Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15395405425445451547

Comentários

• Galera, passando para informa que o processo da minha mãe foi para despacho

Envio:15/10
    Numerado:18/10
    Despacho:07/12
    Isabela Salvo
    69xxx/18

Quero agradecer ao @vlan e ao forum que sempre foram prestativos, segundo processo
    concluído com ajuda de ambas partes.

agora é correr atrás da minha.
  • Bom dia,

Poderiam me confirmar a validade das certidões? São tantas informações que às vezes me perco.

Obrigada, Fernanda.
  • Bom dia à todos!! Dei entrada no processo de cidadania dos meus filhos menores. Foi numerado e já coloquei na planilha para acompanhamento. ;)
  • @Mauri, muito obrigada! Era isso mesmo que eu precisava saber!
    Se a via da RG da minha vó foi emitida há mais de 10 anos, ela precisa tirar uma via nova?
  • @MariaHernandes caso sua avó possua, podem ser entregues a cópia do Passaporte Brasileiro válido, folhas da foto e filiação, devidamente autenticada e apostilada ou cópia da CNH válida, autenticada e apostilada.
  • @Mauri, muito obrigada pela ajuda. Acabei de conferir e vou conseguir usar a RG dela :)
  • @MariaHernandes que bom.
    Vamos nos ajudando.
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado December 2018
    @igorbh13,

O processo do meu tio foi numerado no mesmo dia que o processo de sua mãe.

Sabe informar qual foi a pessoa que recebeu os documentos da sua mãe em ACP?
  • pessoal, peço desculpas, mas não consigo achar exatamente como instruir o processo.

meu pai é brasileiro vivo, e o pai dele o português falecido. muitos dos documentos já foram transcritos, pois meus tios (irmãos de meu pai) já tiraram a cidadania a muito tempo.

eu estou em portugal, espero receber os documentos enviados por meu pai e ir dar a entrada pessoalmente. meu pai nao mexe em computador etc... entao eu preciso passar precisamente o que ele vai precisar fazer.

li que eu preciso da certidao de inteiro teor de ambos. a do pai dele vi que tem um site que pode emitir. basta emitir?
    vi que precisa reconhecer a firma do escrivao que assinou a certidao de meu pai, xerox da identidade autenticada, e o formulário com firma reconhecida. preciso da certidao de obito portuguesa de meu avo?

quais docs preciso apostilar?

precisa ir ao consulado português legalizar?

muito obrigado !
  • @msdf92
    1- Certidão de nascimento do seu pai, inteiro teor por cópia reprográfica. Apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão.
    2- Cópia do RG do seu pai autenticado e apostilado. (precisa ser um RG recente, menos de 5 anos)
    3- Número de assento ou resgisto de nascimento do seu avô português. (como seus tios já pediram cidadania, eles devem ter esse assento guardado. Tendo, basta preencher o campo devido no formulário 1c, não tendo, você pode solicitar uma cópia certificada do registo através do site http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/)
    4- Formulário 1c impresso em cores, preenchido e assinado pelo seu pai (requerente da cidadania) com firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar esse formulário.
    5- Se, e somente SE, o registo de nascimento do seu avô português não conter o nome completo dele, apenas o primeiro nome, você precisará anexar cópia autenticada da certidão de casamento ou óbito dele, onde conste o nome completo.
    6- Antes de enviar, verificar se nome e sobrenome de seu avô e de seu pai estão corretos, sem divergência da certidão para o RG. Pra não cair em exigência.
    7- Não precisa ir ao consulado, o apostilamento do RG e da certidão basta.
    Espero ter ajudado.
  • Tenho 2 duvidas, para filho menor (17 anos) precisa enviar RG do menor (apostilado)? Posso enviar dois processos no mesmo envelope deste filho menor e de outro maior? Obrigado!!!
  • @Vander,

Para filho menor apartir de 14 anos, deve enviar o RG do filho apostilado. Lembrando que para menor o processo é grátis.
    Sim pode enviar os processos juntos, pois um não depende do outro, porém cada um com sua própria documentação em envelopes separados, e os 2 envelopes dentro do envelope do Sedex ou DHL.
  • Lilianfs13, Sim menor é grátis. Muito obrigado!!! Vou enviar para Porto.
  • @Léo Mendes muito obrigado amigo. foi de muita valia !

• Pessoal liguei hoje para LR e meu processo continua em analise.
    numerado em 05/10/18 -662xx/18
    vou aguardar mais 2 semanas e ligarei de novo,,,
  • lucianavegalucianavega Member
    editado December 2018
    Olá Pessoal
    Também liguei hoje para LR e o processo do meu pai continua em analise.
    numerado em 09/10/18 -662xx/18.
  • engraçado isso @lucianavega tem processo de 09/10 que já foi para despacho Isso só aumenta nossa ansiedade kkkk
  • tem processo de 18/10 ja despachado.
  • Andrezza verdade.. por isso mesmo liguei hoje. Agora acredito que só ligarei na sexta. Vou monitorando os outros casos por aqui.
  • meu processo foi pra despacho dia 23/11, já da pra ligar na LR? Ou pedir pelo Civil Online
  • @drakunder vi assentos sendo lavrados em 10 dias, talvez o seu possa ter saido.
  • depois da fase despacho, há possibilidade de cair em exigência?????
  • @andrezza

Se foi pra despacho é porque está tudo certo
    Portanto,não cairá em exigência
  • que boa notícia!!! Processo numerado em 10/10, foi para despacho em 07/12.... quanto tempo para pedir pela civil online?
  • Nenhum processo numerado em dezembro? Alguém sabe o que houve?
  • @seahawk o meu chegou lá dia 30/11, estou esperando pra ligar no final dessa semana ainda, espero que já esteja numerado...
  • AssisAssis Member
    editado December 2018
    Pessoal, gostaria de saber até que idade é considerada menor em Portugal, pois tenho 2 filhas para fazer a atribuição assim que a minha cidadania portuguesa sair, uma delas tem 16 anos e nasceu em maio de 2002, a outra tem 18 anos e nasceu em março de 2000. Pergunto isso para saber se elas tem direito a gratuidade no processo de atribuição!!! Muito grato.
  • editado December 2018
    Lillian, tem certeza em relação ao apostilamento de RG para menores maior de 14 anos no acp?

Se não mudou a regra não é necessário! Processo do meu irmão por exemplo está para despacho com apenas cópia autenticada ele tem 17 anos
  • @VladPen só hoje que vi sua resposta sobre as eleições rs
    Então , minha mãe e meu avô tb vão participar, já que não retornamos com a carta até hoje assinada , só não sei como funcionará isso , mas aí a gente descobre !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.