@Cecilia_Helena... Você não precisou agendar? Eu entrei no site e agendei um reconhecimento presencial de assinatura... não sei nem se seria esse o caminho, mas foi o que eu encontrei .... Precisa levar algum papel já impresso? Foi cobrada alguma taxa?
@Jefferson souza... O RG da minha mãe foi tirado a menos de 2 anos... vou torcer para não cair em exigência, mas assim mesmo vou agilizar essa prova de vida no Consulado.
@Eliane Figueiredo fico na torcida pra que não caia em exigencia, isso é chato demais, o RG da minha avó tinha 10 dias quando fiz o envio, faz bem em se antecipar, no maximo perdeu tempo e algum gasto com deslocamento até o consulado
Entrei no site e o Consulado fala de prova de vida de cidadãos portugueses. Eu acho que o caminho é esse mesmo. Detalhe, não é necessário efetuar agendamento e o serviço é gratuito. De qualquer forma sugiro que ligue pro Consulado antes de se deslocar pra lá.
@Jefferson Souza... você foi avisado da exigência via e-mail ou recebeu alguma carta? Nessa comunicação (carta ou email) eles passaram alguma forma especial para vc retornar com a prova de vida ou foi somente com a numeração recebida no início do processo?
Sobre prova de vida darei meu breve relato. Minha avo tem 93 anos, mesmo tirando um novo RG e ela mesmo indo ate o cartorio assinar o formulario 1C, foi exigido pela conservatoria a prova de vida. Moro na regiao de Campinas e me dirigi ate a casa de portugal, eles fazem esses servicos consulares basicos, nao teve custo e tambem nao foi necessario agendar. Apos o envio desse documento tudo correu tranquilo e a conservatoria concedeu a atribuicao em menos de 15 dias. Aconselho a todos que estao proximos ao consulado e que nao possuem dificuldades em pedir a prova de vida que se adiantem e a facam pois no meu caso entre saber a necessidade e enviar para a conservatoria, a atribuicao poderia ter sido finalizada 45 dias antes.
Bom dia a todos.... Tenho algumas duvidas..... Assim que eu receber o assento portugues, os proximos documentos que preciso tirar são o Passaporte e o Cartão Cidadão..... Quais outros documentos preciso tirar ? Isso pode ser feito no Brasil ou já precisa ser directo em Portugal ? Alguém aqui, sexo masculino, que já tenha recebido o assento portugues , quando foi solicitar o passaporte, foi feita a pergunta se era casado ou não ? Se casado, eles perguntam todos os dados da esposa ?? Boa sorte a todos Abs
@JCCS, primeiro o cartão do cidadão e, com esse em mãos pode solicitar o passaporte. Eu fiz no consulado de SP, eles tem um formulário que tem que preencher direto no site do consulado, imprimir e levar no horário agendado, se não me engano tinha estado civil nesse formulário. No momento atendimento não lembro de ter sido confirmado isso. "Se casado, eles perguntam todos os dados da esposa ??" acredito que se você não transcreveu o casamento e se declarar casado no momento do atendimento o consulado vai se negar a fazer o documento exigindo a atualização do estado civil.
Algumas respostas estão transformando minhas certezas em dúvidas. Quanto a ACP não exigir transcrição de casamento:
1. Quando ambos ascendentes forem portugueses é imprescindível a transcrição do casamento se forem casados;
2. Quando apenas um ascendente for português, pai ou mãe, sendo este o declarante no registro do assento de nascimento, prescinde a transcrição de casamento ;
3. Quando apenas um ascendente for português, pai ou mãe, sendo que este não foi o declarante no registro do assento de nascimento, imprescinde a transcrição de casamento existente, caso não exista casamento, terá que enviar provas da paternidade/maternidade do ascendente.
Entendo que na maioria das vezes o pai é o declarante, mas se a mãe o for e também a ascendente portuguesa, nada impede de solicitar a atribuição sem a transcrição do casamento.
Boa Tarde! Estou juntando a documentação para a atribuição dos meus filhos. Pedi as certidões de nascimento por cópia reprográfica: 1º - a do meu filho está certa - No título já diz Inteiro Teor por meio reprográfico 2º - a da minha filha - No título está Inteiro Teor, mas vê-se que é do livro, pois tem a averbação do casamento dela manuscrita ao lado. No verso está Inteiro Teor do assento de nascimento de .... O termo reprográfico só aparece no recibo de pagamento, Certidão de inteiro Teor por Forma Reprográfica. Outra coisa, disseram que os assentos mais novos (década de 80), os livros já são datilografados. Vocês acham que por falta do termo reprográfico vai haver problemas, podendo cair em exigência na ACP? Muito obrigado pela atenção.
@NiltonHessel a Casa de Portugal fica em Campinas-SP , Rua Ferreira Penteado, 1349, centro. Existem várias presenças consulares espalhadas pelo interior do estado de São Paulo
@Eliane Figueiredo ele manda uma carta sim! mas essa correspondencia demora demais pra chegar, eu vou ligando na linha de registro periodicamente pra pedir informaçãoes sobre o processo, e no dia seguinte a exigencia eu fui informado nessa ligação e ja me anteceipei, quando a correspondencia chegou em casa o processo ja estava a poucos dias de ser finalizado LINHA DE REGISTROS: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo a chamada costuma demorar coisa de 60..80 minutos, quanto mais cedo ligar melhor sugiro que ligue pelo skype, fica muuuuuuito mas muuuuito mais barato!
Pessoal estou precisando de ajuda. Estou finalizando a documentação para enviar para Portugal (Atribuição) da minha mãe que é filha de Português. Solicitei ao Cartório a Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica apostilada dela. No entanto, não consigo ler nada. Juntamente me enviaram uma cópia simples com firma reconhecida. O que devo fazer? Enviar as duas para a ACP? Seguem os dois arquivos. Obrigado Nota 1 - Tive que fazer a retificação do nome do Pai e do Avô dela Nota 2 - O casamento esta averbado na Certidão de nascimento dela
@Dante vc tem q enviar a certidão reprográfica e tb a de inteiro teor digitada. O difícil vai ser o cartório conseguir entender o q está escrito na reprográfica.
@dante no processo da minha avó foi assim tambem, a cópia reprografica estava impossivel de ler algo. mandei a cópia reprografica apostilada, mesmo estando ilegivel. mandei junto a certidão por inteiro teor digitada e apostilada.
Ola pessoal do fórum, Venho agradecer por todas as orientações que são discutidas aqui, finalmente saiu a cidadania da minha mãe. Dei entrada pessoalmente no ACP em outubro e em janeiro tivemos a confirmação. No começo achei que seria impossível, não tinha ideia por onde começar, mas com as dicas e toda informação que vcs nos passam fica tudo mais fácil. Aconselho sempre ter toda documentação necessária. Para quem for filho de mãe e pai portugueses casados no Brasil (o caso da Minha mãe), sugestão fazer primeiro a transcrição do casamento,mesmo tendo sido o pai o declarante do nascimento, para não cair em pendência. Agora vamos começar o meu processo, começar a providenciar a documentação toda novamente rsrsrs. Muito obrigado pessoal, @Vlad Pen valeu pelas orientações.
@ Vlad Pen e @ Jefferson Souza, obrigado pelas respostas. Somente para confirmar neste caso enviarei duas certidões de minha mãe: 1. Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica apostilada https://jumpshare.com/v/Q4bZGVDFnYgK9h7NkpfY?b=rj2GVyyBRMNtg1KnBz9O
2. Certidão de nascimento em inteiro teor digitada. Esta precisa ser apostilada?
Comentários
Precisa levar algum papel já impresso? Foi cobrada alguma taxa?
@Jefferson souza... O RG da minha mãe foi tirado a menos de 2 anos... vou torcer para não cair em exigência, mas assim mesmo vou agilizar essa prova de vida no Consulado.
o RG da minha avó tinha 10 dias quando fiz o envio, faz bem em se antecipar, no maximo perdeu tempo e algum gasto com deslocamento até o consulado
Entrei no site e o Consulado fala de prova de vida de cidadãos portugueses. Eu acho que o caminho é esse mesmo. Detalhe, não é necessário efetuar agendamento e o serviço é gratuito. De qualquer forma sugiro que ligue pro Consulado antes de se deslocar pra lá.
Segue link: http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/outros-servicos/prova-de-vida/
Atendimento em dias úteis das 08:00 às 16:00
riojaneiro@mne.pt
+ 55 21 3861 6450
+ 55 21 3509 1850
@Jefferson Souza... você foi avisado da exigência via e-mail ou recebeu alguma carta?
Nessa comunicação (carta ou email) eles passaram alguma forma especial para vc retornar com a prova de vida ou foi somente com a numeração recebida no início do processo?
Aconselho a todos que estao proximos ao consulado e que nao possuem dificuldades em pedir a prova de vida que se adiantem e a facam pois no meu caso entre saber a necessidade e enviar para a conservatoria, a atribuicao poderia ter sido finalizada 45 dias antes.
Tenho algumas duvidas.....
Assim que eu receber o assento portugues, os proximos documentos que preciso tirar são o Passaporte e o Cartão Cidadão..... Quais outros documentos preciso tirar ? Isso pode ser feito no Brasil ou já precisa ser directo em Portugal ?
Alguém aqui, sexo masculino, que já tenha recebido o assento portugues , quando foi solicitar o passaporte, foi feita a pergunta se era casado ou não ? Se casado, eles perguntam todos os dados da esposa ??
Boa sorte a todos
Abs
Grato
Abs
"Se casado, eles perguntam todos os dados da esposa ??" acredito que se você não transcreveu o casamento e se declarar casado no momento do atendimento o consulado vai se negar a fazer o documento exigindo a atualização do estado civil.
Quanto a ACP não exigir transcrição de casamento:
1. Quando ambos ascendentes forem portugueses é imprescindível a transcrição do casamento se forem casados;
2. Quando apenas um ascendente for português, pai ou mãe, sendo este o declarante no registro do assento de nascimento, prescinde a transcrição de casamento ;
3. Quando apenas um ascendente for português, pai ou mãe, sendo que este não foi o declarante no registro do assento de nascimento, imprescinde a transcrição de casamento existente, caso não exista casamento, terá que enviar provas da paternidade/maternidade do ascendente.
Entendo que na maioria das vezes o pai é o declarante, mas se a mãe o for e também a ascendente portuguesa, nada impede de solicitar a atribuição sem a transcrição do casamento.
Por favor me corrijam se estiver errado.
Espero que ele fique mais calmo com essa resposta. kkk
Essa Casa de Portugal onde vocês fizeram a prova de vida da sua Avó fica em Campinas...?
Estou juntando a documentação para a atribuição dos meus filhos. Pedi as certidões de nascimento por cópia reprográfica:
1º - a do meu filho está certa - No título já diz Inteiro Teor por meio reprográfico
2º - a da minha filha - No título está Inteiro Teor, mas vê-se que é do livro, pois tem a averbação do casamento dela
manuscrita ao lado. No verso está Inteiro Teor do assento de nascimento de .... O termo reprográfico só
aparece no recibo de pagamento, Certidão de inteiro Teor por Forma Reprográfica.
Outra coisa, disseram que os assentos mais novos (década de 80), os livros já são datilografados. Vocês acham que por falta do termo reprográfico vai haver problemas, podendo cair em exigência na ACP?
Muito obrigado pela atenção.
ACP Transcreve
- ambos portugueses
- so mulher portuguesa
So Mulher portuguesa e nao foi declarante na certidao do filho:
- prova de maternidade
Sendo so o pai o portugues e declarante:
- so enviar doctos e tranquilo.
Existem várias presenças consulares espalhadas pelo interior do estado de São Paulo
@Vlad Pen obrigado pela pronta resposta. Estou um pouco mais tranquilo, confesso que fiquei apreensivo. Obrigado
LINHA DE REGISTROS: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo
a chamada costuma demorar coisa de 60..80 minutos, quanto mais cedo ligar melhor
sugiro que ligue pelo skype, fica muuuuuuito mas muuuuito mais barato!
O que isso implica??
Minha documentação chegou em Portugal e no rastreio apresenta o seguinte status "Fiscalização aduaneira finalizada".
Alguém sabe informar se preciso fazer alguma coisa?
Obrigada!
Estou finalizando a documentação para enviar para Portugal (Atribuição) da minha mãe que é filha de Português.
Solicitei ao Cartório a Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica apostilada dela. No entanto, não consigo ler nada. Juntamente me enviaram uma cópia simples com firma reconhecida. O que devo fazer? Enviar as duas para a ACP? Seguem os dois arquivos.
Obrigado
Nota 1 - Tive que fazer a retificação do nome do Pai e do Avô dela
Nota 2 - O casamento esta averbado na Certidão de nascimento dela
https://jumpshare.com/v/ArqWqgktUUeoK6xQEH6o?b=rj2GVyyBRMNtg1KnBz9O
https://jumpshare.com/v/Q4bZGVDFnYgK9h7NkpfY?b=rj2GVyyBRMNtg1KnBz9O
mandei a cópia reprografica apostilada, mesmo estando ilegivel.
mandei junto a certidão por inteiro teor digitada e apostilada.
Venho agradecer por todas as orientações que são discutidas aqui, finalmente saiu a cidadania da minha mãe.
Dei entrada pessoalmente no ACP em outubro e em janeiro tivemos a confirmação. No começo achei que seria impossível, não tinha ideia por onde começar, mas com as dicas e toda informação que vcs nos passam fica tudo mais fácil. Aconselho sempre ter toda documentação necessária. Para quem for filho de mãe e pai portugueses casados no Brasil (o caso da Minha mãe), sugestão fazer primeiro a transcrição do casamento,mesmo tendo sido o pai o declarante do nascimento, para não cair em pendência. Agora vamos começar o meu processo, começar a providenciar a documentação toda novamente rsrsrs.
Muito obrigado pessoal, @Vlad Pen valeu pelas orientações.
Somente para confirmar neste caso enviarei duas certidões de minha mãe:
1. Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica apostilada
https://jumpshare.com/v/Q4bZGVDFnYgK9h7NkpfY?b=rj2GVyyBRMNtg1KnBz9O
2. Certidão de nascimento em inteiro teor digitada. Esta precisa ser apostilada?
Obrigado