Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15425435455475481547

Comentários

• @mendesnatalia não precisa de agendamento, é chegar cedo e ter paciência. Quanto à documentação eu levei a minha certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada, o meu passaporte que eles tiraram cópia na hora e deram um confere com
    Original, o número do assento da minha mãe que é a portuguesa e preenchi o formulário 1C, que é bom você levar preenchido, ou quando chegar lá já pedir o formulário para não ter que preencher na hora do atendimento, senão eles colocam outro na sua frente enquanto vc preenche. Fora isso é ter paciência para esperar. Não deixe para tirar a senha a tarde, pois chega um momento que eles não dão mais senhas.
  • Entendi @Rafael Costa Morgado, obrigada pelas infos. O formulário posso assinar lá na frente da pessoa ou precisa enviar assinado do Brasil aunteticado em cartório? Vi em alguns tópicos isso... Estou levando exatamente esses documentos. Não estou levando nada da minha mãe brasileira, apenas do meu pai português (númer do assento). Obrigada!
  • BOA TARDE! POR FAVOR, AS CERTIDÕES PODEM SER DE ATÉ UM ANO OU DE NO MAXIMO 6 MESES...????
  • @MendesNatalia

Se for dar entrada pessoalmente,pode assinar o formulario 1 C na frente do funcionario da conservatória
  • @Reder Lopes

1 ano
  • Olá pessoal!

O fórum tem me ajudado muito. Já li bastante coisa.
    Meu pai já conseguiu a Certidão de nascimento dele em inteiro teor por cópia reprográfica, a Cópia da CNH e certidão de nascimento do pai português.
    Vamos autenticar e apostilar depois de amanhã. Em seguida, realizaremos o pagamento por cartão de crédito (175 euros) e recebendo o impresso 1C por e-mail com os dados preenchidos vamos reconhecer a assinatura por autenticidade em cartório.
    Uma dúvida, meu pai separou da minha mãe (não divorciou) e fez união estável com a atual namorada dele. Qual estado civil colocamos no formulário?
    Com todos os documentos prontos, podemos enviar por qualquer correio? Qual é a forma mais rápida?
  • @Daniella coloca no formulário (separado) a menos que essa união está estável seja oficial. Vc pode enviar os documentos de qualquer AG. dos Correios..Envie por Sedex EMS
  • editado December 2018
    @Vlad A união estável é oficial. Foi realizada em cartório no Rio de Janeiro. Porém alguém falou aqui que “união estável não altera o estado civil”. Ai fiquei na dúvida. Melhor botar separado?
  • Oi Pessoal, veja se alguém pode me ajudar...

Meu pai é filho de português e acabou de receber a cidadania portuguesa por atribuição.
    Dessa forma, quero dar entrada no meu processo.

Só preciso dos documentos abaixo:
    - Minha certidão de nascimento com o meu pai como requerente;
    - Meu RG autenticado e apostilado;
    - Formulario 1C com nº do assento do meu pai;
    - Vale Postal

Está correto?

Porém, sou casada e alterei meu sobrenome. Como fazer nesse caso?

Muito obrigada!
  • @daniella Pacheco ,
    a certidão de nascimento dele ainda está com o casamento averbado ? Se tiver , preenche como casado.
  • @Daniella Pacheco,

Realmente a união estável, mesmo sendo oficial, não altera o estado cívil.

Provavelmente antes de fazer a união estável, seu pai deve ter feito uma ação de separação judicial ou de uma escritura pública de separação consensual, neste caso o estado civil dele é SEPARADO.
  • Pessoal, boa noite.
    Solicitei a nacionalidade de minha avó e enviei os documentos dia 26/11/2018. Os arquivos foram recebidos lá no dia 03/12.
    Para obter o número do processo é somente ligando? ((351)211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente)
    Ou posso obter via e-mail?

Se eu tiver que ligar, posso eu saber, ou somente minha avó (já que a nacionalidade é para ela?)

Obrigado
  • @Pedro Bressan somente ligando mesmo, sugiro usar o Skype e assinar o plano ilimitado para fixo de Portugal custa R$10,50/mês com renovação automática mas, pode cancelar quando quiser. Porém acho que é um pouco cedo pra ligar.

Algumas pessoas tem conseguido informações de parentes e outras não, só o requerente mesmo, acho que varia de atendente para atendente.
  • Caros, boa noite.

Primeiramente, queria agradecer muito pelas postagens e informações no forum. Consegui achar a documentação do meu bisavô em Portugal através das dicas postadas aqui. Vocês arrebentam! Gratidão enorme...

Por favor, poderiam me ajudar? Segue abaixo um breve resumo da minha saga.

Gostaria de fazer a atribuição do meu avô, para posteriormente fazer a atribuição da minha mãe e após a minha. Meu avô tem 90 anos, então preciso correr contra o tempo...

Consegui com muito custo o óbito do meu bisavô (meu avô não tinha documento nenhum dele), apenas a informação do cartório. Liguei para o cartório e após uma busca, acharam a documentação. Meu bisavô, Português nascido em 1904 e veio para o Brasil com 8 anos. Tinha a informação que era Tras-os-Montes. Com a dica de vocês pesquisei nos arquivos distritais da região e encontrei o pedido de passaporte do meu Tataravô. Explosão de alegria, as informações estavam lá e encontrei a certidão de batismo do meu bisavô, certidão de casamento do meu tataravô e pedido de passaporte do meu tataravô.

Encontrei no family search o primeiro casamento do meu bisavô no Brasil. Liguei para o cartório e achei essa documentação.

Meu avô nasceu do segundo casamento dele.

O problema é que tanto no óbito quanto no primeiro casamento do meu bisavô, o nome do meu bisavô nas certidões está diferente do nome dele na certidão de nascimento do meu avô.

Nome na certidão de casamento e do óbito = João José de Mello Pimenta
    Nome na certidão de nascimento do meu avô = João José Pimenta

O nome da minha tataravó também está diferente.

Certidão de nascimento do meu bisavô = Maria dos Anjos Pimenta
    Certidão de Casamento e óbito do meu bisavô = Maria Reis Pimenta
    Certidão de Nascimento do meu avô = Maria de Jesus Pimenta

O meu bisavô foi o declarante do nascimento do meu avô.

Estou em busca da certidão do segundo casamento, mas ainda não encontrei. Porque entendo que se o nome do meu bisavô estiver João José Pimenta resolve, certo?

O nome da minha tataravó é um problema?

Caso não ache a certidão do segundo casamento dele, que foi o casamento que deu origem ao meu avô, consigo retificar a certidão de óbito do meu bisavô? Porque se eu retificar a certidão de nascimento do meu avô, teria que retificar a certidão de nascimento da minha mãe também.

Muito obrigado pela ajuda e atenção.

Grande abraço!

• ACP está aceitando CNH?

Pedi minha certidão reprográfica e parece que mudaram minha certidão de livro e folhas. Acontece que minha identidade foi feita com a certidão antiga, com o número de livro e folhas anteriores. Alguém sabe dizer se teria problema em enviar a identidade com número de livro e folhas diferente da certidão de nascimento?
  • @Vlad pen, vc conseguiu alguma informação sobre o caso que lhe descrevi?
  • @Balbino,

Que bom que achou os documentos.

Tive problemas com nomes também é fiz as retificações.

Vou te passar como eu fiz por conta própria.

Te mando inbox.
  • Olá!

Processos n. 68XXX/2018, do pai e dos tios da minha esposa, numerados pessoalmente em 15/10/2018, foram despachados favoravelmente em 10/12/2018.

Obrigado a todos pela ajuda!
  • Envio - 08/11/2018
    Objeto entregue ao destinatário HERMOGENES 20/11/2018
    Análise 79xxx/2018 12/12/2018

Agora é segurar a ansiedade!

Quando está em analise ainda pode cair em exigência?
  • @Lara Alonso Moreira pode sim, é nessa hora que eles analisam se está tudo certo
  • @Lais Lacerda

Obrigada!

To aqui na torcida.
  • editado December 2018
    Povo de Deus, boa tarde, alguém que tenha enviado processo agora no mês 12 que tenha sido recebido por Dulce Guedes na ACP? Nunca vi esse nome em 1 ano que estou no forúm, obrigado
  • Processo do meu pai foi para registro ... quanta ansiedade...
    Numerado em 09/10 - 662xx/2018
    Registro em 11/12
    Planilha atualizada... agora esperar para obter o Nº do assento e dar início ao meu processo!!!!
  • Me tira uma dúvida @Almirfbf boa tarde essa planilha do Google ajuda em que ?
  • @Vlad estou c formulário da minha prima já assinado p autenticidade a 4 meses .Ela foi morar fora e deixou p eu mandar . Sei q os documentos apostolados tem validade por 1 ano .
    Será q o formulário c data p trás eles aceitam? Obrigado
  • @CristinaLima , com a planilha voc~E consegue estimar quando o seu processo será concluído caso não caia em exigência, pois você consegue ter visibilidade da duração dos processos anteriores e também a velocidade do ACP nas fases.

Por exemplo, tenho três processos que ainda não foram numerados e pela planilha vejo que nenhum processo foi numerado em dezembro .... então o problema não é com os meus processos e sim o fluo do ACP. Quando o primeiro for numerado, possivelmente todos os outros serão.
  • Bia tarde , boas noticias meu processo foi pra despacho hoje gracas a Deus foram menos de 2 meses enviei em 004/10 numerado em 18/10 finalozado hoje em 12/12 agora vou atribuir meus filhos menores obrigado por tudo conheci o forum por acaso e segui as informacoes postadas aqui e deu tudo certo
  • @Paulosilva parabéns, liguei lá hj, o da minha avó também numerado dia 18/10 ainda em análise
  • @drakunder @ninaraminelli entendi! obrigada pela resposta! ;)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.