@AlineXavier no consulado do Rio é complicado mesmo. Melhor juntar a documentação e enviar para Portugal e fazer por lá. São meses de espera, quando consegue agendar para transcrição, essa é uma reclamação recorrente aqui no fórum.
Boa Tarde, enviei a documentação para atribuição e ela chegou hoje, já foi entregue. Para saber a numeração preciso ligar la ou há alguma outra forma. E após quantos dias apos receberem normalmente numeram?
@drakunder, @gabrielmachadors Só consegue fazer o processo de nacionalidade sem transcrição de casamento dos pais se o pai for o português e o declarante do nascimento, quando a mãe é a portuguesa não tem como escapar da transcrição do casamento.
@Daniel Henriques, por que isso? Se a mãe é declarante, não prova a filiação? Ou é machismo? Se bem que não provaria o casamento, só a gestação (bom, nem o pai ser declarante prova casamento)
@gabrielmachadors não sei te dizer o porque mas é esse o entendimento das conservatórias. Mesmo se não houver alteração no nome por conta do casamento a transcrição do casamento é sempre exigida para as mulheres portuguesas.
@Daniel Henriques... @Vlad Pen... 1) Para dar entrada na cidadania da minha mãe eu precisarei pedir à Portugal nova certidão certificada do meu avô nascido antes de 1911, exigida no processo de transcrição ou a xerox neste caso já vale? 2) No quadro 2 do impresso 1C, eu assinalando que o pai e a mãe eram portugueses, precisarei enviar a certidão dos dois? Caso seja possível enviar apenas uma certidão, poderia ser essa a da minha avó, já que ela nasceu após 1911,mais fácil de conseguir, mesmo o declarante tenha sido o meu avô? Agradeço a atenção...
@Eliane Figueiredo, vou juntar as duas respostas em uma No formulário pode assinalar o que você preferir, não precisa assinalar os nem nem mandar as duas certidões, basta uma. Como a sua avó nasceu após 1911 acredito que o assento já esteja informatizado então, é mais fácil fazer por ela, basta juntar cópia simples do assento ou apenas indicar o número, ano e local do assento informatizado no formulário. Pela sua pergunta acredito que você já tenha localizado o assento dela. Se for fazer o processo pelo seu avô vai ter que juntar certidão original certificada do assento de nascimento dele. Não é aceita cópia dos assentos de batismo para o processo.
@Daniel Henriques... mais uma dúvida... Minha mãe vai fazer em janeiro 85 anos... ACP está exigindo comprovação de vida? Já preciso enviar junto com os documentos ou aguardo caso haja exigência?
@drakunder@Daniel Henriques Bom, não sei se foi sorte, porém o meu caso foi igual ao do @drakunder. Providenciei a cidadania da minha mãe (filha de pai português) e depois de feita a dela fiz a minha e a do meu irmão. Ela foi a declarante dos dois e não averbei o casamento dela com meu pai. Não tive problemas em nenhum dos dois processos e ambos foram finalizados em maio desse ano.
@Samantha 3, agora fiquei .mais na dúvida, não pode reconhecer a assinatura do 1c como verdadeira, pensei que fosse o mesmo que por autenticidade e que não poderia reconhecimento por semelhança.
@Renato_CPO o Formulario 1C da avó da minha esposa caiu em exigência porque a assinatura estava reconhecida por verdadeira. A carta que recebemos tinha a seguinte exigência: "apresentar novo impresso com reconhecimento presencial/por autenticidade de assinatura". Debatendo o problema aqui no fórum descobrimos que alguns formularios 1C não cairam em exigência mesmo reconhecido "por verdadeira". Esses cartórios tinham deixado claro no selo que a assinatura foi presencial. Trocamos de cartório e encontramos um que emitia o selo desta maneira: "Reconheço por verdadeira a assinatura de XXXXX por ter assinado na minha presença.Dou fé" Acho que o segredo é esse trecho : "por ter assinado na minha presença".
Se você achar um que escreva por autenticidade melhor, senão terá que vir com a explicação "por ter assinado na minha presença".
Bom dia povo de Deus, me tirem uma dúvida Meu irmão está tirando sua atribuição, ele é divorciado e tem dois filhos deste casamento, . 1 ) A certidão de casamento dos filhos o nome da Mãe está ainda o de casada com sobrenome de meu irmão mesmo já estando divorciada na época , inclusive os documentos atuais deles RG, CNH ... pois foram gerados através da certidão de casamento, dará problemas? Tenho que retificar? 2) Meu irmão é o declarante da certidão de nascimento deles, não precisa Transcrever o casamento? nem o divórcio? pois os filhos são do.primeiro casamento estou correta? Obrigada nao sei se fui Clara.
Depois do atribuição da Nacionalidade, eu tenho que pedir passaporte no consulado certo? Cartão cidadão, tem necessidade também? (Não pretendo morar em Portugal, meus planos são holanda) ou mesmo assim, ao pedir passaporte é obrigatório o cartão cidadão??
@Driichan, acredito que seu caso foi exceção e não a regra. Tem vários relatos aqui no fórum mesmo de processos similares caindo em exigência por falta de transcrição de casamento. Há vários casos inclusive de processos em que os pais só se casaram após o nascimento do filho e as conservatórias exigiram a transcrição de casamento para finalizar o processo.
@VANIAVIEIRA, 1) é normal, o nome registrado na certidão é o nome que era utilizado no momento do registro. Minha mãe também era divorciada e o nome nos meus documentos é o nome dela de casada. 2) Se seu irmão foi o declarante consegue fazer pelo ACP sem transcrição de casamento. Lembrando que se forem menores ambos os pais terão que assinar e reconhecer firma no formulário.
@LeLoT3, para pedir o passaporte é obrigatório apresentar o cartão do cidadão válido, não tem como tirar o passaporte sem ele. O cartão cidadão seria como nosso RG do Brasil.
Pessoal, trago excelentes noticias! Processo da minha mãe foi concluído e ela já é cidadã portuguesa! Conclusão do processo 30/10/2018, se alguem puder atualizar a planilha. (Maria Clara Alves de Almeida Pickler)
Agradeço de coração a todas as pessoas que se dispõem a ajudar os outros aqui nesse fórum, quando cotei com um advogado pra tirar a cidadania da minha mãe e minha, quase chorei com o valor requerido. Vocês ajudaram a realizar um sonho. Muito obrigado mesmo!
Agora, vou dar continuidade aos processos, se alguém puder me direcionar um pouquinho: 1) O processo da minha mãe esta concluído, vem algo pelo correio? Preciso fazer alguma coisa pra ela? Vou tirar o passaporte brasileiro dela, e dar uma estudada sobre o cartão cidadão, é tranquilo? Vale a pena?
2) Transcrição do casamento dela com meu pai, alguem pode me orientar qual tópico buscar as informações? Qual o melhor local pra enviar os documentos e mais ou menos o tempo que está demorando pra fazer isso?
3) A minha cidadania, após ter feito a transcrição dela, posso fazer pelo acp porto? Mesmo que na minha declaração meu pai seja o declarante? Ou tem que ser por alguma outra conservatória?
1) Ela vai receber uma carta notificando a conclusão do processo e, anexado, cópia do assento e nascimento dela. O próximo passo para ela é solicitar o cartão do cidadão no consulado português e, se quiser, o passaporte português. Cartão do cidadão é o documento de identidade português, como o RG brasileiro. Passaporte eu, particularmente, tiraria o português e não o brasileiro.
@DanielHenriques opa Daniel obrigado! Pode me explicar pq você optaria pelo passaporte português? O Brasileiro tem prazo de 10 anos e custa menos não? Sei que com o de portugal é mais facil entrar nos Estados Unidos, seria por isso?
Se eu resolver fazer a transcrição e o casamento por correios, posso enviar os dois juntos, ou devo primeiro mandar a transcrição, aguardar ficar pronta, e dpois mandar a minha atribuição?
Comentários
Para saber a numeração preciso ligar la ou há alguma outra forma. E após quantos dias apos receberem normalmente numeram?
Só consegue fazer o processo de nacionalidade sem transcrição de casamento dos pais se o pai for o português e o declarante do nascimento, quando a mãe é a portuguesa não tem como escapar da transcrição do casamento.
Poxa, complicado, mas vou providenciar, menos uma verbinha no orçamento haha
Se bem que não provaria o casamento, só a gestação (bom, nem o pai ser declarante prova casamento)
1) Para dar entrada na cidadania da minha mãe eu precisarei pedir à Portugal nova certidão certificada do meu avô nascido antes de 1911, exigida no processo de transcrição ou a xerox neste caso já vale?
2) No quadro 2 do impresso 1C, eu assinalando que o pai e a mãe eram portugueses, precisarei enviar a certidão dos dois? Caso seja possível enviar apenas uma certidão, poderia ser essa a da minha avó, já que ela nasceu após 1911,mais fácil de conseguir, mesmo o declarante tenha sido o meu avô?
Agradeço a atenção...
No formulário pode assinalar o que você preferir, não precisa assinalar os nem nem mandar as duas certidões, basta uma.
Como a sua avó nasceu após 1911 acredito que o assento já esteja informatizado então, é mais fácil fazer por ela, basta juntar cópia simples do assento ou apenas indicar o número, ano e local do assento informatizado no formulário. Pela sua pergunta acredito que você já tenha localizado o assento dela.
Se for fazer o processo pelo seu avô vai ter que juntar certidão original certificada do assento de nascimento dele. Não é aceita cópia dos assentos de batismo para o processo.
Minha mãe vai fazer em janeiro 85 anos... ACP está exigindo comprovação de vida? Já preciso enviar junto com os documentos ou aguardo caso haja exigência?
Bom, não sei se foi sorte, porém o meu caso foi igual ao do @drakunder. Providenciei a cidadania da minha mãe (filha de pai português) e depois de feita a dela fiz a minha e a do meu irmão. Ela foi a declarante dos dois e não averbei o casamento dela com meu pai. Não tive problemas em nenhum dos dois processos e ambos foram finalizados em maio desse ano.
Debatendo o problema aqui no fórum descobrimos que alguns formularios 1C não cairam em exigência mesmo reconhecido "por verdadeira". Esses cartórios tinham deixado claro no selo que a assinatura foi presencial. Trocamos de cartório e encontramos um que emitia o selo desta maneira:
"Reconheço por verdadeira a assinatura de XXXXX por ter assinado na minha presença.Dou fé"
Acho que o segredo é esse trecho : "por ter assinado na minha presença".
Se você achar um que escreva por autenticidade melhor, senão terá que vir com a explicação "por ter assinado na minha presença".
Obrigada nao sei se fui Clara.
Depois do atribuição da Nacionalidade, eu tenho que pedir passaporte no consulado certo?
Cartão cidadão, tem necessidade também? (Não pretendo morar em Portugal, meus planos são holanda) ou mesmo assim, ao pedir passaporte é obrigatório o cartão cidadão??
VLW
1) é normal, o nome registrado na certidão é o nome que era utilizado no momento do registro. Minha mãe também era divorciada e o nome nos meus documentos é o nome dela de casada.
2) Se seu irmão foi o declarante consegue fazer pelo ACP sem transcrição de casamento. Lembrando que se forem menores ambos os pais terão que assinar e reconhecer firma no formulário.
Agradeço de coração a todas as pessoas que se dispõem a ajudar os outros aqui nesse fórum, quando cotei com um advogado pra tirar a cidadania da minha mãe e minha, quase chorei com o valor requerido. Vocês ajudaram a realizar um sonho. Muito obrigado mesmo!
Agora, vou dar continuidade aos processos, se alguém puder me direcionar um pouquinho:
1) O processo da minha mãe esta concluído, vem algo pelo correio? Preciso fazer alguma coisa pra ela? Vou tirar o passaporte brasileiro dela, e dar uma estudada sobre o cartão cidadão, é tranquilo? Vale a pena?
2) Transcrição do casamento dela com meu pai, alguem pode me orientar qual tópico buscar as informações? Qual o melhor local pra enviar os documentos e mais ou menos o tempo que está demorando pra fazer isso?
3) A minha cidadania, após ter feito a transcrição dela, posso fazer pelo acp porto? Mesmo que na minha declaração meu pai seja o declarante? Ou tem que ser por alguma outra conservatória?
Muito obrigado a todos!
1) Ela vai receber uma carta notificando a conclusão do processo e, anexado, cópia do assento e nascimento dela. O próximo passo para ela é solicitar o cartão do cidadão no consulado português e, se quiser, o passaporte português. Cartão do cidadão é o documento de identidade português, como o RG brasileiro. Passaporte eu, particularmente, tiraria o português e não o brasileiro.
2) Se você estiver em São Paulo pode fazer a transcrição pelo consulado que está demorando e custando praticamente o mesmo que mandar para Portugal.
Para enviar para Portugal veja http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Demora cerca de 1 mês após a chegada dos documentos
3) Pode mandar pro ACP sim, não tem qualquer problema.
Para Atribuição pelo ACP a pessoa pode enviar CNH (autenticada e Haia) em vez do RG?
Obrigado.
Se eu resolver fazer a transcrição e o casamento por correios, posso enviar os dois juntos, ou devo primeiro mandar a transcrição, aguardar ficar pronta, e dpois mandar a minha atribuição?