Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15115125145165171547

Comentários

• Pessoal, finalmente estou com a documentação pronta para enviar a ACP do Porto para minha atribuição, listei os documentos abaixo, favor informar se está correto.
    1 - Assento de nascimento de minha mãe portuguesa por atribuição. (cópia simples)
    2 - Assento de casamento de minha mãe portuguesa com meu pai brasileiro. (cópia simples)
    3 - Certidão de nascimento reprográfica com firma do escrevente, e com o apostilamento em meu nome.
    4 - Cópia autenticada de minha identidade. ( precisa ser apostilada???)
    5 - Formulário para atribuição em ACP do Porto. ( Alguém poderia disponibilizar o formulário p/ atribuição em ACP do Porto???)
    Muito obrigado a todos, e um forte abraço.
    Assis
  • @Assis,

No processo de minha esposa enviei somente a cópia autenticada de identidade (sem apostilamento).... Se você pagar com cartão de crédito, irá receber o formulário no seu email. Se não for pagar com cartão, os formulários estão em "http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade"
  • @Carlos Bicudo Obrigado por responder, é mais vantajoso pagar por cartão de crédito? Como fazer? A documentação acima está correta?
  • Olá, @Assis,

sugiro que envie a cópia autenticada e apostilada do seu RG, a fim de evitar que caia em exigência.
    Quanto à cópia do casamento português de seus pais, não há necessidade de ser enviada.

A grande vantagem do pagamento em cartão é que não há possibilidade de ser devolvido e nem ter validade, como o vale postal.

Plataforma para pagamento cartões:
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1c

Depois que efetuar o pagamento, receberá no seu email o modelo 1C com o código (para evidenciar que o pagamento já foi feito). Imprima este 1C, preencha, reconheça sua assinatura em cartório por autenticidade e envie os documentos para o ACP.
  • @Marcia, que legal, não sabia que podia ser pago assim! Como se faz, vc imprime um comprovante depois e anexa aos documentos? Ou o formulário já comprova isso?
    No processo do meu pai, eu tinha o arquivo do formulário e acho que não provava nada, paguei o vale na agência dos correios.
  • @assis você precisa enviar cópia autenticada e apostilada da sua rg . Boa sorte
  • @gabrielmachadors,

sim. Bem mais prático e evita os transtornos do vale postal dos correios (que podem ser feitos com valor incorreto, etc).

Entra na plataforma, e preenche os dados. Qdo finalizar, e o pagamento for liberado, vai automaticamente pro seu email o modelo da nacionalidade. Este que coloquei ai em cima é o 1C. Ai neste modelo, já aparecerá um código, que vai atrelar seus documentos ao pagamento efetuado.
  • Boa tarde a todos! Para acompanhar o processo é necessário ligar ou existe algum outro meio?
  • @gvgrussai é necessário ligar, o único meio infelizmente.
  • Boa tarde!! Mais ninguém ainda foi pra despacho dos processos de Setembro??
  • @gvgrussai o acompanhamento é somente pela linha de registos (351) 211950500, opção 1 depois 1 novamente.
    Recomendo utilizar o Skype pois normalmente a espera para ser atendido é grande.
  • @Marcia Primeiramente obrigado por responder! Minha mãe é portuguesa por atribuição e meu pai é brasileiro e ele foi o declarante em minha certidão de nascimento, fui obrigado a transcrever o casamento deles e agora para a minha atribuição eu não preciso comprovar o casamento de meus pais, é isso??? Poderia explicar porque não preciso enviar o assento de casamento de meus pais???
  • @Assis quando é feita a transcrição de casamento já é averbado no assento de nascimento do(a) português(a) as informações do casamento. Não precisa enviar pois já consta essa informação no assento de nascimento.
  • @SAMANTHA3 Muito obrigado por responder!!!
  • @Daniel Henriques Entendi, muito obrigado!!!
  • @Marcia Estou pagando com o cartão de crédito e depois de preencher a primeira página vai para a segunda página onde entramos com os dados do cartão, porém, aparece um endereço diferente da ACP do Porto, é isso mesmo??? Aparece o endereço: AV D JOAO II N 1 08 01 D TORRE H
    1803-001 LISBOA
  • @Marcia Existe algum campo para colocar o endereço: ACP do Porto R. do Visc. de Setúbal 328, 4200-292 Porto, Portugal.
    Arquivo Central Do Porto.
  • editado November 2018
    @Assis é assim mesmo, vão aparecer todas informações de Lisboa, inclusive no formulário que vai receber por e-mail também vai constar endereço de Lisboa para envio dos documentos. Pode finalizar e enviar para ACP que eles "puxam" o pagamento para lá.
    Tem até uma discussão aqui no fórum explicando isso. Vou localizar e passo o link.

[EDIT]
    link da discussão sobre pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
    comentário com informações passadas por e-mail pela conservatória de Tondela
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017
    ACP é o mesmo processo mas, se não me engano, para ACP não é necessário encaminhar a cópia do e-mail, basta enviar a documentação.
  • Boa tarde Pessoal.
    Para fins informativos os processos das minhas filhas foram concluídos.
    Gostaria de agradecer a todos do fórum, as informações contidas aqui foram essenciais.
    Se alguém puder adicionar as informações na planilha eu agradeço.

Luiza Marques Guandalini de Almeida:

Enviado via EMS em 10/08/2018
    Recebido por Maria do Ceu em 20/08/2018
    Concluído com numero de assento em 05/11/2018

Isis Molina Guandalini de Almeida:

Enviado via EMS em 10/08/2018
    Recebido por Maria do Ceu em 20/08/2018
    Concluído com numero de assento em 06/11/2018
  • Boa tarde, poderiam me passar o link da planilha? obrigada
  • @Daniel Henriques Muito obrigado mais uma vez amigo!!! Fica na paz!!!
  • Boa tarde, pessoal.

Qual tempo em média a ACP está levando para concluir os processos? A documentação a ser enviada permanece a mesma? Estou para enviar a do meu irmão.

Agradeço desde já.
  • Obrigado pelas informações @Lais Lacerda e @Daniel Henriques! O processo do meu pai foi numerado na terça, 06/11! Quanto tempo leva em média para que eu possa entrar em contato com eles para saber se tem alguma exigência ou não?
  • @gvgrussai tem demorado uns 3 meses os processos pelo ACP então eu começaria a ligar daqui a uns 2 meses, 1 vez os semana para saber se tem alguma novidade.
  • @Maira Lima, planilha atualizada.
    Sim, pode pedir o assento pelo Civil Online.
    Sim, apenas com o número do assento pode fazer a transcrição do casamento, assim como fazer sua atribuição pelo ACP.

• Ta ok @Daniel Henriques! Obrigado pelas dicas!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.