Boa noite, pessoal. Hoje recebi via correios a correspondência com o assento da minha mãe. Fiquei surpresa, chegaram 3 simples folhas impressas com as informações de assento. Achei que iria chegar uma certidão bem bonita. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Tomacheusk. Sim deu tudo certo, consegui desta maneira a substituição pela certidão de nascimento do avô de minha esposa, que nasceu em 1890. Boa sorte para você tambem!
Pessoal, boa noite! vejam se podem me ajudar... Minha filha está indo morar na Holanda este mês, vai aguardar meu processo ficar pronto para dar entrada no dela de lá, a dúvida é com relação ao formulário 1C, ela pode levar com firma já reconhecida daqui do Brasil, o formulário vence assim como as certidões? Grato,
Boa noite pessoal, sou tuga por atribuição e vou dar entrada no processo dos meus filhos (11 anos) na ACP e na certidão de nascimento deles o declarante é o casal, será que eles vão exigir transcrição do meu casamento?
@João Pedro Thedin, boa noite. Os processos para netos são enviados para Lisboa. O ACP é para atribuição de filhos de portugueses. Aconteceu a mesma situação com uma conhecida e a Conservatória recebeu e enviou para Lisboa. Sugiro vc enviar um e-mail para O ACP e explicar o que aconteceu.
Oi, gente! Meu processo foi completado; mais um português pra lista!!! Já alterei os dados na planilha. Demorou 80 dias desde a numeração. Infinitos obrigados a todos desse fórum que contribuem para o benefício de todos. Em especial ao @Vlad_Pen e @marcia!!!
Enviado via DHL em 03/08/2018 Recebido em 07/08/2018 por Maria do Céu Duarte Numerado em 14/08/2018 Despachado em 23/10/2018 Concluído em 02/11/2018
@bruhviana, acontece, mas pensa que o que importa mesmo é que esse numerozinho que vem aí abre as portas pra coisas mais bonitas ainda que um mero papel
Primeiramente, muito obrigado aos criadores e moderadores do fórum e parabéns a todos que colaboram com suas sugestões, dicas e experiências.
Sou neto de português e estou providenciando a documentação de meu pai para entrar com o processo de atribuição de nacionalidade dele, para depois fazer a minha. Ontem, descobri que meu avô (o português) não foi o declarante na certidão de nascimento de meu pai (embora conste o nome dele lá como pai de meu pai) e sim minha avó (brasileira). Como meu pai já providenciou os documentos dele para me enviar (resido em Portugal), gostaria de perguntar a vocês se é possível entrar com o pedido de cidadania dele na ACP Porto enquanto faço a transcrição de casamento do meu avô, ou se, OBRIGATORIAMENTE, devo primeiro fazer a transcrição do casamento para depois entrar com o pedido na ACP. Pergunto isso pelo prazo das certidões que meu pai tirou no cartório do Brasil. Desde já, agradeço a atenção e retorno de quem poder ajudar. Um forte abraço a todos.
@jdviolonista você terá que fazer a transcrição do casamento dos avôs primeiro e antes verificar se o casamento foi anterior ao nascimento de seu pai. Faça a transcrição em Ponta Delgada que leva cerca de 35 dias. As certidões brasileiras tem validade de um ano após a emissão.
@blancout Muito Obrigado pelas informações e orientações. Farei isso então. Sim, o casamento de meus avós foi antes do nascimento de meu pai. Você sabe quais são os documentos que preciso para fazer a transcrição do casamento em Portugal? Muito Obrigado pela atenção. Um abraço.
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra) - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - Vale Postal de 120 Euros - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
@blancout Sem palavras! Muito Obrigado pelas informações e pelo modelo do requerimento. Irei providenciar estes documentos logo. Uma última dúvida, sabe se posso ser eu (na condição de neto) o solicitante do requerimento? Ou precisa ser efetivamente meu pai? Como estou em Portugal no momento, vou ir pessoalmente solicitar a transcrição, e se puder ser eu a assinar, facilitaria bastante. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e orientações.
Quem foi o declarante do seu nascimento e com que idade vc foi registrada?Em que ano vc nasceu?Na sua certidão de nascimento, seus pais constam como solteiros?
Mais alguém na mesma situação ? Meu processo e da minha irmã foram concluídos. Solicitei as duas certidões, a da linha irmã chegou e a minha até agora nada ...
Galera, mais uma tuga!! Saiu a atribuição da minha mãe, ela ficou super feliz!!! Agora vou dar prosseguimento na transcrição do casamento dela pra iniciar a minha atribuição. Muito obrigado por toda a ajuda que me forneceram!
@leticia Marques, eu estava numa situação parecida. A certidão da minha mãe estava pronta e o civil online não tinha enviado. Eu mandei um e-mail hoje e em menos de uma hora já estava com o código de acesso em mãos. Inclusive, eles mandaram um e-mail pra crcentrais e colocaram eu em cópia em todos os e-mails pra acompanhar o andamento, rapidinho resolveram.
Prezados, bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizar pela idealização deste blog muito útil a todos nós. Venho acompanhando todos os posts porém ainda tenho uma dúvida. Se alguém puder me esclarecer eu agradeço muito. Há anos estou com essa dúvida. Meu avô era o português ele era casado em Portugal e veio para o Brasil e casou no religioso com minha avó no religioso. Meu avô foi declarante na certidão de nascimento de meu pai. Consegui a cópia do livro da certidão de nascimento do meu avô (que não consta nada sobre casamento). Como meu avô é o declarante na certidão de nascimento de meu pai existe a necessidade de transcrição de casamento e atualização do estado civil nos documentos do meu avô? (acredito que não mas gostaria desta confirmação) Estou dando entrada nos documentos do meu pai nesta semana.
Desde já agradeço imensamente a colaboração de todos os envolvidos neste blog!
Enviei dois processos que foram recebidos hoje (muita paciência agora!!!) Queria colocar na planilha para que todos possam acompanhar, mas o link que encontrei nos comentários não está funcionando. Alguem pode me enviar por favor
@Monique Forte a atribuição pela ACP não exige a transcrição de casamento se o pai (português) é o declarante da certidão do filho. Basta ter os dados da certidão de nascimento do português.
Comentários
Hoje recebi via correios a correspondência com o assento da minha mãe. Fiquei surpresa, chegaram 3 simples folhas impressas com as informações de assento. Achei que iria chegar uma certidão bem bonita. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vejam se podem me ajudar...
Minha filha está indo morar na Holanda este mês, vai aguardar meu processo ficar pronto para dar entrada no dela de lá, a dúvida é com relação ao formulário 1C, ela pode levar com firma já reconhecida daqui do Brasil, o formulário vence assim como as certidões?
Grato,
Os processos para netos são enviados para Lisboa.
O ACP é para atribuição de filhos de portugueses.
Aconteceu a mesma situação com uma conhecida e a Conservatória recebeu e enviou para Lisboa.
Sugiro vc enviar um e-mail para O ACP e explicar o que aconteceu.
Enviado via DHL em 03/08/2018
Recebido em 07/08/2018 por Maria do Céu Duarte
Numerado em 14/08/2018
Despachado em 23/10/2018
Concluído em 02/11/2018
Primeiramente, muito obrigado aos criadores e moderadores do fórum e parabéns a todos que colaboram com suas sugestões, dicas e experiências.
Sou neto de português e estou providenciando a documentação de meu pai para entrar com o processo de atribuição de nacionalidade dele, para depois fazer a minha. Ontem, descobri que meu avô (o português) não foi o declarante na certidão de nascimento de meu pai (embora conste o nome dele lá como pai de meu pai) e sim minha avó (brasileira). Como meu pai já providenciou os documentos dele para me enviar (resido em Portugal), gostaria de perguntar a vocês se é possível entrar com o pedido de cidadania dele na ACP Porto enquanto faço a transcrição de casamento do meu avô, ou se, OBRIGATORIAMENTE, devo primeiro fazer a transcrição do casamento para depois entrar com o pedido na ACP. Pergunto isso pelo prazo das certidões que meu pai tirou no cartório do Brasil. Desde já, agradeço a atenção e retorno de quem poder ajudar. Um forte abraço a todos.
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
- certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
- Vale Postal de 120 Euros
- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado
- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Quem foi o declarante do seu nascimento e com que idade vc foi registrada?Em que ano vc nasceu?Na sua certidão de nascimento, seus pais constam como solteiros?
Sendo neto,terá que apresentar a sua certidão de nascimento de inteiro teor para provar a filiação
E ,também,uma procuração do seu avô
Meu processo e da minha irmã foram concluídos. Solicitei as duas certidões, a da linha irmã chegou e a minha até agora nada ...
@leticia Marques, eu estava numa situação parecida. A certidão da minha mãe estava pronta e o civil online não tinha enviado. Eu mandei um e-mail hoje e em menos de uma hora já estava com o código de acesso em mãos. Inclusive, eles mandaram um e-mail pra crcentrais e colocaram eu em cópia em todos os e-mails pra acompanhar o andamento, rapidinho resolveram.
Atualizei a planilha. Meu processo recebido 23/10, foi numerado ;.... Agora é esperar ...
Primeiramente gostaria de parabenizar pela idealização deste blog muito útil a todos nós.
Venho acompanhando todos os posts porém ainda tenho uma dúvida. Se alguém puder me esclarecer eu agradeço muito. Há anos estou com essa dúvida.
Meu avô era o português ele era casado em Portugal e veio para o Brasil e casou no religioso com minha avó no religioso. Meu avô foi declarante na certidão de nascimento de meu pai.
Consegui a cópia do livro da certidão de nascimento do meu avô (que não consta nada sobre casamento).
Como meu avô é o declarante na certidão de nascimento de meu pai existe a necessidade de transcrição de casamento e atualização do estado civil nos documentos do meu avô? (acredito que não mas gostaria desta confirmação)
Estou dando entrada nos documentos do meu pai nesta semana.
Desde já agradeço imensamente a colaboração de todos os envolvidos neste blog!
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Quanto tempo faz que você solicitou a certidão?