Meu pai recebeu o documento do assento após fazer o processo de nacionalidade. Posso tirar cópia dele e anexar ao formulário 1C considerando como "certidão do registo de nascimento"? Ou melhor só preencher os dados?
Bom dia!!! É com imensa alegria que o processo do meu pai foi para registro no dia 05/11, gostaria agradecer a todos pela imensa ajuda, aos moderadores muito obrigada pela paciência rs rs ( faço perguntas de mais ) rs rs, Gratidão!!! Quem puder atualizar na planilha eu agradeço. Sergio P. Albino 62xxx2018 do dia 01/10.
Obrigada a todos, agora partir para o meu e de meus irmãos
@gabrielmachadors boa pergunta, também estou com essa dúvida, ainda mais porque teve um caso ali em cima que a exigência pedia o assento mesmo ele tendo enviado a cópia simples (acho que pelo civilonline)... complicado
Bom dia (tarde?), gente! Tudo bem? Alguém me tira uma dúvida? Minha avó se chama Izabel (com Z) e foi registrado assim na RG dela. Na assinatura, entretanto, ela assinou Isabel (com S). Vocês sabe se tem problema por se tratar apenas da assinatura? Eu imagino que não, pq tem algumas que mal se conseguem ler... Mas tô um pouco preocupada. Todos os outros documentos estão corretos (todos com Z). Obrigada desde já!
@drakunder como assim eles pediram o assento mesmo tendo enviado a certidão (que ja possui o assento)? eles queriam que fossem preenchidos os dados no formulario 1C tambem?
@almeidafabi bom dia! " minha duvida que eles tb estão pedindo a certidao de nascimento da progenitora portuguesa, mas junto ao processo eu ja havia enviado a certidao ( copia simples) será que eles querem a original?" não sei se foi um erro de interpretações deles, ou se não estava informatizado ainda... Eu vou continuar do modo normal, apenas informando o nº do assento.
@drakunder bom dia!! mas eles querem a certidão brasileira da "progenitora portuguesa"? porque teoricamente o que enviamos como "cópia simples" da certidão portuguesa, é igual a original, pois só imprimimos do word do civil online. Não sei se entendi então...
Além da certidao do civil online, qual é a exigência de documento que eles pedem a mais?
@drakunder pois é, não faz sentido. Se apenas preencher os dados no formulário funciona (como aconteceu no processo do meu pai, referentes ao meu avô), uma cópia do papel deles seria ainda melhor. Aquele documento é tão simplório, um Word, que até achei que não fosse a certidão.
@gabrielmachadors Apesar de tão simplório (nem abria no mobile), na primeira vez eu também fiquei com receio, mas deu tudo certo. @almeidafabi a certidão portuguesa eu acho, não sei exatamente, a exigência é do @edujust .
@gabrielmachadors, não é a primeira vez que vejo relatos do ACP pedir documentos que já estavam no processo. Lembro de um caso que, se não me falha a memória, foi pedida prova de vida e a certidão do português, que já havia sido enviada, e a pessoa mandou a prova de vida e informou que a certidão já se encontrava nos documentos enviados para o processo. Depois de poucos dias o processo foi finalizado.
Quando fiz os processos preenchi os dados do assento no formulário, indiquei que estava juntando a certidão do português e juntei o impresso do civilonline, não tive qualquer problema. Aliás é o que sempre recomendamos aqui no fórum, juntar cópia simples do assento do português, caso esteja informatizado, para facilitar a identificação.
Acredito que essa exigência da certidão tenha sido feita equivocada, deveria ter sido apenas a prova de vida. Mas não sei exatamente o que solicitaram, se foi a certidão portuguesa (do progenitor) ou a brasileira (do requerente).
Bom dia a todos, hoje liguei na LR para saber dos processos dos meus filhos menores , dei entrada 01/10 e no dia 04/12 foi para despacho. Processo 62xxx/2018 os 2 mesmo começo, se quiserem colocar na planilha os nomes sao Gabriel e Mariana, tem da minha cunhada td entrada dia 01/10 e tb despachado dia 04/12 - nome Flavia, obrigada pela ajuda de tds.
Pessoal preciso de uma informação, o processo do meu pai esta sendo finalizado, um irmão meu mora em Israel, como ele faz para, autenticar os documentos? Seria na embaixada de Portugal de Israel? Se alguém souber agradeço as informações. Obrigada
@SAMANTHA3 os documentos do seu irmão são do Brasil, você pode solicitá-los, autenticá-los e apostilá-los. Com relação ao impresso 1C ele pode preencher e assinar no consulado português em Israel.
Gente, bateu um desespero se estou fazendo as coisas certas:
Meu avô materno é PORTUGUÊS. Acabei de conseguir via ACP a atribuição da minha mãe e estou realizando a transcrição de casamento dela via PD.
Minhas dúvidas: - Após a transcrição de casamento dela, posso realizar via ACP a minha atribuição mesmo ela sendo nacional portuguesa nascida no exterior? - Agora com minha mãe atribuída, meu processo é exatamente como o caso dela ou há alguma prova a mais a ser realizada? - Minha mãe é considerada agora portuguesa originária por ter se tratado de uma atribuição?
@leandrohaiek é isso ai, sua mãe é portuguesa originária e você pode pedir sua atribuição assim que transcrever o casamento dela em Portugal, usando a certidão de nascimento dela (com a atribuição) como prova de descendência.
@leandrohaiek, - Pode fazer seu processo pelo ACP sim - O seu processo será idêntico ao dela - Sua mãe é portuguesa originária sim, só nascida no exterior
@gabrielmachadors, sim, preenchi os dados e anexei a certidão. E ainda os dados que preenchi no formulário se referiam ao assento de nascimento quando da atribuição dela feita pelo consulado há quase 20 anos, como o consulado não entregava cópia da certidão eu só tinha o número e ano, e a certidão que foi em anexo eu solicitei no civilonline e descobri que, quando foi informatizada, recebeu outro número e ano. Como os formulários já estavam preenchidos com firma reconhecida quando descobri isso enviei assim mesmo.
Pessoal, é com muita felicidade que finalmente posso dizer que sou português! Foi um périplo que começou em 2016 com a naturalização de minha mãe (neta do português originário), depois a conversão da nacionalidade para originária pela nova lei neste ano e, finalmente, a minha atribuição!
O meu processo, de número 659XX, numerado em 9/10, foi assinado dia 4/12 e o assento deve ficar pronto em duas a três semanas, conforme resposta padrão da atendente. O processo do meu irmão, que é de numeração 661XX, numerado no mesmo dia, ainda segue em análise, deve sair logo mais.
Obrigado a todos do fórum e boa sorte e paciência aos que ainda aguardam a finalização dos processos!
Comentários
Tenho familiares que os processos chegaram no mesmo dia e foram também numerados nesse prazo.
Na semana passada parece que a ACP estava entrando para registro os processos recebidos na segunda quinzena de setembro.
Vamos torcer que venha um presente de Natal com a conclusão.
Obrigada a todos, agora partir para o meu e de meus irmãos
Alguém me tira uma dúvida?
Minha avó se chama Izabel (com Z) e foi registrado assim na RG dela. Na assinatura, entretanto, ela assinou Isabel (com S). Vocês sabe se tem problema por se tratar apenas da assinatura? Eu imagino que não, pq tem algumas que mal se conseguem ler... Mas tô um pouco preocupada. Todos os outros documentos estão corretos (todos com Z). Obrigada desde já!
não sei se foi um erro de interpretações deles, ou se não estava informatizado ainda... Eu vou continuar do modo normal, apenas informando o nº do assento.
Além da certidao do civil online, qual é a exigência de documento que eles pedem a mais?
Aquele documento é tão simplório, um Word, que até achei que não fosse a certidão.
@Daniel Henriques @Vlad Pen podem nos ajudar?
@almeidafabi a certidão portuguesa eu acho, não sei exatamente, a exigência é do @edujust .
Lembro de um caso que, se não me falha a memória, foi pedida prova de vida e a certidão do português, que já havia sido enviada, e a pessoa mandou a prova de vida e informou que a certidão já se encontrava nos documentos enviados para o processo. Depois de poucos dias o processo foi finalizado.
Quando fiz os processos preenchi os dados do assento no formulário, indiquei que estava juntando a certidão do português e juntei o impresso do civilonline, não tive qualquer problema. Aliás é o que sempre recomendamos aqui no fórum, juntar cópia simples do assento do português, caso esteja informatizado, para facilitar a identificação.
Acredito que essa exigência da certidão tenha sido feita equivocada, deveria ter sido apenas a prova de vida. Mas não sei exatamente o que solicitaram, se foi a certidão portuguesa (do progenitor) ou a brasileira (do requerente).
Meu avô materno é PORTUGUÊS. Acabei de conseguir via ACP a atribuição da minha mãe e estou realizando a transcrição de casamento dela via PD.
Minhas dúvidas:
- Após a transcrição de casamento dela, posso realizar via ACP a minha atribuição mesmo ela sendo nacional portuguesa nascida no exterior?
- Agora com minha mãe atribuída, meu processo é exatamente como o caso dela ou há alguma prova a mais a ser realizada?
- Minha mãe é considerada agora portuguesa originária por ter se tratado de uma atribuição?
Obrigado!
@drakunder
- Pode fazer seu processo pelo ACP sim
- O seu processo será idêntico ao dela
- Sua mãe é portuguesa originária sim, só nascida no exterior
Como os formulários já estavam preenchidos com firma reconhecida quando descobri isso enviei assim mesmo.
é com muita felicidade que finalmente posso dizer que sou português! Foi um périplo que começou em 2016 com a naturalização de minha mãe (neta do português originário), depois a conversão da nacionalidade para originária pela nova lei neste ano e, finalmente, a minha atribuição!
O meu processo, de número 659XX, numerado em 9/10, foi assinado dia 4/12 e o assento deve ficar pronto em duas a três semanas, conforme resposta padrão da atendente. O processo do meu irmão, que é de numeração 661XX, numerado no mesmo dia, ainda segue em análise, deve sair logo mais.
Obrigado a todos do fórum e boa sorte e paciência aos que ainda aguardam a finalização dos processos!
Muito Obrigado!!!!!!
O ACP Porto tem alguma particularidade para atribuição para menores?
Alguém tem a listagem atualizada?
Mãe portuguesa por atribuição, pai brasileiro foi o declarante ( nunca casados ).