Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15075085105125131547

Comentários

• @vitorpivato..recomendo aguardar se os documentos voltam para seu pai.
  • @Leonardo..para menores a certidão não precisa ser reprográfica.
  • @Andre de Sá mesmo caso, espero que não peçam, mais um trabalho, o rg do meu avô foi emitido na mesma semana que eu enviei.
  • @Vlad Pen, obrigado por esclarecer as dúvidas do @Leonardo. Pode, por gentileza, verificar se os documentos abaixo estão corretos, por favor? Vou atribuir aos meus filhos menores:

- Certidão de Nascimento inteiro teor apostilada;
    - Formulario 1C para menores com firma reconhecida por autenticidade por mim e pela mãe brasileira;
    - Xerox do meu passaporte e da mãe deles, devidamente autenticado;
    - Meu assento de nascimento português;

Obrigado!
  • editado November 2018
    Pessoal boa tarde!
    Fui hoje no consulado dar entrada no cartão do cidadão, quando vi que o nome da minha mãe está como de solteira no meu assento (meu pai que é o português).
    Meu pai já fez a transcrição do casamento, mas não enviei o assento de casamento junto com o meu processo em Porto (ela saiu enquanto meu processo estava em Porto aguardando análise).
    A funcionária do consulado me disse que pode ter sido porque Porto não viu o assento de casamento dele. O nome dela consta como de casada em minha certidão de nascimento brasileira.
    Entretanto, fui olhar o assento de nascimento do meu avô (primeiro a obter a cidadania portuguesa, os pais dele nasceram em Portugal) e vi que o nome da mãe dele também está como de solteira! Aí fiquei na dúvida se é o padrão deles sempre colocar o nome de solteiro da mãe ou se foi um erro. Vocês sabem me dizer?
    Fiquei preocupada porque meu cartão do cidadão e passaporte virão assim.
    Obrigada novamente pela ajuda!
  • @Franklin

Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
  • Boa noite!
    Tb vou fazer a atribuição do meu filho, ele tem 9 anos, eu que tenho a dupla nacionalidade, mas na certidão de nascimento do meu filho, o pai que é o declarante, nós não somos casados.
    Como vi em outro post, a Maria Nélia indicou anexar outros documentos, como boletim escolar, carteira de vacinação , declaração de batismo ...
    Minha dúvida é, preciso enviar estes outros documentos apostilados ou autenticados?
  • @Thathiana não temos informações se esses documentos precisam ser apostilados mas na dúvida é melho apostilar.
  • @VladPen

Obrigado pelas informações. No meu caso como os RG´s são antigos, serão enviados cópias autenticada dos passaportes. Neste caso, seria melhor apostilar ?

• Olá, boa noite!
    Amigos, alguém poderia me informar o telefone para eu saber como anda meu processo? Os documentos foram recebidos no dia 8 de agosto.
    Obg
  • @Leonardo todo documento de identidade deve der apostilado.Verifique se no passaporte consta a filiação.
  • @Diogo (351) 211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
  • Boa dia pessoal,

Passando para informar o status final do processo do meu pai.
    Já atualizei a planilha.
    Deixo aqui a todos do grupo o nosso muito muito obrigada!

Nome: Antonio Marques Mendonça (meu pai)
    Envio: 10/07/18 via EMS
    Chegada: 19/07/18
    Numeracao: 20/07/18
    Numero: 37XXX/2018
    Pagamento: Vale postal
    Despacho: 10/10/2018
    Número do assento: 24/10/2018

Atualizei a seguinte Planilha:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0

Obrigada!
  • Bom dia, só para informação processo do dia 01/10 segue em análise. Rs rs
  • @SAMANTHA3 ansiedade =(
  • Pessoal, bom dia! Consegui ligar lá na ACP para consultar o processo do meu pai e felizmente já foi concluído.
    Enviado: 27/07 via Sedex EMS
    Recebido: 09/08
    Não sei as datas de numeração de processo e de conclusão.
    Liguei hoje 09/11 e foi informada que estava pronto
    A dúvida é a seguinte: Me passaram duas numerações, uma com 5 números e outra também com 5 números seguido de /2018. Qual dessas é referente ao assento?

Abço e muito obrigado pela ajuda. Agora vou começar o meu processo.
  • Gente, ACP faz atribuição diretamente para netos? Sabem dizer?
  • Vou enviar a documentação hoje. Onde obter as informações para preencher a planilha? (quem e quando recebeu, data prevista, se está em análise).

Obrigada
  • @Caroline Araujo nao, só Lisboa
  • Olá, bom dia!
    Enviei a exigência que foi solicitada no processo de atribuição da minha avó e esta chegou à ACP no dia 02/11.
    Alguém sabe me informar em quanto tempo eu posso ligar para a LR para saber se está tudo certo com o processo?
    Estou preocupada, pois enviei a prova de vida feita em cartório, quando na verdade foi solicitada a prova de vida feita no consulado.
    Muito obrigada.
  • Bom dia, verifiquei minha certidão pelo civil on line e observei que eles erraram uma letra do meu nome.
    Como devo proceder?
  • Bom dia, alguem poderia inserir na planilha, tentei mas fiquei com medo de estragar alguma coisa:
    Flavia Babo de Castro Emmanuel
    Envio DHL 8/11/2018
    Obrigada
  • Na verdade, na primeira página do civil on line meu nome está errado, Mas acredito q no anexo esteja a certidão que eles emitiram, e alvez nela meu nome esteja correto, porém qnd tento abrir a certidão clicando em " visualizar certidão " nada aparece, é como se nao houvesse anexo algum.
    Acabei de mandar um e-mail para eles, agora é aguardar novamente
    Isso já aconteceu c algum de vcs?
  • Bom dia a todos! Graças a Deus o processo foi numerado! Acabei de receber a informação!
    Gostaria de agradecer a todos pela boa vontade em ajudar!
    Obrigado!!!
  • RenanOliveiraRenanOliveira Member
    editado November 2018
    pauladalgo poderia nos informar depois por favor se o desfecho da sua exigência do processo, se deu tudo certo ? O processo da minha avó de setembro está próximo de chegar, e to achando que vai cair essa exigência também. Estou preocupado pois ela teve AVC faz cerca de 10 dias e um deslocamento para o consulado é muito complicado de fazer.
  • @RenanOliveira
    Acabei de falar com a LR e o processo da minha avó já foi para registro!! Fiquei muito feliz!!
    Como dito, eles solicitaram prova de vida feita no Consulado Português e eu enviei a prova de vida feita no cartório e apostilada. Graças a Deus, aceitaram! Minha avó está morando em Minas e deslocá-la até o consulado no Rio seria um transtorno, já que ela está com 87 anos.
    Minha sugestão é enviar a prova de vida feita no cartório e acompanhar com a LR. Caso não dê certo, providencie a prova de vida junto ao Consulado e envia rápido, pois pelo prazo que eles dão para cumprir a exigência (20 dias + 30 dias), acredito que dê tempo de tentar a mais simples primeiro.
  • Bom dia pessoal, vim informar sobre a conclusão do processo do meu pai:

Nome: Pai @anafirmo (na planilha)
    Envio: 20/07/18 via EMS
    Pagamento: Vale postal
    Chegada: 27/07/18 (5 dias úteis =EMS. Recebido por Gloria)
    Numeração: 13/08/18 (numeração demorou por conta da paralisação de uma semana no começo de Agosto)
    VP sacado: 16/08/18 (depois da data de numeração)
    Numero: 40XXX/2018
    Despacho: 22/10/2018
    Número do assento: 02/11/2018
    Prazo: 81 dias
  • @Lu Stella, quando se clica no "visualizar documento" é feito o download do arquivo .doc, no navegador chrome, abre uma caixa de downloads no final da página e é preciso clicar no arquivo para abri-lo.
  • Bom dia...
    Gostaria de obter informações sobre a prova de vida no Consulado... Isso é uma nova exigência? Darei entrada no processo da minha mãe... ela está com 85 anos... Eu já fiz o reconhecimento de firma por autenticidade no Cartório do impresso 1C. É necessário mais algum documento?
  • Pessoal uma pergunta:

- Fiz a transcrição de casamento da minha mãe em Pt., enviei a certidão de casamento original dela.
    - Para pedir a minha cidadania (pela minha mãe que é a portuguesa) preciso enviar outra certidão de casamento original de inteiro teor e apostilada??

Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.