Boa noite povo de Deus,me tirem uma dúvida estou ajudando um amigo , o formulário 1c onde tem dois lugares para assinar ele assinou duas vezes e reconheceu as duas assinaturas , será que pode dar problemas,?( Mesmo eu tendo avisado que só era para assinar uma vez , acabou fazendo errado)
Bom dia pessoal! Gostaria de agradecer a todos pela ajuda e por essa troca de informações tão importante para todos nós. Hoje liguei para LR e fui informada que o processo do meu pai foi despachado. Envio (DHL): 28/08 Recebimento: 31/08 Numeração: 04/09 Despacho: 06/11
A atendente sugeriu ligar daqui 2 semanas para saber se ja foi numerado. Mas o que importa é que deu tudo certo . Vamos que vamos dar seguimento aos processos!
Olá amigos, bom dia. Eu estou com uma dúvida: Acabei de imprimir a certidão da atribuição do meu pai no civilonline, para não ter que esperar a chegada do documento aqui no Brasil. Conferindo os dados, vi que o pessoal da ACP preencheu a data de nascimento com o Ano Errado!
Fátima (minha mãe) Número: 66XXX/18 numerado dia 09/10/2018. Fase inicial Pagamento: Cartão de Crédito Enviado DHL 24/09/2018 Recebido 28/09/2018 Maria do Ceu
Pessoal, tudo bem? fiz o pagamento por cartão de crédito e agora vem as infos da minha esposa antes do formulário. Preciso enviar mais algum comprovante?
@thiagogrei pode mandar e-mail pro ACP explicando o ocorrido e solicitando a retificação. Como ACP não costuma responder e-mail (e acabamos não sabendo se foram lidos ou não) talvez seja melhor mandar e-mail solicitando a retificação para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt Após a confirmação que foi feita a retificação entre em contato com o civilonline civilonline@irn.mj.pt e explique que foi emitida a certidão mas que esta continha um erro e que foi retificado. Pergunte se é possível a atualização da imagem da certidão.
Pessoal , tenho dúvida no preenchimento do formulário 1c no quadro 1...É para preencher o Doc. de identificação??? Pretendo mandar hoje ainda pois paguei por cartão de crédito!!!
@Assis sim, preencha com o número do documento que você vai mandar a cópia autenticada apostilada (RG, CNH ou passaporte), data e o órgão emissor do documento.
Boa tarde. Agora que vou fazer meu processo, fiquei em dúvida no preenchimento do formulário. Como meu pai não é natural de Portugal (obteve agora a cidadania), marco "Conservatória dos Registos Centrais" e deixo Freguesia e Concelho em branco, certo? Coloco país Brasil e preencho só o restante (nascimento, assento, ano)
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
@Vlad Pen obrigado! Pedi a certidão on-line e recebi o arquivo. Vale como documento a ser anexado ou só a xerox quando meu pai receber pelo correio? No topo da certidão está escrito "Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa". Então não preciso escrever Brasil em País, né?
Obrigado @DanielHenriques. Vou mandar e-mail para ACP e copiar rcentrais.retificacoes e aguardar. Enquanto isso, estou cuidando da minha documentação para enviar.
O processo da minha mãe foi para registro em 09/10. Contatei a LR em 12/10 e me informaram que em algumas semanas estaria pronto o documento. Tive pressa e solicitei pelo CivilOnline a certidão e efetuei o pagamento dos 10 euros. Em 24/10 recebi a seguinte resposta por e-mail:
"Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 105805 de 24/10/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento. Existe em instrução o processo de pedido de nacionalidade, com o nº 35XXX/2018, que tem despacho de 09/10/2018, não estando lavrado o competente assento de nascimento. Assim que o mesmo esteja disponível será emitida a certidão online pedida e identificada no e-mail. Assim o pedido irá ser recusado, por despacho lavrado pela Srª Conservadora."
Respondi esse e-mail em 09/11 perguntando se já está pronto, mas não tive retorno até o momento.
Como proceder? Devo pagar outra certidão no civil online ou envio o pedido para outro e-mail???
Comentários
Enviei o processo da minha mãe ontem. Quanto tempo devo esperar pra ligar pra lá pra pegar a numeração e tudo mais? 30 dias após o recebimento?
Hoje liguei para LR e fui informada que o processo do meu pai foi despachado.
Envio (DHL): 28/08
Recebimento: 31/08
Numeração: 04/09
Despacho: 06/11
A atendente sugeriu ligar daqui 2 semanas para saber se ja foi numerado.
Mas o que importa é que deu tudo certo .
Vamos que vamos dar seguimento aos processos!
Para fins de informação, liguei hoje para a LR (59 minutos):
Miguel catani da Costa (meu pai)
Processo recebido em 05/09/18 por Isabel
Número: 49xxx/2018
Status: Em análise.
Não localizei os dados na planilha, @rennerfernandes você pode verificar?
Eu estou com uma dúvida: Acabei de imprimir a certidão da atribuição do meu pai no civilonline, para não ter que esperar a chegada do documento aqui no Brasil.
Conferindo os dados, vi que o pessoal da ACP preencheu a data de nascimento com o Ano Errado!
Há um procedimento para correção?
Fátima (minha mãe)
Número: 66XXX/18 numerado dia 09/10/2018.
Fase inicial
Pagamento: Cartão de Crédito
Enviado DHL 24/09/2018 Recebido 28/09/2018 Maria do Ceu
Obrigado.
Após a confirmação que foi feita a retificação entre em contato com o civilonline civilonline@irn.mj.pt e explique que foi emitida a certidão mas que esta continha um erro e que foi retificado. Pergunte se é possível a atualização da imagem da certidão.
Tenho uma duvida, precisa endereçar o documento para algum funcionário do ACP?
Alguém pode me informar se a ACP está exigindo certidão de inteiro teor apenas, ou tem que ser tbm por cópia reprografica?
Obrigada!
Tenho uma duvida, precisa endereçar o documento para algum funcionário do ACP?
QUADRO 2:
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Pedi a certidão on-line e recebi o arquivo. Vale como documento a ser anexado ou só a xerox quando meu pai receber pelo correio?
No topo da certidão está escrito "Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa".
Então não preciso escrever Brasil em País, né?
Qual opção selecionar?
Obrigada
Vou mandar e-mail para ACP e copiar rcentrais.retificacoes e aguardar.
Enquanto isso, estou cuidando da minha documentação para enviar.
O processo da minha mãe foi para registro em 09/10. Contatei a LR em 12/10 e me informaram que em algumas semanas estaria pronto o documento. Tive pressa e solicitei pelo CivilOnline a certidão e efetuei o pagamento dos 10 euros. Em 24/10 recebi a seguinte resposta por e-mail:
"Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 105805 de 24/10/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.
Existe em instrução o processo de pedido de nacionalidade, com o nº 35XXX/2018, que tem despacho de 09/10/2018, não estando lavrado o competente assento de nascimento. Assim que o mesmo esteja disponível será emitida a certidão online pedida e identificada no e-mail.
Assim o pedido irá ser recusado, por despacho lavrado pela Srª Conservadora."
Respondi esse e-mail em 09/11 perguntando se já está pronto, mas não tive retorno até o momento.
Como proceder? Devo pagar outra certidão no civil online ou envio o pedido para outro e-mail???