Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15455465485505511547

Comentários

• eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado December 2018
    @Sarah Sobre suas dúvidas:

1) Até pode fazer junto, mas não pela ACP. A ACP não faz Transcrição de Casamento, somente a Atribuição. Primeiro se faz a Atribuição e após o processo estar concluído, ai sim pode dar entrada na Transcrição de Casamento.

2) A ACP ainda continua sendo a mais rápida (menos de 3 meses).

Se quiser fazer os processos juntos pode ser por Tondela, mas lá vai demorar pelo menos uns 6 meses (ou mais) para ficar tudo pronto.
  • Pessoal, desculpe a insistência, mas considerando o relato da @TPL (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/181969#Comment_181969), mais alguém que pediu atribuição de pessoa com mudança de nome teve problema ao enviar apenas a certidão de nascimento com a averbação da alteração?
  • @leonardo nem chego a digitar o número do cartão, aparece mensagem de erro antes disso
  • b_levenhagenb_levenhagen Member
    editado December 2018
    @Lara Alonso Moreira quanto tempo depois do agendamento seu pai foi buscar?
    eu pedi no dia 7/11, mas ninguem de la responde meus emails dizendo se ja chegou
  • @raphaelpc eu adicionei o nome do meu marido ao meu e dei entrada pessoalmente na minha cidadania apenas com a certidão de nascimento com o casamento averbado e meu processo já foi concluído, estou apenas aguardando o assento. Não caiu em exigência. Minha identidade está com o nome de casada.
  • @Lara Alonso Moreira
    Ela falou em 60 dias corridos, mas poderia chegar antes...
    Acho que ela chutou uma data limite....kkkkk
  • Vou contar meu sofrimento pra vocês...e ver se alguém me dá uma luz:

Em Maio/2017 iniciamos com a idéia de tentar a atribuição da minha avó, ainda viva. Depois de muito trabalho pra descobrir como fazer e pra conseguir juntar toda a documentação, enviamos o processo pra Portugal junto com o Vale em Outubro/2017. Acontece que o Vale chegou antes e venceu e ninguém nos informou, nem por carta, nem por email. Nada!
    A gente ligava lá e nada, não achavam nossso processo. Com muito custo, e quando estávamos quase desistindo, conseguimos em MAIO/2018 que nos informassem que o processo estava parado por conta do Vale. Antes disso já havíamos ligado 300 vezes e nada, mandávamos email e nada.
    Aí, em maio, depois que conseguimos uma alma bondosa que teve paciência de procurar o processo com calma com a gente pendurado no telefone, mandaram uma carta pra gente falando do Vale vencido. Providenciamos o envio de novo vale postal, e ficamos na torcida. Passaram mais alguns meses e nada. A gente ligava e nada. Falavam que estava em processo de análise e nos informaram 2 números de processo e disseram não saber qual o correto. 26368/2018 e 33897/2018.
    Até que, no meio de Outubro/2018 chegou uma carta dizendo que o processo estava com pendência. Na carta consta o número de processo 33897/2018. Nesse meio tempo, fomos correr atrás dos documentos (corrigir as certidões solicitadas), que são de cartórios fora da nossa cidade...e eu recebi um email do IRN dizendo que o número do meu processo era 26368/2018.
    Os cartórios daqui demoraram a corrigir as certidões e enviamos os documentos todos no fim de novembro, que foi recepcionado por Maria Céu (de acordo com o site dos Correios) no início de Dezembro/2018.
    Agora não conseguimos de novo informações sobre o processo. Nem por email, nem por telefone (Essa minha família é muito pé frio - Quase 1 ano e meio já).

Portanto, minhas dúvidas:

1) Alguém sabe me dizer quanto tempo até eles analisarem a nova documentação, mais ou menos?

2) Caso tudo seja aprovado, apesar deles já terem solicitado a certidão de casamento da minha avó pra comprovar a mudança de nome dela, eu ainda terei que averbar o casamento dela para poder prosseguir com a solicitação de atribuição da minha mãe? Ou eles já fazem essa averbação em conjunto com o nascimento por ter a certidão de casamento e por ter o casamento averbado na certidão de nascimento?

Desde já agradeço muito.
  • Pessoal, estou indo para Porto dia 18/12 e ficarei por lá por volta de 1 mês. Minha mãe fez o processo de atribuição dela em Tondela pelo correio e agora só falta fazer a transcrição do casamento. Minha dúvida é:

1) Eu posso fazer esse processo presencial em Porto? Se sim, preciso de uma procuração ou somente dos documentos dela? Vi que o ACP não transcreve casamento, então qual outro local (em Porto) seria recomendável?
    2) Após a transcrição, eu dando entrada pessoalmente no processo da minha atribuição em quanto tempo ficaria pronto? É mais rápido que se feito pelo correio ou demora o mesmo?
    3) Caso eu não esteja mais em Porto quando estiver pronta a minha atribuição, outra pessoa poderia buscá-los para mim?

Estou com receio que não fique pronto a tempo de eu me inscrever para os Exames Nacionais de lá, já que as incrições começam geralmente no meio de fevereiro.
  • Acabei de ler a dúvida da Sarah, e a minha é bem parecida.

Depois que a atribuição da minha avó for concluída, vou precisar transcrever o casamento da minha avó.
    Qual conservatória está fazendo isso mais rápido? E quanto tempo leva?
  • Pessoal.

Qual a diferença entre o Status: REGISTRO e o CONCLUÍDO?
    Disseram já que no registro já tá tudo ok, atribuição feita, tem o numero já e pode pedir o passaporte etc.. é isso? Se sim qual a dif. para o concluído?

VLW
  • Pessoal, acabei de ler aqui no forum que '(...) não precisa aguardar a transcrição de casamento dos seus pais para fazer o seu requerimento de nacionalidade por atribuição. A atualização do estado civil é mais necessária para o interessado expedir a própria documentação (cartão cidadão e passaporte), mas não é requisito essencial para o filho obter nacionalidade por atribuição.'

Essa informação confere? Qdo a nacionalidade for atribuída à minha avó, minha mãe já pode entrar com o processo de atribuição de cidadania pra ela, mesmo o pai dela (não-portugûes) sendo o declarante na certidão de nascimento
    (em vez da minha avó, que é a portuguesa)?
  • @andrezza Sim, estou tentando desde quinta a tarde e nada.
  • @MariaHernandes, não é assim que as conservatórias entendem hoje em dia. Se mandar o processo de sua mãe sem a transcrição de casamento da sua avó é quase certo que cairá em exigência da transcrição de casamento.
    Atualmente somente ACP aceita sem transcrição de casamento mas somente no caso do português ser o pai e ser o declarante do nascimento do filho(a).
  • @LeLoT3
    Registro é quando o processo foi aprovado e foi para ser registrado o assento de nascimento.
    Concluído é o passo após, quando já se tem o Assento de Nascimento da pessoa e ela é, oficialmente, portuguesa.
  • Oi, Daniel. Entendi, muito obrigada por responder...
    Sendo esse o caso, volto à pergunta anterior: qual conservatória tá fazendo mais rápido o processo de transcrição, e quanto tempo tá levando?
  • @MariaHernandes, para transcrição de casamento mande para Ponta Delgada ou, se você for de São Paulo, pode fazer pelo consulado. Ambos estão demorando, em média, 1 mês.
  • Oi, Daniel! Que notícia boa. Achei que tava demorando bem mais do que isso :) Obrigada pela ajuda, mais uma vez!
  • @luhollandmaia

1- Deve levar uns 20 dias caso esteja tudo certo .Para saber do andamento do processo,ligue para Linha Registos 351 21 195 0500
    No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente

2- Terá que transcrever o casamento da sua avó para fazer a atribuição da sua mãe

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @Pessoal , a ACP vai tirar férias ou eu posso mandar essa semana semana o processo da minha mãe?
  • @Daniel Henriques eu não sou de São Paulo capital, você sabe se a transcrição de casamento é somente no Consulado geral da cidade de São Paulo ou pode ser feito nos outros órgãos do Estado de São Paulo?
  • @b_levenhagen

Ele foi dia 28/09/2028 dar entrada e buscou 27/11/2018. Não responderam os e-mails, ele foi pessoalmente.
  • Alguém poderia colocar aqui o link da planilha, por favor...
  • @drakunder

Já vi comentários que vão trabalhar normalmente.
    Só mesmo nos dias 25/12 e 01/01 que não funcionam devido ao feriado.
  • Pessoal, o envio dos documentos deve ser no mesmo dia do pagamento do vale postal, certo?

O que me indicam, fazer na mesma agência dos correios?
    É necessário algum tipo especial de envelope? Levar um, ou na agência tem um específico?

Obrigado!
  • Gente, boa tarde,

liguei na LR hoje e fui informado que o processo de minha mãe foi para despacho no dia 12/12/2018. O que isso significa?

obrigado!
  • @outrolucas sabe que dia o processo da sua mãe foi numerado?
  • @drakunder, no consulado de SP a transcrição de casamento não é presencial, você faz o cadastro no site, gera o boleto, e manda os documentos pelo correio. Sei que é assim que funciona no consulado, na capital, e no escritório de Santos. Mesmo se você for de outra cidade pode mandar pro consulado na capital que o processo é feito sem problemas. Na página do consulado você vê toda a documentação que tem que enviar.
  • @Gabriel vc pode enviar o processo por qualquer agencia dos correios ou pela DHL.Pode ser um envelope comum.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.