Oi pessoal, boa tarde! Tenho 2 primas que moram fora do Brasil. Elas foram algumas vezes ao consulado português para assinar o formulário 1C, mas sequer foram atendidas. Então foram ao consulado brasileiro e tiveram a firma reconhecida por lá. Os formulários foram pagos por cartão de crédito e elas não vão voltar tão cedo ao brasil.
Boa tarde, Tenho dois processos de atribuição na ACP que receberam registro em 30/out (informação e números obtidos por meio da LR). No entanto, ainda não chegaram as cartas em nossa residência (45 dias).
Tá aí uma boa pergunta @Assis (palpite) Embora nas duas hipóteses a Transcrição do casamento seja uma obrigação do cidadão perante o Registro Civil (Art 1º do Código do Registo Civil, DL 131/95) a Transcrição do casamento entre dois portugueses é mais importante para a qualificação do novo nacional e das consequências futuras perante a lei portuguesa (herança e sucessões).
@cerqueirasa Quando fiz o processo da minha avó demorou uns 3 meses pra chegar a certidão. Não sei te explicar o motivo, porque algumas pessoas me falaram que chegaria antes, mas foi isso aí.
@Erqueirasa, a minha ainda não chegou, fará dia 20/12, 120 dias, isto é, 4 meses. Já tenho CC e passaporte. @Maria Nélida, você saberia me dizer, quem emite a certidão. Fiz pela ACP.
Bom dia a todos @pessoal alguém pode inserir os dados do meu pai na planilha,tenho medo de atrapalhar a planilha,não sei muito bem mexer com isso. Liguei hoje na LR processo númerado José Antônio Enviado 14/11 via EMS Recebido 21/11 por Glória Costa Númerado 29/11- 820**/2018 Status análise Agora é segura a ansiedade,rsrs Desde já muito obrigado
Bom dia! Gostaria de compartilhar com todos, minha ida ao Consulado aqui no RJ em 12/12/18 para dar entrada no Cartão Cidadão. Fui atendido por uma funcionária muito simpática e atenciosa, que procedeu com identificacao, foto e solicitou cópia do meu assento, Identidade e conferiu se o cartão de débito estava no meu nome. Conversei com ela se podia aproveitar para fazer a transcrição de casamento, ela disse que não, que isso seria outro setor e para qualquer outra coisa, tem que ter seu agendamento específico. Sobre passaporte, só poderei agendar após a estar com CC em mãos ou seu número, pois este número tem que ser colocado na hora que é feito o agendamento pela internet. Quanto ao valor, ela me orientou em não pedir com urgência, pois a diferença entre a chegada do normal é urgente e de 5 a 10 dias, normalmente têm chegado junto, optei por pagar R$ 130,06 e não o dobro por mais uns dias. Várias pessoas voltando, pois agendam passaporte sem CC, os três que estavam na minha frente, ela inclusive disse que essa demora no agendamento ė em decorrência dessas pessoas que agendam sem ter nada, tem pessoas que chegam lá com o processo em análise ainda. Ela tb falou que tudo que puder fazer direto pelas conservatórias, além de ser mais rápido, a documentação solicitada é menor. Agora é aguardar 60 dias corridos para chegada do CC e existe a possibilidade de receber um e-mail com esse número antes da chegada do mesmo, com isso posso agendar o passaporte.
Eu fiz a retificação no nome do avô português na certidão de nascimento do meu marido e cunhadas, pois na coluna de OBS na planilha de ACP tem alguns casos de exigências relativas à nomes dos avós.
No meu caso como se tratava de uma divergência grande, pois faltava o último sobrenome, então achei mais prudente acertar. Quando a divergência é apenas de uma letra e não altera a fonética do nome já vi as pessoas aqui no fórum falando que não tem problema.
As retificações podem ser feitas no próprio cartório através de ação judicial por você mesmo, sem a necessidade de contratar advogado.
@Jesse bom dia! Fiquei com umas dúvidas... em relação ao cartão cidadão, tenho data agendada para o final de março (liguei para o consulado do RJ antes de agendar o passaporte e me informaram que pedindo com urgência, fica pronto em 30 dias corridos, podendo ficar pronto entre 25 e 30 dias; confesso que fiquei assustada com esse prazo que você disse de 60 dias e com a funcionaria que te atendeu informando que quem pede com urgencia não varia tanto o prazo), mas enfim.... agendei meu passaporte para 30 dias corridos após meu agendamento do CC e não tive problemas no site para agendar, não foi pedido nenhum número. Parece que as informações dadas pelos funcionários do consulado estão de desencontrando...
@Jesse, eu agendei meu CC e passaporte assim que soube que estava em registro a nacionalidade. Calculei (+/-) o tempo entre um e outro. E pro agendamento do passaporte não foi exigido n° da CC. É exigido na hora de fazer o passaporte. Tudo no consulado do RJ. De 30 a 45 deve chegar a carteira e eles não avisam por e-mail.
Oi, gente. Tudo bem? Tenho uma duvida... ontem enviei os meus documentos e os do meu irmao para atribuicao, porem nao coloquei no envelope 'ATRIBUICAO', somente infos de remetente e destinatario. Sera que me devolverao os documentos, ou por identificarem o formulario 1C, ficara tudo certo? Estou muito preocupada com isso e com esse lapso de atencao que tive =(
Informação que funcionaria me passou, inclusive não consegui fazer o passaporte na mesma hora, ela informou que só consiguiria quando estivesse com cartão ou caso eu recebesse um e-mail, nele constaria esse número, e com ele conseguiria fazer o agendamento. Inclusive as três pessoas na minha frente não conseguiram, porque segundo ela chutaram um número qualquer. É o prazo que ela passou foi de 60 dias corridos.
@Almeidafabi, CC sem urgencia, no protocolo que eles fornecem tinha esse prazo 45 dias, mais peguei bem antes, como moro perto fui lá e já havia chegado. @Jesse, talvez as regras para agendamento passaporte tenham mudado. Tenta.
@Lara Alonso Moreira Essa foi a orientação que a funcionária me deu, disse que eu receberia um e-mail informando da chegada do CC e nele constaria o número para preencher o agendamento do passaporte. Tanto é que não consegui fazer o meu na mesma hora do CC. Inclusive ela deu o exemplo a pessoa que estava na minha, do passaporte brasileiro que vc não consegue tirar se não tiver RG e CPF.
ALGUÉM ESTÁ COM PROBLEMA NO CIVIL ONLINE? Estou desde ontem tentando fazer um pedido de certidão e aparece mensagem de erro na hora que eu clico submeter pagamento com VISA/MASTERCARD
Meu pai deu entrada, mas apenas no CC, por isso a minha duvida.
Ele recebeu o protocolo e pediram pra esperar 40 dias para mandar o e-mail ( acredito que o prazo tenha estendido por conta do volume, ele esteve la em setembro ).
Mandamos o e-mail e não obtivemos resposta. Ele compareceu la e conseguiu retirar o CC pronto. ( depois dos 40 dias )
@pessoal alguém que saiba mexer na planilha pode inserir os dados do meu pai por favor, tenho medo de atrapalhar a planilha,não sei mexer com isso. José Antônio Enviado 14/11 via EMS Recebido 21/11 por Glória Costa Númerado 29/11- 820**/2018 Status análise Agora é segura a ansiedade,rsrs Desde já muito obrigado
Pessoal, vou solicitar a atribuição da minha mãe, já transcrevendo o casamento dela e surgiram dúvidas:
1) Posso fazer os dois pedidos juntos (atribuição + transcrição de casamento)? Ou devo pedir separado, sendo a transcrição em Ponta Delgada?
2) Vi que o prazo da ACP Porto aumentou um pouco de Junho pra cá. Alguém tem informação de alguma outra Conservatória estar com prazo menor para atribuição?
Comentários
Tenho 2 primas que moram fora do Brasil.
Elas foram algumas vezes ao consulado português para assinar o formulário 1C, mas sequer foram atendidas.
Então foram ao consulado brasileiro e tiveram a firma reconhecida por lá.
Os formulários foram pagos por cartão de crédito e elas não vão voltar tão cedo ao brasil.
Alguém já fez isso? Será que funciona?
Obrigado,
Daniel
Tenho dois processos de atribuição na ACP que receberam registro em 30/out (informação e números obtidos por meio da LR). No entanto, ainda não chegaram as cartas em nossa residência (45 dias).
Alguém também tem notícia de atrasos dessa ordem?
Grato.
(palpite)
Embora nas duas hipóteses a Transcrição do casamento seja uma obrigação do cidadão perante o Registro Civil (Art 1º do Código do Registo Civil, DL 131/95) a Transcrição do casamento entre dois portugueses é mais importante para a qualificação do novo nacional e das consequências futuras perante a lei portuguesa (herança e sucessões).
Obrigado @blancout
A certidão da minha avó tb demorou 3 meses.
A do meu pai, cujo registro foi efetuado tb dia 30/10, ainda não chegou.
É aceito sim pela conservatória o reconhecimento pela embaixada brasileira. Eu enviei o meu dessa forma, e minha atribuição acabou de sair.
@Maria Nélida, você saberia me dizer, quem emite a certidão. Fiz pela ACP.
@pessoal alguém pode inserir os dados do meu pai na planilha,tenho medo de atrapalhar a planilha,não sei muito bem mexer com isso.
Liguei hoje na LR processo númerado
José Antônio
Enviado 14/11 via EMS
Recebido 21/11 por Glória Costa
Númerado 29/11- 820**/2018
Status análise
Agora é segura a ansiedade,rsrs
Desde já muito obrigado
Maravilha!!! Obrigado
Gostaria de compartilhar com todos, minha ida ao Consulado aqui no RJ em 12/12/18 para dar entrada no Cartão Cidadão.
Fui atendido por uma funcionária muito simpática e atenciosa, que procedeu com identificacao, foto e solicitou cópia do meu assento, Identidade e conferiu se o cartão de débito estava no meu nome.
Conversei com ela se podia aproveitar para fazer a transcrição de casamento, ela disse que não, que isso seria outro setor e para qualquer outra coisa, tem que ter seu agendamento específico. Sobre passaporte, só poderei agendar após a estar com CC em mãos ou seu número, pois este número tem que ser colocado na hora que é feito o agendamento pela internet.
Quanto ao valor, ela me orientou em não pedir com urgência, pois a diferença entre a chegada do normal é urgente e de 5 a 10 dias, normalmente têm chegado junto, optei por pagar R$ 130,06 e não o dobro por mais uns dias.
Várias pessoas voltando, pois agendam passaporte sem CC, os três que estavam na minha frente, ela inclusive disse que essa demora no agendamento ė em decorrência dessas pessoas que agendam sem ter nada, tem pessoas que chegam lá com o processo em análise ainda. Ela tb falou que tudo que puder fazer direto pelas conservatórias, além de ser mais rápido, a documentação solicitada é menor.
Agora é aguardar 60 dias corridos para chegada do CC e existe a possibilidade de receber um e-mail com esse número antes da chegada do mesmo, com isso posso agendar o passaporte.
Abs.
Eu fiz a retificação no nome do avô português na certidão de nascimento do meu marido e cunhadas, pois na coluna de OBS na planilha de ACP tem alguns casos de exigências relativas à nomes dos avós.
No meu caso como se tratava de uma divergência grande, pois faltava o último sobrenome, então achei mais prudente acertar. Quando a divergência é apenas de uma letra e não altera a fonética do nome já vi as pessoas aqui no fórum falando que não tem problema.
As retificações podem ser feitas no próprio cartório através de ação judicial por você mesmo, sem a necessidade de contratar advogado.
Parece que as informações dadas pelos funcionários do consulado estão de desencontrando...
Calculei (+/-) o tempo entre um e outro. E pro agendamento do passaporte não foi exigido n° da CC. É exigido na hora de fazer o passaporte. Tudo no consulado do RJ. De 30 a 45 deve chegar a carteira e eles não avisam por e-mail.
Inclusive as três pessoas na minha frente não conseguiram, porque segundo ela chutaram um número qualquer.
É o prazo que ela passou foi de 60 dias corridos.
@Jesse, talvez as regras para agendamento passaporte tenham mudado. Tenta.
Me tira uma dúvida?
Fiz o agendamento do CC no Consulado e depois tenho que fazer o do Passaporte com um intervalo de 60 dias, correto?
Obrigada!
Essa foi a orientação que a funcionária me deu, disse que eu receberia um e-mail informando da chegada do CC e nele constaria o número para preencher o agendamento do passaporte.
Tanto é que não consegui fazer o meu na mesma hora do CC.
Inclusive ela deu o exemplo a pessoa que estava na minha, do passaporte brasileiro que vc não consegue tirar se não tiver RG e CPF.
Oi Marcia, pode nos dar uma ajuda?
@Julia te enviou um in box.
Obrigada : )
Estou desde ontem tentando fazer um pedido de certidão e aparece mensagem de erro na hora que eu clico submeter pagamento com VISA/MASTERCARD
Entendi. Obrigada!
Meu pai deu entrada, mas apenas no CC, por isso a minha duvida.
Ele recebeu o protocolo e pediram pra esperar 40 dias para mandar o e-mail ( acredito que o prazo tenha estendido por conta do volume, ele esteve la em setembro ).
Mandamos o e-mail e não obtivemos resposta. Ele compareceu la e conseguiu retirar o CC pronto. ( depois dos 40 dias )
José Antônio
Enviado 14/11 via EMS
Recebido 21/11 por Glória Costa
Númerado 29/11- 820**/2018
Status análise
Agora é segura a ansiedade,rsrs
Desde já muito obrigado
1) Posso fazer os dois pedidos juntos (atribuição + transcrição de casamento)? Ou devo pedir separado, sendo a transcrição em Ponta Delgada?
2) Vi que o prazo da ACP Porto aumentou um pouco de Junho pra cá. Alguém tem informação de alguma outra Conservatória estar com prazo menor para atribuição?
Muito Obrigada.
Sarah