Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15095105125145151547

Comentários

• @Lu Stella isso ocorre as vezes, pois o sistema de notificação por email é anterior ao sistema que atualiza a certidão no civilonline, aguarde entre 20 a 30 minutos da recepção do email para conferir no site.
  • @blancout, ja ligou pra conferir o seu processo? Quero comemorar por você tambem!
  • blancoutblancout Member
    editado November 2018
    Olá @Caroline Araujo já liguei, já emiti a certidão (do meu pai) e já enviei meus papéis, isso tudo hoje !!! Nem deu tempo de comemorar aqui, mas estou muito feliz e agora na expectativa de que essa nova gestação portuguesa (a minha kkk) seja sem problemas e que o parto seja breve (quero nascer o mais prematuro possível kkk) !!! Obrigado querida pela torcida e vamos pra mais uma etapa !!! Bjaooooooo
  • @Rafaela Patricio Infelizmente é isso mesmo, já fiz a tentativa também e foi desastrosa, fui na loja do cidadão... pior ainda :/
  • @mibraid

Obrigada!

É isso mesmo, nunca fui casada com o pai, pai brasileiro declarante.

Meu processo de atribuição foi enviado agora, assim que sair, faço o do meu filho então.

Vale enviar uma carta explicando que nunca fui casada ou não precisa de nada?
  • Pessoal,

Fiz o pagamento do vale postal em dinheiro na agencia. Fiz do meu pai assim no inicio do ano e deu tudo certo.

Existe algum motivo para vocês estarem tentando pelo cartão de credito? Fiz o despacho ontem.

Fiquei curiosa agora.
  • Alguém ja enviou processo por EMS sem o tal do "exporta facil"???
    Hoje foi a quarta vez que fiz vale para enviar processos para Portugal, as ultimas tres vezes fiz com a mesma funcionaria que pedia pra eu assinar 4 folhas, me devolvia uma delas e uma outra ela dobrava e prendia junto ao envelove a ser enviado! Hoje fui atendido por uma nova funcionaria que nao fez esse processo, cheguei a questionar e ela informou que aquilo era para mercadorias que pra documentos não era necessario! Cheguei em casa e fui pesquisar parece que aquilo é um facilitador de informaçoes para quando os documentos chegam na alfandega, para agilizar o processo! Alguém teve um caso parecido? Espero que os documentos cheguem la no tempo previsto, que não de nenhum problema!
  • Finalmente os correios de lá conseguiram entregar os docs do meu pai no ACP!

Apareceu que foram recebidos por Hermogenes. Ligarei na próxima sexta para saber se o processo já foi numerado. Estou bem feliz, apesar de desapontada ainda com os correios que levaram quase 20 dias para entregar o EMS SPaulo-Porto.

Mas agora esperar que tudo vai dar certo.
  • Boa noite, pessoal. O processo do meu pai acabou de ser concluído por outra conservatória após 8 meses. Eu não tinha feito pela ACP porque disseram que o conservador criava muito problema e havia umas discrepâncias em grafias, mas talvez nem desse encrenca...

Bom, estou agora pensando em fazer meu processo pela ACP, pois me falaram que fica pronto em 3 meses e não exige transcrição de casamento se o pai for declarante na certidão. Continua assim?
  • @gabrielmachadors ACP é o local mais rápido hoje, tem levado uns 3 a 4 meses. Continua fazendo sem transcrição de casamento no caso do pai português ser o declarante do nascimento.
  • Boa noite, gostaria de informar a todos que o meu processo(José Pedro) e o da minha irmã(Gabriela) já foram concluídos. Liguei na LR hoje, a moça não pode informar o número do assento da minha irmã, apenas o meu, no entanto, ela disse que foi concluído e que já é possível fazer o CC.
    Com relação a planilha, já preenchi, mas esqueci de perguntar quando os processos foram concluídos, então coloquei a data de hoje.

Por fim, gostaria, também, de agradecer a todos aqui que me ajudaram muito, em especial aos moderadores que fazem um trabalho fantástico mantendo este forum que é uma mão na roda para todos.

Obrigado.
  • Pessoal,

Recentemente alguma mulher CASADA e que adicionou o nome do marido no final (não mudou, só adicionou mesmo), deu entrada em seu processo de cidadania pela ACP e o processo caiu em exigência por não enviarem junto uma certidão de inteiro teor apostilada do casamento???
    Pergunto porque quando fiz da minha avó, não precisei enviar junto e não teve nenhum problema (foi pelo Consulado do RJ na época), e agora vou fazer a minha cidadania e me aconselharam a enviar a minha certidão de casamento junto, sendo que eu acho uma coisa muito cara se não for preciso. Ainda mais que teria que tirar duas iguais (uma pra nacionalidade e outra para a transcrição do meu casamento).

Nem se eu enviar uma xerox da certidão atual apostilada? Pelo menos sai mais barato...
  • @Fernanda Ambrosio se na sua certidão de nascimento estiver averbado o casamento e a alteração no nome não precisa enviar a certidão de casamento junto. Já está documentada e justificada a alteração no nome.
  • editado November 2018
    @DanielHenriques na minha certidão não vi nada sobre isso. Só fala sobre o nascimento mesmo na frente da folha e no verso tem a cópia do livro.
    Quero saber se alguém teve problemas com isso recentemente pela ACP, porque meu nome continua o mesmo e eu acrescentei do meu marido. Que inclusive na xerox da minha identidade que está apostilada já para enviar diz que é de origem da Certidão de Casamento.
    Minha avó mudou de nome mesmo, tirou um dela de solteira e acrescentou o do marido, e não teve problema algum. E minha avó ainda é viúva, mas permaneceu com o nome de casada. O formulário dela foi como viúva, a xerox da identidade foi com o nome atual dela.

E não adianta nem eu mandar uma xerox autenticada? Sem ser a de inteiro teor apostilada? Ou uma xerox apostilada?

O meu questionamento é se a ACP está cobrando isso mesmo, ou é só um conselho dos foristas em mandar?
  • @Fernanda Ambrosio o caso da sua avó acho que foi exceção. Se o nome na certidão de casamento é um e no formulário e documento enviado é outro (mesmo sendo a inclusão de um sobrenome) é uma divergência. É quase certo que vai cair em exigência da comprovação da alteração do nome.
    Todas conservatórias cobram isso, não é apenas conselho dos foristas mandar a comprovação da mudança no nome.
  • @DanielHenriques, tá ok então! Obrigada!
  • Outra dúvida que estou é, se a ACP por acaso começou a exigir as transcrições de casamento de pais portugueses declarantes da certidão de nascimento dos filhos??? Pois o processo de nacionalidade de meu pai saiu recentemente e já ia dar entrada no meu.
  • editado November 2018
    @Fernanda Ambrosio se seu pai é o português e foi o declarante do seu nascimento pode fazer seu processo sem a transcrição do casamento dele. ACP, atualmente, é o único lugar que não exige transcrição nesse caso.
  • Pessoal, só para confirmar, ACP exige o apostilamento do RG mesmo ou aceita só a cópia autenticada? Perguntando pq o apostilamento aqui em SP tá mais de 100 reais =(
  • @ferrju para processos de maiores de idade tem que apostilar a xerox autenticada do documento de identidade. Só são aceitas cópias autenticadas sem apostila dos documentos dos pais nos processo de menores de idade.
  • @DanielHenriques ah que ótimo! Obrigada!!!
  • @Fernanda Ambrosio Foi o caso da minha mãe, ela é a filha do português e só acrescentou o último nome do meu pai quando casou. Mandei uma cópia autenticada da certidão de casamento. A certidão foi a que ela tem mesmo, sem ser a de inteiro teor.
    Pelo o que você falou, deu a entender que a usará para outro processo, certo? Se for assim é só tirar xerox da de inteiro teor e autenticar, não precisa mandar a original, acredito.
  • Pessoal,
    Sou filha de português e acabo de iniciar meu processo de atribuição. Meus documentos foram recebidos na ACP em 06/11. Pretendo, em seguida, providenciar a atribuição para os meus filhos.
    No entanto, tenho uma dúvida: encaminhei junto com os demais documentos necessários a minha certidão de casamento (pq houve alteração do meu nome), Ainda assim, é necessário providenciar a transcrição do casamento?ou, considerando que a certidão de casamento já foi enviada, na conclusão do processo já é possível que conste na minha certidão de nascimento a averbação do casamento?
    Obrigada.
  • Pessoal o que fizeram com a planilha ? deletaram as coisas...
  • @Anazein se na sua certidão de nascimento constava o seu casamento não era necessário o envio da certidão de casamento. A ACP. não faz transcrição de casamentos e você terá que solicitar nova cópia para a transcrição do seu casamento infelizmente.
  • @blancout Obrigada!
    Pelo que li, não há muita diferença em relação ao pedido de transcrição de casamento (custo e tempo de conclusão) pelo Consulado/SP ou PD. Estou certa? Ao final do processo receberei a certidão de casamento de Portugal, e é essa que devo juntar no processo de atribuição dos meus filhos?
  • @Anazein se você é atendida pelo consulado de São Paulo é mais prático fazer outra lá, o prazo e valor é bem parecido e não precisa se estressar pra fazer o vale postal.
    Para atribuição de seus filhos a certidão que deve mandar cópia, ou apenas indicar no formulário, é do seu assento de nascimento português e não a de casamento. Ao final da transcrição de casamento vai ser averbado seu casamento e alteração no nome no assento de nascimento.
  • @Anazein a vantagem de fazer pelo consulado e já tirar o cartão cidadão e o passaporte português junto. O prazo da transcrição no consulado é próximo ao de PD cerca de 40 dias e assim que tiver a transcrição junte a certodao de nascimento portuguesa atualiza e mande para ACP com os documentos de seus filhos.
  • Olá, boa noite.
    Estou iniciando meu pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa e gostaria de saber qual a diferença entre mandar os documentos para o Consulado em São Paulo ou para a ACP. É uma questão de prazo, apenas?

Obrigada!
  • @Daniela Gonçalves, prazo, valor e documentos exigidos. Fazer o processo direto em Portugal é mais rápido, barato e são exigidos menos documentos do que pelo consulado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.