@CARLOS ROMÃO Hoje chegou meu processo em Porto, porém quando foram realizar a entrega, alegaram estar fechada a conservatória. Esperamos que segunda volte ao normal.
Entendi, no caso vê se vcs me dão uma luz... Essa pessoa casou e teve 3 filhos mas hoje ele é falecido, e ela quer passar a cidadania para os filhos... Realmente é necessário ela transcrever esse casamento com o falecido? Hoje ela é casada com outro homem e tbm pretende passar para ele, aí como ela deveria faazer?
@Daniellexrei se o pai (falecido) foi o declarante na certidão dos filhos, sim, é necessário a transcrição do casamento, após isso podem fazer a atribuição dos filhos sem problemas. Com relação ao novo casamento, ela precisa transcrever o óbito do ex-marido, o que pode ser feito em um consulado português e após isso realizar a transcrição do novo casamento. Se você vive em São Paulo, o site para isso é esse:
Estou pensando em tirar minha cidadania pela ACP. Já tenho os documentos todos, só preciso apostilar tudo. Mas queria tirar 2 dúvidas com vcs
1- A ACP ainda aceita processo sem averbar o casamento dos pais? Meu pai é o português e é ele que declarou meu nascimento na minha certidão. 2- Como é esse pagamento com cartão de crédito que eu vi mencionarem aqui em cima? Quando ele fez o processo dele, o pagamento foi no correio...
@sandra muitos dias da erro sim, chega a ficar dias sem funcionar, mas segue tentado, mesmo que só consiga pagar amanha, eu acho melhor que pagar por vale postal!
processo do meu pai foi entregue ontem no porto, mandei via DHL, chegou em 3 dias, serviço de excelencia viu galera, pra quem ainda vai enviar eu recomendo muuuuito que seja por DHL, paguei 210 reais sem o seguro!
eu li umas matéras sobre greve no setor publico em geral em portugal, alguem aqui esta em portugal? tem noticias de como ta isso? se realmente tiver outra greve é a segunda que enfrento nessa saga
Sempre acompanho o fórum porém fiquei com uma dúvida baseada em duas respostas conflitantes que deram... Uma delas dizia que quando o português é declarante da certidão de nascimento, a ACP do Porto faz a atribuição sem a transcrição do casamento. Na outra informação, dizia que sempre que q se tratar de mãe portuguesa, seria necessário fazer transcrição antes da atribuição. Afinal, qual das duas está correta? A atribuição sem transcrição é direito vedado apenas aos filhos de portugueses homens?
@FabsRocha as duas estão corretas. A ACP só aceita fazer a atribuição quando o português é o pai e foi o declarante do nascimento do filho. Se pai e mãe forem portugueses ou se apenas a mãe for portuguesa, será necessário transcrever o casamento.
@FabsRocha a transcrição não tem relação com os filhos, e sim com os pais! Caso seu pai seja o português e declarante da sua certidão de nascimento, a ACP não exige que seja realizada a transcrição de casamento dos seus pais. Caso seja a sua mãe a portuguesa, é necessário realizar a transcrição de casamento dos seus pais, para que posteriormente você realize a sua atribuição de nacionalidade.
Estou enviando os documentos pra atribuição e agora fiquei com uma dúvida após ler um comentário acima.
Eu vou enviar o assento de nascimento emitido pelo civil online(aquele word).
É necessário enviar o código de acesso???
Eu Não iria enviar mas li acima que algumas pessoas mandaram. Fiquei confuso pois na transcrição de casamento mandei apenas o word e não tive problemas nenhum.
@Eliane Figueiredo, fiz a prova de vida da minha mãe (88 anos) no Consulado do Rio de Janeiro. Não é preciso agendar, foi rápido e fácil, fomos muito bem atendidas. abs
aos que estão para enviar documentos para Portugal seria melhor aguardar até ver o que acontece nas greves?? porque se voltar se os correios/dhl não conseguirem entregar os documentos retornam para o Brasil gerando custo extra, alguem que esteja em portugal se puder nos deem noticias sobre as conservatórias, como esta essa coisa de greve?
Pessoal, boa tarde! Meu primo enviou os documentos dele juntamente com a certidão de nascimento da Mae(portuguesa) dele, porem esqueceu de marcar no quadro 4 a segunda opção(certidão de registro de nascimento do português), será que isso pode dar problema? O que vocês sugerem?
@Heloiza Coelho grato pela informação, assim o pessoal que está ansioso e "desprovido" de verba, tipo eu rsss, pode adiantar a expedição dos seus processos. Valeu
Comentários
Esperamos que segunda volte ao normal.
Entendi, no caso vê se vcs me dão uma luz...
Essa pessoa casou e teve 3 filhos mas hoje ele é falecido, e ela quer passar a cidadania para os filhos... Realmente é necessário ela transcrever esse casamento com o falecido?
Hoje ela é casada com outro homem e tbm pretende passar para ele, aí como ela deveria faazer?
http://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-e-obito-brasileiro-e-pedido-de-primeiro-cartao-do-cidadao/
Estou pensando em tirar minha cidadania pela ACP.
Já tenho os documentos todos, só preciso apostilar tudo. Mas queria tirar 2 dúvidas com vcs
1- A ACP ainda aceita processo sem averbar o casamento dos pais? Meu pai é o português e é ele que declarou meu nascimento na minha certidão.
2- Como é esse pagamento com cartão de crédito que eu vi mencionarem aqui em cima? Quando ele fez o processo dele, o pagamento foi no correio...
Ah... Quanto tempo +- está levando o processo?
Abçs
1 - nesse caso, o português é o declarante não precisa da transcrição
2 - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C usar cartão internacional e liberado para compras no exterior.
O prazo médio está em torno de 70 dias após o recebimento em ACP.
eu li umas matéras sobre greve no setor publico em geral em portugal, alguem aqui esta em portugal? tem noticias de como ta isso? se realmente tiver outra greve é a segunda que enfrento nessa saga
Pessoal qual o prazo mais ou menos que os processos estão sendo concluídos para a atribuição?
Sempre acompanho o fórum porém fiquei com uma dúvida baseada em duas respostas conflitantes que deram... Uma delas dizia que quando o português é declarante da certidão de nascimento, a ACP do Porto faz a atribuição sem a transcrição do casamento. Na outra informação, dizia que sempre que q se tratar de mãe portuguesa, seria necessário fazer transcrição antes da atribuição.
Afinal, qual das duas está correta? A atribuição sem transcrição é direito vedado apenas aos filhos de portugueses homens?
Estou enviando os documentos pra atribuição e agora fiquei com uma dúvida após ler um comentário acima.
Eu vou enviar o assento de nascimento emitido pelo civil online(aquele word).
É necessário enviar o código de acesso???
Eu Não iria enviar mas li acima que algumas pessoas mandaram.
Fiquei confuso pois na transcrição de casamento mandei apenas o word e não tive problemas nenhum.
Obrigado por esclarecer
A greve geral começou hoje, pode ser isso.
Repare na informação passada pelo @Jefferson souza. Não envia seu DHL ainda. Espera pra saber o que realmente está acontecendo em Portugal.
Sim, teve pré-aviso de greve para esses dias. Espero que fique somente nisso,
Muito obrigado, vou aguardar.
Meu primo enviou os documentos dele juntamente com a certidão de nascimento da Mae(portuguesa) dele, porem esqueceu de marcar no quadro 4 a segunda opção(certidão de registro de nascimento do português), será que isso pode dar problema? O que vocês sugerem?
ACP não vai encrencar com isso. Eles mesmos podem fazer isso, se quiserem. O importante é enviar a documentação correta, foi o que o seu primo fez.