@Leo Ferraz não, você envia apenas a sua certidão de nascimento e uma cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe, ou apenas indica no formulário o número / ano do assento dela. Após a transcrição do casamento este já vai estar averbado no assento de nascimento dela.
@Leo Ferraz na resposta acima quando disse "cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe" estava me referindo a certidão de nascimento dela, agora que vi que, por descuido, não especifiquei. Só para reforçar, não precisa enviar cópia da certidão de casamento de sua mãe para o processo, já vai constar a averbação do casamento na certidão de nascimento portuguesa dela.
Boa tarde! Gostaria de contar a minha experiência para tirar uma dúvida. Agradeço muito se alguém puder me ajudar. Em agosto/2017 enviei toda a documentação para iniciar o processo de atribuição do meu pai para o ACP (Porto). Fiz o pagamento por cartão de crédito. Dias depois recebi uma carta de lá informando que nessa modalidade de pagamento, o processo só poderia correr em Lisboa. Enviaram o processo para Lisboa! Com isso a conclusão demorou 14 meses!!! Agora fui informada que o ACP (Porto) já está aceitando pagamento por cartão de crédito. É verdade? Estou traumatizada...rs... Gostaria de dar entrada no meu processo de atribuição em Porto porque soube que é o único lugar que aceita sem precisar solicitar a transcrição do casamento do meu pai(que já é português), já que ele é o declarante do meu nascimento. Se eu precisar fazer a transcrição de casamento dele, vou encontrar dificuldade em conseguir a certidão de nascimento da minha mãe (brasileira). Ela já morreu e eu não tenho ideia de onde ela foi registrada. Gostaria então de saber se alguém pode me ajudar nas seguintes perguntas:
1º) O ACP (Porto) está aceitando o pagamento dos €175 por cartão de crédito?
2º) O ACP (Porto) está aceitando processos de atribuição de nacionalidade se precisar transcrever o casamento do pai, sendo ele o declarante do nascimento da filha?
3º) Alguém sabe informar qual é a média de prazo para a conclusão do processo?
Boa tarde, pessoal! Depois de concluído o processo do meu sogro, viajei a passeio para Portugal e levei toda a documentação do meu marido para fazer presencialmente no ACP. Cheguei la dia 10/10 e logo no dia seguinte começou minha SAGA no Arquivo do Porto. Foram tres dias, TRÊS DIAS sem chance de ser atendida. No primeiro dia cheguei umas 10h da manhã e peguei a senha 15. Fiquei umas 2 horas esperando e percebi que precisaria chegar bem cedo. No outro dia cheguei as 9h (horario de abertura) e peguei a senha 5 (toda animada). Qual não foi minha surpresa ao saber que TODOS os advogados tem preferência?... Ou seja, saí de lás as 14h (pq havia marcado um passeio já pago) sem ser atendida. No ultimo dia de tentativa, cheguei as 8h e fui a SEGUNDA. O primeiro era um advogado com 7 processos. Foram 3 horas de espera!! Mas até aí tudo bem, pois ele chegou antes... Na minha vez (já com a sala LOTADA), entram 2 mulheres advogadas e passam a frente, cada uma com 10, 12 processos. Ou seja, retornei ao Brasil sem numerar o processo... Vcs acreditam??? Em Portugal advogados tem preferência, porém elas não intercalam com outras pessoas. POrtanto, vc pode ser o primeiro que TODOS os advogados passam sua frente. Conversei com uma menina brasileira que mora la e ela diz que tenta há um mês ser atendida. Pessoas passam o dia lá pq os advogados entram na frente e são atendidos em 10 minutos. Apenas UMA pessoa atendendo no balcão e mais de 20 lá dentro. Fiquei super chateada. Achei que fosse super fácil, pois várias pessoas do fórum viajaram pra isso e conseguiram rápido. Será que foi um pós-férias ruim? Conclusão: Enviei do Brasil e chegou em 4 dias... Vai entender!
Bom dia! Possuo Nacionalidade por Atribuição. Por favor, solicito esclarecimento sobre o pedido de certidão de nascimento através do serviço "Civil Online" - - quando tento solicitar a certidão no civil online o programa pede dados que não possuo: Distrito, Concelho e Freguesia - e não segue adiante. Agradeço ajuda. Obrigado.
@Vlad Pen, muito obrigado por esclarecer a dúvida sobre a atribuição a menores.
@Todos: a título de informação (não é conselho ), hoje fui ao consulado em São Paulo com agendamento para CC e PEP, ambos sem urgência. Na hora do atendimento, me arrependi e decidi pagar a diferença a fim de tornar o processo urgente. A atendente deu-me uma dica super legal: pagar apenas o pedido do CC como urgência, pois o PEP, sem urgência, aumenta o prazo de entrega em apenas 5 dias...
@Franklin Rodrigues obrigado pelo retorno. Fiz o cartão cidadão urgente no escritório de Santos dia 28/09 mas ainda não chegou, queria ter ideia do prazo que estão dando agora.
@Daniel Henriques, não sei dizer como funciona em Santos, mas no consulado em São Paulo, eles não enviarão o CC para minha casa. Eu mesmo terei de ir buscá-lo. A propósito, já recebi e-mail com a data agendada.
@Franklin Rodrigues o funcionamento agora é igual. O que ocorreu foi que eu não fiz o pedido do passaporte junto então o cartão é entregue em casa. Eu sei que demora alguns dias a mais para chegar aqu, me disseram que os cartões chegam em São Paulo e depois são enviados para Santos e, depois de recebidos aqui, são entregues por motoboy. Liguei na segunda para perguntar se já tinha chego e me falaram que agora estaria demorando 30 dias úteis para chegar. Bom, de qualquer maneira 30 dias úteis vai completar semana que vem...
@Franklin Rodrigues e @Todos As informações recebidas pelo consulado de SP nem sempre conferem com a realidade. Qdo estive la com minha mãe para fazer o CC o atendente me informou que seria enviado via correio. Calculei o prazo (que agora não me recordo) e agendei o PEP. Alguns dias antes do agendamento, como não tinha recebido o CC, liguei la e fui informada que o CC ja estava pronto e que poderia leva-la normalmente na data agendada pq como estava agendado, o cartão NÂO seria enviado via correio. Minha sorte foi que o CC chegou de manha via correio e o agendamento era para a tarde do mesmo dia senão teria perdido a viagem e só teria agendamento para mais 30 dias. Fiquem espertos com isso
@ivone moreira no dia que fiz o cartão me falaram que dentro de 3 semanas chegaria o cartão no escritório de Santos e em até uma semana seria entregue, liguei para saber por causa disso e me deram prazo de 30 dias úteis... Como ainda não agendei o PEP não estou preocupado, devo faze-lo só no começo do ano mesmo.
@mibraid, obrigada! Continuo com problema. Tentei fazer o pagamento por cartão de crédito no site do IRN. Quando termino de preencher o formulário, que clico no “continuar”, entra uma página de erro. Alguém está com o mesmo problema?
Vi em um post aqui q os advogados têm preferência na fila do ACP. Os processos enviados por eles também têm prioridade na hora do despacho ou a fila é única?
Sobre o menor não tendo o português declarante, os documentos escolares, devem ter copias autenticadas? Meu filho tem 14 anos, estou com meu processo de atribuição em andamento e tenho varios documentos que constam meu nome ( carteira da vacina, papel da materinadade, etc )
Voce encaminhou o seu para o ACP Porto ou tentou em Ovar? Obrigada!
@mibraid, não é isso. Não cheguei nem na página onde eu teria que colocar os dados do meu cartão. Só entrei no primeiro formulário da plataforma de pagamento, preenchi os meus dados (nome, endereço, telefone e e-mail) e quando cliquei em "continuar", que me levaria a uma outra página para eu inserir os dados do cartão de crédito, deu erro. Não consigo nem do meu PC e nem pela internet do meu de telefone. Não cheguei a colocar nenhum dado do meu cartão.
Comentários
Se fiz a transcrição do casamento dela em Pt, posso enviar a certidão de casamento emitida pelo Civil Online??
Só para reforçar, não precisa enviar cópia da certidão de casamento de sua mãe para o processo, já vai constar a averbação do casamento na certidão de nascimento portuguesa dela.
Quando vc diz copia simples da certidão portuguesa dela, é aquela retirada no Civil Online certo?
Muito Obrigado!!
Gostaria de contar a minha experiência para tirar uma dúvida. Agradeço muito se alguém puder me ajudar.
Em agosto/2017 enviei toda a documentação para iniciar o processo de atribuição do meu pai para o ACP (Porto). Fiz o pagamento por cartão de crédito. Dias depois recebi uma carta de lá informando que nessa modalidade de pagamento, o processo só poderia correr em Lisboa. Enviaram o processo para Lisboa! Com isso a conclusão demorou 14 meses!!! Agora fui informada que o ACP (Porto) já está aceitando pagamento por cartão de crédito. É verdade? Estou traumatizada...rs...
Gostaria de dar entrada no meu processo de atribuição em Porto porque soube que é o único lugar que aceita sem precisar solicitar a transcrição do casamento do meu pai(que já é português), já que ele é o declarante do meu nascimento. Se eu precisar fazer a transcrição de casamento dele, vou encontrar dificuldade em conseguir a certidão de nascimento da minha mãe (brasileira). Ela já morreu e eu não tenho ideia de onde ela foi registrada.
Gostaria então de saber se alguém pode me ajudar nas seguintes perguntas:
1º) O ACP (Porto) está aceitando o pagamento dos €175 por cartão de crédito?
2º) O ACP (Porto) está aceitando processos de atribuição de nacionalidade se precisar transcrever o casamento do pai, sendo ele o declarante do nascimento da filha?
3º) Alguém sabe informar qual é a média de prazo para a conclusão do processo?
Agradeço muito a quem puder me ajudar!
Depois de concluído o processo do meu sogro, viajei a passeio para Portugal e levei toda a documentação do meu marido para fazer presencialmente no ACP.
Cheguei la dia 10/10 e logo no dia seguinte começou minha SAGA no Arquivo do Porto.
Foram tres dias, TRÊS DIAS sem chance de ser atendida.
No primeiro dia cheguei umas 10h da manhã e peguei a senha 15. Fiquei umas 2 horas esperando e percebi que precisaria chegar bem cedo. No outro dia cheguei as 9h (horario de abertura) e peguei a senha 5 (toda animada).
Qual não foi minha surpresa ao saber que TODOS os advogados tem preferência?... Ou seja, saí de lás as 14h (pq havia marcado um passeio já pago) sem ser atendida.
No ultimo dia de tentativa, cheguei as 8h e fui a SEGUNDA. O primeiro era um advogado com 7 processos. Foram 3 horas de espera!! Mas até aí tudo bem, pois ele chegou antes... Na minha vez (já com a sala LOTADA), entram 2 mulheres advogadas e passam a frente, cada uma com 10, 12 processos.
Ou seja, retornei ao Brasil sem numerar o processo... Vcs acreditam???
Em Portugal advogados tem preferência, porém elas não intercalam com outras pessoas. POrtanto, vc pode ser o primeiro que TODOS os advogados passam sua frente. Conversei com uma menina brasileira que mora la e ela diz que tenta há um mês ser atendida. Pessoas passam o dia lá pq os advogados entram na frente e são atendidos em 10 minutos. Apenas UMA pessoa atendendo no balcão e mais de 20 lá dentro.
Fiquei super chateada.
Achei que fosse super fácil, pois várias pessoas do fórum viajaram pra isso e conseguiram rápido.
Será que foi um pós-férias ruim?
Conclusão: Enviei do Brasil e chegou em 4 dias... Vai entender!
1-sim
2-sim
3- 3 meses
- quando tento solicitar a certidão no civil online o programa pede dados que não possuo: Distrito, Concelho e Freguesia - e não segue adiante. Agradeço ajuda. Obrigado.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
@Todos: a título de informação (não é conselho ), hoje fui ao consulado em São Paulo com agendamento para CC e PEP, ambos sem urgência. Na hora do atendimento, me arrependi e decidi pagar a diferença a fim de tornar o processo urgente. A atendente deu-me uma dica super legal: pagar apenas o pedido do CC como urgência, pois o PEP, sem urgência, aumenta o prazo de entrega em apenas 5 dias...
Eu verifiquei que os registros que não tem numeração estão no final da planilha
Os processos meu e do meu irmão chegaram hoje lá em Porto. Atualmente, quanto tempo está levando para os processos serem numerados?
Obrigado!
Muito obrigada mesmo!!!!
Vou fazer o pagamento por cartão de crédito hoje mesmo!
Liguei na segunda para perguntar se já tinha chego e me falaram que agora estaria demorando 30 dias úteis para chegar. Bom, de qualquer maneira 30 dias úteis vai completar semana que vem...
Como ainda não agendei o PEP não estou preocupado, devo faze-lo só no começo do ano mesmo.
Continuo com problema. Tentei fazer o pagamento por cartão de crédito no site do IRN. Quando termino de preencher o formulário, que clico no “continuar”, entra uma página de erro.
Alguém está com o mesmo problema?
Tudo bem?
Me tira uma duvida?
Sobre o menor não tendo o português declarante, os documentos escolares, devem ter copias autenticadas?
Meu filho tem 14 anos, estou com meu processo de atribuição em andamento e tenho varios documentos que constam meu nome ( carteira da vacina, papel da materinadade, etc )
Voce encaminhou o seu para o ACP Porto ou tentou em Ovar? Obrigada!