Pra menores de idade basta o RG dos pais autenticado e, maiores de 14 anos, também o RG autenticado Não precisa apostilar nem dos pais e nem dos maiores de 14 anos
@Maria Nélida, obrigado por responder! Bom, sendo assim minha mais velha não teria a gratuidade já que tem 18 anos completos, mas minha filha mais nova tem direito a gratuidade, já que tem 16 anos e completará 17 anos em maio de 2019. Só mais uma pergunta: teria algum link com a relação da documentação para atribuição de menor de idade para a ACP???
Uma dúvida: enviei os documentos para ACP dia 29/11/18, e rastreando o objeto postado (correios), na última atualização deles (06/11/18) diz que o mesmo está: "de País em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira/Customs / 00".
É normal essa demora da entrada dos documentos no País?
@bmaculo o envio pela EMS demora cerca de 10 dias corridos para chegar lá no destino em Portugal. Pela data de envio informada por você, creio que chegue hoje ou amanhã.
Estou ajudando um membro da minha familia fazer um processo pela ACP. Ela tem uma união estável. No formulario 1C eu coloco que ela e solteira? Isso afeta alguma coisa na hora de ela pedir pra filha dela a cidadania?
Boa noite pessoal de ante mão gostaria de agradecer profundamente a ajuda de todos. Desejar sucesso paz e saúde a todos.
Meu processo 35xxx/18 foi finalizado no dia 07/08. Hoje fui la no Palácio da Justiça de manhã e no final do dia sai com o Cartão cidadão.
Agora um ponto interessante. Na semana passada meu processo tinha ido pra despacho, eu até perguntei a media de tempo pra sair o número depois do despacho, disseram 2 semanas e na LR disseram 3, eu liguei na semana seguinte e já tava pronto. Fica a dica.
Boa noite pessoal, estou enviando o processo de atribuição da minha sogra e de seus 2 irmãos. Vocês acham que teriam problema enviar todos juntos no mesmo envelope para economizar no envio? ou seria mais prudente enviar tudo separado? no mesmo envelope?
Alguém pode me ajudar? Meu pai acabou de tirar na nacionalidade dele (mae e pais eram portugueses). Estou morando em lisboa a trabalho e gostaria de tirar a minha. Se eu for na conservatória o processo é mais rápido? Se não, qual a documentação enviar? Para o ACP porto precisa transcrever o casamento dos meus pais? Muito obrigada!!
@souzaraquel a diferença de ir na conservatória, é que o processo é numerado na hora, se seu pai foi o declarante, com menos de 1 ano de idade, ele sendo o português não precisa transcrever a documentação
1- Sua certidão de nascimento, inteiro teor por cópia reprográfica. Apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão. 2- Cópia do seu RG autenticado e apostilado. (precisa ser um RG recente, menos de 10 anos) 3- Número de assento ou resgisto de nascimento do seu pai português. Você pode solicitar uma cópia do registo através do site http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/) 4- Formulário 1c impresso em cores, preenchido e assinado (pelo requerente da cidadania) com firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar esse formulário. 5- Antes de enviar, verificar se nome e sobrenome de seu pai e seu estão corretos, sem divergência da certidão para o RG. Pra não cair em exigência.
A Conservatoria do Porto continua sendo a melhor opção? Conhecidos meus fizeram por Tondela e disseram que saiu super rápido...
Mais uma dúvida... Quanto às documentações, até mesmo o post anterior ao meu já deixa muito claro. Mas e após reunir todas as documentações? Devo apenas pagar o vale postal e enviar? Existe algum tipo de envio que chegue mais rápido em Portugal?
@rennerfernandes muito obrigada pela resposta! Uma duvida..o sobrenome do meu pai no RG é souza, mas quando fizeram a nacionalidade dele, na certidao portuguesa lançaram como sousa. Acredita que isso dará algum problema?
Bom dia @pessoal , o registro do meu avô saiu, porém eles erraram o nome dele, o nome dele é Domingos e colocaram Domingo. Como que eu retifico? Isso é demorado? Fiquei bastante chateado... Pq o nome dele é igual do pai só que com Filho no final e conseguiram errar.
Comentários
Maioridade em Portugal é igual aqui no Brasil ,18 anos
Pra menores de idade basta o RG dos pais autenticado e, maiores de 14 anos, também o RG autenticado
Não precisa apostilar nem dos pais e nem dos maiores de 14 anos
Que eu saiba documentos brasileitos devem ser apostilados, mas diante do seu caso em ACP não precisa ser apostilado.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade/p1
Uma dúvida: enviei os documentos para ACP dia 29/11/18, e rastreando o objeto postado (correios), na última atualização deles (06/11/18) diz que o mesmo está: "de País em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira/Customs / 00".
É normal essa demora da entrada dos documentos no País?
Desde já obrigado pela atenção.
Que susto!!!! rs
Obrigado!!!
O meu chegou no mesmo dia. Liguei hoje e ainda não está numerado.
No formulário o estado civil é solteira, pois união estável não altera o estado civil.
Com relação a cidadania da filha, depende de algumas variáveis, tipo o ano a filha nasceu e quem foi o declarante na certidão de nascimento da filha.
Uma dúvida meio boba: quanto à utilização de acentos ou cedilha no preenchimento do formulário 1 C, alguma recomendação específica?
Meu processo 35xxx/18 foi finalizado no dia 07/08. Hoje fui la no Palácio da Justiça de manhã e no final do dia sai com o Cartão cidadão.
Agora um ponto interessante. Na semana passada meu processo tinha ido pra despacho, eu até perguntei a media de tempo pra sair o número depois do despacho, disseram 2 semanas e na LR disseram 3, eu liguei na semana seguinte e já tava pronto. Fica a dica.
estou enviando o processo de atribuição da minha sogra e de seus 2 irmãos. Vocês acham que teriam problema enviar todos juntos no mesmo envelope para economizar no envio? ou seria mais prudente enviar tudo separado?
no mesmo envelope?
Obrigada
Muito obrigada!!
a documentação
1- Sua certidão de nascimento, inteiro teor por cópia reprográfica. Apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão.
2- Cópia do seu RG autenticado e apostilado. (precisa ser um RG recente, menos de 10 anos)
3- Número de assento ou resgisto de nascimento do seu pai português. Você pode solicitar uma cópia do registo através do site http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/)
4- Formulário 1c impresso em cores, preenchido e assinado (pelo requerente da cidadania) com firma reconhecida por AUTENTICIDADE. Não precisa apostilar esse formulário.
5- Antes de enviar, verificar se nome e sobrenome de seu pai e seu estão corretos, sem divergência da certidão para o RG. Pra não cair em exigência.
A Conservatoria do Porto continua sendo a melhor opção? Conhecidos meus fizeram por Tondela e disseram que saiu super rápido...
Mais uma dúvida... Quanto às documentações, até mesmo o post anterior ao meu já deixa muito claro. Mas e após reunir todas as documentações? Devo apenas pagar o vale postal e enviar? Existe algum tipo de envio que chegue mais rápido em Portugal?
Obrigado!