@drakunder, escreva para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e explique o ocorrido. Normalmente a retificação é rápida, questão de alguns dias. Se você solicitou a certidão pelo civilonline ela não é atualizada automaticamente, após ser informado que foi feita a retificação escreva para civilonline@irn.mj.pt e diga que a certidão que você solicitou continha um erro e que foi retificada pela conservatória. Peça se é possível atualizar a imagem da certidão. Normalmente eles atualizam a imagem sem uma nova cobrança.
@Maidane Araujo coloque os documentos em envelopes separados mas mande tudo em um único despacho para envio, lembre-se de colocar em cada envelope com os documentos o nome do interessado e a palavra ATRIBUIÇÃO.
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida, quando solicitei a certidão do meu pai de inteiro teor por cópia reprográfica veio somente a cópia do livro, e não tive problemas, liguei no cartório onde fui registrada e lá eles emitem duas, uma de inteiro teor e outra de cópia do livro, preciso das duas? O basta enviar a certidão com a cópia do livro? Quem puder me ajudar agradeço.
@SAMANTHA3 está correto, é assim mesmo, apenas verifique se está legível, existem cópias reprográficas que é impossível de ler, nesses casos é recomendável enviar a cópia digitada em inteiro teor também.
@rennerfernandes obrigada novamente! Uma duvida final, existe alguma forma de apostilar e autenticar o meu rg aqui em portugal? O restantante dos documentos meus pais já estão me enviando do brasil, mas com relação ao rg, está comigo aqui em lisboa. O consulado brasileiro aqui faz esse apostilamento?
@blancout então a minha já é digitada então estará legível, estou perguntando se existe a necessidade dos dois, pois na certidão do meu pai veio escrito na frente inteiro teor porém só a cópia do livro, fiquei na dúvida agora.
@SAMANTHA3 a que é necessária é apenas certidão que é a xerox do livro. Só precisa mandar da digitada se a xerox do livro estiver muito ruim e não der para ler.
Em todas eu mando as duas, inteiro teor e cópia do livro, o custo benefício é melhor do que cair em exigência, ter que tirar do mesmo jeito e mais o custo de uma nova remessa, sem falar no tempo perdido!
@Renato_CPO, @blancout, @SAMANTHA3 Nada impede de juntar mais documentos ao processo mas é apenas gastar mais dinheiro para obter o mesmo resultado. A lista oficial da documentação necessária está disponível em http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/ Como podem conferir é necessário apenas uma certidão de nascimento do interessado, por cópia reprográfica. Por experiência dos usuários do fórum sabemos que, no caso da certidão reprográfica ter partes ilegíveis, as conservatórias pedem uma certidão inteiro teor digitada também. No caso do envio dessa certidão digitada ela não necessita ser apostilada pois serve apenas para facilitar a leitura da certidão reprográfica. Se a reprográfica estiver legível a digitada nem ao menos será utilizada. Nos processos que fiz mandei apenas a certidão reprográfica. O meu processo particularmente era igual ao caso da @SAMANTHA3, o livro de registros do cartório já era digitado. Nenhum processo que eu fiz caiu em exigência por não ter a certidão digitada.
Pessoal, desculpe se já existe um tópico para este questionamento, mas ainda estou bastante confusa pois alguns lugares escrevem algumas exigências, então gostaria de uma informação mais atualizada.
Estarei em Lisboa no final de semana (22 e 23/12, sábado e domingo) e em Porto no dia 31/12 (segunda-feira pela manhã) e quero dar entrada na minha nacionalidade por atribuição. Meus irmãos fizeram via consulado e deu certo, porém quero aproveitar a oportunidade de estar lá. Meu pai fez a transcrição do casamento dele com minha mãe, está tudo certo.
Vocês sabem me informar:
1) Qual a relação oficial de documentos que preciso levar? Precisa de alguma comprovação da transcrição do casamento dos meus pais ou eles já tem lá? Preciso levar algo da minha mãe brasileira?
2) Vocês sabem se alguma conservatória em Lisboa funciona final de semana? Precisa ser agendado? Meu primo fez presencial em Lisboa e disse que não houve agendamento...
3) Em Porto, sabem se precisa de agendamento de fizer diretamente no ACP?
@drakunder esse e-mail centraliza apenas os casos de retificações, eles passam para o responsável e normalmente é resolvido logo. Acredito que fiquem monitorando e cobram a resolução em pouco tempo. Nunca vi algum relato de não responderem por esse e-mail.
@MendesNatalia vá cedo. Ontem fui no ACP, cheguei as 9:15, peguei a senha D11 e só fui atendido às 13hs. Só havia uma pessoa no atendimento, as demais estavam trabalhando lá dentro. Só de preferenciais passaram 25 na minha frente, a maioria advogados com pilhas de processo. Vi também os correios chegando lá com as cartas do dia. Não fazem ideia da quantidade de cartas, o carteiro levava um carrinho cheio e esvaziou tudo lá dentro. Eu fui ontem só para atender uma exigência do meu processo, não fiquei nem 5 min com a atendente.
Boa tarde gente, Quanto ao preenchimento do formulário 1C, Quadro 2: O assento do meu avô está informatizado na CRC de Paredes, tenho o número e o ano. Então não é necessário preencher a parte de "Freguesia", "Concelho" e "País", certo?
E no Quadro 5, Assinatura, tem duas linhas iguais "1.Assinatura do declarante reconhecida presencialmente". Assina uma só ou as duas? Obrigada
@Rafael Costa Morgado você precisou fazer agendamento para dar início ao processo de atribuição? pode me informar os documentos que de fato te pediram? muito obrigada
@Pessoal@Daniel Henrique solicitei a retificação do nome de meu avô no assento de nascimento dele e já foi efetuada a retificação no mesmo dia, foram extremamente prestativos.
@drakunder que bom que deu tudo certo. Esse e-mail específico para retificações tem atendentes muito eficientes. Já tinha visto casos de levar 1 ou 2 dias, apenas algumas horas pra retificação acho que é o primeiro que vejo.
Comentários
Se você solicitou a certidão pelo civilonline ela não é atualizada automaticamente, após ser informado que foi feita a retificação escreva para civilonline@irn.mj.pt e diga que a certidão que você solicitou continha um erro e que foi retificada pela conservatória. Peça se é possível atualizar a imagem da certidão. Normalmente eles atualizam a imagem sem uma nova cobrança.
351 21 195 0500, digite 1, depois 1.
Nada impede de juntar mais documentos ao processo mas é apenas gastar mais dinheiro para obter o mesmo resultado. A lista oficial da documentação necessária está disponível em http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/
Como podem conferir é necessário apenas uma certidão de nascimento do interessado, por cópia reprográfica. Por experiência dos usuários do fórum sabemos que, no caso da certidão reprográfica ter partes ilegíveis, as conservatórias pedem uma certidão inteiro teor digitada também. No caso do envio dessa certidão digitada ela não necessita ser apostilada pois serve apenas para facilitar a leitura da certidão reprográfica. Se a reprográfica estiver legível a digitada nem ao menos será utilizada.
Nos processos que fiz mandei apenas a certidão reprográfica. O meu processo particularmente era igual ao caso da @SAMANTHA3, o livro de registros do cartório já era digitado. Nenhum processo que eu fiz caiu em exigência por não ter a certidão digitada.
meu com inicio 74xxx-2018 ainda em analise, eu mandei um mes depois que o dele
Tudo dando certinho!
Estarei em Lisboa no final de semana (22 e 23/12, sábado e domingo) e em Porto no dia 31/12 (segunda-feira pela manhã) e quero dar entrada na minha nacionalidade por atribuição. Meus irmãos fizeram via consulado e deu certo, porém quero aproveitar a oportunidade de estar lá. Meu pai fez a transcrição do casamento dele com minha mãe, está tudo certo.
Vocês sabem me informar:
1) Qual a relação oficial de documentos que preciso levar? Precisa de alguma comprovação da transcrição do casamento dos meus pais ou eles já tem lá? Preciso levar algo da minha mãe brasileira?
2) Vocês sabem se alguma conservatória em Lisboa funciona final de semana? Precisa ser agendado? Meu primo fez presencial em Lisboa e disse que não houve agendamento...
3) Em Porto, sabem se precisa de agendamento de fizer diretamente no ACP?
Obrigada desde já...
Nunca vi algum relato de não responderem por esse e-mail.
Constam vários como por exemplo ALMADA, AMADORA e essas conservatórias respondem emails, entre em contato com eles, acho que pro seu caso, presencial, seriam mais interessantes.
Quanto ao preenchimento do formulário 1C, Quadro 2: O assento do meu avô está informatizado na CRC de Paredes, tenho o número e o ano. Então não é necessário preencher a parte de "Freguesia", "Concelho" e "País", certo?
E no Quadro 5, Assinatura, tem duas linhas iguais "1.Assinatura do declarante reconhecida presencialmente". Assina uma só ou as duas?
Obrigada