@Fábio Pickler facilidade de entrar nos EUA e no Espaço Schengen. Se você entrar na Europa por Portugal sei que consegue sem problemas apenas com o cartão do cidadão já por outros países não sei te dizer. Com passaporte europeu é mais fácil entrar em praticamente qualquer lugar do mundo do que com o brasileiro. Tenho parentes que falam que já nem tem mais o brasileiro e que nunca mais vão tirar, só viajam com o português pois é muito mais fácil.
Para atribuição o local mais rápido é ACP só que lá não fazem transcrição de casamento. O mais rápido seria mandar para lugares diferentes. Recomendo fazer primeiro a transcrição, assim que ficar pronta manda a atribuição pro ACP. Transcrição pode fazer por Ponta Delgada ou, se for de São Paulo mande pro consulado de SP que o prazo e valor são praticamente iguais.
Perfeito Daniel, agradeço as informações. Aproveitando, meus pais são casados a sei la, 40 anos. Após a transcrição do casamento da mãe, eu poderia solicitar a cidadania do meu pai? Ou teria que esperar 3 ou 5 anos para poder solicitar a cidadania do cônjuge?
@Fábio Pickler a atribuição retroage ao momento do nascimento então após a transcrição do casamento seus pais serão casados o mesmo tempo a que se casaram no Brasil (é o mesmo casamento). Seu pai já cumpriu os anos de casamento exigidos para comprovar laços, pode mandar o processo dele sim. Só que processos de cônjuge só por Lisboa e demoram mais de um ano para concluir.
Boa tarde pessoal. Meu pai é o português e declarante do meu nascimento. Além disso meus pais só se casaram muitos anos depois disso. Corro os risco de cair em exigencia e pedirem a transcrição de casamento? Eu estou pensando em fazer a transcrição de casamento deles em paralelo com a minha atribuição para ganhar tempo. Seria aconselhável ou melhor esperar pra mandar o pedido do meu processo?
Pessoal, Enviei os documentos para ACP para a atribuição do meu irmão e foi recebido ontem por Clara Bastos. Nunca vi esse nome por aqui e me bateu uma leve preocupação, kkk. Alguém já teve os documentos recepcionados por Clara Bastos? Obrigada.
@tatyjares, o acompanhamento dos processos é feito pela Linha de Registos 351 211 950 500, opção 1 e 1 novamente, atendimento de segunda a sexta das 9h as 17h, horário de Portugal. Atualmente das 7h as 15h do Brasil. Sugiro utilizar Skype pois é comum aguardar cerca de uma hora para ser atendido.
Bom dia Pessoal, para o conhecimento de todos, liguei há pouco na Linha Registos o processo de atribuição de minha mãe numerado em 17/09/2018 foi assinado e seguiu para a fase de Registro. Planilha Atualizada. Gostaria de agradecer a todos que participam do fórum, em especial a @giovanna fernandes, @Mariza Guerra, @Vlad Pen, @Guilherme Moreira, @Marcia, @Maria Nélida que me ajudaram bastante nas dúvidas e esclarecimentos sobre o processo. Agora é partir para a próxima etapa de transcrição da minha mãe e meu processo de atribuição.
Bom dia pessoal. Acabo de pegar minha certidão de nascimento e constatei que nao houve averbação do meu casamento. Para comprovar a mudança de nome preciso enviar a certidão de casamento. Minha pergunta é: precisa ser uma certidão de inteiro teor? Tem que ser expedida há menos de 6 meses? Pq casei em agosto do ano passado. Poderia até enviar uma das q tenho em casa. Ou pode ser uma cópia autenticada?
Bom dia! !) Brasileiro que possuí Nacionalidade por Atribuição pode enviar solicitação de Atribuição para sua filha pelo ACP Porto? 2) No formulário 1C, Quadro 2, uma mulher casada pode pedir para que a Nacionalidade saia no nome de solteira? Tem algum problema depois, pode prejudicar alguma coisa quando esta solicitar Atribuição para filho? Obrigado.
@Aline no formulário 1C vc tem que colocar o estado civil atual.Para comprovar a mudança de nome após o casamento envie a certidão de casamento origianal recente de inteiro teor apostilada.
Pessoal, boa tarde. Queria já começar agradecendo todas as dúvidas e repostas de todos os colegas aqui, o que ajudou muito a me incentivar a iniciar os procedimentos.
Minha dúvida hoje é em relação ao prazo que temos para responder a uma notificação da ACP Porto. No dia 25/10/2018 eles emitiram uma notificação informando algumas divergências nos nomes (explico detalhadamente as divergências a seguir) dos pais de e avós de meu avô, pessoal da qual estou fazendo o processo. Dito isso, na notificação consta que o prazo seria de "20 dias úteis, acrescido da dilação de 30 dias úteis" para resolver essas questões.
Minhas questões: 1) Eu tenho até 50 dias úteis, no calendário de lá obviamente, para responder a essa notificação? 2) Como devo responder a essa notificação? Irei fazer a retificação da certidão, mas aí envio por carta novamente, com alguma observação? 3) Se eu não conseguir as retificações nesse prazo (a certidão de meu avô é de um cartório do interior que está atualmente com a pessoa responsável de férias e ninguém mais faz isso), perco todo o processo?
As observações da notificação se baseiam nas divergências entre a certidão de nascimento de meu avô e a certidão de casamento de seu pai, meu bisavô, há divergências no nome da mãe de meu avô, da avó paterna e do avô materno.
Agradeço, novamente, toda atenção e compreensão dos colegas foristas e administradores.
1-Acredito que se possa dar um prazo um pouco maior, mas a exigência oficial são 20 dias úteis 2-Vc envia novamente as certidões retificadas com uma carta explicando que vc está cumprindo as exigências 3-Os processos permanecem por um tempo em compasso de espera.O que sei é que depois de 6 meses o processo é encerrado e arquivado e vc perde todo o processo e o valor pago.
Boa tarde. Já tentei falar com o Sr. Mario por email mas não obtive resposta. Sou neta de avós portugueses, nascidos em Portugal. Recentemente, meu pai nascido no Brasil adquiriu a nacionalidade portuguesa. Neste caso, posso fazer meu processo pelo ACP? E quais os documentos exigidos (já pesquisei mas não encontrei). Obrigada!
Com o formulário preenchido, o requerente deverá comparecer em um cartório de notas e assinar por autenticidade. É importante que esteja escrito que foi por autenticidade (é assinatura lavrada na frente do TABELIÃO OU ESCREVENTE (OU SEJA, NÃO PODE LEVAR O DOCUMENTO JÁ ASSINADO!!). Orientação também de que não podee riscar os campos em branco. Se o cartório que você for não aceitar assim, procure outro.
Por fim, reunião dos documentos: 1. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada 2. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada 3. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa 4. comprovante de pagamento da taxa de 175 euros 5. formulário 1C preenchido e assinado POR AUTENTICIDADE ou no consulado
Com todos os documentos em mãos, enviar para a ACP Porto (eu enviei por DHl, mas pode ser por correios, o que é mais arriscado, pq os correios é uma porcaria). Endereço para envio:
• Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto
Oii queridos, acabei de ligar na LR e falei com a Teresa, e ela me disse voce esta com sorte, seu processo acabou de ser assinado!!! Espere 2 semanas para obter o numero do assento.
Para que possam se basear como esta a numeracao em ACP: Enviei dia 28/08/18 DHL Chegou dia: 03/09/18 Numerado: 18/09/18 Assinado: 16/11/18
Boa sorte para os demais que estao ainda no aguardo e para quem esta comecando.
Eu comecei o processo geral em marco desse ano, fiz a transcricao do casamento da minha avo que eh viva, a atribuicao da minha mae, transcricao do casamento da minha mae e finalmente a minha transcricao. ou seja 9 meses para o processo todo!!
Comentários
Para atribuição o local mais rápido é ACP só que lá não fazem transcrição de casamento. O mais rápido seria mandar para lugares diferentes.
Recomendo fazer primeiro a transcrição, assim que ficar pronta manda a atribuição pro ACP.
Transcrição pode fazer por Ponta Delgada ou, se for de São Paulo mande pro consulado de SP que o prazo e valor são praticamente iguais.
Meu pai é o português e declarante do meu nascimento. Além disso meus pais só se casaram muitos anos depois disso.
Corro os risco de cair em exigencia e pedirem a transcrição de casamento?
Eu estou pensando em fazer a transcrição de casamento deles em paralelo com a minha atribuição para ganhar tempo. Seria aconselhável ou melhor esperar pra mandar o pedido do meu processo?
Atribuição Pai- CONCLUÍDA
Modesto Jr
01/08- Pagamento do Vale Postal
01/08- Enviado via DHL
06/08- chegou na ACP
10/08- Processo numerado
31/10- Processo concluído com número.
- Pendente- Atribuição Rayssa e Larissa- EU e MINHA IRMÃ
02/11- Pagamento via cartão de crédito
13/11-Enviado via DHL
Enviei os documentos para ACP para a atribuição do meu irmão e foi recebido ontem por Clara Bastos. Nunca vi esse nome por aqui e me bateu uma leve preocupação, kkk. Alguém já teve os documentos recepcionados por Clara Bastos?
Obrigada.
Estou aqui ligando para ACP, para tentar descobrir o numero de meu processo.
Conseguindo essa numeração, onde posso acompanhar? Em que local acesso as minhas informações?
Sugiro utilizar Skype pois é comum aguardar cerca de uma hora para ser atendido.
Para comprovar a mudança de nome preciso enviar a certidão de casamento.
Minha pergunta é: precisa ser uma certidão de inteiro teor? Tem que ser expedida há menos de 6 meses? Pq casei em agosto do ano passado. Poderia até enviar uma das q tenho em casa.
Ou pode ser uma cópia autenticada?
Obrigada!
!) Brasileiro que possuí Nacionalidade por Atribuição pode enviar solicitação de Atribuição para sua filha pelo ACP Porto?
2) No formulário 1C, Quadro 2, uma mulher casada pode pedir para que a Nacionalidade saia no nome de solteira? Tem algum problema depois, pode prejudicar alguma coisa quando esta solicitar Atribuição para filho?
Obrigado.
1-pode
2-no formulário 1C tem que colocar o estado civil atual.
Queria já começar agradecendo todas as dúvidas e repostas de todos os colegas aqui, o que ajudou muito a me incentivar a iniciar os procedimentos.
Minha dúvida hoje é em relação ao prazo que temos para responder a uma notificação da ACP Porto. No dia 25/10/2018 eles emitiram uma notificação informando algumas divergências nos nomes (explico detalhadamente as divergências a seguir) dos pais de e avós de meu avô, pessoal da qual estou fazendo o processo. Dito isso, na notificação consta que o prazo seria de "20 dias úteis, acrescido da dilação de 30 dias úteis" para resolver essas questões.
Minhas questões:
1) Eu tenho até 50 dias úteis, no calendário de lá obviamente, para responder a essa notificação?
2) Como devo responder a essa notificação? Irei fazer a retificação da certidão, mas aí envio por carta novamente, com alguma observação?
3) Se eu não conseguir as retificações nesse prazo (a certidão de meu avô é de um cartório do interior que está atualmente com a pessoa responsável de férias e ninguém mais faz isso), perco todo o processo?
As observações da notificação se baseiam nas divergências entre a certidão de nascimento de meu avô e a certidão de casamento de seu pai, meu bisavô, há divergências no nome da mãe de meu avô, da avó paterna e do avô materno.
Agradeço, novamente, toda atenção e compreensão dos colegas foristas e administradores.
1-Acredito que se possa dar um prazo um pouco maior, mas a exigência oficial são 20 dias úteis
2-Vc envia novamente as certidões retificadas com uma carta explicando que vc está cumprindo as exigências
3-Os processos permanecem por um tempo em compasso de espera.O que sei é que depois de 6 meses o processo é encerrado e arquivado e vc perde todo o processo e o valor pago.
Fiz um resumo do passo a passo com as infos do forum:
Primeiro, se faz o pagamento da taxa de 175 euros neste link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Duvidas quanto ao pagamento, consultar neste tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
Após o pagamento, o requerente receberá um e-mail com a confirmação de pagamento e um formulário. Este formulário deve ser impresso COLORIDO E EM FRENTE E VERSO.
Orientações e dúvidas no preenchimento do formulário podem ser consultadas neste tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Com o formulário preenchido, o requerente deverá comparecer em um cartório de notas e assinar por autenticidade. É importante que esteja escrito que foi por autenticidade (é assinatura lavrada na frente do TABELIÃO OU ESCREVENTE (OU SEJA, NÃO PODE LEVAR O DOCUMENTO JÁ ASSINADO!!). Orientação também de que não podee riscar os campos em branco. Se o cartório que você for não aceitar assim, procure outro.
Por fim, reunião dos documentos:
1. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada
2. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
3. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa
4. comprovante de pagamento da taxa de 175 euros
5. formulário 1C preenchido e assinado POR AUTENTICIDADE ou no consulado
Com todos os documentos em mãos, enviar para a ACP Porto (eu enviei por DHl, mas pode ser por correios, o que é mais arriscado, pq os correios é uma porcaria). Endereço para envio:
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Sobre a forma de envio: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5038/ems-sedex-internacional-ou-dhl/p2
acabei de ligar na LR e falei com a Teresa, e ela me disse voce esta com sorte, seu processo acabou de ser assinado!!! Espere 2 semanas para obter o numero do assento.
To taaaaaaaao FELIZ!!
Processo número 502xx/2018
Para que possam se basear como esta a numeracao em ACP:
Enviei dia 28/08/18 DHL
Chegou dia: 03/09/18
Numerado: 18/09/18
Assinado: 16/11/18
Boa sorte para os demais que estao ainda no aguardo e para quem esta comecando.
Eu comecei o processo geral em marco desse ano, fiz a transcricao do casamento da minha avo que eh viva, a atribuicao da minha mae, transcricao do casamento da minha mae e finalmente a minha transcricao. ou seja 9 meses para o processo todo!!
Obrigada a todos que me ajudaram com as duvidas .
beijos de luz