Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15435445465485491547

Comentários

• @Paulosilva
    qual era a numeração do seu processo, pois tenho um do dia 16/10 numeração 724xx/2018
  • Boa tarde !! Parabéns aos novos tugas!!
    Está chegando os processos de Novembroo ...ansiedade tomando conta
  • Parabéns a todos pela conquista!
    uma pergunta, a gente recebe o aviso que foi numerado pelo e-mail?
    Obrigado!
  • @Sergioa Tem que ligar na Linha de Registros
  • editado December 2018
    @AnaCarla conversei com a Marcia e ela me disse q no formulário 1C assinam a mãe e o pai biológico e junto com os demais documentos.
  • @Cristina creio nao haver problema em enviar o formulário 1C com data retroativa.
  • @rennerfernades mas ele só é numerado após o contato? Obrigado!
  • Boa tarde, preenchendo o formulário, o endereço completo não cabe nos quadradinhos do "Residente em". Tenho que imprimir outra cópia do formulário e preencher só essa parte?
    Se eu abreviar bem o endereço até cabe quase tudo, fica faltando 1 letra. Tem problema se eu colocá-la fora dos quadradinhos, como fizemos com o cep? Dúvida boba, mas tenho medo de encrencarem ou parecer rasura
  • @Sergioa não, ele é numerado independente de você ligar ou não, e você pode ligar e ele não está numerado ainda, dependendo de quando chegou lá
  • @Camila pode fazer acrescentando uma letra fora do quadradinho.
  • Vlad pen, muito obrigado pelo retorno!
  • @Vlad pen, muito obrigado pelo retorno.
    Só a mãe e o pai biológico assinam; mas na hora de colocar a filiação no formulário, coloca apenas o pai do biológico ou os dois, de acordo com os documentos dela?
    Tenho essa dúvida se preencho apenas com os dados do português ou tenho que colocar os dados dos dois de acordo com os documentos dela.
  • almeidafabialmeidafabi Member
    editado December 2018
    Bom dia!!! Pra quem estava querendo saber das numeraçoes de dezembro:: acabei de ligar pra LR e meu processo que chegou 30/11 foi numerado na terça (11/12). 85xxx/18

@ninaraminelli o seu deve ter sido tambem!!
  • Opa, obrigada @almeidafabi
    Vou ligar também!
  • ClinharesClinhares Member
    editado December 2018
    Gente como saber se meu processo já foi numerado ? Ele foi recebido lá em em 22/11... li aqui que processo recebido em 30/11 ja foi numerado....onde me informo pq nao localizo novos nomes na planilha. obrigada
  • @Clinhares tem que ligar para a linha de registros, a planilha é preenchida por cada um, não é nada oficial.

+351 211 950 500
    opção 1, opção 1
  • Bom dia pessoal,

meu prodesso do dia 18/10 foi para registro:

entrega 18/10/2018
    número 69XXX/18
    encaminhamento para registro 12/12/2018

agora é esperar o número para levar no consulado transcrever casamento e tirar passaporte...
  • Monique ForteMonique Forte Member
    editado December 2018
    Boa tarde. Alguém poderia me indicar ou me orientar, por favor??porque estou ficando um pouco perdida com tantas informações.
    Em que momento eu devo levar o formulário para assinar no consulado, o vale postal já deve estar pago e todos os documentos ok? Eu não entendo as etapas. Quem for generoso, sugiro um organograma.
    Alguma alma generosa poderia me orientar?

Obrigada a todos!

• @Monique Forte você não precisa ir em consulado.

Você deve juntar os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento do nacional Português
    - Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada do requerente
    - Cópia RG ou CNH apostilada
    - Formulário 1C preenchido com reconhecimento de firma por autenticidade
    - Pagar a taxa de 175 euros pode ser vale postal nos correios ou cartão de crédito no site do IRN

Para o envio dos documentos:

Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

Para o vale postal:

IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

*(Mencionar que o vale é para "Manutenção de residentes")

Para pagamento com cartão de crédito:
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

• @Monique Forte, o vale postal só deve ser enviado quando estiver com os documentos prontos para envio, ele tem validade de 30 dias apenas e as conservatórias só sacam depois da chegada dos documentos.
    Primeiro passo é reunir as certidões e verificar se o documento de identidade está válido, no caso de mandar cópia da CNH ou passaporte ou, no caso de mandar cópia do RG, verificar se foi emitido há menos de 10 anos
    Depois de ter em mãos as certidões preencher o formulário e reconhecer firma por autenticidade no cartório ou assinar no consulado.
    Finalmente fazer o vale postal e enviar os os documentos.
  • Gente, enviei os documentos da exigência e chegaram ontem lá em Portugal, recebidos por Hermogenes.

Meu pai tá me enchendo o saco quase todo dia pra ligar pra lá, mas eu tento explicar pra ele que ainda ta cedo pra isso. Alguém saberia me passar uma estimativa de quanto tempo devo esperar pra ligar na LR pra tentar saber noticias do processo? Eu escrevi no envelope que enviei os documentos que se tratava de uma exigência e o número do processo, mas não sei como fica o prazo depois que o processo cai em exigência.
  • Gente, bom dia.
    Primeiro agradeço a todos que sempre me ajudam aqui.

Depois, me surgiu uma dúvida boba... Eu já fiz a transcrição do casamento dos avós e agora estou mandando a atribuição da mãe.
    Daí estou mandando a cópiía simples do assento de nascimento da avó portuguesa. Neste assento, não consta ainda a averbação... Pq foi feita posteriormente... Mas se eles forem consultar no assento atual, já estará feita.
    Minha dúvida é, tem algum problema esse assento que tô enviando não ser o atualizado?
    Na minha cabeça não tem pois serve somente para que eles identifiquem o assento digitalizado atual.

Obrigada

Maidane
  • @Maidane Araujo, mesmo que você tivesse enviado a certidão atualizada eles iriam consultar no sistema, seu avô era brasileiro ? Se for português bastaria a certidão de nascimento dele, e a transcrição não seria necessária.
  • @Bruno Assumpção aguarde uns quinze dias após a chegada dos documentos por lá.
  • @almeidafabi confirmado, o meu também foi numerado dia 11/12 =D
    Eeeeee
  • @AnaCarla, no formulário 1C vc coloca os dados da mãe e do pai biológico e os dois assinam.
  • Pessoal, eu já passei dessa fase, mas a título de esclarecimento para outras pessoas gostaria de resolver uma dúvida que me ocorreu, quando o nacional português ou seja nascido em Portugal casa com uma brasileira e é o declarante do filho brasileiro não precisa transcrever o casamento, mas quando ele casa com uma portuguesa aí sim precisa transcrever o casamento do casal, é isso mesmo, alguém pode confirmar ou esclarecer melhor a todos do fórum??? Obrigado!!!
  • Pessoal...
    Ja fiz a atribuição da minha avó filha de portugueses... A transcrição de casamento dela e obito do conjugue ja foi encaminhada para o consulado...

Agora estou pedindo a certidao de nascimento do meu pai para iniciar o processo...
    A duvida é a seguinte:
    O nome dos avós maternos do meu pai estao diferentes das certidoes anteriores sendo que falta o ultimo nome da avó e trocaram o nome final do avô... Isso precisa corrigir?

E a outra duvida, meu avô nasceu numa cidade e declarou que era natural de outra cidade...

Enfim, será preciso corrigir os dados dos avôs materno na certidao do meu pai para seguir com o processo pela ACP?

Só vi o erro depois que a certidao foi emitida... agora para corrigir tem que pagar a retificação e pagar
  • Prezados,

Estou auxiliando meu pai no processo de atribuição da cidadania portuguesa. No caso, a certidão de nascimento de inteiro teor dele foi emitida dia 01/06/2018. Ouvi falar que a ACP Porto está aceitando certidões com até 1 ano da data de emissão. Essa informação procede? Meu pai pode utilizar essa certidão no processo? Ou precisa solicitar uma nova?

Outra pergunta. Minha avó mudou de nome ao casar com meu avô, porém, o seu casamento já foi averbado. Tenho o número do assento de casamento dela. Isso é o suficiente para provar a mudança de nome? Ou realmente tenho que solicitar a emissão de uma nova certidão de casamento de inteiro teor e apostilar?

A respeito da mudança de nome, tenho um documento que esta escrito:

“Assento de Nascimento xxx/xxxx, Vice-Consulado de Portugal em Belém do Pará,

Cota: Integrado na Conservatória dos Registos Centrais. (Narciso Anjos Alves Rosário) - xxxx-xx-xx Averbamento nº. x, de xxxx-xx-xx
    Casou civilmente com xxxxxx, em x de xx de xxxx, em Santos, São Paulo, Brasil e alterou o nome para xxxxxx, por efeito do casamento. Assento de Casamento nº xxx/xxxx do Vice-Consulado de Portugal em Belém do Pará, Brasil.

Funcionário designado(a) Aline Paiva de Figueiredo, Vice-Consulado de Portugal em Belém do Pará, Brasil.”

Este documento acima foi impresso para mim por um cônsul do consulado português de onde morava em 2016. Esse trecho citado é da segunda página, a primeira tem o número do assento de nascimento da minha avó e outros dados a respeito dela, como Nome próprio, Apelido, Sexo, Hora e data do nascimento e Naturalidade. Tem também os dados dos pais dela e dos avós paternos e maternos. Acredito eu ser a certidão de nascimento, porém, é uma folho normal (A4), sem nenhuma assinatura ou carimbo que comprove ser um documento oficial. Por esse motivo, fiquei na dúvida se a conservatória aceitará como prova da mudança de nome. Caso aceite, não é necessário que seja autenticada e nem apostilada, certo?

Atenciosamente,
    Rafael Luz.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.