Quanto a homologação de sentenças judiciais, nas certidões do meu pai e seus irmãos constava o nome do avô paterno, mas na realidade este avô era só por consideração pois não constava como pai na certidão portuguesa do pai deles, meu vô. Tivemos que entrar na justiça para removê-lo, demorou quase um ano, mas ganhamos e a decisão foi averbada nas certidões brasileiras. Entrei com o pedido de atribuição do meu pai pelo Consulado de Santos, demorou 8 meses para sair, o que aconteceu sem qualquer exigência. Então não sei se todos os tipos de sentenças precisam ser homologadas na justiça portuguesa.
Galera, preciso de uma ajuda! O processo da minha tia foi concluído mês passado na ACP. Porém, quando a gente foi pegar no civil online, o nome da mãe dela veio errado. Apesar de ter enviado a certidão de casamento da mãe dela, fizeram a certidão com o nome de solteira da mãe. Como devo proceder para eles consertarem?
Pessoal, sou novo aqui! Estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.
Eu tenho a certidão de nascimento do meu avô, mas não encontrei nela o número de assento, eu posso enviar a cópia desta certidão mesmo assim ou eu teria que ir atrás do número de assento dele ?
Vc deve apenas enviar a certidão que eles estão pedindo para suprir a divergência e junto anexe também uma cópia da carta de divergência que eles enviaram
Gente, tem alguém sabendo sobre greve nos setores públicos em portugal? Vi no facebook que varias escolas iam entrar e alguém comentou lá que era todos os setores públicos. Isso afetaria a ACP?
Olá! Liguei na LR hoje novamente e consegui falar depois de 1 hora. Meu processo foi numerado. Se alguém quiser colocar na planilha: André Velho Da Costa Processo 129xx/19 data de chegada: 05/02
uma dúvida: eu mandei o meu processo só com o número do assento do meu pai, alguém sabe se tem problema? pq o do meu pai tb fizemos da mesma forma e deu certo. Obrigado!
@Yuri Tadeu, diversos processos aqui do fórum são concluídos pelo ACP com envio da CNH. Não de onde você ouviu dizer que ACP não aceita, mas que Tondela deve aceitar, no tempo todo que participo do fórum ACP aceita CNH mas a opção de que informação seguir é sua. Lembre que se enviar CNH tem que colocar os dados da CNH no 1C senão vai cair em exigência de envio de novo formulário 1C por indicação de documento divergente no formulário.
1 - Pra preencher seus dados na planilha de controle ainda preciso das seguintes informações: - Data que o processo foi numerado; - Forma de pagamento (dinheiro, cartão de credito ou vale postal); - Forma e data de envio da documentação (DHL, EMS, CTT ou SEDEX MUNDI); e - Nome do funcionário da conservatória que recebeu sua documentação (se souber).
2 - Não tem problema, você quem escolhe (envio do assento ou preenchimento do mesmo no campo 1 do quadro 2 do formulário 1C).
@marcelo esse modelo de procuração está ok! eu fiz dessa mesma forma no caso da minha avó, mas a prova de vida, que é exigencia acima dos 70 anos, nao foi aceito o modelo feito em cartório, caiu em exigencia e tive de ir ao consulado.
Olá pessoal, tudo bem? Sou novo por aqui, li muito o fórum, muito mesmo!! Tanto que fiz todo o procedimento para a minha noiva (filha de pai português) através das informações que li por aqui. No momento estamos aguardando os documentos chegarem a ACP, fizemos o pagamento via cartão de crédito. Como temos MUITA pressa para a finalização do processo, já que nossa mudança já é agora em 08/03, enviamos sem aguardar a minha aprovação do cadastro aqui e com algumas dúvidas ainda. Por exemplo: Minha noiva fez a transcrição do casamento do pai dela e do óbito (português) já concluído e eu pedi a certidão online em um site que vocês mesmo indicam aqui no fórum, paguei os 10 euros e recebi por e-mail. Porém, recebi um documento do word com as informações, achei um pouco estranho porque estamos acostumado que esses documentos vem com uma série de detalhes para torna-lo oficial. Mas a minha dúvida é: Marcamos no 1C que enviamos a certidão de nascimento do pai dela e enviamos apenas essa folha impressa do arquivo do word. Nela constam os assentos de nascimento, óbito e casamento. Que aliás foi outra dúvida ao preencher o 1C, já que cada número era diferente. Preenchemos no final com o primeiro, que era o de nascimento. Isso está correto? Será que cometemos algum equívoco? Além das dúvidas acima, temos mais umazinha: A mãe da minha noiva (brasileira) casou-se novamente e mudou o nome adicionando mais um sobrenome do novo marido (tinha que mudar o nome? -.-'), acontece que no xerox autenticado do RG dela que nós enviamos, o nome da mãe já tinha sido alterado para o novo nome, mas no momento do registro do óbito do pai dela, ainda era o nome antigo. Será que isso nos dará algum problema? A mãe é brasileira. Obs.: Na certidão de nascimento quem a registrou foram a mãe brasileira e o pai português. Obrigado amigos!!
@drakunder, quando fiz meu processo mandei o código de acesso e o arquivo impresso. Quando foi pra mão do conservador o código já tinha expirado e não tive problema. Recomendaria mandar assim mas acredito que ACP vai finalizar o processo antes de acabar a validade no seu caso.
Boa tarde, poderiam por gentileza colocar o seguinte processo na planiha: Paulo Roberto de Carvalho, recebido (enviado por DHL) em Portugal dia 28/1/19 por Isabel Ferreira. Numerado dia 1/2/2019, processo nr 103XX/19. Vale postal sacada conforme info da Fernanda CTT no dia 5/2,mas acho que tem alguma defasagem porque se foi numerado dia 1/2 como informou hoje a LR, não teriam sacado só 4 dias depois, por isso acho que o CTT recebe a informação do saque com alguns dias de diferença. Obrigada
Comentários
Quanto a homologação de sentenças judiciais, nas certidões do meu pai e seus irmãos constava o nome do avô paterno, mas na realidade este avô era só por consideração pois não constava como pai na certidão portuguesa do pai deles, meu vô. Tivemos que entrar na justiça para removê-lo, demorou quase um ano, mas ganhamos e a decisão foi averbada nas certidões brasileiras. Entrei com o pedido de atribuição do meu pai pelo Consulado de Santos, demorou 8 meses para sair, o que aconteceu sem qualquer exigência. Então não sei se todos os tipos de sentenças precisam ser homologadas na justiça portuguesa.
Abs!!!
Estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.
Eu tenho a certidão de nascimento do meu avô, mas não encontrei nela o número de assento, eu posso enviar a cópia desta certidão mesmo assim ou eu teria que ir atrás do número de assento dele ?
Vc não precisa mandar outro formulário 1C
Vc deve apenas enviar a certidão que eles estão pedindo para suprir a divergência e junto anexe também uma cópia da carta de divergência que eles enviaram
Fui no cartório e acabei apostilando a xerox da minha CNH ao envés do meu RG!!!
O ACP está aceitando CNH para o processo de atribuição???
Caramba já fiz uns 5 processos no ACP..
Mas tbm não quero gastar mais dinheiro para autenticar e apostilar outro documento.
Fiquei confuso agora
André Velho Da Costa
Processo 129xx/19
data de chegada: 05/02
uma dúvida: eu mandei o meu processo só com o número do assento do meu pai, alguém sabe se tem problema? pq o do meu pai tb fizemos da mesma forma e deu certo.
Obrigado!
Dados adicionados a planilha. Segue link.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/htmlview#gid=0
Lembre que se enviar CNH tem que colocar os dados da CNH no 1C senão vai cair em exigência de envio de novo formulário 1C por indicação de documento divergente no formulário.
Vlw pela observação do 1C!!
Farei isso então!
1 - Pra preencher seus dados na planilha de controle ainda preciso das seguintes informações:
- Data que o processo foi numerado;
- Forma de pagamento (dinheiro, cartão de credito ou vale postal);
- Forma e data de envio da documentação (DHL, EMS, CTT ou SEDEX MUNDI); e
- Nome do funcionário da conservatória que recebeu sua documentação (se souber).
2 - Não tem problema, você quem escolhe (envio do assento ou preenchimento do mesmo no campo 1 do quadro 2 do formulário 1C).
Sou novo por aqui, li muito o fórum, muito mesmo!! Tanto que fiz todo o procedimento para a minha noiva (filha de pai português) através das informações que li por aqui.
No momento estamos aguardando os documentos chegarem a ACP, fizemos o pagamento via cartão de crédito.
Como temos MUITA pressa para a finalização do processo, já que nossa mudança já é agora em 08/03, enviamos sem aguardar a minha aprovação do cadastro aqui e com algumas dúvidas ainda.
Por exemplo:
Minha noiva fez a transcrição do casamento do pai dela e do óbito (português) já concluído e eu pedi a certidão online em um site que vocês mesmo indicam aqui no fórum, paguei os 10 euros e recebi por e-mail. Porém, recebi um documento do word com as informações, achei um pouco estranho porque estamos acostumado que esses documentos vem com uma série de detalhes para torna-lo oficial.
Mas a minha dúvida é: Marcamos no 1C que enviamos a certidão de nascimento do pai dela e enviamos apenas essa folha impressa do arquivo do word. Nela constam os assentos de nascimento, óbito e casamento. Que aliás foi outra dúvida ao preencher o 1C, já que cada número era diferente. Preenchemos no final com o primeiro, que era o de nascimento.
Isso está correto? Será que cometemos algum equívoco?
Além das dúvidas acima, temos mais umazinha: A mãe da minha noiva (brasileira) casou-se novamente e mudou o nome adicionando mais um sobrenome do novo marido (tinha que mudar o nome? -.-'), acontece que no xerox autenticado do RG dela que nós enviamos, o nome da mãe já tinha sido alterado para o novo nome, mas no momento do registro do óbito do pai dela, ainda era o nome antigo. Será que isso nos dará algum problema? A mãe é brasileira.
Obs.: Na certidão de nascimento quem a registrou foram a mãe brasileira e o pai português.
Obrigado amigos!!
Paulo Roberto de Carvalho, recebido (enviado por DHL) em Portugal dia 28/1/19 por Isabel Ferreira. Numerado dia 1/2/2019, processo nr 103XX/19.
Vale postal sacada conforme info da Fernanda CTT no dia 5/2,mas acho que tem alguma defasagem porque se foi numerado dia 1/2 como informou hoje a LR, não teriam sacado só 4 dias depois, por isso acho que o CTT recebe a informação do saque com alguns dias de diferença.
Obrigada
Realmente a ACP não aceita prova de vida em cartório, somente pelo Consulado. Inclusive existem muitos relatos no fórum sobre esse assunto.