Documentos: - Certidão de Nascimento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada; - Formulario 1C com firma reconhecida por autenticidade pelos pais; - Xerox do RG dos pais, devidamente autenticado (caso o RG tenha sido emitido há mais de 10 anos, utilizar o passaporte); - Assento de nascimento português do pai ou da mãe;
Pessoal, acabei de ligar para a ACP e o processo da minha mãe que havia sido numerado em 17/08 (41xxx/18) foi encaminhado para registro e segundo o atendente em torno de 2 a 4 semanas já deverá estar registrado. Agora já vou providenciar a documentação para transcrição do casamento do meu pai e posteriormente o da minha atribuição .........obrigado aos moderados e demais integrantes pela ajuda ..... ... peço que alguém que tenha acesso altere a planilha (LOURDES G V P ....numerado em 17/08 e informado ida para registro em 23/08)....muito obrigado mesmo.
E será que da pra fazer separado, tipo reconhece de 1 nun lugar e se outro em outro? Porque meus pais sao divorciados e meu irmão que é menor mora com a Mãe ...
@carlosenglerth, segundo orientações, há a necessidade de se respeitar a ordem das assinaturas. Por exemplo, quando indicado no formulário (quadro 2) quem é o português (pai ou mãe), este deve assinar primeiro e indicar local e data (mesmo o segundo representante assinar noutro local ou data).
Meu processo com numeração em 17/08 foi para Despacho em 22/10.
Agradeço a todos mais uma vez!
Estou muito feliz pois dia 27/10 completa um ano que comecei a procurar tudo a respeito e dentro de um ano fiz dois processos. Muito coisas aconteceram, muito problemas, frustações e agora só felicidade. Ah! em agosto eu já tinha agendado meu CC no consulado do RJ para 07/01! Ainda bem, pois hj eu vi que já está em Abril!
Fica a dica para galera que ja mandou, marcar logo o CC porque tem demorado bastante.
Irei a Portugal mês que vem ... farei a atribuição da minha filha por lá. Minha dúvida é ... posso preencher o 1C lá mesmo ou tenho que levar preenchido? ... eu mesmo posso preencher ou minha filha, que é maior, precisa me nomear como procurador dela?
Outra dúvida é ... se posso atribuir para o meu neto, filho de minha filha, que tem ainda 9 anos.
A certidão de inteiro teor com apostilamento foi emitida há mais de 6 meses ... será que terei problemas?
Pode preencher o 1C lá ou aqui, não tem problema, só não pode assinar. A assinatura será feita lá na hora do atendimento.
Procuração: Sim, se sua filha é maior vai precisar de procuração.
Neto: Só poderá dar entrada na Atribuição do seu neto, após concluída a Atribuição da sua filha. Se ela casou, será necessário transcrever o casamento antes.
Certidão: Com mais de 6 meses não é aconselhável. Eu não arriscaria, pode perder a viagem.
Olá pessoal venho aqui agradecer a trazer informações 3 processos praticamente concluídos com sucesso.
1) numerado nº 38xxx/18 em 25/07 - foi para despacho em 15/10/2018 2) numerado nº 432xx/18 em 23/08 - foi para despacho em 23/10/2018 3) numerado nº 432xx/18 em 24/08 - foi para despacho em 23/10/2018
@deysonthome A procuração pode ser particular, se não me engano, vamos aguardar os foristas mais "experientes" confirmarem. Eu sei que precisa ter os dados completos, do representante e do representado; e também precisa deixar claro no texto da procuração, que a finalidade da mesma é para representar a pessoa em um Conservatória de Registro Civil em Portugal para iniciar o processo de Atribuição de Nacionalidade; recomendo que leve a xerox da identidade autenticada e apostilada (dos dois); a procuração, além do reconhecimento de firma por autenticidade, também precisa ser apostilada, se não me engano.
@eliasfsjunior Acho que pedirei para minha filha assinar o 1c aqui no Brasil mesmo, por autenticidade, simplifica o processo.
Levarei os documentos de que disponho, certidão dela, cópia reprográfica apostilada, cópia da identidade apostilada e a certidão de casamento , meu com a mãe dela, que não está averbada e creio que não será necessária.
Amigos, estou com uma dúvida boba mas que não consegui encontrar a resposta no fórum, por isso posto aqui. Meu pai teve a atribuição dele despachada favoravelmente no dia 18/10. Qual documento dele que eu preciso para dar entrada no meu processo?
@Pedro Torres Vai precisar da xerox simples da certidão de nascimento do português pelo civil online ou so o número de assento se você não for enviar a certidão (aí precisa preencher as informações do assento no formulário 1C)
Demais documentos seus: - Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e apostilada; - Cópia do RG/CNH autenticado e apostilado; - Formulário 1C colorido frente e verso reconhecida a assinatura por autenticidade no cartório do requerente; - Cópia do comprovante do Vale Postal junto à documentação.
@Pedro Torres só pedir e imprimir você mesmo e enviar, mas não é obrigatório, mas eu mandei junto por garantia, vai que é mais rapido por eles não terem que procurar hahaha
Eles costumam enviar o numero do assento por e-mail, após conclusão do processo? Fiz o processo do meu pai por outra Conservatória e eles me informaram tudo por e-mail, não sei se a de Porto é assim também!
do meu pai demorou 13 meses, ver os processos sendo concluídos tão rápido é até estranho pra mim rssss..
Comentários
Os documentos para para atribuição de menores de idade são os mesmos?
Formulário:
- http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Documentos:
- Certidão de Nascimento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
- Formulario 1C com firma reconhecida por autenticidade pelos pais;
- Xerox do RG dos pais, devidamente autenticado (caso o RG tenha sido emitido há mais de 10 anos, utilizar o passaporte);
- Assento de nascimento português do pai ou da mãe;
As intruções de como preencher o formulário, podem ser encontradas aqui ==> http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
O 1C precisa ser reconhecido pelos 2 pais?
Meu processo com numeração em 17/08 foi para Despacho em 22/10.
Agradeço a todos mais uma vez!
Estou muito feliz pois dia 27/10 completa um ano que comecei a procurar tudo a respeito e dentro de um ano fiz dois processos.
Muito coisas aconteceram, muito problemas, frustações e agora só felicidade.
Ah! em agosto eu já tinha agendado meu CC no consulado do RJ para 07/01!
Ainda bem, pois hj eu vi que já está em Abril!
Fica a dica para galera que ja mandou, marcar logo o CC porque tem demorado bastante.
Irei a Portugal mês que vem ... farei a atribuição da minha filha por lá. Minha dúvida é ... posso preencher o 1C lá mesmo ou tenho que levar preenchido? ... eu mesmo posso preencher ou minha filha, que é maior, precisa me nomear como procurador dela?
Outra dúvida é ... se posso atribuir para o meu neto, filho de minha filha, que tem ainda 9 anos.
A certidão de inteiro teor com apostilamento foi emitida há mais de 6 meses ... será que terei problemas?
Abraços a todos.
Obrigado.
Pode preencher o 1C lá ou aqui, não tem problema, só não pode assinar. A assinatura será feita lá na hora do atendimento.
Procuração: Sim, se sua filha é maior vai precisar de procuração.
Neto: Só poderá dar entrada na Atribuição do seu neto, após concluída a Atribuição da sua filha. Se ela casou, será necessário transcrever o casamento antes.
Certidão: Com mais de 6 meses não é aconselhável. Eu não arriscaria, pode perder a viagem.
Essa procuração é normal? pode ser feita em qualquer cartório?
Ou tem que obedecer a alguma exigência?
Att
1) numerado nº 38xxx/18 em 25/07 - foi para despacho em 15/10/2018
2) numerado nº 432xx/18 em 23/08 - foi para despacho em 23/10/2018
3) numerado nº 432xx/18 em 24/08 - foi para despacho em 23/10/2018
Muito obrigado a todos, pela atenção e paciência.
Agora ir atrás da minha cidadania.
Levarei os documentos de que disponho, certidão dela, cópia reprográfica apostilada, cópia da identidade apostilada e a certidão de casamento , meu com a mãe dela, que não está averbada e creio que não será necessária.
Abraço
Meu pai teve a atribuição dele despachada favoravelmente no dia 18/10.
Qual documento dele que eu preciso para dar entrada no meu processo?
Demais documentos seus:
- Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e apostilada;
- Cópia do RG/CNH autenticado e apostilado;
- Formulário 1C colorido frente e verso reconhecida a assinatura por autenticidade no cartório do requerente;
- Cópia do comprovante do Vale Postal junto à documentação.
Caso em opte pela certidão pelo civil online, basta imprimir ou preciso pedir o envio de Portugal até minha casa?
Ansiedade a mil para fazer tudo certo hahah
Meus documentos foram recebidos em 31/08, vocês acreditam que seja uma boa época pra ligar na LR e obter informações?
abs
Eles costumam enviar o numero do assento por e-mail, após conclusão do processo?
Fiz o processo do meu pai por outra Conservatória e eles me informaram tudo por e-mail, não sei se a de Porto é assim também!
do meu pai demorou 13 meses, ver os processos sendo concluídos tão rápido é até estranho pra mim rssss..
abs