Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15045055075095101547

Comentários

• @kaole aqui em SP paguei R$216 com seguro!
  • Boa noite, pessoal.
    Hoje recebi via correios a correspondência com o assento da minha mãe. Fiquei surpresa, chegaram 3 simples folhas impressas com as informações de assento. Achei que iria chegar uma certidão bem bonita. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • @Tomacheusk. Sim deu tudo certo, consegui desta maneira a substituição pela certidão de nascimento do avô de minha esposa, que nasceu em 1890. Boa sorte para você tambem!
  • Pessoal, boa noite!
    vejam se podem me ajudar...
    Minha filha está indo morar na Holanda este mês, vai aguardar meu processo ficar pronto para dar entrada no dela de lá, a dúvida é com relação ao formulário 1C, ela pode levar com firma já reconhecida daqui do Brasil, o formulário vence assim como as certidões?
    Grato,
  • Boa noite pessoal, sou tuga por atribuição e vou dar entrada no processo dos meus filhos (11 anos) na ACP e na certidão de nascimento deles o declarante é o casal, será que eles vão exigir transcrição do meu casamento?
  • @João Pedro Thedin, boa noite.
    Os processos para netos são enviados para Lisboa.
    O ACP é para atribuição de filhos de portugueses.
    Aconteceu a mesma situação com uma conhecida e a Conservatória recebeu e enviou para Lisboa.
    Sugiro vc enviar um e-mail para O ACP e explicar o que aconteceu.
  • @Rafaeleiji pode enviar por SEDEX EMS , o custo é 151,00
  • @julio nao precisa transcrever o casamento, mas ambos os pais tem q assinar o requerimento.
  • Oi, gente! Meu processo foi completado; mais um português pra lista!!! Já alterei os dados na planilha. Demorou 80 dias desde a numeração. Infinitos obrigados a todos desse fórum que contribuem para o benefício de todos. Em especial ao @Vlad_Pen e @marcia!!!

Enviado via DHL em 03/08/2018
    Recebido em 07/08/2018 por Maria do Céu Duarte
    Numerado em 14/08/2018
    Despachado em 23/10/2018
    Concluído em 02/11/2018

• O que seria o STATUS: REGISTRO que está na planilha???
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @LeLoT3 que o processo já foi deferido positivamente, mas que falta gerar o número do assento ainda.
    @LarissaXavier, tem que esperar mesmo, infelizmente tem havido uma média dos prazos mas não podemos e nem temos como controlar isso.
    @bruhviana, acontece, mas pensa que o que importa mesmo é que esse numerozinho que vem aí abre as portas pra coisas mais bonitas ainda que um mero papel :)
  • Bom Dia pessoal!

Primeiramente, muito obrigado aos criadores e moderadores do fórum e parabéns a todos que colaboram com suas sugestões, dicas e experiências.

Sou neto de português e estou providenciando a documentação de meu pai para entrar com o processo de atribuição de nacionalidade dele, para depois fazer a minha. Ontem, descobri que meu avô (o português) não foi o declarante na certidão de nascimento de meu pai (embora conste o nome dele lá como pai de meu pai) e sim minha avó (brasileira). Como meu pai já providenciou os documentos dele para me enviar (resido em Portugal), gostaria de perguntar a vocês se é possível entrar com o pedido de cidadania dele na ACP Porto enquanto faço a transcrição de casamento do meu avô, ou se, OBRIGATORIAMENTE, devo primeiro fazer a transcrição do casamento para depois entrar com o pedido na ACP. Pergunto isso pelo prazo das certidões que meu pai tirou no cartório do Brasil. Desde já, agradeço a atenção e retorno de quem poder ajudar. Um forte abraço a todos.
  • @jdviolonista você terá que fazer a transcrição do casamento dos avôs primeiro e antes verificar se o casamento foi anterior ao nascimento de seu pai. Faça a transcrição em Ponta Delgada que leva cerca de 35 dias. As certidões brasileiras tem validade de um ano após a emissão.
  • @blancout Muito Obrigado pelas informações e orientações. Farei isso então. Sim, o casamento de meus avós foi antes do nascimento de meu pai. Você sabe quais são os documentos que preciso para fazer a transcrição do casamento em Portugal? Muito Obrigado pela atenção. Um abraço.
  • @jdviolonista segue a lista:

- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
    - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
    - Vale Postal de 120 Euros
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
  • @blancout Sem palavras! Muito Obrigado pelas informações e pelo modelo do requerimento. Irei providenciar estes documentos logo. Uma última dúvida, sabe se posso ser eu (na condição de neto) o solicitante do requerimento? Ou precisa ser efetivamente meu pai? Como estou em Portugal no momento, vou ir pessoalmente solicitar a transcrição, e se puder ser eu a assinar, facilitaria bastante. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e orientações.
  • @Camille Ferreira

Quem foi o declarante do seu nascimento e com que idade vc foi registrada?Em que ano vc nasceu?Na sua certidão de nascimento, seus pais constam como solteiros?
  • @jdviolonista

Sendo neto,terá que apresentar a sua certidão de nascimento de inteiro teor para provar a filiação
    E ,também,uma procuração do seu avô
  • Mais alguém na mesma situação ?
    Meu processo e da minha irmã foram concluídos. Solicitei as duas certidões, a da linha irmã chegou e a minha até agora nada ...
  • Galera, mais uma tuga!! Saiu a atribuição da minha mãe, ela ficou super feliz!!! Agora vou dar prosseguimento na transcrição do casamento dela pra iniciar a minha atribuição. Muito obrigado por toda a ajuda que me forneceram!

@leticia Marques, eu estava numa situação parecida. A certidão da minha mãe estava pronta e o civil online não tinha enviado. Eu mandei um e-mail hoje e em menos de uma hora já estava com o código de acesso em mãos. Inclusive, eles mandaram um e-mail pra crcentrais e colocaram eu em cópia em todos os e-mails pra acompanhar o andamento, rapidinho resolveram.
  • Bom dia Pessoal

Atualizei a planilha. Meu processo recebido 23/10, foi numerado :);.... Agora é esperar ...
  • Prezados, bom dia!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pela idealização deste blog muito útil a todos nós.
    Venho acompanhando todos os posts porém ainda tenho uma dúvida. Se alguém puder me esclarecer eu agradeço muito. Há anos estou com essa dúvida.
    Meu avô era o português ele era casado em Portugal e veio para o Brasil e casou no religioso com minha avó no religioso. Meu avô foi declarante na certidão de nascimento de meu pai.
    Consegui a cópia do livro da certidão de nascimento do meu avô (que não consta nada sobre casamento).
    Como meu avô é o declarante na certidão de nascimento de meu pai existe a necessidade de transcrição de casamento e atualização do estado civil nos documentos do meu avô? (acredito que não mas gostaria desta confirmação)
    Estou dando entrada nos documentos do meu pai nesta semana.

Desde já agradeço imensamente a colaboração de todos os envolvidos neste blog!
  • Enviei dois processos que foram recebidos hoje (muita paciência agora!!!) Queria colocar na planilha para que todos possam acompanhar, mas o link que encontrei nos comentários não está funcionando. Alguem pode me enviar por favor

• @Monique Forte sua avó é brasileira? Se for faça o processo do seu pai pelo ACP, sem fazer a transcrição de casamento de seus avós.
  • @Monique Forte a atribuição pela ACP não exige a transcrição de casamento se o pai (português) é o declarante da certidão do filho. Basta ter os dados da certidão de nascimento do português.
  • @desetterval vc mandou e-mail para aquele endereço que informa no primeira resposta automática que recebemos ????
  • @Leticia Marques , o e-mail do civilonline é civilonline@irn.mj.pt
    Quanto tempo faz que você solicitou a certidão?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.