu uma dúvida. Eu devo imprimir também o comprovante de pagamento do formulário ou não é necessário?

No envelope eu coloquei apenas os documentos que são citados no guia para formulário 1-C.

• @mmferreira, nesse não precisa da transcrição, mas mesmo que precisasse poderia fazer em paralelo. Envia o processo dela pro ACP e manda a transcrição pro consulado do RJ. Quando o processo dela for analisado, a averbação do casamento já estará no seu assento português.

@brucarav, sim, primeiro transcrever o primeiro casamento pelo consulado, depois homologar o divórcio em Portugal, mas pra isso vai precisar de um advogado português.

@Eduardo_Eiras, o comprovante do pagamento já está no topo do formulário 1C que você recebeu por e-mail depois de pagar. Se tiver usado outro formulário, pode enviar a primeira página do que tem o comprovante junto.

• @brunamichelsn

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27640/guia-impressao-e-assinatura-de-formulario-de-solicitacao-de-nacionalidade

• @SergioM obrigada pelo auxílio. Eu realmente não havia pensado na opção de enviar o pedido de filho para o ACP e em pararelo a transcrição ao consulado do RJ.

Se puder me ajudar em mais uma questão eu agradeço. Supondo que eu consiga enviar o processo da minha filha(menor) entre maio/junho de 2026, quando ele chegar a ser analisado ela provavelmente já terá completado 18 anos(dez2026). Isso seria um problema? O envio com 17 anos mas no decorrer o pretendente completar 18? Já viram algo do tipo?

Obrigada pelo auxílio.

• @mmferreira, não tem problema, o importante é dar entrada antes dela fazer 18.

• Oi pessoal,

O ACP está demorando quanto tempo para enviar a senha de acesso dos processos?

• @NivaldoJr, os dos meus filhos chegaram lá 27/11 e recebi as senhas 3/12. São menores, então talvez tenham prioridade nisso também.

• Oi @SergioM, que rápido, menos de uma semana! Também não sei se menores tem preferência também na senha, pode ser que sim. Obrigado pelo retorno!

• Boa noite a todos

Só vejo processo de 11/24 sendo finalizados da segunda quinzena(18) enquanto da primeira soamente 3

• Prezados bom dia,

Enviei o processo da minha mãe Base X

foi entregue em julho 2025,

Recebi hoje uma resposta automatica do sistema, e na planilha recebida consta que estão tratando os processos recebidos em outubro 2025

Base X /Art.º 18.6 Análise no setor + decisão 1ª quinzena de outubro 2025.

de inicio achei que podia ser um atraso normal mas ja estou ficando preocupada,

CRC Lisboa o contato e complicado envio e mail nas não recebo resposta,

alguem tem algum contato onde eu possa questionar o que pode esta acontecendo ?

ou alguma sujestão

desde ja sou grata

• No dia 29/09/2025 enviei os documentos para transcrição do casamento da minha mãe para o consulado em São Paulo. Não recebi nenhum feedback do recebimento, mas sei que foi recebido. Estou tentando entrar em contato com eles pelo e-mail que consta no site, porém não respondem. Alguém sabe me informar algum contato ou e-mail para que eu possa me informar?

• editado December 2025

Pessoal, os processos 1C da minha esposa e da minha cunhada foram concluídos hoje! Os envelopes haviam chegado juntos e deram entrada dia 18/12/2024, então não chegou a dar 1 ano. As duas já receberam os assentos por e-mail. Planilha atualizada. Boa sorte a todos!!!

• Boa tarde,

meu processo de filho submetidos em 18/12/2024 foram concluídos hoje com assento recebido por e-mail.

Ja atualizado na planilha!!!

• @vitoria cunha

Primeiramente parabéns. Muita sorte mesmo, nem terminaram de novembro ainda da minha filha por exemplo é de 08/11//24, minha sobrinha 04/11/24 e nada. Foi um ótimo presente de natal.

• Fala, pessoal.

Documentos chegaram dia 28/11 e recebi ontem dia 15/12 o acompanhamento (filho de maior)

Minha única dúvida é se demora mesmo pra aparecer o local, ou se quando fica assim pode ser que seja redistribuído :(

Queria mt que ficasse na ACP mesmo

• @Pradella, dos meus filhos apareceu no dia seguinte, ficaram no Porto mesmo. Boa sorte!

• Pessoal, estou com um processo que deu entrada em agosto de 2024. E até agora esta na primeira bolinha. Enviado para ACP.

Verificado pela senha, também consta na ACP.

Alguma sugestão do que eu deva fazer?

• @SergioM

Aqui não atualizou ainda. Espero que fique no Porto :(

• editado December 2025

Ola, o meu processo foi finalizado hoje 12/16/25, filho de português (maior de idade). Enviei para ACP com a data no sistema de 11/28/24.

Já atualizei a planilha.

Está jornada começou mais de 25 anos a traz, e com muita paciência consegui achar os documentos necessários para conseguir a naturalização do meu pai e agora o meu.

Uma dia o seu processo tb será finalizado, força!!

Boa sorte a todos!! Abraços

• @Daniel Mosqueira

Que tipo de processo?

Se for neto (1D), não há o que fazer. Os processos ficam parados anos na bolinha 1. Só esperar. No momento, ACP está olhando os que chegaram em novembro de 2021.

Se for filho maior (1C), aí muda. Já deveria ter andado (ou caído em exigência). A ACP está olhando os que chegaram em novembro de 2024. Se for isso, eu ligaria na Linha de Registros. Siga o guia abaixo:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

O guia menciona usar o Skype (que acabou) para ligar. Pode usar similares como o Viber, Talk360 ou outros.

• Atualizando:

Em 2 dias apareceu o local, ficou no Porto mesmo :))

Graças a Deus!!

Quando concluir volto aqui pra avisar. Valeu pessoal!

• @CarlosASP

1C mesmo. Já fizemos no passado de todos, ou seja, toda documentação ta ok. Só que esse processo não atualiza.

Caso tenha algo em exigência, apareceria na consulta online?

• @Daniel Mosqueira

Eu faria uma ligação na linha registos. O caso não está absurdamente atrasado, mas está fora da média de 12 a 14 meses do ACP para processos de filhos maiores.

• @Daniel Mosqueira

Em teoria, apareceria na consulta online.

Concordo com @ecoutinho . Não está muito atrasado. pode ser um caso mais raro de ter caído na mão de um oficial ou conservador que saiu de licença por mais tempo (ou algo parecido), mas acho que já vale a pena gastar um tempo ligando na Linha de Registros.

Ligue amanhã cedo (logo que abre pelo horário de Lisboa), se não só na segunda em diante.

• @Daniel Mosqueira Por acaso, a conservadora é a Maria Fernanda Carneiro? O meu processo (1C) de julho de 2024 também está parado.

• editado December 2025

Bom dia

Cono faz para saber quem é o conservador que está tratando do processo?

• @Iracemalcosta eu so sei o meu porque o meu processo foi para exigencia.

• @ecoutinho e @guedesmarcia

Muito obrigado pela intervencao de voces!

Eu nao sabia que a ACP nao estava mais atendendo presencialmente.

E sim @ecoutinho eu fiz o processo de filho.

A questao em relacao a assinatura da mae,, é que eu estou morando em Portugal,com todos os documentos Portugueses, sou divorciado da mae dela e ela mora no Brasil. Nos topicos onde menciona os documentos necessarios diz somente sobre quais preciso apresentar, entao por favor me corrija, o procedimento deve ser, a Mae assinar, por autenticidade no cartorio, o formulario 1C da nossa filha como declarante, enviar para mim, fazer o mesmo em uma conservatoria, e encaminhar por CTT todo o processo? seria isso?

Somente eu tenho a Cidadania Portuguesa, a mae dela nao tem.

Agradeço imensamente a ajuda de voces

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.