@Lu Stella isso ocorre as vezes, pois o sistema de notificação por email é anterior ao sistema que atualiza a certidão no civilonline, aguarde entre 20 a 30 minutos da recepção do email para conferir no site.
Olá @Caroline Araujo já liguei, já emiti a certidão (do meu pai) e já enviei meus papéis, isso tudo hoje !!! Nem deu tempo de comemorar aqui, mas estou muito feliz e agora na expectativa de que essa nova gestação portuguesa (a minha kkk) seja sem problemas e que o parto seja breve (quero nascer o mais prematuro possível kkk) !!! Obrigado querida pela torcida e vamos pra mais uma etapa !!! Bjaooooooo
Alguém ja enviou processo por EMS sem o tal do "exporta facil"??? Hoje foi a quarta vez que fiz vale para enviar processos para Portugal, as ultimas tres vezes fiz com a mesma funcionaria que pedia pra eu assinar 4 folhas, me devolvia uma delas e uma outra ela dobrava e prendia junto ao envelove a ser enviado! Hoje fui atendido por uma nova funcionaria que nao fez esse processo, cheguei a questionar e ela informou que aquilo era para mercadorias que pra documentos não era necessario! Cheguei em casa e fui pesquisar parece que aquilo é um facilitador de informaçoes para quando os documentos chegam na alfandega, para agilizar o processo! Alguém teve um caso parecido? Espero que os documentos cheguem la no tempo previsto, que não de nenhum problema!
Finalmente os correios de lá conseguiram entregar os docs do meu pai no ACP!
Apareceu que foram recebidos por Hermogenes. Ligarei na próxima sexta para saber se o processo já foi numerado. Estou bem feliz, apesar de desapontada ainda com os correios que levaram quase 20 dias para entregar o EMS SPaulo-Porto.
Boa noite, pessoal. O processo do meu pai acabou de ser concluído por outra conservatória após 8 meses. Eu não tinha feito pela ACP porque disseram que o conservador criava muito problema e havia umas discrepâncias em grafias, mas talvez nem desse encrenca...
Bom, estou agora pensando em fazer meu processo pela ACP, pois me falaram que fica pronto em 3 meses e não exige transcrição de casamento se o pai for declarante na certidão. Continua assim?
@gabrielmachadors ACP é o local mais rápido hoje, tem levado uns 3 a 4 meses. Continua fazendo sem transcrição de casamento no caso do pai português ser o declarante do nascimento.
Boa noite, gostaria de informar a todos que o meu processo(José Pedro) e o da minha irmã(Gabriela) já foram concluídos. Liguei na LR hoje, a moça não pode informar o número do assento da minha irmã, apenas o meu, no entanto, ela disse que foi concluído e que já é possível fazer o CC. Com relação a planilha, já preenchi, mas esqueci de perguntar quando os processos foram concluídos, então coloquei a data de hoje.
Por fim, gostaria, também, de agradecer a todos aqui que me ajudaram muito, em especial aos moderadores que fazem um trabalho fantástico mantendo este forum que é uma mão na roda para todos.
Recentemente alguma mulher CASADA e que adicionou o nome do marido no final (não mudou, só adicionou mesmo), deu entrada em seu processo de cidadania pela ACP e o processo caiu em exigência por não enviarem junto uma certidão de inteiro teor apostilada do casamento??? Pergunto porque quando fiz da minha avó, não precisei enviar junto e não teve nenhum problema (foi pelo Consulado do RJ na época), e agora vou fazer a minha cidadania e me aconselharam a enviar a minha certidão de casamento junto, sendo que eu acho uma coisa muito cara se não for preciso. Ainda mais que teria que tirar duas iguais (uma pra nacionalidade e outra para a transcrição do meu casamento).
Nem se eu enviar uma xerox da certidão atual apostilada? Pelo menos sai mais barato...
@Fernanda Ambrosio se na sua certidão de nascimento estiver averbado o casamento e a alteração no nome não precisa enviar a certidão de casamento junto. Já está documentada e justificada a alteração no nome.
@DanielHenriques na minha certidão não vi nada sobre isso. Só fala sobre o nascimento mesmo na frente da folha e no verso tem a cópia do livro. Quero saber se alguém teve problemas com isso recentemente pela ACP, porque meu nome continua o mesmo e eu acrescentei do meu marido. Que inclusive na xerox da minha identidade que está apostilada já para enviar diz que é de origem da Certidão de Casamento. Minha avó mudou de nome mesmo, tirou um dela de solteira e acrescentou o do marido, e não teve problema algum. E minha avó ainda é viúva, mas permaneceu com o nome de casada. O formulário dela foi como viúva, a xerox da identidade foi com o nome atual dela.
E não adianta nem eu mandar uma xerox autenticada? Sem ser a de inteiro teor apostilada? Ou uma xerox apostilada?
O meu questionamento é se a ACP está cobrando isso mesmo, ou é só um conselho dos foristas em mandar?
@Fernanda Ambrosio o caso da sua avó acho que foi exceção. Se o nome na certidão de casamento é um e no formulário e documento enviado é outro (mesmo sendo a inclusão de um sobrenome) é uma divergência. É quase certo que vai cair em exigência da comprovação da alteração do nome. Todas conservatórias cobram isso, não é apenas conselho dos foristas mandar a comprovação da mudança no nome.
Outra dúvida que estou é, se a ACP por acaso começou a exigir as transcrições de casamento de pais portugueses declarantes da certidão de nascimento dos filhos??? Pois o processo de nacionalidade de meu pai saiu recentemente e já ia dar entrada no meu.
@Fernanda Ambrosio se seu pai é o português e foi o declarante do seu nascimento pode fazer seu processo sem a transcrição do casamento dele. ACP, atualmente, é o único lugar que não exige transcrição nesse caso.
Pessoal, só para confirmar, ACP exige o apostilamento do RG mesmo ou aceita só a cópia autenticada? Perguntando pq o apostilamento aqui em SP tá mais de 100 reais =(
@ferrju para processos de maiores de idade tem que apostilar a xerox autenticada do documento de identidade. Só são aceitas cópias autenticadas sem apostila dos documentos dos pais nos processo de menores de idade.
@Fernanda Ambrosio Foi o caso da minha mãe, ela é a filha do português e só acrescentou o último nome do meu pai quando casou. Mandei uma cópia autenticada da certidão de casamento. A certidão foi a que ela tem mesmo, sem ser a de inteiro teor. Pelo o que você falou, deu a entender que a usará para outro processo, certo? Se for assim é só tirar xerox da de inteiro teor e autenticar, não precisa mandar a original, acredito.
Pessoal, Sou filha de português e acabo de iniciar meu processo de atribuição. Meus documentos foram recebidos na ACP em 06/11. Pretendo, em seguida, providenciar a atribuição para os meus filhos. No entanto, tenho uma dúvida: encaminhei junto com os demais documentos necessários a minha certidão de casamento (pq houve alteração do meu nome), Ainda assim, é necessário providenciar a transcrição do casamento?ou, considerando que a certidão de casamento já foi enviada, na conclusão do processo já é possível que conste na minha certidão de nascimento a averbação do casamento? Obrigada.
@Anazein se na sua certidão de nascimento constava o seu casamento não era necessário o envio da certidão de casamento. A ACP. não faz transcrição de casamentos e você terá que solicitar nova cópia para a transcrição do seu casamento infelizmente.
@blancout Obrigada! Pelo que li, não há muita diferença em relação ao pedido de transcrição de casamento (custo e tempo de conclusão) pelo Consulado/SP ou PD. Estou certa? Ao final do processo receberei a certidão de casamento de Portugal, e é essa que devo juntar no processo de atribuição dos meus filhos?
@Anazein se você é atendida pelo consulado de São Paulo é mais prático fazer outra lá, o prazo e valor é bem parecido e não precisa se estressar pra fazer o vale postal. Para atribuição de seus filhos a certidão que deve mandar cópia, ou apenas indicar no formulário, é do seu assento de nascimento português e não a de casamento. Ao final da transcrição de casamento vai ser averbado seu casamento e alteração no nome no assento de nascimento.
@Anazein a vantagem de fazer pelo consulado e já tirar o cartão cidadão e o passaporte português junto. O prazo da transcrição no consulado é próximo ao de PD cerca de 40 dias e assim que tiver a transcrição junte a certodao de nascimento portuguesa atualiza e mande para ACP com os documentos de seus filhos.
Olá, boa noite. Estou iniciando meu pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa e gostaria de saber qual a diferença entre mandar os documentos para o Consulado em São Paulo ou para a ACP. É uma questão de prazo, apenas?
@Daniela Gonçalves, prazo, valor e documentos exigidos. Fazer o processo direto em Portugal é mais rápido, barato e são exigidos menos documentos do que pelo consulado.
Comentários
Obrigada!
É isso mesmo, nunca fui casada com o pai, pai brasileiro declarante.
Meu processo de atribuição foi enviado agora, assim que sair, faço o do meu filho então.
Vale enviar uma carta explicando que nunca fui casada ou não precisa de nada?
Fiz o pagamento do vale postal em dinheiro na agencia. Fiz do meu pai assim no inicio do ano e deu tudo certo.
Existe algum motivo para vocês estarem tentando pelo cartão de credito? Fiz o despacho ontem.
Fiquei curiosa agora.
Hoje foi a quarta vez que fiz vale para enviar processos para Portugal, as ultimas tres vezes fiz com a mesma funcionaria que pedia pra eu assinar 4 folhas, me devolvia uma delas e uma outra ela dobrava e prendia junto ao envelove a ser enviado! Hoje fui atendido por uma nova funcionaria que nao fez esse processo, cheguei a questionar e ela informou que aquilo era para mercadorias que pra documentos não era necessario! Cheguei em casa e fui pesquisar parece que aquilo é um facilitador de informaçoes para quando os documentos chegam na alfandega, para agilizar o processo! Alguém teve um caso parecido? Espero que os documentos cheguem la no tempo previsto, que não de nenhum problema!
Apareceu que foram recebidos por Hermogenes. Ligarei na próxima sexta para saber se o processo já foi numerado. Estou bem feliz, apesar de desapontada ainda com os correios que levaram quase 20 dias para entregar o EMS SPaulo-Porto.
Mas agora esperar que tudo vai dar certo.
Bom, estou agora pensando em fazer meu processo pela ACP, pois me falaram que fica pronto em 3 meses e não exige transcrição de casamento se o pai for declarante na certidão. Continua assim?
Com relação a planilha, já preenchi, mas esqueci de perguntar quando os processos foram concluídos, então coloquei a data de hoje.
Por fim, gostaria, também, de agradecer a todos aqui que me ajudaram muito, em especial aos moderadores que fazem um trabalho fantástico mantendo este forum que é uma mão na roda para todos.
Obrigado.
Recentemente alguma mulher CASADA e que adicionou o nome do marido no final (não mudou, só adicionou mesmo), deu entrada em seu processo de cidadania pela ACP e o processo caiu em exigência por não enviarem junto uma certidão de inteiro teor apostilada do casamento???
Pergunto porque quando fiz da minha avó, não precisei enviar junto e não teve nenhum problema (foi pelo Consulado do RJ na época), e agora vou fazer a minha cidadania e me aconselharam a enviar a minha certidão de casamento junto, sendo que eu acho uma coisa muito cara se não for preciso. Ainda mais que teria que tirar duas iguais (uma pra nacionalidade e outra para a transcrição do meu casamento).
Nem se eu enviar uma xerox da certidão atual apostilada? Pelo menos sai mais barato...
Quero saber se alguém teve problemas com isso recentemente pela ACP, porque meu nome continua o mesmo e eu acrescentei do meu marido. Que inclusive na xerox da minha identidade que está apostilada já para enviar diz que é de origem da Certidão de Casamento.
Minha avó mudou de nome mesmo, tirou um dela de solteira e acrescentou o do marido, e não teve problema algum. E minha avó ainda é viúva, mas permaneceu com o nome de casada. O formulário dela foi como viúva, a xerox da identidade foi com o nome atual dela.
E não adianta nem eu mandar uma xerox autenticada? Sem ser a de inteiro teor apostilada? Ou uma xerox apostilada?
O meu questionamento é se a ACP está cobrando isso mesmo, ou é só um conselho dos foristas em mandar?
Todas conservatórias cobram isso, não é apenas conselho dos foristas mandar a comprovação da mudança no nome.
Pelo o que você falou, deu a entender que a usará para outro processo, certo? Se for assim é só tirar xerox da de inteiro teor e autenticar, não precisa mandar a original, acredito.
Sou filha de português e acabo de iniciar meu processo de atribuição. Meus documentos foram recebidos na ACP em 06/11. Pretendo, em seguida, providenciar a atribuição para os meus filhos.
No entanto, tenho uma dúvida: encaminhei junto com os demais documentos necessários a minha certidão de casamento (pq houve alteração do meu nome), Ainda assim, é necessário providenciar a transcrição do casamento?ou, considerando que a certidão de casamento já foi enviada, na conclusão do processo já é possível que conste na minha certidão de nascimento a averbação do casamento?
Obrigada.
Pelo que li, não há muita diferença em relação ao pedido de transcrição de casamento (custo e tempo de conclusão) pelo Consulado/SP ou PD. Estou certa? Ao final do processo receberei a certidão de casamento de Portugal, e é essa que devo juntar no processo de atribuição dos meus filhos?
Para atribuição de seus filhos a certidão que deve mandar cópia, ou apenas indicar no formulário, é do seu assento de nascimento português e não a de casamento. Ao final da transcrição de casamento vai ser averbado seu casamento e alteração no nome no assento de nascimento.
Estou iniciando meu pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa e gostaria de saber qual a diferença entre mandar os documentos para o Consulado em São Paulo ou para a ACP. É uma questão de prazo, apenas?
Obrigada!