1) Até pode fazer junto, mas não pela ACP. A ACP não faz Transcrição de Casamento, somente a Atribuição. Primeiro se faz a Atribuição e após o processo estar concluído, ai sim pode dar entrada na Transcrição de Casamento.
2) A ACP ainda continua sendo a mais rápida (menos de 3 meses).
Se quiser fazer os processos juntos pode ser por Tondela, mas lá vai demorar pelo menos uns 6 meses (ou mais) para ficar tudo pronto.
@Lara Alonso Moreira quanto tempo depois do agendamento seu pai foi buscar? eu pedi no dia 7/11, mas ninguem de la responde meus emails dizendo se ja chegou
@raphaelpc eu adicionei o nome do meu marido ao meu e dei entrada pessoalmente na minha cidadania apenas com a certidão de nascimento com o casamento averbado e meu processo já foi concluído, estou apenas aguardando o assento. Não caiu em exigência. Minha identidade está com o nome de casada.
Vou contar meu sofrimento pra vocês...e ver se alguém me dá uma luz:
Em Maio/2017 iniciamos com a idéia de tentar a atribuição da minha avó, ainda viva. Depois de muito trabalho pra descobrir como fazer e pra conseguir juntar toda a documentação, enviamos o processo pra Portugal junto com o Vale em Outubro/2017. Acontece que o Vale chegou antes e venceu e ninguém nos informou, nem por carta, nem por email. Nada! A gente ligava lá e nada, não achavam nossso processo. Com muito custo, e quando estávamos quase desistindo, conseguimos em MAIO/2018 que nos informassem que o processo estava parado por conta do Vale. Antes disso já havíamos ligado 300 vezes e nada, mandávamos email e nada. Aí, em maio, depois que conseguimos uma alma bondosa que teve paciência de procurar o processo com calma com a gente pendurado no telefone, mandaram uma carta pra gente falando do Vale vencido. Providenciamos o envio de novo vale postal, e ficamos na torcida. Passaram mais alguns meses e nada. A gente ligava e nada. Falavam que estava em processo de análise e nos informaram 2 números de processo e disseram não saber qual o correto. 26368/2018 e 33897/2018. Até que, no meio de Outubro/2018 chegou uma carta dizendo que o processo estava com pendência. Na carta consta o número de processo 33897/2018. Nesse meio tempo, fomos correr atrás dos documentos (corrigir as certidões solicitadas), que são de cartórios fora da nossa cidade...e eu recebi um email do IRN dizendo que o número do meu processo era 26368/2018. Os cartórios daqui demoraram a corrigir as certidões e enviamos os documentos todos no fim de novembro, que foi recepcionado por Maria Céu (de acordo com o site dos Correios) no início de Dezembro/2018. Agora não conseguimos de novo informações sobre o processo. Nem por email, nem por telefone (Essa minha família é muito pé frio - Quase 1 ano e meio já).
Portanto, minhas dúvidas:
1) Alguém sabe me dizer quanto tempo até eles analisarem a nova documentação, mais ou menos?
2) Caso tudo seja aprovado, apesar deles já terem solicitado a certidão de casamento da minha avó pra comprovar a mudança de nome dela, eu ainda terei que averbar o casamento dela para poder prosseguir com a solicitação de atribuição da minha mãe? Ou eles já fazem essa averbação em conjunto com o nascimento por ter a certidão de casamento e por ter o casamento averbado na certidão de nascimento?
Pessoal, estou indo para Porto dia 18/12 e ficarei por lá por volta de 1 mês. Minha mãe fez o processo de atribuição dela em Tondela pelo correio e agora só falta fazer a transcrição do casamento. Minha dúvida é:
1) Eu posso fazer esse processo presencial em Porto? Se sim, preciso de uma procuração ou somente dos documentos dela? Vi que o ACP não transcreve casamento, então qual outro local (em Porto) seria recomendável? 2) Após a transcrição, eu dando entrada pessoalmente no processo da minha atribuição em quanto tempo ficaria pronto? É mais rápido que se feito pelo correio ou demora o mesmo? 3) Caso eu não esteja mais em Porto quando estiver pronta a minha atribuição, outra pessoa poderia buscá-los para mim?
Estou com receio que não fique pronto a tempo de eu me inscrever para os Exames Nacionais de lá, já que as incrições começam geralmente no meio de fevereiro.
Acabei de ler a dúvida da Sarah, e a minha é bem parecida.
Depois que a atribuição da minha avó for concluída, vou precisar transcrever o casamento da minha avó. Qual conservatória está fazendo isso mais rápido? E quanto tempo leva?
Qual a diferença entre o Status: REGISTRO e o CONCLUÍDO? Disseram já que no registro já tá tudo ok, atribuição feita, tem o numero já e pode pedir o passaporte etc.. é isso? Se sim qual a dif. para o concluído?
Pessoal, acabei de ler aqui no forum que '(...) não precisa aguardar a transcrição de casamento dos seus pais para fazer o seu requerimento de nacionalidade por atribuição. A atualização do estado civil é mais necessária para o interessado expedir a própria documentação (cartão cidadão e passaporte), mas não é requisito essencial para o filho obter nacionalidade por atribuição.'
Essa informação confere? Qdo a nacionalidade for atribuída à minha avó, minha mãe já pode entrar com o processo de atribuição de cidadania pra ela, mesmo o pai dela (não-portugûes) sendo o declarante na certidão de nascimento (em vez da minha avó, que é a portuguesa)?
@MariaHernandes, não é assim que as conservatórias entendem hoje em dia. Se mandar o processo de sua mãe sem a transcrição de casamento da sua avó é quase certo que cairá em exigência da transcrição de casamento. Atualmente somente ACP aceita sem transcrição de casamento mas somente no caso do português ser o pai e ser o declarante do nascimento do filho(a).
@LeLoT3 Registro é quando o processo foi aprovado e foi para ser registrado o assento de nascimento. Concluído é o passo após, quando já se tem o Assento de Nascimento da pessoa e ela é, oficialmente, portuguesa.
Oi, Daniel. Entendi, muito obrigada por responder... Sendo esse o caso, volto à pergunta anterior: qual conservatória tá fazendo mais rápido o processo de transcrição, e quanto tempo tá levando?
@MariaHernandes, para transcrição de casamento mande para Ponta Delgada ou, se você for de São Paulo, pode fazer pelo consulado. Ambos estão demorando, em média, 1 mês.
1- Deve levar uns 20 dias caso esteja tudo certo .Para saber do andamento do processo,ligue para Linha Registos 351 21 195 0500 No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
2- Terá que transcrever o casamento da sua avó para fazer a atribuição da sua mãe
@Daniel Henriques eu não sou de São Paulo capital, você sabe se a transcrição de casamento é somente no Consulado geral da cidade de São Paulo ou pode ser feito nos outros órgãos do Estado de São Paulo?
@drakunder, no consulado de SP a transcrição de casamento não é presencial, você faz o cadastro no site, gera o boleto, e manda os documentos pelo correio. Sei que é assim que funciona no consulado, na capital, e no escritório de Santos. Mesmo se você for de outra cidade pode mandar pro consulado na capital que o processo é feito sem problemas. Na página do consulado você vê toda a documentação que tem que enviar.
Comentários
1) Até pode fazer junto, mas não pela ACP. A ACP não faz Transcrição de Casamento, somente a Atribuição. Primeiro se faz a Atribuição e após o processo estar concluído, ai sim pode dar entrada na Transcrição de Casamento.
2) A ACP ainda continua sendo a mais rápida (menos de 3 meses).
Se quiser fazer os processos juntos pode ser por Tondela, mas lá vai demorar pelo menos uns 6 meses (ou mais) para ficar tudo pronto.
eu pedi no dia 7/11, mas ninguem de la responde meus emails dizendo se ja chegou
Ela falou em 60 dias corridos, mas poderia chegar antes...
Acho que ela chutou uma data limite....kkkkk
Em Maio/2017 iniciamos com a idéia de tentar a atribuição da minha avó, ainda viva. Depois de muito trabalho pra descobrir como fazer e pra conseguir juntar toda a documentação, enviamos o processo pra Portugal junto com o Vale em Outubro/2017. Acontece que o Vale chegou antes e venceu e ninguém nos informou, nem por carta, nem por email. Nada!
A gente ligava lá e nada, não achavam nossso processo. Com muito custo, e quando estávamos quase desistindo, conseguimos em MAIO/2018 que nos informassem que o processo estava parado por conta do Vale. Antes disso já havíamos ligado 300 vezes e nada, mandávamos email e nada.
Aí, em maio, depois que conseguimos uma alma bondosa que teve paciência de procurar o processo com calma com a gente pendurado no telefone, mandaram uma carta pra gente falando do Vale vencido. Providenciamos o envio de novo vale postal, e ficamos na torcida. Passaram mais alguns meses e nada. A gente ligava e nada. Falavam que estava em processo de análise e nos informaram 2 números de processo e disseram não saber qual o correto. 26368/2018 e 33897/2018.
Até que, no meio de Outubro/2018 chegou uma carta dizendo que o processo estava com pendência. Na carta consta o número de processo 33897/2018. Nesse meio tempo, fomos correr atrás dos documentos (corrigir as certidões solicitadas), que são de cartórios fora da nossa cidade...e eu recebi um email do IRN dizendo que o número do meu processo era 26368/2018.
Os cartórios daqui demoraram a corrigir as certidões e enviamos os documentos todos no fim de novembro, que foi recepcionado por Maria Céu (de acordo com o site dos Correios) no início de Dezembro/2018.
Agora não conseguimos de novo informações sobre o processo. Nem por email, nem por telefone (Essa minha família é muito pé frio - Quase 1 ano e meio já).
Portanto, minhas dúvidas:
1) Alguém sabe me dizer quanto tempo até eles analisarem a nova documentação, mais ou menos?
2) Caso tudo seja aprovado, apesar deles já terem solicitado a certidão de casamento da minha avó pra comprovar a mudança de nome dela, eu ainda terei que averbar o casamento dela para poder prosseguir com a solicitação de atribuição da minha mãe? Ou eles já fazem essa averbação em conjunto com o nascimento por ter a certidão de casamento e por ter o casamento averbado na certidão de nascimento?
Desde já agradeço muito.
1) Eu posso fazer esse processo presencial em Porto? Se sim, preciso de uma procuração ou somente dos documentos dela? Vi que o ACP não transcreve casamento, então qual outro local (em Porto) seria recomendável?
2) Após a transcrição, eu dando entrada pessoalmente no processo da minha atribuição em quanto tempo ficaria pronto? É mais rápido que se feito pelo correio ou demora o mesmo?
3) Caso eu não esteja mais em Porto quando estiver pronta a minha atribuição, outra pessoa poderia buscá-los para mim?
Estou com receio que não fique pronto a tempo de eu me inscrever para os Exames Nacionais de lá, já que as incrições começam geralmente no meio de fevereiro.
Depois que a atribuição da minha avó for concluída, vou precisar transcrever o casamento da minha avó.
Qual conservatória está fazendo isso mais rápido? E quanto tempo leva?
Qual a diferença entre o Status: REGISTRO e o CONCLUÍDO?
Disseram já que no registro já tá tudo ok, atribuição feita, tem o numero já e pode pedir o passaporte etc.. é isso? Se sim qual a dif. para o concluído?
VLW
Essa informação confere? Qdo a nacionalidade for atribuída à minha avó, minha mãe já pode entrar com o processo de atribuição de cidadania pra ela, mesmo o pai dela (não-portugûes) sendo o declarante na certidão de nascimento
(em vez da minha avó, que é a portuguesa)?
Atualmente somente ACP aceita sem transcrição de casamento mas somente no caso do português ser o pai e ser o declarante do nascimento do filho(a).
Registro é quando o processo foi aprovado e foi para ser registrado o assento de nascimento.
Concluído é o passo após, quando já se tem o Assento de Nascimento da pessoa e ela é, oficialmente, portuguesa.
Sendo esse o caso, volto à pergunta anterior: qual conservatória tá fazendo mais rápido o processo de transcrição, e quanto tempo tá levando?
1- Deve levar uns 20 dias caso esteja tudo certo .Para saber do andamento do processo,ligue para Linha Registos 351 21 195 0500
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
2- Terá que transcrever o casamento da sua avó para fazer a atribuição da sua mãe
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Ele foi dia 28/09/2028 dar entrada e buscou 27/11/2018. Não responderam os e-mails, ele foi pessoalmente.
Já vi comentários que vão trabalhar normalmente.
Só mesmo nos dias 25/12 e 01/01 que não funcionam devido ao feriado.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk
O que me indicam, fazer na mesma agência dos correios?
É necessário algum tipo especial de envelope? Levar um, ou na agência tem um específico?
Obrigado!
liguei na LR hoje e fui informado que o processo de minha mãe foi para despacho no dia 12/12/2018. O que isso significa?
obrigado!