Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15125135155175181547

Comentários

• Boa noite povo de Deus,me tirem uma dúvida estou ajudando um amigo , o formulário 1c onde tem dois lugares para assinar ele assinou duas vezes e reconheceu as duas assinaturas , será que pode dar problemas,?( Mesmo eu tendo avisado que só era para assinar uma vez , acabou fazendo errado)
  • @VANIAVIEIRA não tem problema, só gastou mais pelo reconhecimento das duas firmas ao invés de uma.
  • Bom dia! Alguém com processo começando com o número 48 teve alguma novidade? A expectativa é novembro ou dezembro?
  • Pessoal, bom dia.

Enviei o processo da minha mãe ontem. Quanto tempo devo esperar pra ligar pra lá pra pegar a numeração e tudo mais? 30 dias após o recebimento?
  • Bom dia pessoal! Gostaria de agradecer a todos pela ajuda e por essa troca de informações tão importante para todos nós.
    Hoje liguei para LR e fui informada que o processo do meu pai foi despachado.
    Envio (DHL): 28/08
    Recebimento: 31/08
    Numeração: 04/09
    Despacho: 06/11

A atendente sugeriu ligar daqui 2 semanas para saber se ja foi numerado.
    Mas o que importa é que deu tudo certo .
    Vamos que vamos dar seguimento aos processos!
  • MIguel CostaMIguel Costa Member
    editado November 2018
    Bom dia!

Para fins de informação, liguei hoje para a LR (59 minutos):

Miguel catani da Costa (meu pai)
    Processo recebido em 05/09/18 por Isabel
    Número: 49xxx/2018
    Status: Em análise.

Não localizei os dados na planilha, @rennerfernandes você pode verificar?
  • Olá amigos, bom dia.
    Eu estou com uma dúvida: Acabei de imprimir a certidão da atribuição do meu pai no civilonline, para não ter que esperar a chegada do documento aqui no Brasil.
    Conferindo os dados, vi que o pessoal da ACP preencheu a data de nascimento com o Ano Errado!

Há um procedimento para correção?
  • editado November 2018
    Bom dia pessoal! Poderiam atualizar a planilha?

Fátima (minha mãe)
    Número: 66XXX/18 numerado dia 09/10/2018.
    Fase inicial
    Pagamento: Cartão de Crédito
    Enviado DHL 24/09/2018 Recebido 28/09/2018 Maria do Ceu

Obrigado.
  • Pessoal, tudo bem? fiz o pagamento por cartão de crédito e agora vem as infos da minha esposa antes do formulário. Preciso enviar mais algum comprovante?
  • @thiagogrei pode mandar e-mail pro ACP explicando o ocorrido e solicitando a retificação. Como ACP não costuma responder e-mail (e acabamos não sabendo se foram lidos ou não) talvez seja melhor mandar e-mail solicitando a retificação para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt
    Após a confirmação que foi feita a retificação entre em contato com o civilonline civilonline@irn.mj.pt e explique que foi emitida a certidão mas que esta continha um erro e que foi retificado. Pergunte se é possível a atualização da imagem da certidão.
  • Pessoal, boa tarde!
    Tenho uma duvida, precisa endereçar o documento para algum funcionário do ACP?
  • Bom dia a todos!
    Alguém pode me informar se a ACP está exigindo certidão de inteiro teor apenas, ou tem que ser tbm por cópia reprografica?
    Obrigada!
  • @MatheusCF em 2 semanas já da pra saber a numeração, após a numeração recomenda-se apenas após uns 50~60 dias ligar novamente.
  • @Katia Gonzaga enviei a minha sendo de inteiro teor por cópia reprográfica do livro. Não vi casos de certidões digitalizadas de inteiro teor ainda.
  • Pessoal , tenho dúvida no preenchimento do formulário 1c no quadro 1...É para preencher o Doc. de identificação??? Pretendo mandar hoje ainda pois paguei por cartão de crédito!!!
  • Muito obrigado@DanielHenriques
  • @Daniel Henriques e @blancout Obrigada!
  • @Assis sim, preencha com o número do documento que você vai mandar a cópia autenticada apostilada (RG, CNH ou passaporte), data e o órgão emissor do documento.
  • Pessoal, boa tarde!
    Tenho uma duvida, precisa endereçar o documento para algum funcionário do ACP?
  • Boa tarde. Agora que vou fazer meu processo, fiquei em dúvida no preenchimento do formulário. Como meu pai não é natural de Portugal (obteve agora a cidadania), marco "Conservatória dos Registos Centrais" e deixo Freguesia e Concelho em branco, certo? Coloco país Brasil e preencho só o restante (nascimento, assento, ano)
  • @gabrielmachadors

QUADRO 2:

Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"

Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.

O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.

Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • @Vlad Pen obrigado!
    Pedi a certidão on-line e recebi o arquivo. Vale como documento a ser anexado ou só a xerox quando meu pai receber pelo correio?
    No topo da certidão está escrito "Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa".
    Então não preciso escrever Brasil em País, né?
  • Uma duvida: para solicitar a certidão no Civil Online há duas opção em naturalidade : 1) " Brasil" e 2) "Brasil(com Estatuto).
    Qual opção selecionar?

Obrigada
  • @gabriel a cópia pelo civil on line vale como documento a ser anexado.
  • Obrigado @DanielHenriques.
    Vou mandar e-mail para ACP e copiar rcentrais.retificacoes e aguardar.
    Enquanto isso, estou cuidando da minha documentação para enviar.
  • @Fabiana Balsalobre Alves, selecione "Brasil".
  • leandrohaiekleandrohaiek Member
    editado November 2018
    Pessoal, ME AJUDA!!!

O processo da minha mãe foi para registro em 09/10. Contatei a LR em 12/10 e me informaram que em algumas semanas estaria pronto o documento. Tive pressa e solicitei pelo CivilOnline a certidão e efetuei o pagamento dos 10 euros. Em 24/10 recebi a seguinte resposta por e-mail:

"Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 105805 de 24/10/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.
    Existe em instrução o processo de pedido de nacionalidade, com o nº 35XXX/2018, que tem despacho de 09/10/2018, não estando lavrado o competente assento de nascimento. Assim que o mesmo esteja disponível será emitida a certidão online pedida e identificada no e-mail.
    Assim o pedido irá ser recusado, por despacho lavrado pela Srª Conservadora."

Respondi esse e-mail em 09/11 perguntando se já está pronto, mas não tive retorno até o momento.

Como proceder? Devo pagar outra certidão no civil online ou envio o pedido para outro e-mail???
  • @leandrohayak sugiro aguardar mais um pouco e tentar novamente pelo civilonline. Me parece q não é preciso pagar novamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.