Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14844854874894901546

Comentários

• @Fabiana Balsalobre Alves não, ACP nem olha e-mail praticamente. Informações só pela LR, e depois você recebe o assento em casa
  • Acredito que essa pausa no Consulado vá melhorar na agilidade em nossos processos. Ou isso não tem nada a ver?
  • @Thiago sim, certidão de casamento ou óbito..isso é uma exigência antiga das conservatórias e não pode deixar passar batido.
  • @drakunder consulado manda processos pra CRC Lisboa, que continua recebendo processos do mundo inteiro da mesma forma, acho que uma coisa não interfere na outra.
  • Pessoal, li isso:
    "Em caso de casamento ou óbito do português original, é necessário transcrevê-los para Portugal, averbando-os nas certidões portuguesas. Isto pode ser feito no consulado português responsável pela sua área de residência, ou pelos correios junto a uma conservatória do registo civil em Portugal."

No meu caso, estou fazendo o processo por atribuição para o meu avô (o pai dele é português já falecido).
    A certidão de nascimento do português(já localizada) vou pedir por vale postal a certidão autenticada já que ele nasceu em 1910.

Alguém pode me explicar esse trecho sobre transcrever e averbar nas certidões portuguesas?
  • @Ana Paula Alvarenga não precisa transcrever óbito
  • apedroaapedroa Member
    editado October 2018
    Pessoal, o @rennerfernandes está fazendo um trabalho excelente pra facilitar o acompanhamento dos processos na ACP. Dei algumas sugestões que melhoraram o acompanhamento online e que facilitaram o cadastramento de novos processos, além da edição dos atuais: http://cidadania.rennerfernandes.com.br/
  • Mandei meu processo pro ACP com a copia com assento do portugues, no caso minha mae, que nao foi a declarante, a copia do assento dela tem a averbacao do casamento com o numero. Seria necessario mandar a copia da averbacao do casamento separado ?
  • @rennerfernandes o casamento só precisa ser transcrito se o declarante na certidão não for o pai português?
  • @Ana Paula Alvarenga na ACP caso o declarante seja o pai português, não precisa transcrever
  • @Ana Paula Alvarenga se você tiver os dados de registro do seu bisavô peça pelo civilonline e caso a tela não aceite o ano (1910) coloque 1920. Fiz assim para a minha avô e eles informatizaram a certidão e ainda me permitiram baixá-la pela internet com o mesmo valor da certidão emitida pela conservatória.
  • @conceição que dia o seu processo foi para despacho? O meu foi dia 11/10 mas hoje, 24/10 ainda não saiu o número do assento. Parabéns e obrigado.
  • editado October 2018
    @rennerfernandes Em resumo então, preciso enviar:

- certidão autenticada do pai português;
    - certidão do meu avô(filho do português) em inteiro teor por cópia reprográfica – APOSTILADA;
    - Cópia autenticada do RG – APOSTILADA;
    - Formulário 1C assinado com firma reconhecida por autenticidade;
    - Vale postal no valor de 175 Euros (utilizar a maior cotação do dia / não utilizar o euro de exportação!!)

Preciso fazer prova de vida do meu avô?
  • @Ana Paula Alvarenga se seu bisavô nasceu antes de 1911 e você estiver enviando a certidão de batismo certificada pelo arquivo distrital(tem que ser assim caso ele tenha nascido antes desse ano), precisa enviar também algum documento que prove a composição do sobrenome, seja certidão de casamento ou óbito, de inteiro teor apostilada
  • e caso seu Avô possua mais de 70 anos é bom enviar prova de vida
  • @blancout Deu certo então? Você pagou 23,85€ ? Eu faria o pagamento do vale postal hoje, assim que sair do trabalho iria passar no correio. Mas através do site acredito que seja mais rápido e mais seguro também né? Não fiz por lá porque achei que não seria possível.
  • @rennerfernandes Como faço essa prova de vida? No cartório mesmo?
  • @Ana Paula Alvarenga pode ser no cartório, mas existem relados que alguns processos não foram aceitos o do cartório, só do consulado
  • @saluaribeiro Entendi, obrigado! Achei que eles variavam para não sobrecarregar.
  • @Ana Paula Alvarenga o valor é 10 euros e só é possível através de cartão de crédito ou débito em conta portuguesa.
  • @Ana Paula Alvarenga @rennerfernandes Deu certo no meu caso, o assento de baptismo certificado pelo Arquivo Distrital + Assento de Casamento que pedi pelo Civil Online. Prova de vida pode ser feita no cartório, mas está ocorrendo alguns casos de solicitarem a prova de vida por Consulado...
  • @drakunder Vou fazer a prova de vida no consulado então. Como é essa prova de vida? É só agendar e levar o meu avô e eles fazem uma carta?
  • Vou tentar emitir a certidão através do civilonline, será que para o processo de atribuição realmente não dá problema a certidão ser emitida dessa forma já que ele nasceu em 1910?
  • @Ana Paula Alvarenga quando a certidão é informatizada ela tem o mesmo valor da certidão emitida manualmente, sem problemas!
  • Vim compartilhar o tempo que levou minha nacionalidade:
    04.06.2018 - foi entregue os documentos na ACP
    03.092018 - minha prima pegou a numeração no Porto pra mim: 39xxx2018
    22.10.2018: recebi a carta da ACP, do assento de nascimento.
    Agora, o Cartão cidadão é que está sendo o problema, pois não há vagas abertas no Consulado do RJ. =/
  • Boa noite
    @rennerfernades ficou muito mais fácil de acessar a planilha...
  • Pessoal, boa tarde.

Hoje fiz o reconhecimento de firma da minha assinatura no formulário 1C.
    Antes de enviar o processo para ACP, gostaria de tirar um dúvida:

O selo do reconhecimento de firma tem o seguinte descritivo: "Reconheço por VERDADEIRA a assinatura de..."
    Isso está correto? É realmente o reconhecimento de firma por autenticidade exigido por ACP?

Obrigado.
  • @blancout Muito obrigada. Consegui fazer através do civilonline e já recebi email com confirmação do pagamento. Agora é torcer pra dar certo e me enviarem o código de acesso. Correto?
  • @VladPen obrigado... Hj tentei agendar à Prova de Vida em São Paulo... Mas o prazo está complicado.... Alguém sabe se é possível fazer a prova de vida em outro estado( moro em Ribeirao Preto SP)e pensei em fazer a prova de vida em Belo horizonte... Lá não precisa agendar.... Alguém sabe se fica pronto na hora...ou se eles podem enviar quando ficar pronto.... Alguém sabe o valor a ser pago?.... Agradeço a quem puder ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.