Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15405415435455461547

Comentários

• @Assis

Maioridade em Portugal é igual aqui no Brasil ,18 anos
  • @Leonardo Carlos Gomes

Pra menores de idade basta o RG dos pais autenticado e, maiores de 14 anos, também o RG autenticado
    Não precisa apostilar nem dos pais e nem dos maiores de 14 anos
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado December 2018
    @Leonardo Carlos Gomes,

Que eu saiba documentos brasileitos devem ser apostilados, mas diante do seu caso em ACP não precisa ser apostilado.
  • @Maria Nélida, obrigado por responder! Bom, sendo assim minha mais velha não teria a gratuidade já que tem 18 anos completos, mas minha filha mais nova tem direito a gratuidade, já que tem 16 anos e completará 17 anos em maio de 2019. Só mais uma pergunta: teria algum link com a relação da documentação para atribuição de menor de idade para a ACP???
  • Boa tarde a todos...

Uma dúvida: enviei os documentos para ACP dia 29/11/18, e rastreando o objeto postado (correios), na última atualização deles (06/11/18) diz que o mesmo está: "de País em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira/Customs / 00".

É normal essa demora da entrada dos documentos no País?

Desde já obrigado pela atenção.
  • @bmaculo o envio pela EMS demora cerca de 10 dias corridos para chegar lá no destino em Portugal. Pela data de envio informada por você, creio que chegue hoje ou amanhã.
  • Ahhh sim...
    Que susto!!!! rs
    Obrigado!!!
  • Liguei na LR tbm processo dia 18 ainda em análise eta ansiedade
  • Estou ajudando um membro da minha familia fazer um processo pela ACP. Ela tem uma união estável. No formulario 1C eu coloco que ela e solteira? Isso afeta alguma coisa na hora de ela pedir pra filha dela a cidadania?
  • Não vi nenhum processo numerado em dezembro ainda. Alguém sabe?
  • @almeidafabi
    O meu chegou no mesmo dia. Liguei hoje e ainda não está numerado.
  • Marcelo, o seu pode ter sido numerado em novembro ainda. Quem sabe :)
  • almeidafabialmeidafabi Member
    editado December 2018
    @ninaraminelli obrigada por avisar!! haha vamos acompanhando juntas entao... quinta-feira ou sexta quando eu ligar também aviso por aqui!
  • Pessoal, o processo da minha esposa chegou dia 20/11 e o que sei e que o vale já foi sacado. uhuuuuuu
  • @BrasTuga,

No formulário o estado civil é solteira, pois união estável não altera o estado civil.

Com relação a cidadania da filha, depende de algumas variáveis, tipo o ano a filha nasceu e quem foi o declarante na certidão de nascimento da filha.
  • @andrezza Espere duas semanas e depois verifica na Linha Registro se já tem assento. Se já tiver, pode pedir no Civil Online.
  • Gente, por curiosidade, quanto tempo tá demorando para finalizarem o processo pelo Porto?
  • MariaHernandes de 3 a 4 meses
  • Boa tarde.

Uma dúvida meio boba: quanto à utilização de acentos ou cedilha no preenchimento do formulário 1 C, alguma recomendação específica?
  • @mmorrison nenhuma recomendação
  • editado December 2018
    Boa noite pessoal de ante mão gostaria de agradecer profundamente a ajuda de todos. Desejar sucesso paz e saúde a todos.

Meu processo 35xxx/18 foi finalizado no dia 07/08. Hoje fui la no Palácio da Justiça de manhã e no final do dia sai com o Cartão cidadão.

Agora um ponto interessante. Na semana passada meu processo tinha ido pra despacho, eu até perguntei a media de tempo pra sair o número depois do despacho, disseram 2 semanas e na LR disseram 3, eu liguei na semana seguinte e já tava pronto. Fica a dica.
  • Boa noite pessoal,
    estou enviando o processo de atribuição da minha sogra e de seus 2 irmãos. Vocês acham que teriam problema enviar todos juntos no mesmo envelope para economizar no envio? ou seria mais prudente enviar tudo separado?
    no mesmo envelope?

Obrigada
  • Alguém pode me ajudar? Meu pai acabou de tirar na nacionalidade dele (mae e pais eram portugueses). Estou morando em lisboa a trabalho e gostaria de tirar a minha. Se eu for na conservatória o processo é mais rápido? Se não, qual a documentação enviar? Para o ACP porto precisa transcrever o casamento dos meus pais?
    Muito obrigada!!
  • @souzaraquel a diferença de ir na conservatória, é que o processo é numerado na hora, se seu pai foi o declarante, com menos de 1 ano de idade, ele sendo o português não precisa transcrever
    a documentação

1- Sua certidão de nascimento, inteiro teor por cópia reprográfica. Apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão.
    2- Cópia do seu RG autenticado e apostilado. (precisa ser um RG recente, menos de 10 anos)
    3- Número de assento ou resgisto de nascimento do seu pai português. Você pode solicitar uma cópia do registo através do site http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/)
    4- Formulário 1c impresso em cores, preenchido e assinado (pelo requerente da cidadania) com firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar esse formulário.
    5- Antes de enviar, verificar se nome e sobrenome de seu pai e seu estão corretos, sem divergência da certidão para o RG. Pra não cair em exigência.
  • GabrielJung2GabrielJung2 Member
    editado December 2018
    Bom dia!!

A Conservatoria do Porto continua sendo a melhor opção? Conhecidos meus fizeram por Tondela e disseram que saiu super rápido...

Mais uma dúvida... Quanto às documentações, até mesmo o post anterior ao meu já deixa muito claro. Mas e após reunir todas as documentações? Devo apenas pagar o vale postal e enviar? Existe algum tipo de envio que chegue mais rápido em Portugal?

Obrigado!
  • @GabrielJung2 via DHL dependendo da sua localidade, chega em 3 dias. Pode pagar via cartão de crédito também
  • @rennerfernandes muito obrigada pela resposta! Uma duvida..o sobrenome do meu pai no RG é souza, mas quando fizeram a nacionalidade dele, na certidao portuguesa lançaram como sousa. Acredita que isso dará algum problema?
  • Dificilmente terá problemas
  • drakunderdrakunder Member
    editado December 2018
    Bom dia @pessoal , o registro do meu avô saiu, porém eles erraram o nome dele, o nome dele é Domingos e colocaram Domingo. Como que eu retifico? Isso é demorado? Fiquei bastante chateado... Pq o nome dele é igual do pai só que com Filho no final e conseguiram errar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.