@Mauri, muito obrigada! Era isso mesmo que eu precisava saber! Se a via da RG da minha vó foi emitida há mais de 10 anos, ela precisa tirar uma via nova?
@MariaHernandes caso sua avó possua, podem ser entregues a cópia do Passaporte Brasileiro válido, folhas da foto e filiação, devidamente autenticada e apostilada ou cópia da CNH válida, autenticada e apostilada.
pessoal, peço desculpas, mas não consigo achar exatamente como instruir o processo.
meu pai é brasileiro vivo, e o pai dele o português falecido. muitos dos documentos já foram transcritos, pois meus tios (irmãos de meu pai) já tiraram a cidadania a muito tempo.
eu estou em portugal, espero receber os documentos enviados por meu pai e ir dar a entrada pessoalmente. meu pai nao mexe em computador etc... entao eu preciso passar precisamente o que ele vai precisar fazer.
li que eu preciso da certidao de inteiro teor de ambos. a do pai dele vi que tem um site que pode emitir. basta emitir? vi que precisa reconhecer a firma do escrivao que assinou a certidao de meu pai, xerox da identidade autenticada, e o formulário com firma reconhecida. preciso da certidao de obito portuguesa de meu avo?
@msdf92 1- Certidão de nascimento do seu pai, inteiro teor por cópia reprográfica. Apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão. 2- Cópia do RG do seu pai autenticado e apostilado. (precisa ser um RG recente, menos de 5 anos) 3- Número de assento ou resgisto de nascimento do seu avô português. (como seus tios já pediram cidadania, eles devem ter esse assento guardado. Tendo, basta preencher o campo devido no formulário 1c, não tendo, você pode solicitar uma cópia certificada do registo através do site http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/) 4- Formulário 1c impresso em cores, preenchido e assinado pelo seu pai (requerente da cidadania) com firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar esse formulário. 5- Se, e somente SE, o registo de nascimento do seu avô português não conter o nome completo dele, apenas o primeiro nome, você precisará anexar cópia autenticada da certidão de casamento ou óbito dele, onde conste o nome completo. 6- Antes de enviar, verificar se nome e sobrenome de seu avô e de seu pai estão corretos, sem divergência da certidão para o RG. Pra não cair em exigência. 7- Não precisa ir ao consulado, o apostilamento do RG e da certidão basta. Espero ter ajudado.
Tenho 2 duvidas, para filho menor (17 anos) precisa enviar RG do menor (apostilado)? Posso enviar dois processos no mesmo envelope deste filho menor e de outro maior? Obrigado!!!
Para filho menor apartir de 14 anos, deve enviar o RG do filho apostilado. Lembrando que para menor o processo é grátis. Sim pode enviar os processos juntos, pois um não depende do outro, porém cada um com sua própria documentação em envelopes separados, e os 2 envelopes dentro do envelope do Sedex ou DHL.
Pessoal, gostaria de saber até que idade é considerada menor em Portugal, pois tenho 2 filhas para fazer a atribuição assim que a minha cidadania portuguesa sair, uma delas tem 16 anos e nasceu em maio de 2002, a outra tem 18 anos e nasceu em março de 2000. Pergunto isso para saber se elas tem direito a gratuidade no processo de atribuição!!! Muito grato.
@VladPen só hoje que vi sua resposta sobre as eleições rs Então , minha mãe e meu avô tb vão participar, já que não retornamos com a carta até hoje assinada , só não sei como funcionará isso , mas aí a gente descobre !
Comentários
Envio:15/10
Numerado:18/10
Despacho:07/12
Isabela Salvo
69xxx/18
Quero agradecer ao @vlan e ao forum que sempre foram prestativos, segundo processo
concluído com ajuda de ambas partes.
agora é correr atrás da minha.
Poderiam me confirmar a validade das certidões? São tantas informações que às vezes me perco.
Obrigada, Fernanda.
Se a via da RG da minha vó foi emitida há mais de 10 anos, ela precisa tirar uma via nova?
Vamos nos ajudando.
O processo do meu tio foi numerado no mesmo dia que o processo de sua mãe.
Sabe informar qual foi a pessoa que recebeu os documentos da sua mãe em ACP?
meu pai é brasileiro vivo, e o pai dele o português falecido. muitos dos documentos já foram transcritos, pois meus tios (irmãos de meu pai) já tiraram a cidadania a muito tempo.
eu estou em portugal, espero receber os documentos enviados por meu pai e ir dar a entrada pessoalmente. meu pai nao mexe em computador etc... entao eu preciso passar precisamente o que ele vai precisar fazer.
li que eu preciso da certidao de inteiro teor de ambos. a do pai dele vi que tem um site que pode emitir. basta emitir?
vi que precisa reconhecer a firma do escrivao que assinou a certidao de meu pai, xerox da identidade autenticada, e o formulário com firma reconhecida. preciso da certidao de obito portuguesa de meu avo?
quais docs preciso apostilar?
precisa ir ao consulado português legalizar?
muito obrigado !
1- Certidão de nascimento do seu pai, inteiro teor por cópia reprográfica. Apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão.
2- Cópia do RG do seu pai autenticado e apostilado. (precisa ser um RG recente, menos de 5 anos)
3- Número de assento ou resgisto de nascimento do seu avô português. (como seus tios já pediram cidadania, eles devem ter esse assento guardado. Tendo, basta preencher o campo devido no formulário 1c, não tendo, você pode solicitar uma cópia certificada do registo através do site http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/)
4- Formulário 1c impresso em cores, preenchido e assinado pelo seu pai (requerente da cidadania) com firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar esse formulário.
5- Se, e somente SE, o registo de nascimento do seu avô português não conter o nome completo dele, apenas o primeiro nome, você precisará anexar cópia autenticada da certidão de casamento ou óbito dele, onde conste o nome completo.
6- Antes de enviar, verificar se nome e sobrenome de seu avô e de seu pai estão corretos, sem divergência da certidão para o RG. Pra não cair em exigência.
7- Não precisa ir ao consulado, o apostilamento do RG e da certidão basta.
Espero ter ajudado.
Para filho menor apartir de 14 anos, deve enviar o RG do filho apostilado. Lembrando que para menor o processo é grátis.
Sim pode enviar os processos juntos, pois um não depende do outro, porém cada um com sua própria documentação em envelopes separados, e os 2 envelopes dentro do envelope do Sedex ou DHL.
numerado em 05/10/18 -662xx/18
vou aguardar mais 2 semanas e ligarei de novo,,,
Também liguei hoje para LR e o processo do meu pai continua em analise.
numerado em 09/10/18 -662xx/18.
Se foi pra despacho é porque está tudo certo
Portanto,não cairá em exigência
Se não mudou a regra não é necessário! Processo do meu irmão por exemplo está para despacho com apenas cópia autenticada ele tem 17 anos
Então , minha mãe e meu avô tb vão participar, já que não retornamos com a carta até hoje assinada , só não sei como funcionará isso , mas aí a gente descobre !