@Vlad Pen, obrigado por esclarecer as dúvidas do @Leonardo. Pode, por gentileza, verificar se os documentos abaixo estão corretos, por favor? Vou atribuir aos meus filhos menores:
- Certidão de Nascimento inteiro teor apostilada; - Formulario 1C para menores com firma reconhecida por autenticidade por mim e pela mãe brasileira; - Xerox do meu passaporte e da mãe deles, devidamente autenticado; - Meu assento de nascimento português;
Pessoal boa tarde! Fui hoje no consulado dar entrada no cartão do cidadão, quando vi que o nome da minha mãe está como de solteira no meu assento (meu pai que é o português). Meu pai já fez a transcrição do casamento, mas não enviei o assento de casamento junto com o meu processo em Porto (ela saiu enquanto meu processo estava em Porto aguardando análise). A funcionária do consulado me disse que pode ter sido porque Porto não viu o assento de casamento dele. O nome dela consta como de casada em minha certidão de nascimento brasileira. Entretanto, fui olhar o assento de nascimento do meu avô (primeiro a obter a cidadania portuguesa, os pais dele nasceram em Portugal) e vi que o nome da mãe dele também está como de solteira! Aí fiquei na dúvida se é o padrão deles sempre colocar o nome de solteiro da mãe ou se foi um erro. Vocês sabem me dizer? Fiquei preocupada porque meu cartão do cidadão e passaporte virão assim. Obrigada novamente pela ajuda!
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
Boa noite! Tb vou fazer a atribuição do meu filho, ele tem 9 anos, eu que tenho a dupla nacionalidade, mas na certidão de nascimento do meu filho, o pai que é o declarante, nós não somos casados. Como vi em outro post, a Maria Nélia indicou anexar outros documentos, como boletim escolar, carteira de vacinação , declaração de batismo ... Minha dúvida é, preciso enviar estes outros documentos apostilados ou autenticados?
Obrigado pelas informações. No meu caso como os RG´s são antigos, serão enviados cópias autenticada dos passaportes. Neste caso, seria melhor apostilar ?
Olá, boa noite! Amigos, alguém poderia me informar o telefone para eu saber como anda meu processo? Os documentos foram recebidos no dia 8 de agosto. Obg
Passando para informar o status final do processo do meu pai. Já atualizei a planilha. Deixo aqui a todos do grupo o nosso muito muito obrigada!
Nome: Antonio Marques Mendonça (meu pai) Envio: 10/07/18 via EMS Chegada: 19/07/18 Numeracao: 20/07/18 Numero: 37XXX/2018 Pagamento: Vale postal Despacho: 10/10/2018 Número do assento: 24/10/2018
Pessoal, bom dia! Consegui ligar lá na ACP para consultar o processo do meu pai e felizmente já foi concluído. Enviado: 27/07 via Sedex EMS Recebido: 09/08 Não sei as datas de numeração de processo e de conclusão. Liguei hoje 09/11 e foi informada que estava pronto A dúvida é a seguinte: Me passaram duas numerações, uma com 5 números e outra também com 5 números seguido de /2018. Qual dessas é referente ao assento?
Abço e muito obrigado pela ajuda. Agora vou começar o meu processo.
Olá, bom dia! Enviei a exigência que foi solicitada no processo de atribuição da minha avó e esta chegou à ACP no dia 02/11. Alguém sabe me informar em quanto tempo eu posso ligar para a LR para saber se está tudo certo com o processo? Estou preocupada, pois enviei a prova de vida feita em cartório, quando na verdade foi solicitada a prova de vida feita no consulado. Muito obrigada.
Bom dia, alguem poderia inserir na planilha, tentei mas fiquei com medo de estragar alguma coisa: Flavia Babo de Castro Emmanuel Envio DHL 8/11/2018 Obrigada
Na verdade, na primeira página do civil on line meu nome está errado, Mas acredito q no anexo esteja a certidão que eles emitiram, e alvez nela meu nome esteja correto, porém qnd tento abrir a certidão clicando em " visualizar certidão " nada aparece, é como se nao houvesse anexo algum. Acabei de mandar um e-mail para eles, agora é aguardar novamente Isso já aconteceu c algum de vcs?
Bom dia a todos! Graças a Deus o processo foi numerado! Acabei de receber a informação! Gostaria de agradecer a todos pela boa vontade em ajudar! Obrigado!!!
pauladalgo poderia nos informar depois por favor se o desfecho da sua exigência do processo, se deu tudo certo ? O processo da minha avó de setembro está próximo de chegar, e to achando que vai cair essa exigência também. Estou preocupado pois ela teve AVC faz cerca de 10 dias e um deslocamento para o consulado é muito complicado de fazer.
@RenanOliveira Acabei de falar com a LR e o processo da minha avó já foi para registro!! Fiquei muito feliz!! Como dito, eles solicitaram prova de vida feita no Consulado Português e eu enviei a prova de vida feita no cartório e apostilada. Graças a Deus, aceitaram! Minha avó está morando em Minas e deslocá-la até o consulado no Rio seria um transtorno, já que ela está com 87 anos. Minha sugestão é enviar a prova de vida feita no cartório e acompanhar com a LR. Caso não dê certo, providencie a prova de vida junto ao Consulado e envia rápido, pois pelo prazo que eles dão para cumprir a exigência (20 dias + 30 dias), acredito que dê tempo de tentar a mais simples primeiro.
Bom dia pessoal, vim informar sobre a conclusão do processo do meu pai:
Nome: Pai @anafirmo (na planilha) Envio: 20/07/18 via EMS Pagamento: Vale postal Chegada: 27/07/18 (5 dias úteis =EMS. Recebido por Gloria) Numeração: 13/08/18 (numeração demorou por conta da paralisação de uma semana no começo de Agosto) VP sacado: 16/08/18 (depois da data de numeração) Numero: 40XXX/2018 Despacho: 22/10/2018 Número do assento: 02/11/2018 Prazo: 81 dias
@Lu Stella, quando se clica no "visualizar documento" é feito o download do arquivo .doc, no navegador chrome, abre uma caixa de downloads no final da página e é preciso clicar no arquivo para abri-lo.
Bom dia... Gostaria de obter informações sobre a prova de vida no Consulado... Isso é uma nova exigência? Darei entrada no processo da minha mãe... ela está com 85 anos... Eu já fiz o reconhecimento de firma por autenticidade no Cartório do impresso 1C. É necessário mais algum documento?
- Fiz a transcrição de casamento da minha mãe em Pt., enviei a certidão de casamento original dela. - Para pedir a minha cidadania (pela minha mãe que é a portuguesa) preciso enviar outra certidão de casamento original de inteiro teor e apostilada??
Comentários
- Certidão de Nascimento inteiro teor apostilada;
- Formulario 1C para menores com firma reconhecida por autenticidade por mim e pela mãe brasileira;
- Xerox do meu passaporte e da mãe deles, devidamente autenticado;
- Meu assento de nascimento português;
Obrigado!
Fui hoje no consulado dar entrada no cartão do cidadão, quando vi que o nome da minha mãe está como de solteira no meu assento (meu pai que é o português).
Meu pai já fez a transcrição do casamento, mas não enviei o assento de casamento junto com o meu processo em Porto (ela saiu enquanto meu processo estava em Porto aguardando análise).
A funcionária do consulado me disse que pode ter sido porque Porto não viu o assento de casamento dele. O nome dela consta como de casada em minha certidão de nascimento brasileira.
Entretanto, fui olhar o assento de nascimento do meu avô (primeiro a obter a cidadania portuguesa, os pais dele nasceram em Portugal) e vi que o nome da mãe dele também está como de solteira! Aí fiquei na dúvida se é o padrão deles sempre colocar o nome de solteiro da mãe ou se foi um erro. Vocês sabem me dizer?
Fiquei preocupada porque meu cartão do cidadão e passaporte virão assim.
Obrigada novamente pela ajuda!
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Tb vou fazer a atribuição do meu filho, ele tem 9 anos, eu que tenho a dupla nacionalidade, mas na certidão de nascimento do meu filho, o pai que é o declarante, nós não somos casados.
Como vi em outro post, a Maria Nélia indicou anexar outros documentos, como boletim escolar, carteira de vacinação , declaração de batismo ...
Minha dúvida é, preciso enviar estes outros documentos apostilados ou autenticados?
Obrigado pelas informações. No meu caso como os RG´s são antigos, serão enviados cópias autenticada dos passaportes. Neste caso, seria melhor apostilar ?
Amigos, alguém poderia me informar o telefone para eu saber como anda meu processo? Os documentos foram recebidos no dia 8 de agosto.
Obg
Passando para informar o status final do processo do meu pai.
Já atualizei a planilha.
Deixo aqui a todos do grupo o nosso muito muito obrigada!
Nome: Antonio Marques Mendonça (meu pai)
Envio: 10/07/18 via EMS
Chegada: 19/07/18
Numeracao: 20/07/18
Numero: 37XXX/2018
Pagamento: Vale postal
Despacho: 10/10/2018
Número do assento: 24/10/2018
Atualizei a seguinte Planilha:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Obrigada!
Enviado: 27/07 via Sedex EMS
Recebido: 09/08
Não sei as datas de numeração de processo e de conclusão.
Liguei hoje 09/11 e foi informada que estava pronto
A dúvida é a seguinte: Me passaram duas numerações, uma com 5 números e outra também com 5 números seguido de /2018. Qual dessas é referente ao assento?
Abço e muito obrigado pela ajuda. Agora vou começar o meu processo.
Obrigada
Enviei a exigência que foi solicitada no processo de atribuição da minha avó e esta chegou à ACP no dia 02/11.
Alguém sabe me informar em quanto tempo eu posso ligar para a LR para saber se está tudo certo com o processo?
Estou preocupada, pois enviei a prova de vida feita em cartório, quando na verdade foi solicitada a prova de vida feita no consulado.
Muito obrigada.
Como devo proceder?
Flavia Babo de Castro Emmanuel
Envio DHL 8/11/2018
Obrigada
Acabei de mandar um e-mail para eles, agora é aguardar novamente
Isso já aconteceu c algum de vcs?
Gostaria de agradecer a todos pela boa vontade em ajudar!
Obrigado!!!
Acabei de falar com a LR e o processo da minha avó já foi para registro!! Fiquei muito feliz!!
Como dito, eles solicitaram prova de vida feita no Consulado Português e eu enviei a prova de vida feita no cartório e apostilada. Graças a Deus, aceitaram! Minha avó está morando em Minas e deslocá-la até o consulado no Rio seria um transtorno, já que ela está com 87 anos.
Minha sugestão é enviar a prova de vida feita no cartório e acompanhar com a LR. Caso não dê certo, providencie a prova de vida junto ao Consulado e envia rápido, pois pelo prazo que eles dão para cumprir a exigência (20 dias + 30 dias), acredito que dê tempo de tentar a mais simples primeiro.
Nome: Pai @anafirmo (na planilha)
Envio: 20/07/18 via EMS
Pagamento: Vale postal
Chegada: 27/07/18 (5 dias úteis =EMS. Recebido por Gloria)
Numeração: 13/08/18 (numeração demorou por conta da paralisação de uma semana no começo de Agosto)
VP sacado: 16/08/18 (depois da data de numeração)
Numero: 40XXX/2018
Despacho: 22/10/2018
Número do assento: 02/11/2018
Prazo: 81 dias
Gostaria de obter informações sobre a prova de vida no Consulado... Isso é uma nova exigência? Darei entrada no processo da minha mãe... ela está com 85 anos... Eu já fiz o reconhecimento de firma por autenticidade no Cartório do impresso 1C. É necessário mais algum documento?
- Fiz a transcrição de casamento da minha mãe em Pt., enviei a certidão de casamento original dela.
- Para pedir a minha cidadania (pela minha mãe que é a portuguesa) preciso enviar outra certidão de casamento original de inteiro teor e apostilada??
Obrigado.