Pessoal Boa tarde. Sou novo aqui. Quero dar entrada na cidadania do meu pai, filho de português.. Observei que o declarante do seu nascimento foi o meu avô materno brasileiro. Posso requerer a cidadania do meu pai sendo o meu avô o declarante do nascimento? Muito obrigado
Infelizmente meu processo caiu em exigência devido não encontrarem a etiqueta de reconhecimento de firma no requerimento. Acredito q a etiqueta foi perdida já q estava numa folha a parte porque não cabia no requerimento.
Já estou providenciando o requerimento, porém o período de 20 dias úteis para cumprir a exigência foi ultrapassado. Mas estou dentro do período de 30 dias de delação.
Gostaria de saber se alguém já enviou acima dos 20 dias úteis e foi aceito para suprir a exigência numa boa.
Já agradeço de antemão quem poder compartilhar, Fernanda.
Boa noite Srs., Pai português declarante na certidão de nascimento. Ainda é possível entrar com o pedido de atribuição na ACP sem realizar a transcrição de casamento do pai português com a mãe brasileira? Muito obrigada!
Alguém sabe se eles enviarem uma carta de exigência pedindo prova de vida o prazo que tem para cumprir? porque aqui em são paulo não tem nenhuma data para agendar...
Bom dia a todos! O processo da minha filha numerado em 03/09 foi concluído em 16/11. mais uma tuga na área!!!! Obrigado mais uma vez a todos os amigos que aqui me ajudaram muito.
@drakunder liguei hoje, eu também estou com receio, acho que o meu processo vai cair em exigência infelizmente, mas também vou ligar novamente semana que vem. Rs rs Boa sorte para todos nós !!!
Aproveitando pra tirar uma dúvida, já que a cidadania da minha mãe foi concluída no dia 30/10, quanto tempo em média demora pra chegar essa carta de portugal com as informações do assento dela etc?
Isso é algo meio incerto... já vi pessoas que receberam a carta em um mês assim como outras, que é o caso da documentação da minha mãe, que esperaram 5 meses p/ chegar... se você tem pressa, eu recomendo pedir uma certidão pelo civilonline
Mais uma dúvida, como ela é a declarante eu transcrevi o casamento dos meus pais e pedi o documento pelo civil online para anexar comprovando a filiação e mudança de nome dela..
Ao preencher o formulário 1c, no Quadro 4. devo colocar "outros documentos", certo? Indicar: certidão de casamento da mãe portuguesa (civil online) ??? Está certo o modo como escrevi??
Ou esse documento vai como "certidão do registro de nascimento da mãe/pai portugues (quadro 2)"?
@Luma pelo que entendi a certidão que você solicitou foi a de casamento, correto? Se for coloque em "outros documentos" e pode indicar apenas como "certidão de casamento da mãe portuguesa" Se foi a de nascimento e já constar averbado o casamento/alteração de nome não precisa enviar a certidão de casamento. Lembrando que basta uma xerox simples, não precisa autenticar nem apostilar essas certidões portuguesas que estão informatizadas.
@wladimir moreira então, liguei hoje porque estão saindo processos de setembro, como do meu pai é do começo de outubro resolvi ligar, sou muito ansiosa rs rs, mas acho que terá novidades pelo menos depois de 50 dias da numeração.
@Maria Nelida, vc falou pro @rafael em media 30 dias depois do assento. No meu caso o assento é de 20.08.18, já tirei CC e passaporte, e até agora não chegou o original. A quem escrever em Portugal?
Comentários
Sou novo aqui. Quero dar entrada na cidadania do meu pai, filho de português.. Observei que o declarante do seu nascimento foi o meu avô materno brasileiro. Posso requerer a cidadania do meu pai sendo o meu avô o declarante do nascimento?
Muito obrigado
Com que idade seu pai foi registrado?Seus pais são casados?Caso sejam,transcreva o casamento antes de pedir a atribuição do seu pai
Infelizmente meu processo caiu em exigência devido não encontrarem a etiqueta de reconhecimento de firma no requerimento. Acredito q a etiqueta foi perdida já q estava numa folha a parte porque não cabia no requerimento.
Já estou providenciando o requerimento, porém o período de 20 dias úteis para cumprir a exigência foi ultrapassado. Mas estou dentro do período de 30 dias de delação.
Gostaria de saber se alguém já enviou acima dos 20 dias úteis e foi aceito para suprir a exigência numa boa.
Já agradeço de antemão quem poder compartilhar, Fernanda.
Em média 30 dias
Caso não queira esperar, pode pedir uma segunda via pelo Civilonline
Pai português declarante na certidão de nascimento.
Ainda é possível entrar com o pedido de atribuição na ACP sem realizar a transcrição de casamento do pai português com a mãe brasileira?
Muito obrigada!
Sim
O processo da minha filha numerado em 03/09 foi concluído em 16/11. mais uma tuga na área!!!!
Obrigado mais uma vez a todos os amigos que aqui me ajudaram muito.
Boa sorte para todos nós !!!
Enviei meu processo e da minha irmã. Foi recebido hoje por Gloria Costa.
Já adicionei na planilha
Ana Paula Serrano Tomacheusk
Enviado via dhl 14/11/18 recebido 19/11/18 por Glória Costa.
Já coloquei no final da Planilha
Isso é algo meio incerto... já vi pessoas que receberam a carta em um mês assim como outras, que é o caso da documentação da minha mãe, que esperaram 5 meses p/ chegar... se você tem pressa, eu recomendo pedir uma certidão pelo civilonline
Obrigada Vlad! Agora esse processo sai, rs
Mais uma dúvida, como ela é a declarante eu transcrevi o casamento dos meus pais e pedi o documento pelo civil online para anexar comprovando a filiação e mudança de nome dela..
Ao preencher o formulário 1c, no Quadro 4. devo colocar "outros documentos", certo?
Indicar: certidão de casamento da mãe portuguesa (civil online) ??? Está certo o modo como escrevi??
Ou esse documento vai como "certidão do registro de nascimento da mãe/pai portugues (quadro 2)"?
Se foi a de nascimento e já constar averbado o casamento/alteração de nome não precisa enviar a certidão de casamento. Lembrando que basta uma xerox simples, não precisa autenticar nem apostilar essas certidões portuguesas que estão informatizadas.
Vc tem ligado toda semana?
processo dos meus filhos foi numerado em 06/11/18.
devo ligar????
Então estarei mandando para minha atribuição...
Formulário 1C com assinatura e firma reconhecida por autenticidade;
Vale Postal;
Meu RG, autenticado e apostilado;
Minha certidão de nascimento inteiro teor reprográfica, apostilada;
Transcrição do casamento de minha mãe impresso do civil online;
Cópia simples da carta que recebi do IRN com a atribuição de minha mãe como indicação do assento de nascimento...
Está tudo ok? Vou mandar a minha e dos meus dois irmãos então preciso ter certeza..
Cada um no seu envelope, certo?
p.s.: meu pai é declarante em todos, falei errado antes. Por isso tive que transcrever o casamento..
Ele ligou hoje mas ainda está em análise.